You are on page 1of 25

Prof.

Renato Lins Pires

Conceito e definio
OECD - Organization for Economic Co-Operation and Development: A aplicao dos princpios da cincia e da engenharia no tratamento de materiais por agentes biolgicos na produo de bens e servios (1982). OTA Office of Technology Assessment: Biotecnologia, de uma forma abrangente, inclui qualquer tcnica que utiliza organismos vivos (ou partes deles) para obter ou modificar produtos, melhorar plantas e animais, ou desenvolver microrganismos para usos especficos (1984).

Conceito e definio
EFB - European Federation of Biotechnology: Uso integrado da bioqumica, da microbiologia e da engenharia para conseguir aplicar as capacidades de microrganismos, clulas cultivadas animais ou vegetais ou parte dos mesmos na industria, na sade e nos processos relativos ao meio ambiente (1988). Biotechnology Industry Organization: em sentido amplo, Biotecnologia e "bio" + "tecnologia", isto e o uso de processos biolgicos para resolver problemas ou fazer produtos uteis

Conceito e definio

reas de Aplicao
Etanol, biogs e outros combustveis (a partir de biomassa). Butanol, acetona, glicerol, cidos, vitaminas etc. Numerosas enzimas para outras industrias (txtil, de detergentes etc.). Recuperao de petrleo, biorremediao (tratamento de guas servidas e de lixo, eliminao de poluentes). Adubo, silagem, biopesticidas, biofertilizantes, mudas de plantas livres de doenas, mudas de arvores para reflorestamento. Plantas com caractersticas novas incorporadas (transgnicas): maior valor nutritivo, resistncia a pragas e condies de cultivo adversas (seca, salinidade, etc.). Embries, animais com caractersticas novas (transgnicos), vacinas e medicamentos para uso veterinrio e humano. Panificao (Paes e biscoitos), laticnios (queijos, iogurtes e outras bebidas lcteas), bebidas (cervejas, vinhos e bebidas destiladas) e aditivos diversos (shoyu, monoglutamato de sdio, adoantes etc.); protena de clula nica (PUC) para raes, alimentos de origem transgnica com propriedades novas. Antibiticos e medicamentos para diversas doenas, hormnios, vacinas, reagentes e testes para diagnostico, tratamentos novos etc.

ENERGIA

INDSTRIA
MEIO AMBIENTE AGRICULTURA

PECURIA ALIMENTAO

SADE

Histrico
Preparao e conservao de alimentos e bebidas por fermentao (po, queijo, cerveja, vinho e vinagre); cultivo de plantas (batata, milho, cevada, trigo etc.); domesticao de animais; tratamento de infeces (com produtos de origem vegetal tais como p de crisntemo e derivados de soja com fungos).

ANTIGUIDADE

IDADE MEDIA (Sculo XII)

Destilao do lcool.

Histrico

IDADE MODERNA Sculo XVI

Sculo XVII

Sculo XVIII

Cronistas registram a colheita de algas para alimentao, nos lagos de Mxico, pelos astecas. Inicio da produo comercial de cerveja; extrao de metais por ao microbiana na Espanha; cultivo de fungos na Franca; Hooke descobre a existncia de clulas (1665). Invento da maquina a vapor (1752). Entre 1750 e 1850, aumenta o cultivo de leguminosas na Europa e se difunde a pratica de rotao de cultivos que aumenta a produtividade e melhora o uso da terra.

Histrico
Jenner inocula uma criana com um vrus que o protege contra a varola. Appert utiliza o calor para esterilizar e conservar comida, processo que ser utilizado nas campanhas napolenicas. Schleiden, Schwann e Virchow enunciam a teoria celular. Pasteur inventa um processo para conservar alimentos sem alterar suas propriedades organolpticas (Pasteurizao, 1863), derruba a teoria da abiognese (1864), investiga as doenas do bicho-da-seda (1865), identifica a levedura como o agente responsvel pela fermentao alcolica (1876), usa microrganismos atenuados para obter vacinas contra o antraz e a clera (1881), faz os primeiros testes de uma vacina contra a raiva (1881). Paralelamente, Koch inicia o desenvolvimento de tcnicas fundamentais para o estudo dos microrganismos (1876), e enuncia quatro postulados sobre os agentes infecciosos como causa de doenas. Em 1865 Mendel apresenta o seu trabalho Experincias de hibridizao em plantas.

