You are on page 1of 8

Universidade Federal de Viosa Departamento de Cincias Sociais Disciplina: CIS 130 Antropologia I Semestre: 2012.

.1 Docente: Douglas Mansur da Silva Discentes: Pedro (69499), Bruna (74540), Gabriela (74521), Matheus (67411), Layssa (65526), Renato (64472) e Joo (66857)

Estudo dirigido
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico, 21 edio. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 2007. pp 09-63

1 De acordo com os exemplos citados no livro, como se percebeu e se explicou, ao longo do tempo, a diversidade de comportamentos do homem em sociedade? O primeiro homem que se tem notcia a ter uma vaga noo desta diversidade humana foi Confcio, no sculo IV a.C. quando afirmou A natureza dos homens a mesma, so os seus hbitos que os mantm separados. A partir da foram diversos os homens que se preocuparam com os diferentes comportamentos existentes em diversos povos, Herdoto (484-424 a.C.), Tcito (55-120), Marco Polo (1254-1324), Padre Jos de Anchieta (1534-1597) e Montaigne (1533-1572), s para citar alguns exemplos. Quase todos esses, puderam observar diferentes povos a partir de viagens expedicionrias que eram comuns durante o expansionismo europeu. Essas viagens foram s primeiras formas de se fazer etnografia e a partir delas que o homem pode perceber a diversidade entre seus semelhantes (no sentido de raa, homo sapiens). Assim, vemos que desde a Antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenas de comportamento dos homens. E as primeiras formas de explicao partiram das variaes de ambientes fsicos e posteriormente de questes biolgicas, que com o desenvolvimento das escolas antropolgicas, mostram-se prerrogativas errneas.

2 O que o determinismo biolgico e com que argumentos o autor procura descartar este tipo de tese? O determinismo biolgico um complexo de ideias que atribui a determinadas capacidades humanas a origem inata, gentica. Foi atravs dele, que o conceito de diferentes raas humanas ganhou fora e produziu regimes totalitaristas como o nazismo. Tais ideias esto presentes nosso cotidiano mais do que pensamos, por exemplo: quantas vezes j ouvimos falar que os judeus so avarentos? E o jeitinho-brasileiro? E a inteligncia avanada do povo nrdico que se sobrepe a inteligncia dos negros? Como bem ressalta Laraia, h muito tempo a Antropologia rejeita tais rtulos e afirma que as diferenas genticas no so determinantes para explicar os diferentes tipos de comportamento e cultura entre os grupos humanos. A espcie humana se diferencia fisiologicamente por meio do dimorfismo sexual, mas incorreto afirmar que tal diferenciao seja justificativa para possveis diferenas comportamentais entre pessoas de sexos opostos. A famosa frase da filsofa francesa Simone de Beauvoir ilustra bem o que acabamos de falar Ningum nasce mulher, torna-se mulher. Assim, percebemos que o comportamento do indivduo depende de um aprendizado, de um processo simblico que a Antropologia chama de endoculturao. 3 O que determinismo geogrfico e com que argumentos o autor procura descartar este tipo de tese? Tal determinismo se pauta na ideia de que lugares geograficamente distintos determinam o comportamento e as prticas de determinado grupo humano, por exemplo, quem vive em regies tropicais age e vive de forma diferente daquele que vive em regies temperadas e frias, tal diferena no jeito de agir e viver, segundo essa linha de raciocnio, se d principalmente pela variao topogrfica, climtica, geolgica e etc. Somente a partir da segunda dcada do sculo passado que antroplogos comearam a refutar esse determinismo, sendo Franz Boas o que mais obteve destaque. Boas diz que apesar do fator geogrfico exercer uma pequena influncia na cultura, ele por si s, no um determinante dos fatores culturais, Boas vai mais alm dizendo que perfeitamente possvel existir duas comunidades em um mesmo ou semelhantes espaos geogrficos, que so completamente distintas entre si. No livro, Laraia d o exemplo dos Lapes e dos Esquims, povos que habitam a calota polar norte, ou seja, vivem em espaos geogrficos bem semelhantes e, no entanto, vemos que os grupos possuem prticas bastante distintas se comparadas umas com as outras. Com isso, nos fica claro que no possvel aceitar a ideia de uma ao mecnica das foras naturais sobre uma humanidade puramente receptiva, hoje a Antropologia afirma que a cultura age seletivamente e no casualmente sobre o meio ambiente.

