You are on page 1of 7

Controle de Deslocamentos Verticais, Uniformes ou Diferenciais, de Estruturas por Nivelamento Geomtrico

Verlei Oliveira dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, eng.civil_verlei@yahoo.com.br Gelson Lauro DalForno Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, gelsmrs@hotmail.com Maurcio Osmari Cordero Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, mauriciooc18@hotmail.com Cssio Rodinei dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, cassioufsm@hotmail.com RESUMO: Este trabalho contempla uma pesquisa e estudo acerca do uso do nivelamento geomtrico como ferramenta para monitoramento de qualquer espcie de deslocamento vertical que venha ocorrer em uma edificao em fase de construo, tratando sobre a viabilidade do uso e acurcia no ato das leituras de cotas. A metodologia utilizada foi a insero em todos os pilares de parafusos estveis que serviram de apoio para a rgua graduada em milmetros, cujas leituras foram obtidas com um simples Nvel ptico e em todas as ocasies pelo mesmo operador (fato importante quando da anlise sobre a acurcia), o ponto estvel que serviu de base nesse levantamento estava localizado fora da obra no alicerce de uma residncia vizinha, livre de qualquer influncia do processo construtivo. A origem dos deslocamentos verticais (aqui denominado como Recalque Elstico por Adensamento - REA) se deve ao carregamento constante da estrutura durante a fase de construo e consequentemente ao adensamento da estrutura solo-rocha na qual est assentada a mesma. O grande objetivo da utilizao desse mtodo identificar, controlar e prevenir danos que possam ocorrer em uma edificao quando por ventura surgir um recalque diferencial em suas fundaes. O processo de nivelamento geomtrico foi aplicado na construo de um prdio de 10 pavimentos localizada na cidade de Santa Maria - RS , no Brasil, iniciada em janeiro de 2011 e cujo final da obra est prevista para abril de 2012. Os resultados obtidos foram satisfatrios, demostraram a existncia do REA em todos os pilares numa ocorrncia mdia de 3 mm. Conseguiu-se verificar que o deslocamento vertical foi mais acentuado na fase inicial da obra e que depois houve uma estabilidade apresentando pouca variao de REA. O mtodo se mostrou eficiente quanto a acurcia, de baixo custo e a tcnica relativamente simples sendo indicado para aplicao em qualquer edificao, servindo como uma opo para a recomendao da norma Projeto e Execuo de Fundaes, ABNT-NBR 6122, atualizada em 2010, que torna obrigatria o monitoramento de edifcios muito altos ou especiais. PALAVRAS-CHAVE: Auscultao de Edificaes, Nivelamento Geomtrico, Monitoramento de Recalque. adensamento REA. Esses recalques, advindos das deformaes dos solos coesivos saturados, so estimados a partir da teoria do adensamento, que prev uma diminuio no ndice de vazios causada por um acrscimo de tenso.

INTRODUO

No ato da construo de uma edificao, origina-se no solo e/ou rocha que a suporta, um fenmeno que no observado a olho nu, aqui denominado de recalque elstico por

Convm salientar, que as estacas de fundaes (componentes da base das fundaes dos pilares), sempre que possvel, devem ser assentadas sobre rochas, fato que determinado a partir da sondagem do terreno e no instante da perfurao das mesmas que deve prosseguir at o instante em que houver a manifestao desse material. Nesse caso, no momento em que as estacas esto assentadas numa rocha, o que ocorre, quando da aplicao da fora oriunda do carregamento estrutural, uma pequena deformao dessa, ou da camada subjacente ela, como, por exemplo, uma argila mole, referida em REIS (2000). O REA, ocorrente em todas as edificaes, imperceptvel e no ocasiona dano algum estrutura, pois normalmente os valores mximos so da ordem de milmetros e esperado sua incidncia aproximadamente uniforme sobre todos os pilares. O recalque que prejudicial a uma determinada estrutura e, que gera graves patologias, o chamado Recalque Diferencial. Esse um deslocamento vertical com deformaes, por vezes, na ordem de centmetros e que acontece de forma no uniforme nos pilares (diferencial). Como sabido, esses recalques podem produzir fissuras nas edificaes e at mesmo, em casos extremos, atingir o Estado Limite Ultimo ELU e ocasionar a ruptura da estrutura. Dessa maneira, importante e necessrio, o monitoramento e controle da evoluo desses, quando houver a ocorrncia. A fissurao da alvenaria ou pilares e danos ainda mais graves ocasionados por recalques diferenciais em estruturas prediais ocorrem, na maioria das vezes, na fase de construo. Entretanto, existem vrios casos relatados desse tipo de recalque ocorrentes muito tempo depois da estrutura ter sido construda (ZIMMERMANN, PADARATZ, PRIM et al., 2010). As causas apresentadas, para esses problemas variam bastante, podendo ser, desde problemas de drenagem at a desestabilizao do solo na vizinhana devido escavaes, por exemplo. Comenta-se muito, em Congressos de Patologias de Estruturas, a necessidade do emprego do monitoramento de deslocamentos

