You are on page 1of 30

Projeto de Instalaes Industriais

Joo Alberto Camarotto

Tpicos da disciplina

Introduo ao projeto do Layout Industrial Metodologia de desenvolvimento do layout Representaes de fluxo do processo Dimensionamento dos Principais Fatores de Produo Estudo do Fluxo do Processo Processos de Produo, Organizao e Layout Industrial Projeto dos Requisitos das Instalaes Processo geral de construo do layout

Representaes e etapas do projeto de layout 1 relacionamentos das reas - logstica

2 - Modelagem Fsica

3 - Modelagem de Fluxo

4 - Modelagem Dinmica

O layout industrial a representao espacial dos fatores que concorrem para a produo envolvendo homens, materiais e equipamentos, e as suas interaes. Depende: - dos diversos trabalhos envolvidos na unidade - das estratgias da empresa - dos sistemas de produo - do arranjo do layout e da organizao do trabalho

TRABALHO
Orientao
Objetivo da Ao

Previsibilidade das condutas humanas

Racionalidade tcnica (Falha) - Segurana. Secundariamente aparece a qualidade. Supe-se possvel caracterizar a situao de trabalho na sua integridade.

Orientao Normativa

Psicossociolgica (Recurso) Qualidade. Secundariamente aprece a segurana. A situao de trabalho no pode ser inteiramente caracterizada, dando lugar ao imprevisvel, quilo que no se conhece. Ordenado sobretudo pela Ordenado sobretudo por referncia noo de referncia noo de cultura, prescrio e disciplina, isto isto , essencialmente a , normas estritamente valores relativos ao bem e ao funcionais, sem referncias mal, ao justo e ao injusto, ao desejvel e ao indesejvel. aos valores.

TRABALHO

Tcnica: Ato Tradicional Eficaz a) Ato: materializa as relaes entre o ego e o real. Ele visa a transformao do mundo real. - Ele implica numa mediao ou instrumentao (mquina, ferramenta, uma linguagem...) - Supe sempre o engajamento, um manejo especfico do corpo daquele que faz. b) Tradicional. Um ato no pode ser homologado como tcnica a no ser que se situe em relao a uma tradio, que ser em continuidade ou em ruptura com esta tradio. c) eficaz. O terceiro termo da definio antropolgica da tcnica, a eficcia do ato em trasformar o mundo real, evidentemente capital. Ora esta eficcia no existe em s, ela passa apor um julgamento, residindo a uma grande complexidade, propsito da dinmica do reconhecimento.

Trabalho: Atividade Coordenada til a) Atividade: representa aqui a relao do sujeito com o real do trabalho. O conceito de atividade decorre da ergonomia que distinhue: i) tarefa, como aquilo que prescrito ou projetado; ii) atividade, aquilo que o trabalhador realmente faz para dar conta do prescrito. b) coordenada: representa a coordenao da atividade. Supe relaes e interaes no registo da compreeno, do sentido, bem como de relaes sociais de trabalho entre o ego e o outro. c) til: O trabalho est sempre situado num contexto econmico. Ele precisa ser til. Essa utilidade pode ser uma utilidade tcnica, social ou econmica. O utilitarismo inerente ao conceito de trabalho.

TRABALHO
Dispositivo Tcnico: envolvendo equipamentos, processos, instalaes, insumos, ou seja, tudo o que inerte mas imprescindvel para o funcionamento da unidade industrial, bem como tambm os atos do corpo subentendidos na tcnica. Homem: em suas dimenses biocognitivas (corpo), intersubjetivas (social), subjetiva (histria nica) que age sobre o dispositivo tcnico. Gesto: a diviso do trabalho e a sua hierarquia e a administrao da produo, envolvendo o PCP, qualidade, logstica.

ESTRATGIAS Estratgias Corporativas orientam e conduzem a corporao em seu ambiente global, econmico, social e poltico. A estratgia corporativa orienta as decises concernentes investimento da corporao nos diferentes negcios e mercados onde deseja competir. Estratgias de Negcios orientam cada unidade de negcios no seu posicionamento dentro do mercado frente aos consumidores e concorrentes. A estratgia de negcio tem reflexos diretos nas unidades industriais: porte das unidades, localizao e mix de produtos so decorrentes de decises neste campo. Estratgias Funcionais orientam cada uma das funes do negcio (finanas, P&D, marketing, produo...) na adequao do seu papel frente aos objetivos do negcio e da corporao.