4 Explique o conceito de cultura desenvolvido por Tylor e explicite as crticas que lhe foram dirigidas por Franz Boas. Em 1871 em um livro chamado Primitive Culture, Edward Tylor (1832-1917) cunhou pela primeira vez o termo culture e o definiu da seguinte forma tomado em seu amplo sentido etnogrfico esse todo complexo que inclui conhecimentos, crenas artes, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Com tal definio, ele agrupou em uma s palavra todas as possibilidades de realizao humana, ressaltou o carter do aprendizado humano em oposio ideia da aquisio inata e ainda procurou demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemtico, pois trata-se de um fenmeno que possui causas e regularidades. curioso observar que Tylor ao definir cultura, cunha o termo no singular. Essa observao, que a priori, pode parecer algo sem p e nem cabea, faz toda a diferena ao se debater cultura e foi o principal paradigma da Antropologia ao final do sculo XIX e incio do sculo XX. Ao definir cultura no singular, Tylor nos mostra uma ideia que era bastante comum em sua poca, a ideia de evoluo, afinal, nesta poca, a Europa estava sob a efervescncia das ideias de Charles Darwin em sua celebre obra A Origem das Espcies. Podemos perceber essa ideia evolucionista em Tylor lendo o seguinte trecho Por um lado, a uniformidade que to largamente permeia entre as civilizaes pode ser atribuda, em grande parte, a uma uniformidade de ao de causas uniformes, enquanto, por outro lado, seus vrios graus podem ser considerados como estgios de desenvolvimento ou evoluo.... O trecho reflete no somente um pensamento isolado do autor, mas sim uma tendncia de toda a Antropologia da poca. Assim, uma das tarefas da Antropologia seria a de estabelecer, grosso modo, uma escala de civilizao, ou seja, colocando a Europa em um dos extremos, as tribos selvagens no outro e o restante da humanidade entre esses dois pontos. Ai percebe-se claramente a ideia do etnocentrismo ou eurocentrismo (Seu mundo, sua comunidade como modelo de perfeio). Um dos primeiros antroplogos a reagir ao evolucionismo, como j dito, foi Franz Boas ao lanar seu mtodo comparativo. Boas desenvolve boa parte da sua crtica ao evolucionismo no artigo The Limitation of the Comparative Method of Anthropology, em tal artigo, ele prope a Antropologia execuo de duas tarefas: 1) A reconstruo da histria de povos ou regies particulares; 2) A comparao da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis. Alm disso, Boas desenvolve algo que vai ser primordial para a Antropologia, o particularismo histrico. Essa teoria vai dizer que cada

cultura segue seus prprios caminhos em funo dos diferentes eventos histricos que enfrentou. A partir disso, pensar em evoluo cultural s faz sentido quando ocorre multilinearmente. 5 Explicite as teses de Alfred Kroeber segundo as quais o homem pode ser considerado um animal superorgnico. Alfred Kroeber (1876-1960) vai dizer primordialmente que graas cultura, o homem se distanciou do mundo animal, e mais, que o homem passou a estar acima das suas limitaes orgnicas. Laraia, visando fundamentar a teoria construda por Kroeber, vai dizer que uma das caractersticas fundamentais da civilizao ocidental a formulao de antteses complementares, um equilbrio de contrrios que se excluem. Uma dessas antteses o orgnico e o social, ou, cultural. Assim, uma das preocupaes de Kroeber justamente evitar a confuso, ainda comum, entre o orgnico e o cultural. Ele vai dizer que inegvel a dependncia do ser-humano do seu equipamento biolgico, o homem precisa satisfazer necessidades como a alimentao, sono, vida sexual e etc. Mas, embora essas necessidades sejam inerentes a toda espcie humana, a forma de satisfaz-las varia em cada cultura. As formas como determinadas tribos indgenas se alimentam so bens distintas da forma como ns, ocidentais, urbanos, nos alimentamos, as prticas sexuais, so executadas e possuem distintos significados em diversas cultura, enfim, so diversos os exemplos que poderamos usar para ilustrar as diferentes funes sociais de necessidades inatas. 6 Com que argumentos Alfred Kroeber refuta a ideia de que os gnios, assim como as aptides especficas teriam origem biolgica? Kroeber vai dizer que um dos pontos da noo de cultura que mais contraria o pensamento do senso-comum a crena nas qualidades adquiridas graas herana gentica. Quantas vezes j ouvimos algum falar que tem a medicina no sangue? Ou que fulano tem dom para msica assim como seu pai e av? Kroeber vai refutar tais impresses da vida ordinria e nos diz que o homem resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele herda um elevado nmero de conhecimentos e experincias de geraes anteriores que construram e moldaram a cultura na qual est inserido, assim, a manipulao adequada e criativa de tal patrimnio cultural o que gera as inovaes e invenes, no sendo estas uma ao isolada de um gnio, mas sim de toda uma construo coletiva.