IDADE CONTEMPORANEA 1797 1809 1835 a 1855

1863 a 1886

Histrico
Inaugurao em Paris do Instituto Pasteur. Descoberta do vrus do mosaico do tabaco; introduo do trator na agricultura. Buchner mostra que enzimas extradas da levedura podem transformar acar em lcool. Primeiro transplante de um rgo: o rim de um cachorro a outro cachorro. Redescobrimento das leis da hereditariedade, j enunciadas por Mendel em 1865, porem esquecidas. O primeiro transplante de crnea se realiza com sucesso; isto porque a crnea no tem antgenos. Ehrlich descobre o primeiro agente quimioterpico, chamado Salvarsan, que ser utilizado contra sfilis. Em Manchester, na Inglaterra, comeam a ser introduzidos os sistemas de purificao de esgoto baseados na atividade microbiana.

1887 1892 1897

1899
1900 1905 1906 1910

Histrico
Rhom obtm a patente de uma preparao enzimtica para a lavagem de roupas; Weizmann consegue a produo de acetona e butanol por microrganismos. Morgan publica Mechanism of Mendelian Heredity. Imobilizam-se as enzimas, uma tcnica que facilita sua utilizao em processos industriais. Morrem de gripe espanhola mais de vinte milhes de pessoas, um numero de vitimas superior ao da Primeira Guerra Mundial. Constroem-se biodigestores para a produo de metano (China e ndia). O engenheiro agrcola hngaro Ereky utiliza pela primeira vez a palavra biotecnologia.

1912 a 1914 1915

1916

1918

1919

Histrico
Muller descobre que os raios X causam mutaes. F. Griffith descobre a transformao, isto e a transferncia de informao gentica de uma linhagem bacteriana a outra. Comercializao do milho hibrido obtido a partir de sementes de um milho mais produtivo. Obteno de acido ctrico por fermentao. Na Franca, produo comercial de um biopesticida (Bacillus thuringiensis). Avanos na mecanizao do trabalho agrcola. Produo em grande escala da penicilina (descoberta por Fleming em 1928, desenvolvida por Florey e Chain).

1927 1928
1933

1936 1938
1940 a 1950 1944

Histrico
Inseminao artificial de gado utilizando smen congelado. Descoberta da presena de genes salta trios no milho por Barbara Mc Clintock. Watson e Crick propem um modelo da estrutura do ADN Reinart regenera plantas de cenoura a partir de uma cultura de clulas (calo). Aumento da produo de acido lctico, acido ctrico, acetona e butanol por via fermentativa. Descoberta do cdigo gentico. Desenvolvimento de uma protease alcalina para uso em sabes para a lavagem de roupas pela empresa dinamarquesa Novo. Plantio de novas variedades de trigo mais produtivas, no Mxico, dando inicio ao que ser chamado de Revoluo Verde. Primeiro transplante de corao, na frica do Sul. O paciente sobrevive 18 dias. Produo industrial de aminocidos utilizando enzimas imobilizadas.

1951

1953 1959 1960 1961

1962 1967 1968

Histrico
Havendo desenvolvido tcnicas de corte e reunio do DNA, Cohen e Boyer transferem um gene a um organismo de outra espcie. Lanado no Brasil o programa de produo de lcool a partir de biomassa (ProAlcool) Kohler e Milstein desenvolvem a tecnologia de hibridomas e obtm anticorpos monoclonais. A empresa Novo produz xarope com alto contedo de frutose por via enzimtica como adoante alternativo a sacarose. A Conferencia de Asilomar pede ao National Institute of Health (NIH) que sejam estabelecidas normas para a regulao dos experimentos com DNA-recombinante, o que acontecera meses mais tarde. Utilizao da tcnica de hibridizao molecular no diagnostico pr-natal da alfa talassemia. Genentech, Inc., a primeira empresa biotecnolgica, fundada um ano antes por Boyer e Swanson, ontem a protena somatostatina (hormnio de crescimento) mediante a tecnologia do DNA-recombinante. Nasce na Inglaterra Louise Brown, o primeiro bebe de proveta. Produo do hormnio de crescimento humano, utilizando a tecnologia do DNArecombinante.