Parmetro Mercado

Produo em Massa Mercado de Massa em Crescimento Diviso Internacional do Trabalho Tecnologia de Produtos e de Processos (incremental)

Tecnologia do Ambiente

Competio Organizao

Competio Nacional por Preo Hierarquia Rgida Estrutura Muldivisional Trabalho Funcional Especializado Produtos e Processos projetados Sequencialmente Engenheiros Super especializados Montadoras Fazem projetos dos componentes Produtos padronizados em grandes volumes Intercambialidade de Peas Grandes espaos para reparos e estoques Normas de eficincia e Produtividade Produo como Funo Centralizada e Segmentada Medidas de Desempenho especfica por rea

Produo Enxuta Mercado domstico limitado Pequeno e fragmentado Diversificado e Incerto Micro-eletrnica e Tecnologia de informao genrica Abordagem Sistmica Rpido desenvolvimento deTecnologias de processo e produto Internacional Inovao de Produto Informatizao dos meios administrativos Mecanismo de controle o mercado Cooperao de longo prazo. Engenheiros em equipes com lideranas fortes Preocupao com inovaes fundamentais Coordenao Orientada ao Cliente Ampla variedade de Produtos em grandes volumes Alta qualidade Incorporao da Microeletnica nos Produtos Poucos espaos para armazenagem e reparos Flexibilidade Orientada ao Cliente Produo como empresa JIT, CEP, TQC Estoque Mnimo Gesto participativa dos trabalhadores Descentralizada Medidas de Desempenho mltipla e globais Trabalhadores multiqualificados Reduo de trabalhadores indiretos Responsabilidade aos trabalhadores Intensivos em informao Grupos auto organizados e dirigidos

P&D&Engenharia

Estratgia de Produo

Gesto da Produo

Organizao do Trabalho

Tecnologia utilizada na Empresa

Relao entre Firmas

Trabalhadores semi ou no qualificados Trabalho especializado Grande nmero de trabalhadores indiretos Rgida Diviso do Trabalho Grupos segundo a Funo Mquinas especializadas Mquinas flexveis e automatizadas Mais tarde incorpora transportadores Equipamentos de base eletrnica computadorizados Capital intensivo Flexvel Integrao Vertical Fornecedores em nveis funcionais(JIT) Fornecedores com Grandes Estoques Aes cruzadasRelaes Adversarial Colaborao em P&D, PCP e Qualidade

SISTEMAS DE PRODUO
Contnuo: Indstrias de processos contnuos so caractersticas do processamento qumico de substncias e que no podem interromper a fabricao sob risco de perder o material processado ou at mesmo danificar equipamentos ou parte das instalaes. O problema de projeto de planta de uma indstria de processo contnuo completamente diferente daqueles de processos intermitentes ou repetitivos. No processo contnuo o layout extremamente influenciado pelos condicionantes tecnolgicos e sua lgica determinada pelo processo de fabricao. So layouts rgidos com equipamentos dedicados aos produtos.

Exemplos: Destilaria Plsticos Refinaria Borrachas Suco de Laranja Raes

SISTEMAS DE PRODUO
Repetitivo: Indstrias de processamento repetitivo so aquelas em que o produto processado em lotes. Os produtos so movimentados, atravs do processo, em quantidades fixas e cada item segue atravs do fluxo de forma anloga todos itens do lote. Quando o lote de um mesmo item, ou itens semelhantes, seguem rigidamente as mesmas seqncias em tempos uniformes entre lotes; o processo assume, para efeito de estudo de layout, as caractersticas de um processo contnuo.

Exemplos: Cermicas Comida Congelada

SISTEMAS DE PRODUO
Processo Intermitente: Uma indstria de processamento intermitente processa um produto ou pequenos lotes de produtos(ou itens) sem regularidade de perodo ou de tamanho de lote. O processamento depende de encomenda e os produto pode sofrer alteraes de especificaes, mesmo dentro de um lote. Este tipo de indstria caracterstico de micro e pequenas empresas que trabalham atravs de encomenda de clientes. Para o estudo de layout, as empresas de processo de informaes ou documentos, as empresas de servios, so consideradas de processamento intermitente

Exemplos: Peas Mecnicas Automvel Mveis Computadores

Volume x Variedade
Produo para estoque Produo sob encomenda

Processos produtivos e volume x variedade


Grande Transfer Line Sistema Especial Sistema Flexvel de Manufatura CLULA Job Shop Pequeno Variedade de peas Grande

Volume de Produo

ARRANJOS CLSSICOS DE LAYOUT


Arranjo Posicional: A caracterstica fundamental do layout posicional a organizao dos fatores de produo em torno do produto. Sua concepo remonta ao artesanato. Classicamente est associado s grandes montagens e obras civs de grande porte como a construo de navios, edifcios. Ganha destaque nos tempos atuais na industria automobilstica, onde assume a denominao de montagem em docas. So exemplos a montagem de carros na unidade de Udivalla da Volvo e na montagem de motos serras na Sucia (Onderick, 1997). No setor de servios pode ser exemplificado pelos sales de restaurantes self-service.

ARRANJOS CLSSICOS DE LAYOUT


Arranjo por Processo: No arranjo por processo o critrio de agrupamento dos equipamentos estabelecido pela similaridade. A preponderncia de tal critrio deriva da variedade de itens a serem produzidos bem como da incerteza da demanda. Sua principal caracterstica a flexibilidade. So exemplos clssicos as ferramentarias. No setor de servios pode ser exemplificado pelas bibliotecas e cozinhas industrias.

ARRANJOS CLSSICOS DE LAYOUT


Arranjo por Produto: No arranjo por produto os fatores de produo so arranjados segundo a sequncia das operaes para a execuo do produto. Pressupe a uniformidade dos produtos ou servios oferecidos. Classicamente est associado industria de processo contnuo e a produo em massa. So exemplos de manufatura a indstria automobilstica at a dcada de 70 e as indstrias de papel.

