You are on page 1of 14

PS-GRADUAO METODOLOGIA CIENTFICA PROF.

SUZANA COSTA LARANGEIRA JULHO/2010

SUMRIO
I O ESTUDO E A APRENDIZAGEM....................................................................................3 1.1 Conceitos e definies do estudo.................................................................................3 II O CONHECIMENTO...........................................................................................................4 2.1 Vertentes do conhecimento ...........................................................................................5 . III DO PENSAMENTO COMUM AO PENSAMENTO CIENTFICO................................6 3.1 O senso comum e a cincia: na busca da ordem ......................................................7 . 3.2 SEPARAES ENTRE A ORDEM CIENTFICA E A ORDEM DO SENSO COMUM.............7 3.3 O que busca o cientista?.............................................................................................8 IV A CINCIA ..........................................................................................................................9 . V A IDEOLOGIA....................................................................................................................10 5.1 Os Limites da demarcao cientfica.....................................................................12 5.2 A teoria e a prtica......................................................................................................12 5.3 Objeto construdo: resultado da construo cientfica.............................................13

Introduo ao Ensino da Metodologia Cientfica


I O ESTUDO E A APRENDIZAGEM Um dos objetivos da aprendizagem o de ensinar e descrever o resultado adequado s expectativas da instruo do universitrio. Segundo Barros (2000), ao aluno compete o ato de estudar, estar regularmente em aula, aprender a dominar conceitos, definies e termos. Ao docente compete liderar o planejamento da instruo, propor critrios de avaliao e selecionar objetivos que possam ser alcanados pelo estudante dentro do tempo disponvel. Ao contexto institucional correspondem as funes da universidade que giram em torno de um ncleo composto pelos fatores: ensino/pesquisa/extenso. Segundo o Sistema Nacional de Ps-Graduao, a universidade, em uma de suas inmeras funes, forma e prepara professores, pesquisadores e profissionais aptos para o trabalho cientfico, com a finalidade de tornar a universidade centro de atividades diversas e criativas. O ensino superior deve cogitar o desenvolvimento social com funes genricas e especficas. As funes genricas apregoam uma autonomia cultural frente investigao, pesquisa, questionamentos e solues de problemas, ao passo que as funes especficas disponibilizam os recursos humanos e tcnicos fundamentais para obter o sucesso no processo de investigao do conhecimento. De acordo com Barros (2000), Saber o que estudar e aprender a estudar uma disponibilidade responsvel e intencional do estudante (...), o estudante melhora os seus hbitos escolares, dominando tcnicas e mtodos referentes aos objetivos da aprendizagem e da vida acadmica.

1.1 Conceitos e definies do estudo Estudar uma das maneiras de facilitar e desenvolver o prprio potencial humano. Configura um esforo especial no desenvolvimento cognitivo, na descoberta de algo, no autodomnio, na autoconfiana e na abertura de novas relaes sociais, econmicas e culturais do ser humano. Deve-se ter em mente, que a deciso de ingressar num curso superior exige do estudante ingressante uma postura responsvel de conhecimento e ao, caractersticas de novas buscas e at de nova vida, em esferas diferenciadas na sociedade. Solicita do aluno rever valores individuais e sociais que, at aquele momento, talvez no estivessem acordados. Os objetivos do curso superior para o universitrio vo desde o instrumental para o trabalho cientfico, com a aquisio da competncia e metodologia para seguir nas pesquisas, at a disposio em aprender e apreender novas ferramentas de planejamento, elaborao e execuo de tarefas, prprias da vida

acadmica. Em uma fase posterior, deve o aluno abstrair tais ensinamentos, inserindo-os na sua vida cotidiana e profissional. Em um processo de formao universitria existem alguns itens que podem ameaar uma carreira promissora: 1) O sujeito quer estudar, mas no se dedica e nem aprecia o estudo;

2) No h entendimento do que se ministra em sala de aula, seja pela falta de base, desinteresse ou imaturidade; A relao professor/aluno no acontece de maneira construtiva, cordial e de respeitabilidade, tornando, muitas vezes, tal relacionamento impraticvel; 4) A disciplina ministrada nada tem a ver com o que o aluno pretende. 3)

Para tais situaes, deve-se recorrer a solues objetivas e imediatas: 1) Procurar razes que justifiquem o ingresso do estudante na universidade. O seu desempenho em procurar estudar depende de todo um contexto que inclui a universidade em si, a comunidade, os colegas, os professores e, obviamente, o prprio aluno; 2) Vencer limitaes de todos os gneros: seja de ordem estrutural, cultural ou econmica; 3) Aprender a conviver com o diferente, o mundo diverso, que provavelmente at esse momento no o seu (universo) mas que, daqui para frente, ser por um tempo especfico; 4) Entender a relao muitas vezes complexa entre o sujeito e o objeto de anlise do estudo e que exige do estudante uma postura responsvel.

