You are on page 1of 3

Pr-Relatorio 3

Nome: Diego Kling

turma: 515:00-17:00Hs

1 O que um capacitor? Qual sua equao caracterstica? O capacitor (ou condensador) um dispositivo formado por duas placas paralelas, contendo um material dieltrico entre elas, cuja caracterstica principal o fato que quando aplicamos uma dada voltagem a essas placas, ele acumula nas placas uma quantidade de cargas eltricas cujo valor proporcional diferena de potencial aplicada q = CVC . 2 Um circuito RC ligado a uma bateria de voltagem VB (veja Figura 3 da Aula 4). Considere que no instante em que a bateria ligada ao circuito ( t = 0s) o capacitor se encontra descarregado. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VC do CAPACITOR com o tempo, durante a CARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VC " t .

3 Um circuito RC ligado a uma bateria de voltagem VB (veja Figura 3 da Aula 4). Considere que no instante em que a bateria ligada ao circuito ( t = 0s) o capacitor se encontra descarregado. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VR do RESISTOR com o tempo, durante a CARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VR " t .
Vb=Vr=RI0

4 Um circuito RC ligado a uma bateria de voltagem VB (veja Figura 3 da Aula 4). Espera-se um intervalo de tempo suficiente para que o capacitor se carregue completamente. Considere agora o que acontece no instante em que a bateria desligada do circuito ( t = 0s). Nesta situao o capacitor se encontra inicialmente carregado com carga q = CVB e inicia seu processo de descarga. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VC do CAPACITOR com o tempo, durante a DESCARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VC " t para essa situao.

5 Um circuito RC ligado a uma bateria de voltagem VB (veja Figura 3 da Aula 4). Espera-se um intervalo de tempo suficiente para que o capacitor se carregue completamente. Considere agora o que acontece no instante em que a bateria desligada do circuito ( t = 0s). Nesta situao o capacitor se encontre inicialmente carregado com carga q = CVB e inicia seu processo de descarga. Qual a equao que descreve a variao da voltagem VR do RESISTOR com o tempo, durante a DESCARGA do capacitor? Faa um esboo do grfico de VR " t para essa situao.

6 Defina o tempo de relaxao ( ) de um circuito RC? Qual o valor de para o caso em que = 100K e C = 100nF?

=E-2

7 Defina o tempo de meia vida ( t1 / 2 ) de um circuito RC? Qual o valor de t1 / 2 para o caso em que R = 10k" e C =100nF?

=E-2 * ln2 =

8 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento I. Descreva o tipo de medida que ser realizado nesse procedimento?

9 Faa um desenho do circuito utilizado no Procedimento II. Descreva o tipo de medida que ser realizado nesse procedimento?

Nesta configurao medimos com o osciloscpio a voltagem de Vr no resistor

10 Descreva o tipo de medida que ser realizado no Procedimento III?

Com a configurao do procedimento 1 ou do 2 mude a resistncia e veja oque acontece.

You might also like