verticais como ferramenta de preveno dos mesmos. Uma vez verificada a presena do deslocamento vertical diferencial possvel empregar mtodos e tcnicas que venham a cont-lo. Existem vrios equipamentos que se prestam para o monitoramento de recalques, por exemplo: o GPS, a Estao Total (SALOMAO e FAGGION, 2008) e o Nvel ptico, sendo, esse ltimo, o instrumento aqui utilizado para o fim referido. A Norma Brasileira ABNT NBR 6122, atualizada em 2010, prescreve o seguinte: O projeto de fundaes deve estabelecer o programa de monitoramento, incluindo: referncia de nvel (indeslocvel) a ser utilizada, caractersticas dos aparelhos de medida, frequncia e perodo em que as leituras sero utilizadas.... Assim, o presente trabalho busca avaliar o emprego do nivelamento geomtrico, com utilizao de um Nvel ptico, dando enfase a fatores relevantes como acurcia e viabilidade do uso, para o monitoramento dessa patologia. 2 MATERIAIS E MTODOS

A pesquisa acompanhou o REA, desde as fases iniciais de construo, em um empreendimento de 10 pavimentos (figura 1), (o incio da obra foi em janeiro/2011 e a concluso prevista para abril/2012), Rua Conde de Porto Alegre, esquina com a Rua Lucdio Gontam, Bairro do Rosrio, em Santa Maria-RS, Brasil. O edifcio est assentado sobre fundaes constituida por estacas do tipo rotativas, moldadas in loco, apoiadas sobre a estrutura solo-rocha pertencente formao geolgica Caturrita. O solo superficial (at 2 metros de profundidade) um argissolo, horizonte A arenoso e B argiloso, aps 2 metros de profundidade predomina, at as rochas sedimentares, solos saprolticos silto-argilosos.

Figura 3. Mira - rgua graduada em milmetros.

Figura 1. Edificao monitorada

Durante a execuo da primeira laje, para a efetivao do controle do recalque, foram afixados, na lateral de todos os pilares e a cerca de 0,60 m do piso do andar sub-solo (onde localizar-se-o as garagens), parafusos de cabea circular, de forma que, aproximadamente 1/3 dos mesmos no penetrasse no pilar (figura 2).

Como Referncia de Nvel (RN) inseriram-se dois parafusos de cabeas arredondadas na base estvel de uma residncia vizinha, mais afastada da obra (figura 4). Logo aps a concretagem da primeira laje realizou-se a leitura das cotas dos parafusos nos pilares, sendo essas cotas o padro para as comparaes das leituras seguintes. Ento, se definiu que, posteriormente, seriam efetuadas leituras aps a execuo e concretagem das lajes dos seguintes pavimentos: 2, 4, 6, 8 e 10 e que a cota na base estvel seria de 10 metros.

Figura 4. Pinos de referncia afixados numa residencia vizinha (estrutura estvel).

Figura 2. Pinos de monitoramento afixados nos pilares. Fonte: VIACARTA, 2007.

Esses parafusos ou pinos sero as referncias para efetivao das leituras na rgua graduada (figura 3), ou seja, a rgua ser apoiada neles.

