You are on page 1of 3

Organoponia o uso da urina humana na compostagem

Francisco J. Arroyo - farroyo@laneta.apc.org - www: laneta.apc.org/redseco Coordenador do CEDICAR e da Rede de Agricultura Urbana (Rede Aguila) Mexicana. Foto: F.J. Arroyo - demonstrao da aplicao de urina fermentada em um contenedor com material orgnico e solo Os experimentos e testes usando-se urina humana fermentada na produo de hortalias e plantas medicinais e aromticas em contenedores comearam h 10 anos (1) no Centro de Treinamento e Pesquisas Rurais (CEDICAR). Esse sistema de cultivo tem sido chamado de organoponia ou urinoponia. um sistema muito eficiente em termos de custo, economizando dinheiro e gua, e sendo capaz de produzir uma mdia de 25kg de hortalias por ano por m2, alm de ser culturalmente bem aceito pela maioria das famlias e instituies que tem trabalhado com ele. Uma das principais vantagens desse sistema de cultivo, especialmente onde a terra escassa, que, aps dez meses de prtica, o substrato inicial est decomposto, resultando em um composto rico em matria orgnica. Organoponia O sistema organopnico desenvolvido no Mxico, principalmente em reas urbanas, extremamente simples. Primeiramente, os contenedores so enchidos com folhas e/ou aparas de grama at 80% de sua capacidade. Depois eles so inoculados com urina fermentada e completados com 15% de solo superficial. Finalmente, as sementes ou as mudas so colocadas nele, normalmente, como se fosse em um canteiro. A urina fermentada colocando-se um litro dela em um vasilhame e adicionando-se uma colher cheia de terra preta, composto ou hmus de minhoca. Deixa-se a mistura descansando por quatro semanas. O processo estar completo quando o cheiro de amnia se tornar bem forte e a cor mudar de amarelo claro para marrom escuro. O uso do fermento

No processo organopnico: Para um balde ou tipo de contenedor com capacidade para 25 litros, so usados aproximadamente 19 litros de folhas comprimidas dentro dele (80%), mais cerca de 3,5 litros de solo superficial (15%), mais 3 litros de fermento (a urina fermentada, que no ser toda usada de uma vez, mas sim durante todo o ciclo de crescimento das hortalias plantadas no contenedor). Essa relao corresponde a 15 litros de urina fermentada para cada m2 de folhas juntadas com 20 cm de profundidade (1/5 m3). Para ser usado, o fermento primeiramente diludo em gua na proporo de 1:10 (1 parte de fermento para 10 partes de gua), resultando em 30 litros de fermento diludo. Um quarto de litro dele ento aplicado, por balde, trs vezes por semana (s segundas, quartas e sextas-feiras). Os trs litros iniciais permitiro, aps diludos, 120 aplicaes no balde, o bastante para irrig-lo/adub-lo durante 40 semanas. Diretamente no solo: o fermento aplicado combinado com a gua de irrigao e/ou com a gua da chuva, em doses que ainda esto sendo testadas para os diversos cultivos.

Ativador da compostagem: conforme a urina fermenta, aumenta a sua populao de actinomicetes, que so microorganismos especializados em degradar a lignina e a celulose. Por essa razo, a urina fermentada pode ser usada em uma dose de 5 a 20 litros por m3 de materiais ricos em carbono, para substituir e/ou complementar outros tipos de estrume. Para mais detalhes, visite a pgina www.laneta.apc.org/sarar. Sade ambiental O uso da urina como fertilizante evidencia ainda mais os benefcios dos toaletes secos (propostos pelo saneamento ecolgico) e das hortas em quintais e em terraos sobre as casas. As famlias tambm so encorajadas a doar sua urina ao sistema municipal para tratamento e utilizao na agricultura periurbana. A urina incua, e seu uso garantido e no implica em riscos para a sade (2). A maior parte dos patgenos que poderiam transmitir doenas para os seres humanos morrem rapidamente to logo a urina excretada do corpo humano. Se alguns subsistem, as bactrias lcticas e os actinomicetes os destroem durante o processo de fermentao. Organoponia e outros componentes da Agricultura Urbana A organoponia permite a reciclagem da matria orgnica (usada como substrato), promove a separao do lixo orgnico domstico e o desenvolvimento de centros de compostagem domiciliares, de vizinhana e municipais. Ela tambm economiza gua, ao promover o uso de toaletes secos (com desvio da urina), aliviando o despejo sistemtico da urina dos banheiros convencionais e o eventual vazamento das fossas spticas, que acabam alcanando os cursos ou lenis dgua, causando sua eutroficao (processo no qual a presena excessiva de dejetos orgnicos promove a exploso populacional de organismos - principalmente algas - que consomem grandes quantidades de oxignio, reduzindo sua presena na gua e levando morte muitos peixes e outras espcies de seres vivos). Embora as hortas domsticas no tenham sido concebidas como um negcio ou um micro-empreendimento, uma horta de 10m2 pode gerar uma economia equivalente a US$ 90, em mdia, por ms. A dieta familiar melhorada conforme as hortalias frescas e saudveis vo se tornando mais disponveis. A prtica pode ser usada como um processo participativo de educao ambiental para os segmentos mais pobres da populao, reforando os laos comunitrios e

as organizaes locais. Estudos das questes de gnero e pesquisas sobre a distribuio do trabalho familiar esto em andamento. O fornecimento de apoio e incentivos s famlias ambientalmente mais conscientes deve ser includo nas polticas ambiental, de servios pblicos, de sade e econmica das autoridades locais. Tambm seria possvel, e desejvel, para as autoridades locais, criar divises de agricultura urbana e integrar essa atividade s iniciativas municipais para o setor agrcola e de segurana alimentar. Manter um ou mais viveiros-estufas e centros de compostagem para fornecer mudas e composto s famlias , sem dvida, uma ao estratgica que ir garantir a continuidade da atividade e ajudar as famlias a manterem suas hortas em boas condies. O uso sistemtico da urina humana como fertilizante na agricultura urbana requer a criao de um programa apoiado pelas autoridades locais, que permita o desenvolvimento de sistemas para coletar, transportar, armazenar, tratar (fermentar) a urina em quantidades mais significativas. Os mesmos produtores interessados em usar a urina podem tomar parte desse programa e desenvolver uma empresa para o manejo tanto da urina quanto das fezes, e seu tratamento antes de serem usadas como fertilizantes. O papel da municipalidade ser facilitar essas atividades e talvez identificar origens de recursos para subsidiar parcialmente o processo.

Notas

1. Baseado em uma publicao do estado da Califrnia (EUA), escrita pela Dra.


Barbara Daniels (Fairfax, Califrnia, EUA, ano de publicao no informado).

2. Vinneras Bjrn "Possibilities for sustainable nutrient recycling by fecal separation

combined with urine diversion. Tese de doutorado. Universidade Sueca de Cincias Agrcolas (Swedish University of Agricultural Sciences),.Uppsala, Sucia, 2002. 3. Esrey A. Steve e outros. "Cerrando el Ciclo: Saneamiento ecolgico para la seguridad alimentaria. PNUD SIDA. Mxico, 2001.

Sumario Revista No.10

You might also like