II O CONHECIMENTO Cognoscere (latim): conhecer junto, procurar saber. Gnosis (grego): conhecimento; episteme: habilidade decorrente do saber; sofia: sabedoria. O conhecimento um processo com muitas fases, pode advir do uso direto de rgos dos sentidos, de extenses destes, de laboratrios, de livros, mas tambm marca pela capacidade da razo, ligada ao raciocnio, que faz surgir o entendimento ou explicao do que se quer conhecer. distinto da informao. Nesta no se costuma passar de uma bagagem de conhecimentos j pesquisados e processados. No conhecimento propriamente dito, o que se pretende desencadear processos entre o sujeito e o que se busca conhecer. O homem usa o conhecimento para reagir e transformar o meio social em que vive.

O processo de conhecimento refere-se ao prprio mundo, ou seja, verificvel de acordo com a realidade concreta do homem e do mundo ao seu redor. Existe um conhecimento verdadeiro em oposio ao falso conhecimento? Na verdade, no deveriam existir incertezas e estas seriam evidentes o tempo todo, mas isso no acontece. Observe as relaes dicotmicas inerentes ao ser humano, por exemplo. Na teoria do conhecimento, h a Alegoria da Caverna do filsofo grego Plato (427-347, A. C.), em que as supersties (sombras) encobrem as ideias. Pode-se pela essncia destas, vislumbrar o conhecimento verdadeiro. Alm disso, o conhecimento alm das sombras evoca o problema da conscientizao.

2.1 Vertentes do conhecimento Empirismo: do grego, tentar ou experincia. S se conhece o que experimentado pelos sentidos. A observao dos fatos que permite concluir sobre as leis que os regem. Ceticismo: segundo Pirro (365-275, A. C.), nada se pode afirmar ou negar sobre o mundo, uma vez que o que pode ser verdade seria uma conveno. Racionalismo: do latim, ratio (proporo, clculo) e do grego, logos (explicao). a capacidade de ordenar e criar como se busca o conhecimento. Observe, a seguir, a aplicao de alguns destes conceitos s charges

produzidas por Carlos Estvo de Souza, nas quais podemos, de uma forma bem humorada, detectar quo presentes esto estas referncias em nosso cotidiano, por vezes chegando a passar desapercebidas por ns, agentes participantes de todo o processo.

III DO PENSAMENTO COMUM AO PENSAMENTO CIENTFICO O senso comum: o saber, a percepo de forma fragmentar, apoiada em crenas no verificveis, circunstncias ocasionais, com contedo superficial. Apreenso espontnea, verdades inquestionveis. Pode ser interpretativo, opinativo, acrtico. De acordo com Magalhes (2005), o saber que se ope ao cientfico no o artstico nem o intuitivo, mas sim o de senso comum. um saber que se constitui de forma fragmentar, apoiado em crenas no verificveis nem argumentveis, produtos somente de circunstncias ocasionais, com contedo superficial e ingnuo. Alguns exemplos so as supersties: no passar em baixo de escadas, nem olhar para gato preto, sexta-feira, dia 13, ou crenas populares como no comer manga com leite, ver duendes, sombras, seres imaginrios... Nos casos de senso comum o que prevalece a opinio, o que no se prova com rigor. No senso comum predomina o gosto (ou no) da pessoa. Isto no o bastante para definir o processo de conhecimento. No d para um processo de conhecimento ser comunicado como ocorre usualmente com o senso comum, por meio do ouvi dizer que... (MAGALHES, 2005). O senso comum poderia ser denominado como um conhecimento falso ou no conhecimento. O senso cientfico: o saber fundamentado, de forma objetiva, realidade concreta, com diferenciados mtodos definidos, formalizado com conceitos, teorias, provas concretas, anlises comparativas do objeto que se estuda, aprofundamento de conhecimentos embasados na cincia.H muitos mitos que so explicaes fantasiosas, a respeito das verdades do conhecimento cientfico. Segundo Magalhes (2005), os mitos costumam ter um fundamento histrico na realidade e que ainda hoje podem ser teis para orientar estudiosos, e que foram adaptados realidade concreta de cada um dos homens. Entre mito e conhecimento h vrias associaes, tais como: Registros literrios e astronmicos dos fenmenos de preciso; Mito grego de dipo; As catstrofes humanas na viso de Nostradamus, e assim por diante.