Para a execuo do nivelamento geomtrico utilizaram-se um nvel ptico automtico da marca Zeiss Ni 40 (figura 5), uma rgua graduada em milmetros e um nvel cantoneira, para assegurar a verticalidade da mira. Para controle dos enganos e minimizao dos erros aleatrios efetuou-se, em cada srie de observaes, a sequncia de trs leituras sucessivas, em cada pilar e a cota foi ento

determinada pela mdia dessas 3 observaes. No se aceitando que as diferenas entre cada leitura consecutiva ultrapassassem 1 mm. Um outro cuidado tomado foi com a verticalidade da rgua junto do pilar, garantida pelo uso de um nvel de cantoneira. Considerando a possibilidade da existncia de uma certa discrepncia entre as observaes realizadas com o nvel ptico, que est associada acurcia visual de cada indivduo, teve-se o cuidado no sentido de que as leituras sempre fossem realizadas pelo mesmo operador.

concreto, pisos e revestimentos cermicos, madeira, etc., de modo que, at a presente data de monitoramento, s foi possvel obter resultados de REA em 37 pilares. Em funo disso, 24,5% dos pilares tiveram o nivelamento interrompido, no decorrer do perodo construtivo, por terem os parafusos sido danificados ou obstrudos.

Figura 6. Disposio dos pilares da edificao e indicao dos pilares cujos dados sero mostrados como exemplo na sequencia do texto. Fonte: Planta Baixa de Locao das Estacas.

3 3.1
Figura 5. Nivel ptico Zeiss Ni 40 usado no monitoramento de REA.

RESULTADOS E CONSIDERAES Resultados

Os resultados obtidos aps tabulao dos dados recebem tratamento estatstico e so novamente tabulados. Fixando como padro as cotas obtidas na primeira operao, calculam-se as diferenas que resultam quando se compara esse padro com as cotas resultantes das operaes subsequentes. Essas diferenas expressam o REA ocorrido pelo efeito do aumento da carga na estrutura. A figura 6 mostra a disposio dos pilares de controle, dessa edificao, que foram monitorados com o nivel ptico. No incio do levantamento em abril de 2011 a meta foi de monitorar todos os pilares da estrutura (49 ao todo), e assim foi feito inicialmente. Entretanto, com o andamento do processo construtivo, vrios dos pinos instalados nos pilares foram danificados ou obstruidos por materiais em depsito, tais como: pilhas de blocos de

Os resultados obtidos a partir de 5 levantamentos realizados, mostram que o mtodo topogrfico do nivelamento geomtrico adequado para a verificao, no somente do recalque elstico como tambm, do recalque diferencial, pois possvel a identificao de variaes de cotas na grandeza de dcimos de milmetros, uma vez da graduao da rgua que assim o permite, o que garante uma preciso da ordem do milmetro. A identificao nessa ordem de grandeza satisfatria para os objetivos propostos e com 3 leituras em cada pilar, obtendo-se a mdia aritmtica tem-se um valor preciso e satisfatrio. As tabela 1 e 2 apresentam os valores obtidos, aps cada medio, das cotas de alguns dos pilares (a partir da leitura na mira sobre pinos de controle), escolhidos aleatriamente, e as respectivas diferenas de

nvel, quando se considera a primeira medio como padro.


Tabela 1. Apresentaoda variao das cotas de alguns dos pilares da estrutura no decorrer tempo em funo do carregamento devido ao processo de execuo da obra (valores em metros).

3.2

Influncia da Temperatura

Tabela 2. Apresentao do REA de alguns pilares (valores em metros).

Nos resultados apresentados nas tabelas possvel a constatao da presena do Recalque Elstico por Adensamento REA e, tambm, da possibilidade da existncia de pequenos Recalques Diferenciais RD. Nesse ltimo caso caberia uma anlise do quanto essas diferenas so prejudiciais para estrutura, no sendo o objetivo desse trabalho.

