You are on page 1of 2

O ambiente de marketing constitudo por foras externas (macroambiente) e internas (microambiente) que afetam acapacidade das empresas de administrar,

, desenvolver e manterrelacionamentos com seus consumidores e fornecedores. De acordo com o ambiente, podem surgir oportunidades e ameaas a serem administradas pelas organizaes, que podem representar o sucesso ou o fracasso, dependendo unicamente do aproveitamento das informaes e da disposio em aceit-las. As foras e fraquezas so determinadas pela posio atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. J as oportunidades e ameaas so antecipaes do futuro e esto relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele resultado das estratgias de atuao definidas pelos prprios membros da organizao. Dessa forma, durante a anlise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao mximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organizao deve agir para control-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito. J o ambiente externo est totalmente fora do controle da organizao. Mas, apesar de no poder control-lo, a empresa deve conhec-lo e monitor-lo com frequncia, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaas.Infelizmente, muitas empresas no pensam nas mudanas como oportunidades e ignoram ou resistem s mudanas at ser tarde demais. Suas estratgias, estruturas e sistemas tornam-se desatualizados. Grandes empresas como a GM e a IBM enfrentaram crises porque ignoraram por muito tempo as mudanas impostas pelo ambiente. Os responsveis pela identificao das principais mudanas impostas pelo mercado so os profissionais de marketing, que devem pesquisar tendncias, oportunidades e possveis ameaas poltica de marketing da empresa. Ambiente externo: As organizaes operam em um macroambiente em que todas as foras so ativas e de ordem superior s suas vontades e desejos, portanto, no podem ser controladas, apenas observadas e, de acordo com a poltica da empresa, ajustadas s suas necessidades, pois podem configurar oportunidades ou ameaas.Alguns exemplos de foras externas que atuam sobredeterminados ambientes: social, demogrficas, naturais, culturais, poltico-legais, econmicas e tecnolgicas.

Ambiente interno: a administrao de marketing de uma empresa deve atrair clientes e procurar relacionar-se com eles atravs do oferecimento de valor e de satisfao. Para que isso seja possvel, necessrio que a empresa mobilize uma srie de agentes atuantes no seu microambiente, como a prpria empresa, os seus fornecedores, os seus intermedirios, os seus clientes, os seus concorrentes e o seu pblico.

You might also like