You are on page 1of 8

1.

APRESENTAO A partir de agora, iremos realizar algumas anlises de suma importncia sobre as fontes iconogrficas que se relacionam a propaganda e publicidade de alimentos no Brasil, nas dcadas de 40, 60 e 90, no sem antes, avaliar tudo que levou essas dcadas a serem, sem sombra de dvidas, a mais importante nesse aspecto, no apenas pelo desenvolvimento industrial e de mercado de consumo, como, inclusive, pela falta de conhecimentos e instrumentos que hoje temos, em particular, uma verdadeira indstria miditica, formada em virtude das necessidades mercadolgicas mas que, com certeza, teve sua origem no final da dcada de 20, assim como, pelo gnio propagandstico do II Reich, Joseph Goebbels buscando para isso, as relaes para o funcionamento da publicidade e propaganda na atualidade e sua conexo com os hbitos alimentares e a transversalidade com a economia, mentalidade, construes de identidades e contextos histricos, em um processo que busca acompanhar as transformaes culturais, tecnolgicas, econmicas e, claro, histricas. Buscamos tambm rupturas e transformaes ao decorrer do tempo, dentro dos recortes histricos definidos pelo grupo de pesquisa para este projeto de oficina.

Joseph Goebbels em 1942.

Chanceler da Alemanha Mandato 30 de abril de 1945 at 1 de maio de 1945 Karl Dnitz Adolf Hitler Lutz Schwerin von Krosigk Ministro da Propaganda da Alemanha Mandato 13 de maro de 1933 at 30 de abril de 1945 Werner Naumann Gauleiter de Berlim Mandato 9 de novembro de 1926 at 1 de maio de 1945 Ernst Schlangel Vida Nascimento 29 de Outubro de 1897 Mnchengladbach, Imprio Alemo 1 de maio de 1945 (47 anos) Berlim, Alemanha Alemo Universidade de Bonn Universidade de Wrzburgo Universidade de Freiburg Universidade de Heidelberg Magda Goebbels NSDAP Catlico[carece de fontes] poltico

Presidente Antecessor(a) Sucessor(a)

Sucessor(a)

Antecessor(a)

Falecimento

Nacionalidade Alma mater

Esposa Partido Religio Profisso Assinatura

2. JUSTIFICATIVA:

Considerando o contexto social em que vivem a grande maioria dos alunos de Ensino Mdio, desde cedo, acostumados a ver, seja na Televiso, na Internet ou ainda, mesmo pelo celular campanhas publicitrias destinadas a promover as vendas de uma infinidade de produtos e servios, quando comparada com o desinteresse de alguns educandos com as aulas de Histria, surge uma questo importante: a publicidade no poderia ser um (entre vrios) meios de se estudar a maneira de ser e de pensar de uma poca? E se, em vez do momento atual, fossem usados cartazes publicitrios de dcadas passadas para recriarmos aspectos da sociedade brasileira? Sendo assim, a linguagem da publicidade, j bastante conhecida entre os estudantes, passa a ser o meio para recolhermos recortes de aspectos polticos, econmicos e sociais do Brasil contemporneo. Como um grande quebra-cabea, onde o professor, em particular e no nosso caso, de Histria ir auxiliar os alunos a montarem, pea por pea, esses fragmentos que iro trazer informaes adicionais aos conhecimentos presentes no material didtico tradicional. Em um universo quase infinito de produtos anunciados nos cartazes publicitrios, a escolha dos anncios de gneros alimentcios no feita por acaso. O ato de comprar e consumir alimentos, tanto na atualidade como nos recortes histricos definidos neste projeto, revela muito mais do que hbitos de consumo: mostra em determinadas pocas como a publicidade acaba retratando valores e princpios aceitos por uma sociedade, e tambm como determinados produtos vo lentamente modificando essa sociedade. Por fim, os recortes histricos efetuados (dcadas de 40, 60 e 90) so decisivos para compreender o desenvolvimento do Brasil ao longo do sculo XX. Nos anos 40, principalmente aps a Segunda Guerra Mundial, temos em nosso pais o incio de um desenvolvimento industrial impulsionado pelos Estados Unidos, o que explica a quantidade de produtos produzidos por empresas norte-americanas, com fbricas no Brasil. Nos anos 60, um novo surto de desenvolvimento econmico conhecido como milagre econmico colocou milhes de brasileiros 3

na Classe Mdia, vida a consumir produtos alimentcios industrializados, como forma de status. Os anos 90 so a consolidao de hbitos de consumo que comearam a ser construdos na metade da dcada, e tambm praticamente o retrato da sociedade de consumo atual. Importante salientar a figura de Goebbels, grande articulador e propagandista do regime nazista, conseguia atravs da publicidade e da propaganda, mobilizar centena de milhares, milhes, por vezes, em torno do programa do partido nazista, assim como, de suas ideias e de suas polticas sociais voltadas ao povo ariano alemo, em detrimento de judeus, negros e homossexuais, entre outros. Porm esse assunto, iremos rever mais adiante.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver nos alunos a capacidade de extrair informaes de carter histrico partir de fontes primrias (imagens), para a compreenso da Histria Contempornea do Brasil, e em especial sobre aquelas que dizem aspecto Histria Econmica e Social, tanto no passado como no presente, usando materiais publicitrios como cartazes para este fim.

