You are on page 1of 3

LECIONRIO DOMINICAL ANO B DOMINGO DA PAIXO TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

JESUS, MESTRE DA JUSTIA, REI E MESSIAS


1 Leitura: A misso do Servo Sofredor 6 ... No escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam... 7 ... sei que no serei envergonhado Leitura do Livro do Profeta Isaas (Is 50,4-7)
4O

Evangelho: Jesus o Messias, o Filho de Deus

SENHOR Deus me deu lngua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhs, desperta-me o ouvido para que eu oua como os eruditos. 5 O SENHOR Deus me abriu os ouvidos, e eu no fui rebelde, no me retra. 6 Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; no escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam. 7 Porque o SENHOR Deus me ajudou, pelo que no me senti envergonhado; por isso, fiz o meu rosto como um seixo e sei que no serei envergonhado. Salmo responsorial: 22,7-8,16-17a,18-19,22-23; (R./1a) R. 1a Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
7 Todos

os que me vem zombam de mim; afrouxam os lbios e meneiam a cabea: 8 Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer. R.
16 Ces

me cercam; uma scia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mos e os ps. 17 Posso contar todos os meus ossos; R.
18 Repartem

entre si as minhas vestes e sobre a minha tnica deitam sortes. 19 Tu, porm, SENHOR, no te afastes de mim; fora minha, apressa-te em socorrer-me. R.
22 A

meus irmos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregao; 23 vs que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vs todos, descendncia de Jac; reverenciai-o, vs todos, posteridade de Israel. R. 2 Leitura: O Evangelho de Jesus Cristo 8 A si mesmo se humilhou... 9 Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira Leitura da Carta aos Filipenses: (Fl 2,6-11) ... Ele, subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhana de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente at morte e morte de cruz. 9 Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que est acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, Aclamao ao Evangelho: Fl 2,8-9 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente at morte e morte de cruz. 9 Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira...
6

O sofrimento de nosso Senhor Jesus Cristo segundo Marcos: (Mc 14,115,47: Texto completo)

1c ... Procuravam como o prenderiam, traio, e o matariam.


1

Dali a dois dias, era a Pscoa e a Festa dos Pes Asmos; e os principais sacerdotes e os escribas procuravam como o prenderiam, traio, e o matariam. 2 Pois diziam: No durante a festa, para que no haja tumulto entre o povo. 8 Ela... antecipou-se a ungir-me para a sepultura.
3 Estando ele em Betnia, reclinado mesa, em casa de Simo, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o blsamo sobre a cabea de Jesus. 4 Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdcio de blsamo? 5 Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denrios e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. 6 Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ao para comigo. 7 Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. 8 Ela fez o que pde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. 9 Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, ser tambm contado o que ela fez, para memria sua.

LECIONRIO DOMINICAL ANO B DOMINGO DA PAIXO TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F. DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

JESUS, MESTRE DA JUSTIA, REI E MESSIAS


10 ... Judas Iscariotes...foi ter com os principais sacerdotes... 11 Eles... lhe prometeram dinheiro E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. 11 Eles, ouvindo-o, alegraram-se e lhe prometeram dinheiro; nesse meio tempo, buscava ele uma boa ocasio para o entregar.
14b Onde o meu aposento no qual hei de comer a Pscoa com os meus discpulos?
12 E, no primeiro dia da Festa dos Pes Asmos, quando se fazia o sacrifcio do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discpulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Pscoa? 13 Ento, enviou dois dos seus discpulos, dizendo-lhes: Ide cidade, e vos sair ao encontro um homem trazendo um cntaro de gua; 14 segui-o e dizei ao dono da casa onde ele entrar que o Mestre pergunta: 10

E dizia: Aba, Pai, tudo te possvel; passa de mim este clice; contudo, no seja o que eu quero, e sim o que tu queres. 37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simo, tu dormes? No pudeste vigiar nem uma hora? 38 Vigiai e orai, para que no entreis em tentao; o esprito, na verdade, est pronto, mas a carne fraca. 39 Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras. 40 Voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados; e no sabiam o que lhe responder. 41 E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem est sendo entregue nas mos dos pecadores. 42 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima. 44b ... Prendei-o e levai-o com segurana
43 E logo, falava ele ainda, quando chegou Judas, um dos doze, e com ele, vinda da parte dos principais sacerdotes, escribas e ancios, uma turba com espadas e porretes. 44 Ora, o traidor tinha-lhes dado esta senha: Aquele a quem eu beijar, esse; prendei-o e levai-o com segurana. 45 E, logo que chegou, aproximando-se, disse-lhe: Mestre! E o beijou. 46 Ento, lhe deitaram as mos e o prenderam. 47 Nisto, um dos circunstantes, sacando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha. 48 Disse-lhes Jesus: Sastes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? 49 Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e no me prendestes; contudo, para que se cumpram as Escrituras. 50 Ento, deixando-o, todos fugiram. 51 Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lenol, e lanaram-lhe a mo. 52 Mas ele, largando o lenol, fugiu desnudo.