1973

1975

1976

1978

1979

Histrico
A Suprema Corte de Justia dos Estados Unidos aprova o principio de patentes para as formas de vida de origem recombinante. As primeiras patentes so de Chakrabarty, para um microrganismo para biorremediao de petrleo, e de Cohen e Boyer, pelo processo de 1973. Mullis inventa a tcnica da Reao em Cadeia de Polimerase (PCR) cuja patente ser obtida por Cetus, Inc. em 1985 e vendida em 1991 a Hoffman-LaRoche, Inc. por 300 milhes de dlares. Obteno da primeira planta geneticamente modificada. Obteno da primeira linhagem de clulas-tronco de camundongo. A insulina humana de origem recombinante da Genentech, Inc. e comercializada. Uma licena ser obtida mais tarde pela empresa Ely Lilly, que a vendera com o nome de HumulinaR. A primeira vacina de DNArecombinante para o gado e comercializada na Europa. Realizam-se as primeiras experincias de Engenharia Gentica em plantas (petnia). Syntex Corporation recebe a aprovao da Food and Drug Administration (FDA) de um teste para Chlamydia trachomatis baseado na utilizao de anticorpos monoclonais. Isolado o vrus HIV no Instituto Pasteur (Franca) e no NIH (National Institute of Health, Estados Unidos).

1980

1981 1982

1983


1984

Histrico
Jeffrey introduz a tcnica do Fingerprint (impresses digitais), que, um ano depois, ser utilizada pelos tribunais para a identificao de suspeitos. Clonagem e sequenciamento do genoma do HIV pela empresa Chiron Corp. A Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos aprova a liberao de plantas de tabaco transgnicas. Um grupo de especialistas em segurana em Biotecnologia da Organizao para a Cooperao Econmica e o Desenvolvimento (OECD) declara que a previsibilidade das mudanas genticas obtidas por Engenharia Gentica e freqentemente maior que a correspondente as tcnicas tradicionais, e que os riscos associados com organismos transgnicos podem ser avaliados do mesmo modo que os riscos associados aos outros organismos. Aprovada a primeira vacina biotecnolgica para uso humano, trata-se de Recombivax-HB, contra a hepatite B.

1986


1987

Histrico
Advanced Genetic Sciences libera em campo bactrias DNArecombinante (Frostban) que inibem a formao de gelo nos cultivos de morango, na Califrnia; a FDA aprova o fator ativador de plasminogenio, obtido por engenharia gentica, para o tratamento de ataques cardacos. A Universidade de Harvard obtm a patente de um rato transgnico desenvolvido especialmente para o estudo do cncer; na mesma dcada, os europeus obtero a patente de outro rato transgnico, sensvel a substancias carcinognicas. Genencor International Inc. obtm a patente de um processo que permite obter enzimas (proteases) resistentes a alvejantes (processo bleach) para a fabricao de sabes para a lavagem de roupa.

1988

Histrico
Com a criao do National Center for Human Genome Research se inicia o mapeamento do genoma humano. Primeira experincia de terapia gnica para uma doena rara (ADA) em uma menina de quatro anos. Pfizer comercializa ChyMax TM, uma enzima de origem recombinante para a preparao de queijos. GenPharm International, Inc. consegue uma vaca transgnica que produz no leite protenas humanas para alimentao infantil. A Universidade da Califrnia (UCSF) e a Universidade de Stanford contabilizam 100 patentes relativas ao DNA-recombinante. Uma tcnica, elaborada por cientistas americanos e britnicos, permite testar anormalidades como a fibrose cstica e a hemofilia em embries in vitro. A FDA declara que os alimentos de origem transgnica no demandam uma regulao especial. Aprovada a utilizao do hormnio de crescimento bovino rBGH/rBST, produzido por Monsanto Co., para aumentar da produo de leite. Lanamento no mercado do tomate FlavSavrR, que, devido a inativao de um gene, amadurece na planta.