No livro temos vrios exemplos de como tais aptides no se desenvolvem por questes genticas e sim por questes sociais e histricas. Se Santos Dumont (1873-1932) no pertencesse a uma aristocracia local e no tivesse dinheiro para deixar o interior de Minas Gerais e ir estudar em Paris, provavelmente no teria tido as condies materiais para inventar o avio, ou seja, por mais que ele tivesse um intelecto desenvolvido, em uma pequena cidade de Minas, ele no teria a menor possibilidade de inventar o avio, assim, foram as condies histricas e sociais que determinaram tal ato e no apenas sua inteligncia. 7 Por que o ser humano pode ser considerado um animal predominantemente cultural e no instintivo, a ponto de a cincia refutar teses, por exemplo, como a do instinto materno ou a do instinto filial? Como Laraia nos informa, um dos paradigmas primordiais da Antropologia a conciliao da unidade biolgica e a grande diversidade cultural da espcie humana. Com o desenvolvimento das escolas antropolgicas, hoje nos possvel afirmar que as prticas de vrios grupos humanos so eminentemente histricas e sociais e no genticas como se pensava anteriormente. Uma das cientistas sociais contemporneas que nos ajuda a entender a diferena entre comportamento cultural e comportamento inato a Cristina Costa, que em seu livro Introduo cincia da sociedade diz que os animais s possuem instintos, todas as suas prticas so originrias de uma carga gentica, por outro lado, o homem alm do instinto possui a capacidade do aprendizado. Segundo C. Costa, o aprendizado humano decorre da capacidade de criar um sistema de smbolos, que permite transmitir conhecimentos, como por exemplo, a linguagem. No livro, Laraia nos fornece diversos exemplos que refutam as ideias de instinto materno e filial, como o caso dos esquims que deixam seu pai para ser devorado por ursos e acreditam que ao comer a carne deste urso, o pai retornar ao seio da comunidade e fazem isso sem qualquer tipo de remorso. Tambm temos o exemplo de tribos indgenas que cometem infanticdio, porque acreditam que mais de 2 filhos por mulher, vai criar um desarmonia na tribo, logo, o 3 filho tem que ser sacrificado, assim como os esquims, os indgenas praticam tal ato com muita naturalidade. Esses exemplos nos mostram que ser me e ser filho, so construes culturais que perpassam os laos sanguneos.

8 Por que a cultura pode ser considerada como um processo cumulativo? As prticas humanas no brotam do nada, tem origens e histria. Os homens de uma determinada cultura herdam das geraes anteriores um conjunto de conhecimentos e experincias, conjunto esse que ir ser determinante nas prticas, crenas e demais realizaes da sociedade contempornea. Assim, possvel entender a cultura como um processo cumulativo de conhecimento que atravs da endoculturao e de um sistema de smbolos so transmitidos (os conhecimentos) gerao ps-gerao em cada cultura. Este processo limita ou estimula as aes criativas de cada indivduo e faz rodar o processo de transformao de uma determinada cultura.