36

Onde o meu aposento no qual hei de comer a Pscoa com os meus discpulos?

E ele vos mostrar um espaoso cenculo mobilado e pronto; ali fazei os preparativos. 16 Saram, pois, os discpulos, foram cidade e, achando tudo como Jesus lhes tinha dito, prepararam a Pscoa. 18b ... Um dentre vs, o que come comigo, me trair. Ao cair da tarde, foi com os doze. Quando estavam mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vs, o que come comigo, me trair. 19 E eles comearam a entristecer-se e a dizer-lhe, um aps outro: Porventura, sou eu? 20 Respondeu-lhes: um dos doze, o que mete comigo a mo no prato. 21 Pois o Filho do Homem vai, como est escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermdio de quem o Filho do Homem est sendo trado! Melhor lhe fora no haver nascido!
18 24 22 17

15

22b ... Isto o meu corpo. [...] ... Isto o meu sangue, o sangue da nova aliana...

61b ... s tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e reuniram-se todos os principais sacerdotes, os ancios e os escribas. 54 Pedro seguira-o de longe at ao interior do ptio do sumo sacerdote e estava assentado entre os serventurios, aquentando-se ao fogo. 55 E os principais sacerdotes e todo o Sindrio procuravam algum testemunho contra Jesus para o condenar morte e no achavam. 56 Pois muitos testemunhavam falsamente contra Jesus, mas os depoimentos no eram coerentes. 57 E, levantando-se alguns, testificavam falsamente, dizendo: 58 Ns o ouvimos declarar: Eu destruirei este santurio edificado por mos humanas e, em trs dias, construirei outro, no por mos humanas. 59 Nem assim o testemunho deles era coerente. 60 Levantando-se o sumo sacerdote, no meio, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depem contra ti? 61 Ele, porm, guardou silncio e nada respondeu. Tornou a interrog-lo o sumo sacerdote e lhe disse: s tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? 62 Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do cu. 63 Ento, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas? 64 Ouvistes a blasfmia; que vos parece? E todos o julgaram ru de morte. 65 Puseram-se alguns a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o tomaram a bofetadas. 71b ... No conheo esse homem de quem falais! Estando Pedro embaixo no ptio, veio uma das criadas do sumo sacerdote e, vendo a Pedro, que se aquentava, fixou-o e disse: Tu tambm estavas com Jesus, o Nazareno. 68 Mas ele o negou, dizendo: No o conheo, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre.
67 66 53

E, enquanto comiam, tomou Jesus um po e, abenoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto o meu corpo. 23 A seguir, tomou Jesus um clice e, tendo dado graas, o deu aos seus discpulos; e todos beberam dele. 24 Ento, lhes disse: Isto o meu sangue, o sangue da nova aliana, derramado em favor de muitos. 25 Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, at quele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Deus. 30b ... Antes que duas vezes cante o galo, tu me negars trs vezes Tendo cantado um hino, saram para o monte das Oliveiras. Ento, lhes disse Jesus: Todos vs vos escandalizareis, porque est escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas ficaro dispersas. 28 Mas, depois da minha ressurreio, irei adiante de vs para a Galilia. 29 Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais! 30 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negars trs vezes. 31 Mas ele insistia com mais veemncia: Ainda que me seja necessrio morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos.
27 26

33b ... Comeou a sentir-se tomado de pavor e de angstia


32 Ento, foram a um lugar chamado Getsmani; ali chegados, disse Jesus a seus discpulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. 33 E, levando consigo a Pedro, Tiago e Joo, comeou a sentir-se tomado de pavor e de angstia. 34 E lhes disse: A minha alma est profundamente triste at morte; ficai aqui e vigiai. 35 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possvel, lhe fosse poupada aquela hora.

LECIONRIO DOMINICAL ANO B DOMINGO DA PAIXO TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F. DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

