You are on page 1of 2

Introduo A palavra vrus originria do latim e significa toxina ou veneno.

. O vrus um organismo biolgico com grande capacidade de multiplicao, utilizando para isso a estrutura de uma clula hospedeira. um agente capaz de causar doenas em animais e vegetais. Estrutura de um vrus Ele formado por um capsdeo de protenas que envolve o cido nuclico, que pode ser RNA (cido ribonuclico) ou DNA (cido desoxirribonuclico). Em alguns tipos de vrus, esta es trutura envolvida por uma capa lipdica com diversos tipos de protenas. Vida Um vrus sempre precisa de uma clula para poder replicar seu material gentico, produ zindo cpias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma clula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reproduo. Podem infectar clulas eucariticas (de animais, fungos, vegetais) e procariticas (de bactr ias). Classificao A classificao dos vrus ocorre de acordo com o tipo de cido nuclico que possuem, as ca ractersticas do sistema que os envolvem e os tipos de clulas que infectam. De acor do com este sistema de classificao, existem aproximadamente, trinta grupos de vrus. Ciclo Reprodutivo So quatro as fases do ciclo de vida de um vrus:

1. Entrada do vrus na clula: ocorre a absoro e fixao do vrus na superfcie celula logo em seguida a penetrao atravs da membrana celular. 2. Eclipse: um tempo depois da penetrao, o vrus fica adormecido e no mostra sin ais de sua presena ou atividade. 3. Multiplicao: ocorre a replicao do cido nuclico e as snteses das protenas do c eo. Os cidos nuclicos e as protenas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produz indo novas partculas de vrus. 4. Liberao: as novas partculas de vrus saem para infectar novas clulas sadias. Curiosidades: - Exemplos de doenas humanas provocadas por vrus: hepatite, sarampo, caxumba, grip e, dengue, poliomielite, febre amarela, varola, AIDS e catapora. - Os antibiticos no servem para combater os vrus. Alguns tipos de remdios servem ape nas para tratar os sintomas das infeces virais. As vacinas so utilizadas como mtodo de preveno, pois estimulam o sistema imunolgico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vrus.

Bibliografia indicada: - Vrus e Homens

Autor: Montagnier, Luc Editora: Instituto Piaget Temas: Cincias Biolgicas, Microbiologia

Vrus

Os vrus so seres bastante simples e de tamanho to pequeno que as menores clulas que se tem conhecimento so maiores que eles. Dessa forma, s podemos visualiz-los com o auxlio de microscpios eletrnicos. Formados, principalmente, por protenas e cidos nucleicos, os vrus so seres acelulado s e que s tm condies de realizar suas atividades vitais quando esto no interior de clu las vivas. Assim, so considerados parasitas intracelulares obrigatrios. Em razo dessas caractersticas peculiares, esses piratas celulares no so reconhecidos, precisamente, como seres vivos. Entretanto, consenso que so sistemas biolgicos, po r possurem cidos nucleicos em sua constituio, alm de sistemas de codificao gentica. O cido nucleico pode ser tanto DNA quanto RNA, sendo que alguns poucos vrus podem possuir os dois. Ele envolvido pelo capsdio, estrutura formada por molculas de pro tenas que, em algumas espcies, encontra-se revestida por uma membrana lipoproteica que contm protenas virais especficas em sua superfcie: o envelope viral. Quanto reproduo, esses sistemas biolgicos infectam geralmente a clula hospedeira lig ando suas protenas virais protena receptora desta. Nela ocorre a multiplicao do mate rial gentico e, utilizando os ribossomos, nucleotdeos, aminocidos e mitocndrias celu lares, comandam a sntese de protenas e cidos nucleicos, utilizando a energia oriund a do metabolismo do hospedeiro. Assim, do origem a novos vrus que, exceto quando h mutaes, so semelhantes entre si. Es ses podero invadir outras clulas que, possivelmente, tero seu funcionamento prejudi cado. Assim, um indivduo com seu organismo infectado apresentar os sintomas tpicos da doena viral que contraiu. Catapora, caxumba, dengue, ebola, febre amarela, gri pe, hepatite, herpes, AIDS, poliomielite, raiva, rubola, sarampo e varola so alguma s delas. Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia Equipe Brasil Escola

You might also like