O conhecimento cientfico se utiliza da teoria, que uma viso generalizante de fenmenos de qualquer natureza e que pode ser comprovada de algum jeito.

3.1 O senso comum e a cincia: na busca da ordem Segundo Rubem Alves (2000), No importam as diferenas que separam o senso comum da cincia: ambos esto em busca de ordem. fato que o ser humano procura, atravs da vida em sociedade, conviver no meio social e no ambiente, de modo que ele possa se adaptar melhor. O homem age de acordo com seus padres culturais, pois a cultura que determina o comportamento humano. Adquirindo cultura, o ser humano passa a depender mais do seu aprendizado e age menos em funo de determinaes biolgicas e geogrficas. De acordo com Roque Laraia (2006) Culturas so sistemas que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biolgicos. Esse modo de vida das comunidades inclui tecnologias e modos de organizao econmica, padres de estabelecimento, de agrupamento social e organizao poltica, crenas e prticas religiosas, e assim por diante. Segundo o autor, pela organizao social e pela adaptao que o homem procura uma ordem para o convvio social. Todas essas discusses entre ordem, organizao social, adaptao do homem nos leva a refletir sobre a contraposio entre a cincia e o senso comum. Uma, na tentativa de comprovar fatos concretos de uma realidade social; outro, que auxilia na manuteno de crenas, valores, verdades que no se questionam. Entretanto, ambos buscam uma organizao e uma ordem que comande e mantenha a vida humana. Na verdade, necessita-se da ordem enquanto fator de sobrevivncia, porque seno, o homem no a procuraria. Segundo Alves (2000), a cincia e a vida esto entrelaadas. A cincia, diz o autor, uma funo da vida. Justifica-se apenas como rgo adequado nossa sobrevivncia. Uma cincia que se divorciou da vida, perdeu sua legitimao. Contudo, o senso comum e a cincia apresentam compreenso e ordem muito diversas. Entre a cincia e o senso comum h regras, ordenaes distintas, de tal forma que alguns autores apregoam quase parmetros antagnicos entre um e outro. Observa Alves que:
do desejo que surgem a msica, a literatura, a pintura, a religio, a cincia e tudo o que se poderia denominar criatividade. Mas tambm do desejo que surgem as iluses e os preconceitos. Esta a razo porque a cincia, desde os seus primrdios, tratou de inventar mtodos para impedir que os desejos corrompessem o conhecimento objetivo da realidade.

3.2 SEPARAES ENTRE A ORDEM CIENTFICA E A ORDEM DO SENSO COMUM O senso comum poderia ser pensado como algo simplista, de linguagem e pensamento facilitados para uma populao ou sociedade em geral, como, por exemplo, as opinies vagas do dia a dia, as crenas gerais sem fundamento cientfico, os milagres, as religies, a f cega de muitas pessoas em um deus ou em deuses e assim por diante.

Diferentemente da cincia, em que as provas, as comprovaes, os mtodos, as anlises comparativas utilizados para a compreenso de fenmenos so fundamentais para se desvendar o que se pretende, no senso comum h o que denominamos de apreenso espontnea, a primeira impresso sobre algo ou algum, que parece ser simplista, passageira e despojada de sofisticao, mas que se deve entender como um caminho para o conhecimento. O socilogo Karl Marx afirma: um paradoxo que a Terra se mova ao redor do Sol e que a gua seja constituda de dois gases altamente inflamveis. A verdade cientfica sempre um paradoxo, se julgada pela experincia cotidiana, que apenas capta a aparncia efmera das coisas. Diante de todas estas afirmaes, a discusso de que o cientista apenas trabalha com fatos ou com o que pode ser tocado, visto, medido, pode ser refutada. Rubem Alves analisa esta questo de maneira que o cientista visto como um caador do invisvel, isto , no porque no se v, no se sente, no se enxerga, que os fenmenos tm menor importncia ou um alto grau de simplicidade apenas. ... Toda cincia seria suprflua se a aparncia, a forma das coisas fosse totalmente idntica sua natureza....(apud Marx, O Capital, V.III [1894], p. 951 ). A prpria cincia se inicia quando se detecta um problema. Um dos objetivos de um trabalho cientfico o de desvendar tal problema e nesse sentido que proposto descobrir uma ordem invisvel que transforme os fatos de enigma em conhecimento. Desta forma, A investigao cientfica no termina com seus dados: ela se inicia com eles. O produto final da cincia uma teoria ou hiptese de trabalho e no os chamados fatos (apud G. H. Mead, The Philosophy of the Act, p. 93). 3.3 O que busca o cientista? O cientista busca fatos, decisivos ou no, para a investigao cientfica. A importncia do fato se resume em confirmar ou no uma verdade ou realidade, um fato s tem significao na medida em que acrescenta ou diminui a plausibilidade de uma teoria... (ALVES, R., 2000). Os dados coletados em um levantamento, a partir dos fatos, estabelecem um problema a ser resolvido, dentro da cincia. De acordo com Alves, a teoria da evoluo, a ideia do inconsciente em Freud no so, todas elas, construes da imaginao, provocadas por dados problemticos?. Assim, um conceito de modelo surge a partir das construes da imaginao. A cincia no oferece propriamente o real em si, mas nos d modelos provisrios e hipotticos a serem desvendados. Um modelo perfeito quando copia o original, embora, na cincia, o que se busca comprovar o original. E isto configura um problema: o cientista busca algo que no pode ser visto. Alves comenta que s poderemos afirmar que uma declarao verdadeira se soubermos que ela corresponde aos fatos. Assim como um modelo s