3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS:

partir do estudo das fontes apresentadas em sala de aula, e conforme o planejamento das aulas apresentadas neste projeto, implementar um projeto que permita aos alunos compreender a trajetria das continuidades e transformaes nos hbitos alimentares da sociedade brasileira, compreender a evoluo da Histria da Publicidade no Brasil por meio de material impresso e as suas devidas conexes com a histria contempornea do nosso pas.

No obstante, essas particularidades com a problematizao desse assunto por si, poderemos tambm, de outra forma, requerem maiores conhecimentos em relao a Histria da Economia moderna imperialista partir da crise financeira de 1929 que acaba por construir toda uma metodologia imperialista e que, atravs da publicidade e da propaganda, boa parte recolhida dos ensinamentos de Goebbels que foi assimilada pelo imprio estadunidense, utilizada no consumo de massa, na industrializao e na forja de necessidades, nem sempre objetiva e verdadeira, mas que atende aos interesses financeiros de grupos multinacionais que veem nesse campo, uma tima oportunidade de impor desejos e vontades de consumo e, assim, engordar ainda mais, suas fartas contas bancrias.

4. ANLISE DE FONTES HISTRICAS 4.1 - Dcada de 40 No primeiro recorte histrico, tendo como ponto de partida a dcada de 40, verificamos certas caractersticas nas propagandas de alimentos, com a utilizao de um nmero maior de imagens em preto e branco em relao as coloridas, sendo imagens com a utilizao de desenhos, poucas com fotografias. Imagens com pessoas de origem eurocntrica, nenhuma imagem nas fontes analisadas que se refere a alimentao com alguma pessoa afro-descendente ou de etnia indgena. Viso da mulher sempre retratada como dona de casa, portanto aquela que deve se preocupar com a alimentao dos filhos e do marido, sendo que a partir desta observao podemos notar traos de uma sociedade altamente machista (figura: 9 e 11). Surgem uma gama vasta de produtos estadunidenses no Brasil, como a Coca-Cola, ou seja, a expanso do mercado de consumo do EUA como acessrio das alianas polticas e militares reforada pelo slogan ao rodap do cartaz: Unidos Hoje, Unidos Sempre (figura: 6). Analisando em especial, por um breve momento, esses anncios de refrigerante, est de certo modo sugerido que a Coca-Cola como sendo uma soluo que pode ser denominada artificial (possuindo elementos naturais), no se igualando a gua, mas tem a inteno de substitu-la, como liquido mais adequado para hidratao: antes e depois do seu esporte favorito no h coisa mais natural do que deleitar-se com uma Coca-Cola bem fria , vemos tambm que na imagem pessoas jogando tnis, e a cor verde predominante na imagem, o que ilustra a necessidade de dar um aspecto naturalista um produto tremendamente composto de substncias artificiais (figura 13). Neste perodo tambm o crescimento da propaganda de alimentos enlatados, como resqucio do esforo de guerra, onde nos pases envolvidos diretamente na Segunda Guerra Mundial, e o conseqente ps-guerra, o racionamento de determinados gneros alimentcios havia se tornado uma poltica de Estado, bem como a logstica de fornecimento de vveres consumidos nos fronts (figura: 5

7). A divulgao de alimentos industriais, assim como de novos produtos que iam lentamente surgindo no mercado, como sorvetes, est relacionada com introduo de novos hbitos alimentares com as propagandas (figura: 10). A propaganda trabalha na direo de convencer o consumidor a substituir os alimentos que podem ser classificados como naturais (legumes, verduras, frutas) por alimentos industriais. Ainda que, o recorte histrico da oficina seja a dcada de 40 at meados da dcada de 80, no poderamos deixar de citar o incio desse processo, como fizemos acima, pois foi nesse perodo que a burguesia mundial sentiu a necessidade de expanso imperialista j que seus mercados internos no lhe eram mais satisfatrios e a necessidade de produo impunha-os novos mercados em novos horizontes. No obstante, essa necessidade requeria novas formas de explorao, novos investimentos, claro, atravs de bancos estatais e, mais claro ainda, como hoje em dia, baseado no dinheiro pblico, e novas tcnicas de impor, em particular, a massa trabalhadora, novos hbitos de consumo, novas necessidades de compras, cujo objetivo, era, evidente, ampliar seu mercado de consumo j que comeava a esgotar-se os mercados consumidores estadunidense e europeu. A Amrica, a sia e a frica eram as novas trincheiras a serem exploradas pela indstria imperial estadunidense e europeia. A lgica capitalista de destri e constri, logo foi colocada em prtica, com o auxlio da burguesia alem, italiana e japonesa, que tambm queriam expandir seus mercados e as burguesias aliadas que, outrossim, tinham os mesmos interesses e, portanto, antagnicos, iniciaram a luta por esses mercados.