JESUS, MESTRE DA JUSTIA, REI E MESSIAS


E o galo cantou. 69 E a criada, vendo-o, tornou a dizer aos circunstantes: Este um deles. 70 Mas ele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, s um deles, porque tambm tu s galileu. 71 Ele, porm, comeou a praguejar e a jurar: No conheo esse homem de quem falais! 72 E logo cantou o galo pela segunda vez. Ento, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negars trs vezes. E, caindo em si, desatou a chorar. 15,9b ... Quereis que eu vos solte o rei dos judeus? Logo pela manh, entraram em conselho os principais sacerdotes com os ancios, os escribas e todo o Sindrio; e, amarrando a Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos. 2 Pilatos o interrogou: s tu o rei dos judeus? Respondeu Jesus: Tu o dizes. 3 Ento, os principais sacerdotes o acusavam de muitas coisas. 4 Tornou Pilatos a interrog-lo: Nada respondes? V quantas acusaes te fazem! 5 Jesus, porm, no respondeu palavra, a ponto de Pilatos muito se admirar. 6 Ora, por ocasio da festa, era costume soltar ao povo um dos presos, qualquer que eles pedissem. 7 Havia um, chamado Barrabs, preso com amotinadores, os quais em um tumulto haviam cometido homicdio. 8 Vindo a multido, comeou a pedir que lhes fizesse como de costume. 9 E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que eu vos solte o rei dos judeus? 10 Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado. 11 Mas estes incitaram a multido no sentido de que lhes soltasse, de preferncia, Barrabs. 12 Mas Pilatos lhes perguntou: Que farei, ento, deste a quem chamais o rei dos judeus? 13 Eles, porm, clamavam: Crucifica-o! 14 Mas Pilatos lhes disse: Que mal fez ele? E eles gritavam cada vez mais: Crucifica-o! 15 Ento, Pilatos, querendo contentar a multido, soltou-lhes Barrabs; e, aps mandar aoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. 17b ... E, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabea Ento, os soldados o levaram para dentro do palcio, que o pretrio, e reuniram todo o destacamento. 17 Vestiram-no de prpura e, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabea. 18 E o saudavam, dizendo: Salve, rei dos judeus! 19 Davam-lhe na cabea com um canio, cuspiam nele e, pondo-se de joelhos, o adoravam. 20 Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe a prpura e o vestiram com as suas prprias vestes. Ento, conduziram Jesus para fora, com o fim de o crucificarem. 22a ... Levaram Jesus para o Glgota...
21 E obrigaram a Simo Cireneu, que passava, vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz. 22 E levaram Jesus para o Glgota, que quer dizer Lugar da Caveira. 16 15: 1

31b ... Salvou os outros, a si mesmo no pode salvar-se


29 Os que iam passando, blasfemavam dele, meneando a cabea e dizendo: Ah! Tu que destris o santurio e, em trs dias, o reedificas! 30 Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz! 31 De igual modo, os principais sacerdotes com os escribas, escarnecendo, entre si diziam: Salvou os outros, a si mesmo no pode salvar-se; 32 desa agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos. Tambm os que com ele foram crucificados o insultavam.

37 ... Jesus, dando um grande brado, expirou Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra at a hora nona. hora nona, clamou Jesus em alta voz: Elo, Elo, lam sabactni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 35 Alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Vede, chama por Elias! 36 E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a na ponta de um canio, deu-lhe de beber, dizendo: Deixai, vejamos se Elias vem tir-lo! 37 Mas Jesus, dando um grande brado, expirou.
34 33

Aqui todos se ajoelham e faz-se uma pausa.


38 39

E o vu do santurio rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. O centurio que estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus. 40 Estavam tambm ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, me de Tiago, o menor, e de Jos, e Salom; 41 as quais, quando Jesus estava na Galilia, o acompanhavam e serviam; e, alm destas, muitas outras que haviam subido com ele para Jerusalm. 46b ... [Jos] rolou uma pedra para a entrada do tmulo Ao cair da tarde, por ser o dia da preparao, isto , a vspera do sbado, vindo Jos de Arimatia, ilustre membro do Sindrio, que tambm esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44 Mas Pilatos admirou-se de que ele j tivesse morrido. E, tendo chamado o centurio, perguntou-lhe se havia muito que morrera. 45 Aps certificar-se, pela informao do comandante, cedeu o corpo a Jos. 46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lenol que comprara e o depositou em um tmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do tmulo. 47 Ora, Maria Madalena e Maria, me de Jos, observaram onde ele foi posto.
43 42

Coleta (Livro de Orao Comum LOC, pg. 119): Onipotente e Eterno Deus, de tal modo amaste o mundo, que enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para tomar sobre si a nossa carne e sofrer morte na cruz, dando ao gnero humano exemplo de sua profunda humildade; concede, em tua misericrdia, que imitemos a sua pacincia no sofrimento e possamos participar tambm de sua ressurreio; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm.

28b ... Com malfeitores foi contado Deram-lhe a beber vinho com mirra; ele, porm, no tomou. Ento, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lanando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um. 25 Era a hora terceira quando o crucificaram. 26 E, por cima, estava, em epgrafe, a sua acusao: O REI DOS JUDEUS. 27 Com ele crucificaram dois ladres, um sua direita, e outro sua esquerda. 28 E cumpriu-se a Escritura que diz: Com malfeitores foi contado.
24 23

Bno: (Livro de Orao Comum LOC, pg. 106): Cristo crucificado vos atraiu a Si mesmo, a fim de que encontreis Nele o alicerce seguro da f, o firme sustentculo da esperana e a certeza dos pecados perdoados; e a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm.

You might also like