You are on page 1of 3

TERA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2010

Fernando Alvarenga
(Foi meu mestre de Lngua Portuguesa na Escola Preparatria da Cala Huambo em 73/74)

Fernando Alvarenga nasceu em Ermesinde, a 14 de Abril de 1930. Rumou a Angola


em 1969, de onde regressou j aps o 25 de Abril, em 1975. A sua vivncia africana teve uma importncia determinante na sua vida e na sua obra. O seu primeiro livro de poemas Poemas para a Distncia Quebrada antecede, contudo, a experincia africana, tendo sido publicado no Porto, em 1966. Em Vector, n.s 1 (1971) e 2 (1972), em Nova Lisboa (agora Huambo) v publicados, entre outros, os seus primeiros trabalhos do perodo africano. E tambm nessa poca que funda as edies Idealeda. j com esta chancela que vir a ser publicado, posteriormente, o seu livro de poemas Hoje na Madrugada poesia do ltimo trinio colonial (Publicaes Idealeda, Nova Lisboa, 1972). Seguem-se-lhe, sempre em Nova Lisboa, Do Konjeve a Nzinga-a-Cuum, (1975), Dizer Pas (com David Mestre, ainda 1975). De regresso a Portugal, publicada, no Porto, 1977, a antologia 25 Poemas de Fernando Alvarenga (Publicaes Idealeda). Meus Cantos de Ainda poesia do ltimo trinio colonial portugus (Porto, Publicaes Idealeda), surge em 1985, sendo distinguida pelo Jri do Prmio de Originais de Autores Portugueses da Associao Portuguesa de Escritores.

Seguem-se-lhe A Me por um Menino (Editorial Notcias, Lisboa, 1994), O ris da Cinza rimance colonial (Idealeda, Lisboa, ainda 1994), Na Gvea de um Lrio cantos coloniais de amor (Idealeda, Porto, 1998), e Treze Poemas para a Me (edio de Palavra em Mutao, Porto, 1999). A sua obra ensastica mais tardia, tendo-se iniciado em livro com A Arte Visual Futurista em Fernando Pessoa (Editorial Notcias, Lisboa, 1984). Viro depois A Socializao da Arte em Fernando Pessoa (AJHLP, Porto, 1985), Os Afluentes TericoEstticos do Neorrealismo Visual Portugus (Afrontamento, Porto, 1989 tese de Mestrado *), A Arte nas Estticas de Orpheu (Editorial Notcias, Lisboa, 1994), Jos Rgio Perante o Neorrealismo (includo parcialmente na obra coletiva Ensaios Crticos sobre Jos Rgio Edies Asa, Porto, 1994). Entre outras podem apontar-se ainda colaboraes suas nas revistas Colquio Artes, Mealibra, O Escritor (revista da Associao Portuguesa de Escritores), Boletim Centro de Estudos Regianos. O volume comemorativo do Centenrio de Pessoa, editado pela Secretaria de Estado da Cultura, inclui duas contribuies suas. Se o mrito de Alvarenga como crtico incontroverso, como o demonstra a diversidade e a qualidade das publicaes que o acolheram e a edio das obras a que meteu ombros, j quanto sua poesia, entendemos o dever de um reparo. Fernando Alvarenga o autor de uma obra singular que ficou profundamente marcada, como dissemos, pela sua vivncia africana, o que, alis, constitui uma marca singular que o coloca num espao de uma intensa (quase diramos trrida) relao luso-africana, como est bem patente em livros como Hoje na Madrugada, Meus Cantos de Ainda, O ris da Cinza ou Na Gvea de um Lrio. Este o aspeto marcante e distintivo da sua poesia, que leva o crtico Carlos Teiga (Loureno Marques, hoje Maputo, em 1972, a consider-lo o primeiro criador de rimances africanos em lngua portuguesa. Outro aspeto nada negligencivel da interveno de Fernando Alvarenga a sua permanente interveno crtica e terica como editor//poeta, que o leva a participar em diversos movimentos e a fundar vrios grupos ou revistas de poesia, como so o caso de Aganipe Tertlia Aganipiana (Porto, por volta de 1960), Paisagem (Porto, pela mesma poca, isto , antes da sua aventura africana), Vector Grupo Literrio

Vector (Nova Lisboa, 1971) e Idealeda Ateneu Literrio e Artstico Idealeda (Nova Lisboa, 1972). Ao longo da sua vida literria, esteve tambm sempre ligado a movimentos associativos de escritores, como a Sociedade Portuguesa de Cincias, Artes e Letras Academia Portuense, Associao de Jornalistas e Homens de Letras do Porto ou a Associao Portuguesa de Escritores. Alm de A Voz de Ermesinde, Fernando Alvarenga foi colaborador de vrios outros jornais, como O Correio do Douro, Jornal das Aves, Jornal de Notcias, Jornal de Letras e Artes, A Provncia de Angola, Prisma, Dirio de Luanda, Convivium, Planalto, Convergncia, Ecos do Norte, Rdio Clube do Huambo, Dirio Popular e Repblica.

Obs.: texto extrado do Jornal A Voz de Ermesinde

You might also like