Um fator que de certa forma pode interferir nos valores obtidos de REA , sem duvida, a temperatura. Como nos pilares tem-se concreto armado como o material onde esto inseridos os parafusos, por outro lado como RN (no caso o alicerce da residencia vizinha obra) tem-se alvenaria de tijolo macio como base de apoio. Assim considerando, deve-se analisar os coeficientes de dilatao trmica de cada material e verificar as deformaes resultantes para cada temperatura por ocasio do levantamento das cotas. Considerando que, os parafusos nos pilares esto localizados no entorno de 0,60 m do piso do sub-solo do prdio, e que a altura do alicerce onde esto localizados os parafusos RN de 0,80 m e, por fim, desprezando a dilatao que ocorre nas estacas da fundao do edifcio, pois a variao trmica bem menor do que na parte exposta incidncia de luz solar, pode-se utilizar a equao da variao do comprimento linear (L) expressa em funo dos coeficientes de dilatao linear trmica de cada material (), do comprimento inicial (Li) e da variao de temperatura de um levantamento para o outro (T):
L= * Li * T

(1)

Pesquisas de laboratrio revelam uma aproximao, para fins de clculo, para os coeficientes do concreto ( c = 12,0 *10-6 C 1 ) e da alvenaria ( a = 6,0 *10-6 C 1 ). As temperaturas ambiente, durante os monitoramentos, foram obtidas atravs dos dados registrados numa estao meteorolgica localizada a aproximandamente 10 Km do local da obra. Essa estao pertencente ao Grupo de Estudos em Recursos Hdricos (Ghidros), do Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental (DESA) da Universidade Federal de Santa Maria. Os registros seguem abaixo (tabela 3).

Figura 7. REA em funo do tempo.

Tabela 3. Temperaturas registradas nos dias em que foram realizados os monitoramentos. Sendo Hora/Ti horrio e a temperatura no inicio do levantamento e Hora/Tf relativo ao final.

3.4

Consideraes Finais Sobre a Trabalho

Pela tabela 3 observa-se que a maior variao trmica ocorrida no ato do monitoramento corresponde 13,8C (30o C e 16,2o C). Cabe, assim, verificar para essa variao se h de fato uma influncia to grande da temperatura nos dados de REA. Utilizando (1) obtm-se para um T = 13,8C:
L pilar = 0,0993 mm L alicerce = 0,0662 mm

Esses resultados evidenciam que os valores obidos em centsimo de milmetro esto muito abaixo da preciso obtida com o nvel ptico e pouca ou nenhuma influncia exercem sobre os resultados de REA. 3.2 Controle de Estabilidade do RN

Para garantir e verificar que o ponto estvel que serviu de referncia de nvel se mantivesse intacto, sem aes de vandalismo, por exemplo, visto que esse parafuso inserido no alicerce da residncia estava merce de todo o movimento da rua, foi instalado um outro parafuso (P2) nesse mesma base, distante cerca de 5 metros um do outro, o objetivo foi de controlar a diferena de cota entre eles. Logo um mnimo deslocamento vertical de qualquer um seria facilmente detectado. Os valores obtidos demonstram isso e provam que no ocorreu deslocamentos (tabela 4):
Tabela 4. Verificao da estabilidade do RN por diferena de cotas quando comparado com outro ponto estvel (P2).

Partiu-se do principio da inexistncia de qualquer atividade ssmica em Santa Maria durante o perodo de monitoramento, fato importante visto que a ocorrncia inviabilizaria a utilizao dos dados. A partir da tabela 2 pode-se observar a ocorrncia de um pequeno recalque diferencial entre os pilares. At o momento, no houve a incidncia de qualquer incio de fissurao na edificao. Entretanto, a anlise se esses valores podem gerar, futuramente, algum tipo de patologia para a edificao (como fissuras na alvenaria, por exemplo) procedente e facilmente executvel por engenheiros que trabalham diretamente com clculo estrutural, atravs de softwares, como o TQS e o ANSIS, que auxiliam e permitem prever a relocao dos esforos na estrutura, frente esses recalques diferenciais. O mtodo do Nivelamento Geomtrico utilizando o Nivel ptico o mais vivel economicamente, ocupa uma tcnica muito simples e contempla perfeitamente a recomendao da Norma ABNT/ NBR 6122 que trata de Projeto e Execuo de Fundaes, cuja atualizao recente preve um controle mais rigoroso quanto aos REA durante a fase de construo das edificaes especiais ou muito altas. Mas nada impede que o mtodo seja utilizado para obras menores, tais como edificao em que essa pesquisa est sendo realizada. 4 CONCLUSO

