You are on page 1of 3

Atividade de biologia

vulo, em biologia, a clula sexual feminina (gmeta feminino) que, depois de fertilizada por um gmeta masculino, d origem ao zigoto, durante o processo da reproduo sexuada. Embora este processo ocorra em muitos tipos de seres vivos, este artigo desenvolve apenas a formao do vulo nos mamferos. O vulo uma clula haploide, formada aps a meiose de uma ovognia, no processo denominadoovognese. Aps a cariogamia (fuso do ncleo do vulo, haplide - n) com o ncleo doespermatozide (haplide - n) forma-se uma clula denominada ovo ou zigoto (diplide 2n). Nos seres humanos, bem como na maioria dos mamferos, o vulo s se formar aps a fecundaode um ovcito II (ovcito de 2 ordem, ocito II ou ocito de 2 ordem) que se encontra em metafase II e que a clula libertada a quando da ovulao do ovrio. Esta clula, em virtude do "estimulo" da fecundao, termina a meiose originando o vulo e o 2 glbulo [1] polar.

Um cromossomo uma estrutura organizada de DNA e protena que encontrada nas clulas. um nico pedao de espiral de DNA contendo muitos genes, elementos reguladores e de outras seqncias de nucleotdeos. Cromossomos tambm contm DNA-bound protenas, que servem para empacotar o DNA e controlar suas funes. A palavra''''cromossomo vem do grego (''''croma, cor) e (''''soma corpo,) devido sua propriedade de ser muito fortemente manchados por corantes particular.

A cromatina (do grego chromatos, cor) um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molcula de DNA associada a molculas de histonas, um tipo especial de protena. Esses fios so os cromossomos. Para assinalar diferenas entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina (do gregoheteros, diferente), que se refere cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossmico, de consistncia mais frouxa, foi denominado eucromatina (do grego eu, verdadeiro).

Em biologia, o genoma toda a informao hereditria de um organismo que est codificada em seu DNA (ou, em alguns vrus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequncias no-codificadoras (conhecidas como ADN-lixo, ou junk DNA). O termo foi criado, em 1920, por Hans Winkler, professor de Botnica na Universidade de Hamburgo, entretanto no mais usado porque sabe-se que estas sequncias no codificadoras so muito importantes para a regulao gnica, dentre outras funes.

Mais precisamente, o genoma de um organismo uma sequncia de DNA completa de um conjunto de cromossomos; por exemplo, um dos dois conjuntos que um indivduo diplide contm em cada uma das suas clulas somticas. Quando se diz que o genoma de uma espcie que se reproduz sexualmente foi sequenciado, normalmente est a referir-se determinao das sequncias de um conjunto de autossomos e de um de cada tipo de cromossomo sexual, que determinam o sexo. Mesmo em espcies cujos indivduos so todos do mesmo sexo, o que descrito como uma sequncia genmica pode ser um composto de cromossomos de vrios indivduos.

O caritipo humano O caritipo considerado a unio de cromossomos diplides, ou seja, 2n de uma espcie. Ele pode ser considerado tambm o total de cromossomos de uma clula considerada somtica. Essas clulas somticas so constitudas de 23 pares de cromossomos, onde destes 23 pares, 22 so parecidos tanto no homem quanto na mulher. Esses so denominados autossomas. O nico par que restou considerado o cromossomo sexual, onde sua morfologia diferente. Esses recebem o nome de X e Y, onde as mulheres apresentam dois cromossomos X e o homem um cromossomo X e um Y.

Tipos de diviso celular


As clulas so originadas a partir de outras clulas que se dividem. A diviso celular comandada pelo ncleo da clula. Ocorrem no nosso corpo dois tipos de diviso celular: amitose e a meiose. Antes de uma clula se dividir, formando duas novas clulas, os cromossomos se duplicam no ncleo. Formam-se dois novos ncleos cada um com 46 cromossomos. A clula ento divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um ncleo com 46 cromossomos no ncleo. Esse tipo de diviso celular, em que uma clula origina duas clulas-filhas com o mesmo nmero de cromossomos existentes na clula me, chamado de mitose. Portanto, a mitose garante que cada uma das clulas-filhas receba um conjunto complementar de informaes genticas. A mitose permite o crescimento do indivduo, a substituio de clulas que morrem por outras novas e a regenerao de partes lesadas do organismo. Mas como se formam os espermatozides e os vulos, que tm somente 23 cromossomos no ncleo, diferentemente das demais clulas do nosso corpo?

Na formao de espermatozides e de vulos ocorre outro tipo de diviso celular: a meiose. Nesse caso, os cromossomos tambm se duplicam no ncleo da clula-me (diplide), que vai se dividir e formar gametas (clulas-filhas, haplides). Mas, em vez de o ncleo se dividir uma s vez, possibilitando a formao de duas novas clulas-filhas, na meiose o ncleo se divide duas vezes. Na primeira diviso, originam-se dois novos ncleos; na segunda, cada um dos dois novos ncleos se divide, formando-se no total quatro novos ncleos. O processo resulta em quatro clulas-filhas, cada uma com 23 cromossomos.

You might also like