9 Explicite as diferentes teses cientficas, detalhadas no livro, para o surgimento da cultura. A primeira tese que Laraia nos apresenta no livro da que o desenvolvimento do crebro humano se deu a partir da vida arborcola do homem, onde o faro perdeu muito da sua importncia e possibilitou o desenvolvimento de uma viso estereoscpica. Esta, combinada com a capacidade de usar as mos abriu um mundo tridimensional para os primatas, inexistente para qualquer outro mamfero, tal tese foi desenvolvida por Richard Leackey e Roger Lewin. David Pilbeam vai atribuir o bipedismo como capacidade nica dos primatas entre os mamferos, pare ele tal capacidade veio de processos evolutivos e seletivos naturais. Kenneth P. Oakley destaca a importncia da habilidade manual, possibilitada pela posio erecta, que proporcionou mais estmulos ao crebro com o consequente desenvolvimento da inteligncia humana. A cultura seria, ento, o resultado de um crebro mais volumoso e complexo. Passando mais especificamente para o campo da Antropologia Social, LviStrauss vai dizer que a cultura surgiu no momento em que o homem comeou a se normatizar e criou a primeira regra. Para ele, esta norma seria a proibio do incesto, padro de comportamento comum a todas as sociedades humanas. Leslie White, antroplogo norte-americano contemporneo, considera que a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o crebro foi capaz de gerar smbolos. Assim, vimos algumas explicaes sobre o aparecimento da cultura. Explicaes de natureza fsica ou social. Algumas delas tendem a admitir que a cultura apareceu de repente, como um verdadeiro salto na natureza humana. Pensar dessa forma implica em aceitar um ponto crtico, que entender que a cultura surgiu subitamente, um salto quantitativo na filogenia dos primatas. Esse ponto crtico, mais do que acontecimento extraordinrio , atualmente, considerado uma impossibilidade cientfica, a natureza no age por saltos! O

conhecimento cientfico atual est convencido de que a passagem da natureza para a cultura foi algo contnuo e incrivelmente lento. Clifford Geertz nos mostra em seu artigo A transio para a humanidade como a paleontologia humana demonstrou que o corpo humano formou-se aos poucos. Por fim, podemos entender que a cultura desenvolveu-se, pois, simultaneamente com o prprio equipamento biolgico e , por isso mesmo, compreendida como uma das caractersticas da espcie, ao lado do bipedismo e de um elevado volume cerebral. 10 Com base nas respostas acima dadas, discuta por que o autor afirma no incio do texto que um dos maiores dilemas da Antropologia seria a conciliao da unidade biolgica e a grande diversidade cultural da espcie humana? Podemos perceber durante as 62 laudas do texto, que desde a Antiguidade at a contemporaneidade, teses antagnicas se defrontam na tentativa de solucionar o dilema enunciado. Ainda hoje, defender e argumentar o relativismo cultural uma atividade que sempre encontrar opositores. Ainda muito recorrente no pensamento do senso-comum, ideias que atribuem determinadas caractersticas ou capacidades humanas a adventos biolgicos e genticos. A oposio entre o inato X aprendido perpassa por um debate que envolve desde concepes cientficas at vises religiosas e de ordem moral. Outro fator que colabora para a manuteno de tal dilema o fato de que ainda hoje a Antropologia no chegou a um consenso na definio de cultura. No ltimo captulo do texto, Laraia nos apresenta trs vises diferentes de cultura que a Antropologia moderna traz consigo: 1 Cultura como um sistema adaptativo 2 Cultura como sistemas estruturais 3 Cultura como sistemas simblicos Estas trs abordagens fazem parte de uma teoria idealista de cultura. Assim, podemos perceber que tal dilema se manter por um bom tempo, pois, como bem ressalta Laraia uma compreenso exata do conceito de cultura significa a compreenso da prpria natureza humana, tema perene da incansvel reflexo humana. Assim, no final desta primeira parte, s nos resta afirmar mineiramente como Murdock (1932): Os antroplogos sabem de fato o que cultura, mas divergem na maneira de exteriorizar este conhecimento (p.62). Viosa Minas Gerais 27 de Maro de 2012

You might also like