verdadeiro se houver acesso realidade. Um modelo pode ser verdadeiro ou no, como no esquema a seguir: Modelo deduo lgica teste.

Por exemplo: em um experimento, quer-se comprovar que h maior proliferao de bactrias e maior risco de determinada doena se os indivduos no lavam as mos. Constata-se que todos os indivduos que lavam corretamente as mos apresentam menor incidncia a esta doena causada pela bactria, do que se deduz que o teste foi positivo. Rubem Alves (2000) comenta quanto ao cientista e quanto teoria cientfica: Uma teoria cientfica tem sempre a pretenso de oferecer uma receita universalmente vlida, vlida para todos os casos. Essa exigncia de universalidade tem a ver com a exigncia de ordem. Leis que funcionam aqui e no funcionam ali no so leis, e um universo que se comporta de uma forma em certos momentos e de outra forma em outros no um cosmos .... Por exemplo, cita o autor a elaborao e execuo de um bolo. Observar o senso comum: H um problema: fazer um bolo. Um modelo: a receita x.

A execuo e os procedimentos: misturar elementos, bater a massa, a temperatura do forno, o tamanho da forma. Se o bolo fica bom, o modelo continua. Seno, h hipteses possveis: erro nos ingredientes, na operao? Assim acontece com a teoria cientfica: repete-se at dar certo, comprova-se, ou ento, abandona-se e parte-se para outra.

IV A CINCIA Na construo cientfica existem momentos definidos: Demarcao cientfica: busca da definio do que cincia; o esforo em separar o que e o que no cientfico. A compreenso do termo demarcao cientfica: diz respeito ao que ou no cientfico, isto , senso comum e conhecimento cientfico, como ser explicado a seguir. Por senso comum, entende-se algo no cientfico, sobretudo um conceito imediatista, sem problematizao no contexto discutido, conceito este, constitudo por informaes de terceiros e fontes oriundas de experincias imediatas. Porm, ressalta-se que o senso comum pode ser utilizado at mesmo por cientistas, uma vez que estes no se especializam em todas as reas. Pode-se citar como exemplo as doenas no campo da medicina. Um cientista de outra rea

que no a da sade pode emitir um comentrio sobre determinada doena sem saber de sua veracidade. J do ponto de vista de um indivduo que no possua conhecimento cientfico, o que geralmente ocorre, buscar no senso comum, uma explicao coerente para determinado fato naquele momento, o que leva explicao do bom senso neste contexto, designado exatamente como a busca pelo conhecimento nas necessidades rotineiras. Por exemplo: um tcnico perito da polcia que examina uma amostra de uma mancha escura e avermelhada, que pode ou no ser sangue. No senso comum, aquela mancha obviamente sangue. Para o perito, o material ser coletado, levado a um laboratrio, investigado, comparado para, depois, obter-se a comprovao definitiva. Contudo, pode-se concluir a partir dos conceitos acima que o senso comum no algo cientfico e sim um tipo de conhecimento tido como saber popular e utilizado nas rotinas dos indivduos, algo sem sofisticao originada e ressaltada por um conhecimento cientfico e ainda, em seu limite, tratada como ignorncia e uma dissidncia da falta de conhecimento.

