You are on page 1of 4

Acstica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade. (desde
dezembro de 2010).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google
notcias, livros, acadmico Scirus

A Acstica o ramo da fsica que estuda o som. O som um fenmeno ondulatrio causado pelos mais diversos objetos e se propaga atravs dos diferentes estados fsicos da matria. Em acstica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmisso, propagao e receptores. A acstica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessrios aos mais diversos ramos da cincia para a utilizao dos sons, de seus meios de propagao e efeitos. Na cadeia gerao e recepo acstica inclui-se o indivduo que recebe o efeito sonoro e o evento que d origem ao fenmeno. A acstica considerada uma cincia que abrange diversas disciplinas e por elas abrangida.

ndice
[esconder]

1 Exemplo de ramos da cincia que estudam os fenmenos acsticos o 1.1 Engenharia Acstica o 1.2 Fsica acstica o 1.3 Psicoacstica 1.3.1 Som audvel 1.3.2 Sensibilidade do sistema auditivo 1.3.3 O sistema auditivo como analisador sonoro 1.3.4 Fenmenos psicoacsticos o 1.4 Acstica arquitetnica o 1.5 Msica o 1.6 Medicina e fonoaudiologia 2 Outras reas 3 Ligaes externas o 3.1 Ver tambm

[editar] Exemplo de ramos da cincia que estudam os fenmenos acsticos

Os ramos cientficos que estudam as propriedades acsticas, a propagao do som e efeitos so os mais diversos. Entre estes destacam-se:

[editar] Engenharia Acstica


A engenharia acstica o ramo da engenharia que estuda formas de controle e de reproduo de fenmenos acsticos. Isto se aplica a diversas situaes prticas como controle de rudo industrial, controle de rudo ambiental, acstica arquitetnica, controle de vibraes em mquinas e equipamentos, reproduo, auralizao e sntese de fontes sonoras, e assim por diante. H hoje no Brasil um nico oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No entanto, a pesquisa em engenharia acstica vem sendo conduzida em muitas universidades brasileiras, notadamente nos departamentos de Engenharia Mecnica, Engenharia Eltrica e Fsica

[editar] Fsica acstica


A fsica acstica investiga a forma como a energia sonora se transmite atravs dos meios materiais de propagao, seus efeitos e interaes com os meios slido, lquido, gasoso e plasma. No espao livre, a intensidade de energia da onda diminui na medida em que ela se afasta da fonte sonora. Quando dobrada a distncia entre a fonte e o receptor, a intensidade do som cai 6 dB em campo livre e considerando uma fonte pontual e 3 dB considerando uma fonte de linha sobre um plano refletor. Uma fonte sonora produz variaes de presso no ar, diminuindo sua densidade, comprimindo-o numa onda progressiva, cujo formato esfrico se move velocidade de 340 m/s.

Numa sala fechada, a onda sonora refletida vrias vezes pelas paredes, teto, soalho e a intensidade fica mais ou menos invarivel (exceto, junto da fonte sonora, onde maior). Otto von Guericke, em 1650, provou que o som no se propaga no vcuo. Jakob I. Bernouilli e Leonhard Euler, no sculo XIX demonstraram que ao vibrarem hastes metlicas, foi possvel determinar variaes de velocidades do som em diferentes meios fsicos. Os fenmenos fsicos relacionados acstica so a ressonncia e o Efeito Doppler.

[editar] Psicoacstica
A psicoacstica se preocupa com as sensaes auditivas produzidas pelo som audvel. [editar] Som audvel Som torna-se audvel se a presso sonora for entre 0,00002 Pa e 200 Pa e a frequnciar estiver entre 16 e 20000 Hz. [editar] Sensibilidade do sistema auditivo

A sensibilidade auditiva est mxima entre 600 e 4000 Hz, e diminui significativamente abaixo e acima desses limites como mostra a curva do limiar da audio. A sensao de volume sonoro pode ser aproximada por uma grandeza que depende de forma logartmica da grandeza fsica presso sonora. Esta grandeza o nvel de presso sonora NPS que usa a pseudounidade decibel decibel - dB - para indicar que se trata de uma grandeza logartmica. Usa-se a dcima parte (deci) do Bel dado que 1 dB corresponde aproximadamente menor diferena de volume sonoro que percebida. A presso de 0,00002 Pa (menor presso sonora que produz uma sensao auditiva) corresponde a 0 dB e a maior presso sonora audvel que de 200 Pa corresponde a 140 dB. [editar] O sistema auditivo como analisador sonoro Em 1863, Helmholtz fez estudos sobre a anlise dos sons e a teoria da audio para explicar como se faz, na cclea (parte anterior do labirinto, ou orelha interna), a discriminao da frequncia dos sons. Porm, foi Bksy que consegui explicar nos anos 1940 como funciona a discriminao das frequncias dos sons na orelha interna. [editar] Fenmenos psicoacsticos Os fenmenos psicofsicos (psicoacsticos) relacionados acstica so o eco, a reverberao, o batimento, o volume sonoro, a intensidade de flutuao, a agudeza, a tonalidade e a roughness.

[editar] Acstica arquitetnica


Os especialitsas de acstica arquitetnica estudam o comportamento do som em recintos fechados ou semi-abertos e a transmisso sonora entre recintos fechados. A absoro do som importante no caso de se estudar o comportamento do som em recintos fechados ou semi-abertos, a fim de garantir boa intelligibilidade da fala ou da msica. O isolamento sonoro nas edificaes em geral, assim como nos projetos urbansticos, importante para minimizar a propagao de sons indesejados e assim minimizar os efeitos negativos dos mesmos. Exemplos da acstica arquitetnica so as conchas acsticas de teatro ao ar livre ou a acstica em igrejas.

[editar] Msica
A observao de que a altura do som produzido por uma corda vibratria varia com o seu comprimento atribuda a Pitgoras (sculo VI a.C.) descoberta que o levou da escala musical, em que ainda se baseia a msica ocidental. Na msica, a acstica importantssima, pois sem o estudo desta no possvel o desenvolvimento e o processo de criao artstica. Sem o estudo do som, suas combinaes, harmonia, interaes entre as notas musicais no existe.

[editar] Medicina e fonoaudiologia

A medicina e a fonoaudiologia so as reas que mais estudam os efeitos benficos e malficos da acstica na fisiologia humana. O interesse focado nas pregas vocais e no sistema auditivo humano. Alm disso, usam-se diferentes mtodos acsticos para alvio de dores, destruio de clculos, tratamentos dos mais diversos e para o diagnstico, por exemplo no caso do estetoscpio ou do ultra-som.

A Wikipdia possui o Portal da Msica Erudita

[editar] Outras reas


Alm dos ramos da cincia citados acima, existem muitos outros que se utilizam do som e da acstica como ferramentas de trabalho. Atravs do estudo e da anlise do espectro sonoro e suas inter-relaes com o meio.

You might also like