A partir do exposto, os resultados indicam que a aplicao da mtodo topogrfico do nivelamento geomtrico se mostra adequado para a verificao e controle, tanto do recalque elstico, como do recalque diferencial. Os resultados tambm comprovaram, que nesse caso, a variao da temperatura pode ser desprezada quando da sua influncia na dilatao trmica do concreto e da alvenaria do alicerce usado como RN. Pois esses valores interferem na ordem de centsimos de milmetros, sendo que a preciso que se obtm

somente em milmetros. Um controle, como esse que foi feito em Santa Maria-RS, de fcil aplicao, eficaz, barato e suficiente para perceber se uma estrutura apresenta ou no processo de deslocamento vertical. Assim, a continuidade desse tipo monitoramento, aps a construo do prdio, seria muito importante para a segurana e verificao da estabilidade da edificao, principalmente em obras de grande porte e de alto valor agregado. AGRADECIMENTOS O autor agradece ao apoio da Construtora Nima, em especfico ao Eng. Nilo Mai, pela possibilidade da publicao dos dados apresentados. Agradece tambm, ao professor orientador desse trabalho Prof. Dr. Gelson Lauro DalForno e ao colega Maurcio Osmari Cordero. REFERNCIAS
Dalmolin, R.S.D., Pedron, F.A. (2009) Solos do municpio de Santa Maria. Cincia & Ambiente, Universidade Federal de Santa Maria . UFSM, n. 38, jan./jun. 2009. p. 59-77. Danziger, B. R. et al (2005). Estudo de Caso de Obra com Anlise da Interao Solo Estrutura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. De Seixas, A.; De Seixas, J. R.; De Seixas, J. J. (2009) Auscultao Geodsica no Controle de Recalque da Fundao de Edifcio Predial de Grande Porte. Bol. Cinc. Geod., sec. Artigos, Curitiba, v. 15, no 2, p.277-298, abr-jun. NBR 6122 (2012), Projeto e Execuo de Fundaes, ABNT. Pedron, F.A., Dalmolin, R.S.D., Azevedo, A.C. (2008) Solos do permetro urbano de Santa Maria: caractersticas, classificao e potencial de uso. Santa Maria: Orium, 143p. Reis, J.H.C., (2000), Interao Solo-Estrutura de Grupo de Edifcios com Fundaes Superficiais em Argila Mole. Tese de M.Sc., So Carlos/USP, So Paulo, SP, Brasil. Rossignolo; J. A.; Fabricio; M. M. Apostila de Fundaes/Tecnologia das Fundaes. Salomo, T.C.et al (2008); Monitoramento de Recalque em Edificaes Utilizando Estao Total e Nveis Digitais. II Simpsio Brasileiro de Cincias Geodsicas e Tecnologias da Geoinformao. Santos, V. O. ; DalForno, G. L. ; Cordero, M. O. (2011);

Recalques em Edificaes em Fase de Construo Estudo de Caso em Santa Maria/RS. In: III Salo Internacional de Ensino, Pesquisa e Extenso, 2011, Uruguaiana - RS. Anais III SIEPE UNIPAMPA Santos, V. O. ; DalForno, G. L. ; Cordero, M. O. (2011);. Estudo Prtico da Viabilidade do Uso do Nivelamento Geomtrico como Ferramenta para Monitoramento e Anlise de Recalques em Edificaes. In: XV Simpsio de Ensino Pesquisa e Extenso, 2011, Santa Maria. Anais XV SEPEUNIFRA. Soares; A. P.; Soares; P. C.; Holz; M. (2008); Correlaes Estratigrficas Conflitantes no Limite Permo-Trissico no Sul da Bacia do Paran: O Contato Entre Duas Seqncias e Implicaes na Configurao Espacial do Aqfero Guarani. Revista Pesquisas em Geocincias, 35 (2): 115-133. VIACARTA CARTOGRAFIA E AGRIMENSURA (2007) Pinos de monitoramento. Curitiba. Zimmermann; C.C.; Padaratz; I.J. (2010) Recalques diferenciais monitorados por meio de nivelamento geomtrico de alta preciso: estudo de caso em Florianpolis SC/Brasil. (CINPAR/2010).

You might also like