You are on page 1of 4

Dra. Glria M. Grazziotin Ginecologita e Obstetra. Adolescncia-Climatrio-Disfuno Sexual-Reproduo CRM: 2494 MT Endereo: Avenida:Tancredo Neves 292-n Tangara da Serra.

.Fone 65 33262002 Email: ggrazziotin@gmail.com Visite o nosso Site: http://gloriagrazziotin.synthasite.com/index.php

CAUSAS DE INFERTILIDADE A Infertilidade conjugal definida como a incapacidade de obter gravidez aps um ano de tentativas, com relaes sexuais freqentes e sem uso de qualquer mtodo contraceptivo. A partir deste momento, o casal deve procurar ajuda especializada no sentido de se submeter investigao para os fatores esterilizantes conhecidos. Infrtil tambm a mulher que apesar de conseguir engravidar normalmente, acaba abortando repetidamente (Trs ou mais Abortos). De acordo com o local onde ocorre um defeito no processo natural da fertilizao, transporte e fixao do embrio, tm-se os fatores de infertilidade. Sendo estes os mais comuns: 1-FATOR TUBRIO: a causa mais comum no nosso meio. As trompas desempenham importante papel na fertilizao, nutrio e transporte do embrio em direo ao tero. No necessrio que as trompas estejam totalmente obstrudas para determinarem infertilidade, bastando que apresentem um dano severo o suficiente para impedir o seu adequado trabalho.O diagnstico de infertilidade por fator tubrio, na ausncia de obstruo bilateral, traz resultado incerto e intrigante quando no tratada. Algumas pacientes conseguem se engravidar sem tratamento, geralmente no decorrer de anos, enquanto a maioria necessita de abordagem especializada. Leso tubria, geralmente, resultante de complicao ps infeco, freqentemente de transmisso sexual, com poucos ou nenhum sintoma. Vrios so os agentes com potencialidade de danificar trompas, sendo que a Clamdia e o

Gonococo so os mais comuns. Aps um episodio aproximadamente 17% das pacientes tornam-se infrteis.

de

infeco

plvica,

na Fertilizao In-Vitro que se obtm os melhores resultados diante deste diagnstico. 2-FATOR OVULATRIO: a segunda causa de infertilidade feminina mais freqente. Mais comumente, a mulher no realizar a postura ovular. Em outros casos, a ovulao ocorre, porm com natureza defeituosa.Freqentemente, esta pacientes apresentam irregularidades menstruais do tipo duas vezes ao ms e, no raramente, permanecem longos perodos sem menstruar. Excesso de pelos, obesidade, acne e abortos repetitivos podem tambm estar presentes. Na suspeita deste diagnstico, um detalhado estudo hormonal se impe, sendo que na maioria dos casos os resultados so excelentes com tratamento medicamentoso. 3-FATOR MASCULINO: Causa freqente, de ocorrncia crescente,tambm associado com infeco e que s raramente apresenta bons resultados diante de tratamento medicamentoso.Doenas genticas, traumatismo testicular, varicocele, vasectomia, seqela de drogas lcitas, infeco sexualmente transmissvel,complicaes da caxumba, entre outros, devem ser avaliados. Este tipo de fator pode se apresentar como a reduo do nmero de espermatozides, reduo da motilidade espermtica, alterao na forma dos gametas ou em verses associadas. O Espermograma especial nos permite classificar o fator masculino em leve, moderado e grave, elemento orientador para o melhor tratamento. Embora nas formas leves a inseminao intra-uterina possa ser tentada, os melhores resultados so obtidos empregando FIV ou ICSI. Para aqueles homens que no possuem qualquer espermatozide vivo, a nica opo fica pelo uso se smen de doador atravs da INSEMINAO HETERLOGA. 4-FATOR UTERINO: Neste caso, o problema localiza-se no tero.Algumas condies podem alterar a forma uterina e receptividade ao embrio, como nos casos de grandes miomas, mformao uterina e aderncias intra-uterinas. A incapacidade do colo uterino em manter uma gravidez no impede a sua obteno , porm favorece a sua perda tardia.Com exceo do chamado tero bicorno, estas causas geralmente apresentam bons resultados frente ao tratamento cirrgico .

5-FATOR CERVICAL: Ocorre quando o colo uterino no apresenta boas condies para secretar o muco cervical ou capacitar os espermatozides para sua funo. Geralmente ocorre associado com algumas doenas que repercutem na boa ovulao, ou so complicaes determinadas por manipulao cirrgica do colo, como nas cauterizaes, curetagem e outras modalidades de cirurgias vitimando este rgo. A Histria pregressa da mulher, o estudo do muco e o chamado teste ps-coital so as principais armas para o diagnstico deste fator. Quando associado com distrbios endcrinos, suas devidas correes representam o tratamento, enquanto nos casos determinados por seqelas cirrgicas o principal tratamento fica por conta inseminao intrauterina. 6-FATORES IMUNOLGICOS: So secundrios produo de anticorpos contra os espermatozides, por parte do homem ou da esposa. No primeiro caso, os espermatozides apresentam-se em nmero normal, porm com movimentao ausente ou muito reduzida. J no Segundo caso, o smen depositado normal, porm com o passar do tempo, anticorpos produzidos pela esposa acabam por imobilizar os espermatozides ,impedindo sua ascenso cavidade uterina. Existem testes especficos para estes fatores e o tratamento apresenta uma gama variada de opes, a depender da gravidade do Caso. 7-A ENDOMETRIOSE: uma doena que se caracteriza pela proliferao da membrana interna do tero(endomtrio) em outros regies da cavidade abdominal e at em superfcie corporal , como pulmes, entre outros. A sua causa desconhecida, bem como o mecanismo determinante da infertilidade, quando no se trata da forma grave da doena. A dor plvica crnica espontnea, dor associada com relaes sexuais e infertilidade constitui-se em importantes formas de apresentao. Porm, importante ressaltar que algumas portadoras no exibem qualquer dos sintomas acima relacionados e o seu diagnostico feito ao analisar material de bipsia colhido por ocasio da laparoscopia. Infertilidade associada com endometriose apresenta resultados intrigantes em termos de gravidez espontnea (sem tratamento). Enquanto algumas pacientes conseguem se engravidar sem tratamento, geralmente no curso de anos, a maioria tem como melhor opo a FIV.

You might also like