5. PLANEJAMENTO DE AULAS:

Aula Apresentao da Oficina e Aula expositiva: Histria da Publicidade 1 Aula Atividade: Anlise da Sociedade Brasileira na Atualidade, atravs da Publicidade, 2 com leitura e observao de jornais, revistas e cartazes atuais. Aula Atividade: Anlise de materiais publicitrios, selecionados e trazidos pelos alunos. 3 Aula Debate: A Publicidade e a Sociedade Brasileira na Atualidade 4 Aula Atividade: Criao de Redao sobre Publicidade e Sociedade 5 Aula Aula Expositiva: Histria do Brasil Dcada de 40 6

6 Aula Atividade: Anlise de materiais publicitrios especficos sobre alimentao na dcada 7 de 40, trazidos pelo professor. Aula Debate: A Publicidade e a Sociedade Brasileira na dcada de 40 8 Atividade: Criao de Redao sobre Publicidade,Alimentao e Sociedade nos anos 40 Aula Aula Expositiva: Histria do Brasil Dcada de 60 9 Aula Atividade: Anlise de materiais publicitrios sobre alimentao na dcada de 60, 10 trazidos pelo professor. Aula Debate: A Publicidade e a Sociedade Brasileira na dcada de 60 11 Atividade: Criao de Redao sobre Publicidade, Alimentao e Sociedade nos anos 60 Aula Aula Expositiva: Histria do Brasil Dcada de 90 12 Aula Atividade: Anlise de materiais publicitrios sobre alimentao na dcada de 90 , 13 trazidos pelo professor. Aula Debate: A Publicidade e a Sociedade Brasileira na dcada de 90 14 Atividade: Criao de Redao sobre Publicidade, Hbitos alimentares e Sociedade nos anos 60 Aula Atividade: Comparao e anlise geral dos materiais das dcadas de 40, 60 e 90 e 15 atual. Concluses sobre a Histria Social do Brasil nos perodos estudados. Aula Atividade: Criao de material publicitrio, com auxlio e superviso do professor 16 Aula Atividade: Criao de material publicitrio, com auxlio e superviso do professor 17 Aula Atividade: Organizao de exposio de murais com os cartazes histricos analisados 18 pelos alunos e tambm com os materiais criados pelos mesmos. Aula Exposio dos murais em evento aberto ao pblico 19 Aula Atividade: Encerramento da Oficina Debate geral com as observaes dos alunos 20 sobre as atividades desenvolvidas.

6. CONCLUSES Podemos concluir que a publicidade nessas trs dcadas so um retrato e uma consequncia da dcada de 20, assim como, se no, de aspectos generalizados da sociedade brasileira, pelo menos fornecem informaes importantes de ordem econmica e social, da luta de classes e de toda a forma de explorao capitalista vivenciada nessa poca. A publicidade que acompanha as transformaes histricas a mesma que, altamente flexvel, pode se adaptar as mudanas e buscar a mediao perfeita entre objeto de consumo e o consumidor, e a construo da necessidade de comprar. As legendas e imagens so bem trabalhadas e estas buscam se relacionar da melhor forma possvel com o objeto de compra. A propaganda trabalha com a ideia de ser a melhor entre as outras, e que o consumidor nem necessita verificar os seus malefcios, pois com a imagem que vende de positividade e benefcios o prejudicial no se encontra. Alm do mais, a propaganda pode tanto perpetuar como desconstruir esteretipos, como por exemplo a que coloca a imagem da mulher uma como dona de casa aquela que se encontra no lugar ideal por esta sociedade, e em outro momento ela que se preocupa com alimentao e padro de corpo perfeito. As populaes afrodescendentes e indgenas so excludas ou no aparecem nas propagandas de alimentos analisadas, mostrando como ainda vivemos em uma sociedade contraditria e preconceituosa. Tambm deixa-nos claro que pode se apropriar de toda e qualquer forma de ao desenvolvidas pelas massas como, por exemplo, o advento dos fanzines (oriundo da palavra inglesa fanatics magazines), muito utilizados pelos movimentos anarquistas, assim como, pelos panfletos, utilizados por dcadas como forma de propaganda do movimento operrio de uma forma geral e hoje largamente utilizados pela indstria da construo civil, indstria automobilstica, pizzarias delivery, entre outros servios, como forma de propagandear seus servios e produtos. Isso mostra a fora do mercado e de como ele age, ou seja, de forma mutante e avassaladora, obrigando-nos a consumir um Big Mac, ir ao Shopping para comprar roupas de marca x ou y, e, inclusive, portarmo-nos de maneira a reconhecer esses produtos como de nossa primeira necessidade quando ,na verdade, no passa de um fetiche utilizado para suprir a necessidade de consumo de uma multinacional que necessita de um determinado nmero de produtos produzidos e inseridos no mercado para suprir suas necessidades de lucro e, no, como fazem crer, a necessidade humana de sobreviver!

You might also like