You are on page 1of 10

Neoltico (10.000 aC 6.

000 aC)

Pintura em caverna ao norte da frica

1 - Formao e contexto
<OBJECT id=ieooui classid="clsid:38481807-CA0E-42D2-BF39-B33AF135CC4D">

A maior transformao ambiental ocorrida no Mesoltico, perodo de transio entre o Paleoltico Superior e o Neoltico, foi a mudana dramtica da temperatura da Terra, devido a acontecimentos naturais. Durante todo o perodo Paleoltico, o clima foi predominantemente glacial, com temperaturas muito baixas. Entre os anos 25.000 e 10.000 aC, aproximadamente, houve uma contnua alterao desse clima em direo ao aquecimento da temperatura terrestre, que finalmente se estabilizou no clima temperado. A transformao radical no ambiente material provocou mudanas no modo de subsistncia, de cultura espiritual e artstica. nesse contexto que surge o perodo Neoltico (pedra nova). O indivduo passa a se organizar em grupos sedentrios e troca: 1) A caa pela agricultura 2) A magia natural por uma magia espiritual 3) A arte naturalista pela arte estilizada e geomtrica

Neoltico (10.000 aC 6.000 aC)

Todas essas transformaes aconteceram por uma razo: a grande transformao ambiental ocorrida incutiu um senso de insegurana do homem frente natureza, exigindo novos meios para se relacionar com ela, como, por exemplo, o sedentarismo em oposio ao nomadismo, o cultivo ao invs do extrativismo etc. O homem neoltico deixa de ser extrativista para ser cultivador, domesticando animais e plantas, controlando certos meios naturais de subsistncia. Com isso, ocorre uma melhor organizao da matria-prima para o trabalho e necessidades futuras: cultivo da terra, animais domesticados, ferramentas mais desenvolvidas e diviso do trabalho. Essa transio do extrativismo para o cultivo mudou o ritmo da vida humana, pois os nmades se transformaram em comunidades sedentrias e os grupos desarticulados se articularam. No aspecto espiritual tambm houve mudanas. O cultivo levou a uma crena na direo do sobrenatural, dotado de razo e poderes para determinar o destino humano. A conscincia da dependncia natural leva o homem em busca de um controle sobre ela (culto aos espritos por segurana), ligando-se a foras sobrenaturais. o que se chama de animismo, a diviso do mundo em duas instncias: corpo e esprito, mundo terreno e mundo dos espritos.

Neoltico (10.000 aC 6.000 aC)


Se por um lado nomeamos a arte do perodo Paleoltico como naturalista, por outro, o perodo Neoltico pode ser caracterizado pela estilizao geomtrica.

Pintura ritual em caverna

A pintura do Neoltico foi a primeira manifestao estilizada da histria da arte. Essa mudana de estilo corresponde a uma transformao da cultura e da civilizao. Comea o processo de transformao da arte, substituindo a representao das formas concretas por sinais e smbolos, abstraes e abreviaturas, interpretaes, distores. o que se pode nomear de des-naturalizao: a traduo de uma ideia por meio de meios estilizados, ou seja, com maior trao de modificao do objeto do que o naturalismo. Causas da mudana estilstica: 1) Transio da vida econmica da fase parasitria para a fase produtiva e construtiva.

2) Substituio do monismo, da magia natural, pelo dualismo do animismo concepo de um mundo que no depende apenas de si mesmo, mas tambm do outro. Esse estilo tem sua hegemonia aproximadamente entre 10.000 e 5.000aC e as razes para a sua grande durao residem na concepo artstica uniforme, somada a caractersticas sociais igualmente uniformes, criando, desse modo, uma base estvel para a manifestao cultural. As principais caractersticas estilsticas foram:
Artigos | Atendimento Online | Oficinas | Educao a distncia | Fale Conosco | Sair

Siga a ABRA

Voc est aqui


Abra Online / HA / Recursos / 2.3 - Caractersticas estilsticas

<OBJECT id=ieooui classid="clsid:38481807-CA0E42D2-BF39-B33AF135CC4D">

Neoltico (10.000 aC 6.000 aC)


Em relao arquitetura, como o homem ainda habitava as cavernas, as primeiras construes tiveram funo ritual: tumbas morturias (dolmens) e templos cerimoniais (cromlech). Dolmens

As construes mais elementares. So formadas por praticamente trs ou quatro blocos de pedra: duas paredes, um teto e um fundo. Modelo construtivo que ser a base dos Cromlechs e de toda a arquitetura at hoje.

Dolmen de San Alban, Espanha

Cromlech A partir da construo elementar dos dolmens, grandiosos crculos cerimoniais, templos em que se realizavam os rituais religiosos.

Cromlech de Stonehenge

ltima atualizao: tera, 20 maro 2012, 12:11

Programao do Curso

Voc acessou como Karla Guimares Monteiro (Sair)


2010 ABRA powered by ProEng

Temas: cenas de caa e rituais mgicos.

Cena de caa encontrada em cavernas africanas

Tcnicas: sinais esquemticos e convencionados que sugerem mais do que reproduzem (hierglifos). No desenho temos dois ou trs esboos geomtricos sintticos: uma reta vertical para o corpo e duas

semi-circunferncias, um para cima e outra para baixo, para braos e pernas

Mo em negativo em uma verso do neoltico

Funo: est ligada religio, mas busca tambm a criao de formas decorativas simples e agradveis.

You might also like