V A IDEOLOGIA Outro conceito que tambm no considerado cincia a ideologia, especificamente em seu contexto de posio social, uma vez que o cientfico deve ter predomnio da cincia e, no caso da ideologia particularmente, a posio social volta-se para a justificao poltica de posies sociais, correspondendo ao dbito social da cincia (DEMO, 2008). Entretanto, mesmo tendo a semelhana com o senso comum de no ser cientfica, a ideologia pode se caracterizar pela sofisticao e no pela falta de conhecimento. Tal fato se deve pela produo intelectual originada geralmente por indivduos com mnimo embasamento terico e de informaes factuais, como cita o exemplo a seguir: o nazismo buscou se fundamentar em conceitos eruditos acadmicos para conseguir maior credibilidade, isto , aprofundou-se em conceitos cientficos, porm, com acesso limitado a determinados indivduos por serem sofisticados teoricamente. O carter de sofisticao da ideologia buscado na cincia e este fato, aproveitado, como o exemplo citado acima, que introduziu ideologia a insero de teorias pretensiosas que, com vrios dados de diversas bases, procurou e encontrou credibilidade dos indivduos em diferentes cantos da Alemanha e demais pases. Esta afirmao se deve ao fato de que as comunidades, analisadas do ponto de vista de um comportamento social, tendem a confiar incontestavelmente em informaes cujas fontes so cientficas. Entretanto, a ideologia como um fenmeno, necessita que seu entendimento seja vinculado questo do poder e da desigualdade social, pois h a admisso de que as cincias sociais (nas quais a ideologia se insere) se constituem no eixo do poder e dessa desigualdade, como ser explicado a seguir.

A temtica do poder caracteriza-se essencialmente pela legitimao sem oposio, constituda pela crena de que o poder algo desejvel e absolutamente normal e nesta questo a ideologia se insere, pois esta omite determinadas faces do poder, como sua opresso, posies vantajosas e privilgios. O papel da cincia neste contexto funciona no para anular a ideologia e pressupostos que a cercam, mas critic-la e at mesmo dar fundamentos a ela, o que poder ser entendido a partir da construo da cincia. Para constituir a cincia como uma teoria coerente e lgica, so utilizados passos fundamentais como: 1. Definir o tema com preciso, assim como os termos utilizados com a finalidade de no haver ambiguidade (pois ao delimitar o tema bem como os termos utilizados, haver preciso e consequentemente clareza dos fatos aos serem expostos); 2. Descrio e explicao coerentes e simples apesar do contedo (evitar, porm, o excesso de simplificao na explicao da problemtica. So necessrios meio-termo e bom senso); 3. Na delimitao, descrio e explorao do tema cientfico, procurar no misturar diversos assuntos, mesmo que sejam para exemplificar planos da realidade a ser aprofundada; 4. Sistematizar o tema com os objetos estabelecidos em sua respectiva ordem, tornando claro assim o ponto de partida inicial, o corpo e finalizao do tema. Porm, na constituio cientfica, os critrios so aplicados prtica. Critrios como coerncia e consistncia, citados anteriormente, so formais, o que tambm pode variar de acordo com o tipo de critrio e pesquisa. Um exemplo no formal pode ser citado: a originalidade, que significa a capacidade de construir uma cincia, isto , com a inveno de alternativas. J a objetivao, tida como outro exemplo da no formalidade dos critrios, est inserida em quanto a objetividade influencia em um estudo, o que introduz os cuidados metodolgicos para que no haja a perda do objetivo, que pode ser: Postura ao contestar resultados de uma pesquisa cientfica; Rigor no tratamento do objeto; Imparcialidade do autor ao objeto de estudo; Ordem coerente da exposio do estudo; Vocao cientfica;

Submisso de testes pesquisa por terceiros que sejam qualificados para funo; Estudo e dedicao deste a questes e temas relacionados ao tema.

