You are on page 1of 14

Eletrnica Digital

- Simbologia -

A lgebra booleana deriva do nome do matemtico George Boole. Da vem toda a base da lgica binria. Os smbolos lgicos podem ser: valores, variveis e operaes:

o o

V representado pelo valor 1; F representado pelo valor 0.

As variveis so representadas por letras e podem ter um de dois valores, ou zero ou um. Operaes so funes de uma ou mais variveis:

o o o o

AND representado por

OR representado por ; XOR (OR exclusivo) representado por NOT representado por

Como em qualquer outra operao matemtica, a lgebra booleana possui uma ordem de precedncia para os operadores. O operador NOT o que tem o maior nvel de preferncia, seguido pelos operados AND e OR, nesta seqncia. Os parnteses podem ser usados para este tipo de distino.

- Tabelas verdade -

As tabelas verdade representam o resultado lgico de uma dada funo, sendo construdas segundo todas as possveis combinaes das entradas destas funes. Para as funes descritas anteriormente temos:

As tabelas verdade podem conter quantas variveis as funes possurem, por exemplo:

- Chaves Booleanas -

Abaixo sero apresentadas algumas regras e teoremas associadas lbegra booleana:

Identidade:

Comutativa:

Distributiva:

Complementar:

Idempotente:

Teorema de De Morgan:

Podemos demonstrar isso com uma tabela verdade:

Isto demonstra que

Isto demontra que

H tambm mais algumas relaes que ajudam na simplificaes de funes lgicas:

- Manipulao algbrica -

Mintermos e Maxtermos

Qualquer expresso booleana pode ser expressa em termos tanto de mintermos maxtermos. Para uma expresso com N variveis, mintermos e maxtermos so definidos como segue:

Para duas variveis, temos:

Para trs variveis:

Isto permite representarmos uma funo por uma soma de produtos ( um produto de somas ( No exemplo abaixo, temos: ).

) ou

- Circuitos lgicos -

A lgebra booleana ideal para representar o comportamento de circuitos lgicos. Um circuito lgico pode ser expressado e implementado como um coleo de portas lgicas individualmente conectadas.

Como dito anteriormente, um sistema lgico tem dois possveis valores: V ou F. Num sistema lgico positivo, uma voltagem high usada para representar a varivel lgica V (1), e uma voltagem low, a varivel F (0). O normal usar +5V para V e 0V para F.

Portas Lgicas

Com o advento dos circuitos integrados, essas chaves lgicas foram substitudas por circuitos TTL (Transistor Transistor Logic).

Simbologia:

(retorna o inverso da porta AND)

(retorna o inverso da porta OR)

(retorna o inverso da porta XOR)

- Mapas de Karnaugh -

Simplificar expresses booleanas usando tcnicas algbricas no muito fcil.Os mapas de Karnaugh so usados para simplificar expresses booleanas e viabilizar a montagem de circuito lgicos. O mapa de Karnaugh relaciona as variveis de uma funo lgica como coordenadas de uma tabela, sendo o valor da funo preenchido no campo correspondente. Para se preencher o mapa de Karnaugh, basta colocar os 1s da tabela verdade na coordenada do mintermo especificado, sendo que as demais devem ser preenchidas com 0 ou com um X, caso o valor da funo no tenha como ser definido. Por exemplo, para a tabela verdade abaixo, temos:

Para termos a funo simplificada, devemos pegar conjuntos como o maior nmero de 1s possveis, sendo que estes conjuntos devem ser de 1,2, 4 ou seis elementos e no deve conter nenhum zero, mas pode conter X (caso este aparea). Quanto mair for o nmero de 1s dentro de um conjunto, menos variveis precisaremos para especific-lo. OBS: obviamente, todos os 1s devem ser marcados. H vrias maneiras de se escolher os blocos de 1s; uma delas, pelo exemplo acima, seria:

Feito isto, temos de enderear os blocos segundo suas coordenadas (em relao variveis):

Para o bloco de 1s abaixo, o endereamento seria:

Para os demais blocos:

Por este mtodo, temos uma simplificao de nossa funo, que a seguinte:

que bem mais simplificada que a forma de somar os mintermos.

Os mapas de Karnaugh vo ficando mais complexo medida em que se aumenta o nmero de variveis da funo lgica. No caso de termos 5 variveis (A,B,C,D,E), podemos montar o mapa da seguinte forma:

- Construo de circuitos -

A teoria discutida acima d uma base para prosseguirmos no estudo de circuitos digitais. A regra para se montar um circuito a seguinte:

1. entender o problema pedido; 1. 2. 3. 4. 5. montar uma tabela verdade de acordo com o nmero de variveis; montar o Mapa de Karnaugh correspondente; marcar os blocos de 1s convenientemente; encontrar a expresso simplificada de Z; montar o circuito usando as portas lgicas conhecidas.

Usando ainda o exemplo acima, temos:

Voltar

You might also like