1989 1990

1992

1993

1994

Histrico
Decifrado o primeiro genoma de uma bactria, Haemophilus influenzae. 1996 Seqenciado o primeiro genoma de um organismo eucarionte, a levedura Saccharomyces cerevisiae. Desenvolve-se o primeiro GeneChip (Stanford, Affymetrix). Nascem Dolly, uma ovelha clonada, e, meses mais tarde, uma segunda ovelha, Polly, clonada e geneticamente modificada. Os cultivos transgnicos so introduzidos em vrios pases. Contabilizam-se mais de 1.500 empresas de Biotecnologia nos Estados Unidos e mais de 3.000 no mundo. clulas-tronco embrionrias so utilizadas para regenerar tecidos. Sequenciamento do primeiro genoma animal, o verme Caenorrabditis elegans. Isolada a primeira linhagem de clulastronco embrionrias humanas. Sequenciamento do primeiro cromossomo humano. Pesquisadores descobrem que as clulas-tronco podem ser induzidas a se diferenciar em diversos tipos celulares.

1995

1997

1998

1999


2000

Histrico
O rascunho do sequenciamento do genoma humano e anunciado simultaneamente por Collins, do Consorcio do Genoma Humano, e Venter, da Celera Inc. Sequenciados tambm o genoma da mosca Drosophila melanogaster, o primeiro genoma de uma planta (Arabidopsis thaliana) e, no Brasil, o de uma bactria que ataca os ctricos (Xylella fastidiosa). O rascunho do sequenciamento do Genoma Humano e publicado simultaneamente nas revistas Science e Nature. Sequenciamento do genoma de plantas de interesse agronmico para os pases em desenvolvimento (arroz, banana). Sequenciamento do genoma de bactrias de importncia agronmica. Obteno de clulas sanguneos a partir de clulas-tronco embrionrias. Completados o rascunho do proteoma funcional da levedura e o sequenciamento do genoma do agente e do vetor transmissor da malaria. Identificam-se mais de 200 genes envolvidos na diferenciao das clulastronco. Descoberta da participao de molculas de RNA na regulao de vrios processos celulares. Em diversos pases inicia-se a utilizao de clulas-tronco adultas para o tratamento experimental de diversas doenas (leucemia, mal de Chagas, diabetes e anemia falciforme).

2001

2002

Histrico
A venda, como mascote, do GloFish, um peixe transgnico que brilha na escuridao, originalmente criado para detectar poluentes. Clonagem de vrios tipos de animais e de espcies ameacadas de extincao. Seqenciado o genoma do frango. Um grupo de pesquisadores coreanos anuncia a obtencao de uma linhagem de clulastronco embrionrias pluripotentes, apos uma transferncia nuclear; descobrindo-se mais tarde que este resultado era uma fraude. Novos medicamentos e testes de diagnsticos entram no mercado. A Alemanha aprova os primeiros cultivos de plantas transgnicas. Publicado o genoma da vaca. Obteno de clulas-tronco a partir de clulas da pele. Videiras geneticamente modificadas so testadas na frica do Sul. O grupo de pesquisadores liderado por S. Yamanaka consegue induzir a pluripotencialidade celular introduzindo, mediante um vetor viral, quatro genes em clulas somticas murinas.

2003

2004

2005

2006

Histrico
As autoridades europias de segurana alimentar concluem que os genes marcadores de resistncia aos antibiticos no apresentam riscos relevantes para a sade humana ou animal nem para o meio ambiente. Pesquisadores japoneses desenvolvem a primeira rosa azul, geneticamente modificada. Cultivam-se plantas transgnicas em 25 pases, includos sete da Unio Europia. Yamanaka anuncia a obteno de clulas pluripotentes induzidas utilizando um plasmdeo como vetor. Pesquisadores canadenses e britnicos conseguem reprogramar clulas da pele, murinas e humanas, utilizando um transposon como vetor de um pacote de quatro genes.

2007

2008

2009

Histrico
Primeira Gerao
Produo de bens alimentares como po, vinho, queijos e outros alimentos fermentados Aumento da vida de prateleira dos produtos obtidos por processos fermentativos quando em comparao com as matrias primas que lhes originaram

Histrico
Segunda Gerao (Biotecnologia Vermelha, dcada de 1940)
Introduo da Penicilina, que comea a ser produzida em larga escala Produo de enzimas e vitaminas a partir do uso de microrganismos, alm de novos antibiticos naturais e semi-sintticos

Histrico
Terceira Gerao
Inicia-se na dcada de 1970, com a chamada Engenharia Gentica O termo biotecnologia passa a ser de uso comum na sociedade Tcnicas de DNA recombinante permitem colocar um fragmento genmico de interesse num hospedeiro, abrindo a possibilidade de combinar sequncias de DNA de seres diversificados

You might also like