Paralelamente a estes critrios, h ainda a intersubjetividade, que significa um domnio de determinada opinio do autor de pesquisa cientfica e marca a presena dos condicionamentos sociais nas cincias sociais. Do ponto de vista epistemolgico e formal, nunca seria argumento (DEMO, 2008). Considere-se que obras cientficas deveriam adotar crticas internas apenas baseadas em critrios internos. Por outro lado, h obras que so consideradas cientficas mesmo que no tenham aderido aos critrios internos. Isso se deve ao fato de a obra ter satisfeito aos pressupostos ideolgicos ou mesmo se sustentado como uma opinio dominante. Esta mesma opinio dominante pode ser demonstrada de diversas formas: Por exemplo, entre orientador e orientando, seja em mestrado ou doutorado, mesmo que haja a objetivao, estabelece-se uma relao de poder. Em uma publicao de livros e artigos, h uma seleo que pode variar de acordo com a ideologia de uma editora. Em um colgio de um pas de terceiro mundo, o que pode ser ensinado uma sociologia de vanguarda, buscando superar o subdesenvolvimento. J em um pas avanado, a sociologia vai para o caminho funcionalista, ao encontro apenas da manuteno dos privilgios. 5.1 Os Limites da demarcao cientfica Primeiramente, antes de entrar neste assunto vivel ressaltar que no h um limite exato para o cientfico. O que ocorre uma interrupo por necessidades externas, que podem ser desde o recorte do contexto at a construo de argumentos para defender uma teoria e nunca por uma exaustividade interna de determinado tema. Em segundo lugar, h a coerncia que necessita fidelidade ao ponto de partida de um estudo. A demarcao cientfica funciona como um processo dialtico, est em constante mudana, no se pode construir uma posio definitiva. 5.2 A teoria e a prtica As cincias sociais se caracterizam pelo vnculo com a prtica, tambm tida como um critrio da verdade terica, isto , a prtica uma das aplicaes possveis de uma teoria. A prtica, em sua forma geral, nunca esgota a teoria, como o exemplo das teorias de Freud e Marx e diversos outros pensadores. A prtica, no entanto, no configura o critrio da verdade; de uma mesma teoria podem se deduzir vrias prticas. Constitui, ento uma aplicao possvel da teoria. A sua grandeza reside em complementar e delinear mais e melhor a teoria em si, submetendo-a a provas concretas. Na prtica h o teste da realidade concreta, por meio do experimento do objeto construdo, e h, tambm, a busca e

a realizao da coerncia da ideologia, atravs do que prometido e cumprido quanto teoria. Aparece como uma verso, uma interpretao concreta possvel, inclusive no apelo do argumento. A teoria se utiliza de conceitos tericos, abstratos, porque no se insere explicando situaes concretas individuais, mas o acontecimento concreto. Possui um lado que privilegia a formalizao, emanando um descompromisso com a realidade concreta. No entanto, a teoria no substitui a prtica e vice-versa. Cita Demo (2008):
no existe coerncia perfeita entre teoria e prtica, porque o homem no to lgico quanto social. na prtica, porm a teoria outra, conforme se cr, quase no nvel de provrbio. Os simples mortais so apenas relativamente coerentes, o que quer dizer que h sempre uma taxa perceptvel de divergncia entre o que se pensa e o que se faz.

5.3 Objeto construdo: resultado da construo cientfica O trabalho cientfico constitui um conjunto de problemas e hipteses para o desdobramento e entendimento do objeto a ser construdo. Cincia como fenmeno histrico: processo que traduz caractersticas de realidades mutveis, contraditrias, volveis. Dialtica da realidade concreta: dois lados da cincia. Suposio e verdade da realidade.Tarefas para a compreenso e construo da cincia: a) Definio de termos com preciso. Conceitos com contedos especficos e delimitados. Clareza de propsitos. Reduo de imprecises nas anlises.

b) Explicao e descrio dos fenmenos sociais com transparncia; linguagem hermtica. clara. c) No confundir termos. No misturar planos de realidade. Explicao do problema a ser estudado de forma simples, objetiva e

d) Classificaes ntidas, sistemticas. Bom recorte do objeto de estudo.

e) Ordem, clareza e objetividade no tema a ser escolhido.

Alm disso, para constituir e estabelecer a cincia como uma teoria coerente e lgica, so utilizados passos fundamentais como: 1) Definir o tema com preciso, assim como os termos utilizados com a fim de no haver ambiguidade. Ao delimitar o tema bem como os termos utilizados, haver preciso e consequentemente clareza dos fatos aos serem expostos. 2) Descrio e explicao coerentes e simples apesar do contedo. Evitar, porm, excesso de explicaes simplificadas da problemtica. So necessrios meio-termo e bom-senso. 3) Na delimitao, descrio e explorao do tema cientfico, procurar no misturar diversos assuntos, mesmo que sejam para exemplificar planos da realidade a ser aprofundada. Sistematizar o tema com os objetos estabelecidos em sua respectiva ordem, tornando claro assim o ponto de partida inicial, o corpo e finalizao do tema.

You might also like