Uso de tipos mistos de layout

Posicional
1) Material difcil ou impossvel de ser movimentado;

TIPO DE LAYOUT Funcional ou Processo

Por Produto

1) Muitos tipos ou estilos de produtos, 1) Um ou poucos produtos padronizados; ou produo sob encomenda; 2) Grande volume de produo de cada 2) Pequeno volume de produo em item durante considervel perodo de 2) Ferramentas, dispositivos, itens individuais (embora a produo tempo; equipamentos fceis de total possa ser grande); serem movimentados; 3) Possibilidade de estudos de tempos e 3) Impossibilidade de se fazer estudos movimentos; 3) Necessidade de se fixar adequados de tempos e movimentos; responsabilidades; 4) Possibilidade de se encontrar um bom 4) Dificuldade de se encontrar um balanceamento entre operaes; 4) Produo pequena e no bom balanceamento entre operaes; cooperativa. 5) Nmero mnimo de inspees 5) Muitas inspees requeridas requeridas durante a seqncia de durante a seqncia de operaes; operaes; 6) Alta proporo de equipamentos 6) Mnima proporo de equipamento que que requeiram instalaes especiais ou requeiram instalaes especiais superviso muito tcnica; (isolamento das outras reas de produo, por exemplo), ou superviso muito 7) Materiais ou produtos grandes ou tcnica; pesados , o que dificulta um manuseio contnuo; 7) Material e produto que permite manuseio contnuo; 8) Necessidade freqente de utilizao de mesma mquina ou estao de 8) Pequena ou nenhuma possibilidade de trabalho para duas ou mais operaes; se utilizar a mesma mquina ou estao de trabalho para mais uma operao. (nmero mnimo de set up

METODOLOGIA
escolha da faixa de concorrncia reviso do projeto do produto estudo e seleo de processo produtivo

Projeto da empresa
deciso de comprar ou fazer reviso, estudo, seleo processo produtivo dimensionamento da fbrica

localizao de indstria diversificao

idia de aplicao do capital

capital

projeto de produto

estudo mercado e previso de vendas

desenvolvimento de organizao

plant layout

estudo do edifcio

rever capital

EMPRESA
Oportunidade de Aplicao de Capital

METODOLOGIA
Formas de obteno de Capital - Financiamentos -

Seqncia de Projeto de Empresa


Projeto do Produto

Unidade de negcio
Escolha da faixa de mercado - Concorrncia -

Estudo de Mercado Previso de Vendas

Reviso Projeto do Produto

Alternativas Processo / Tecnologias

UNIDADE PRODUTIVA
Seleo / Adequao do Processo Produtivo

Comprar ou Fazer - Terceirizao - Parcerias -

Dimensionamento Recursos de Produo

Escolha do modelo Gesto da Produo

Construo do LAYOUT Requisitos da Edificao - Formas construtivas -

Desenvolvimento Organizao do Trabalho Plano Financeiro - Reviso do capital -

METODOLOGIA

O Projeto do Centro de Produo

DESENVOLVIMENTO DO LAYOUT
CONCEITOS E ESTRATGIAS -Gesto da Produo -Gesto do Trabalho -Gesto da Tecnologia -Estrutura da Demanda

DIMENSIONAMENTOS - FATORES DE PRODUO -Volume de Produo -Processos / Equipamentos -Materiais -Pessoal -Servios Auxiliares -Utilidades -Servios de Apoio e Controles

FLUXO DE PRODUO DOS SETORES -Sequncias -Balanceamento / tempo -Agrupamentos Funcionais -Movimentao / Transportes

RELAES ENTRE SETORES -Produo -Administrao -Pessoal(apoio) -Auxiliares -Utilidades

ARRANJOS -Layout de Blocos -Ligaes dos Setores -Corredores -Fluxos Principais -Ocupao do Terreno -Orientaes Geogrficas

AMBIENTE

(dimensionamentos)

-Requisitos das Operaes -Segurana do Trabalho -Agentes Ambientais

UNIDADE PRODUTIVA -Localizao exata dos fatores -Corredores e circulao -Requisitos do Ambiente (projeto das condies ambientais) -Requisitos das Utilidades -Padronizao de cores e Smbolos

DESENVOLVIMENTO DO LAYOUT
1. Volume atual e previsto de componentes 2. Quantidade atual e prevista de equipamentos 3. Quantidade atual e prevista de pessoal 4. reas de estoques 5. reas dos Centros de produo (templates) 6. reas auxiliares de produo 7. reas de servios de pessoal 8. reas administrativas e gerais 9.Pr-definio de reas construdas 10. Princpios de ocupao do terreno 11. Anlise de alternativa de projeto de massa 12. Princpios de operao do conjunto 13. Anlise de alternativas de diagramas de bloco 14. Avaliao econmico-financeira do block-layout 15. Avaliao tcnica do block layout 16. Block layout final 17. Arranjo prvio 18. Layout final 19. Caractersticas econmico-financeiras do projeto

You might also like