You are on page 1of 11

A IMPORTNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Mainart, Domingos de A1. Santos, Ciro M.

1,2 Faculdade Presidente Antonio Carlos1, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM 2 RESUMO O desenvolvimento de competncias e habilidades ligadas tecnologia, fator de grande importncia na globalizao das idias, das experincias aglomeradas durante sculos, uma vez que se produz equipamentos com alta capacidade produtiva e com baixo custo operacional, necessitando, portanto, de mo de obra qualificada, para operar equipamentos. A necessidade premente de evoluo na metodologia do ensino se faz presente em diversos estudos de respeitados educadores brasileiros que, desde a dcada de 90, colocavam em discusso e anlise este assunto, j disponvel e utilizado no mundo inteiro. A pesquisa aborda a presena das diferentes tecnologias no ambiente educacional, analisando a necessidade de formao do educador para lidar com tais tecnologias como ferramentas auxiliares do processo educativo. Realizada a partir de pesquisa bibliogrfica, discute-se aqui, as novas exigncias educacionais advindas da revoluo tecnolgica vivida neste milnio, e a forma como tais exigncias se refletem no ambiente educacional e na prtica educativa, exigindo do professor novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar como mediador na construo do conhecimento na era da tecnologia. Palavras-chave: Tecnologia; formao do professor; mediao; educao. Abstract The development of competencies and skills related to technology, is a very important factor in the globalization of ideas, experiences clustered for centuries, since it produces equipment with high capacity and low operational cost, thus necessitating manpower qualified to operate equipment. The pressing need for progress in the methodology of teaching is present in several studies from respected Brazilian educators since the 90s, discussing and analyzing this issue, already available and used worldwide. The research addresses the presence of the different technologies in the educational environment, analyzing the need for teacher education to deal with such technologies as aids the educational process. Made from literature, it discusses the new educational requirements arising from the technological revolution experienced in this millennium, and how these requirements are reflected in the educational environment and on educational practice, requiring the teacher's new skills and knowledge to enable it act as mediator in the construction of knowledge in the age of technology. Key words: Technology, teacher training, mediation, education.

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

INTRODUO

Com o avano da tecnologia, surge na sociedade a necessidade de aperfeioamento das habilidades para utilizao de equipamentos. Dizer que um indivduo pertence ao mundo tecnolgico uma garfe cultural, donde o desenvolvimento tecnolgico e a manipulao destes artefatos so basicamente impraticveis por qualquer ser humano, mas sim por uma coletividade, onde cada um tem a sua especialidade. O desenvolvimento de competncias e habilidades ligadas tecnologia, fator de importante na globalizao das idias, das experincias aglomeradas durante sculos, uma vez que se produz equipamentos com alta capacidade produtiva e com baixo custo operacional, necessitando, portanto, de mo de obra qualificada, para operar equipamentos. Defende-se neste trabalho, a importncia da aquisio de conhecimentos mnimos para que o docente/discente se desenvolva com auxilio dos artefatos tecnolgicos existentes na academia. Tem-se como problema central, o impacto da falta de competncias mnimas no que se refere a tecnologia da informao, no processo ensino- aprendizagem na universidade no momento atual. O objetivo principal deste estudo verificar a influncia do domnio da tecnologia no processo ensino/aprendizagem discutindo as competncias necessrias ao acadmico/docente do ensino superior, tendo em vista a velocidade do processamento da informao. Pensadores como Manuel Castells (1999), pondera que a sociedade est passando por uma revoluo informacional que pode ser comparada s grandes guinadas da Histria. Considerando a grande necessidade de conhecimentos tecnolgicos do sculo XXI, cumpre refletir acerca das conseqncias do domnio ou no de tais conhecimentos na comunidade acadmica. Diante do fato de que a tecnologia uma realidade nas escolas brasileiras que j contam com televiso, aparelhos de DVD, ncleos e laboratrios de informtica, entre outros, faz-se necessrio refletir sobre a formao do educador frente ao uso desses equipamentos. As mudanas que se operam no contexto educacional com a introduo de novas tecnologias permitem a obteno de maiores informaes cientficas sobre a utilizao da tecnologia na

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

educao, bem como dos conhecimentos necessrios ao educador que atua nessa era de globalizao. O ensino superior, at ento considerado alto patamar do conhecimento especfico, comea assim a sofrer as consequncias do no acompanhamento da evoluo da tecnologia: o professor que detm o conhecimento tcnico do contedo e no consegue acompanhar tal tendncia, frente aos alunos que chegam Universidade. Portanto, este estudo importante para os docentes do ensino superior, na medida em que ele dever, como elo entre dois momentos scio-histricos, absorver e disseminar as prticas tecnolgicas.

METODOLOGIA

O trabalho implica numa metodologia de pesquisa indireta, de carter bibliogrfico, que consiste na utilizao de referncias tericas j publicadas para anlise e discusso do problema. Quanto aos fins, considera-se descritiva, pois a preocupao central caracterizar a influncia da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.

TECNOLOGIA E QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A incorporao das inovaes tecnolgicas s tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presena de novas tecnologias na escola no , por si s, garantia de maior qualidade na educao, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepo e na memorizao de informaes (GATTI, 1993).

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

A concepo de ensino e aprendizagem revela-se na prtica de sala de aula e na forma como professores e alunos utilizam os recursos tecnolgicos disponveis -livro didtico, giz e quadro, televiso ou computador. A presena desse aparato tecnolgico na sala de aula no garante mudanas na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construo de conhecimentos por meio de uma atuao ativa, crtica e criativa por parte de alunos e professores (MORAN, 1995). O Brasil um pas com grande diversidade regional, cultural e com grandes desigualdades sociais; portanto, no possvel pensar em um modelo nico para incorporao de recursos tecnolgicos na educao. necessrio pensar em propostas que atendam aos interesses e necessidades de cada regio ou comunidade (BRASIL, 1998). Se a escola for entendida como um local de construo do conhecimento e de socializao do saber, como um ambiente de discusso, troca de experincias e de elaborao de uma nova sociedade, fundamental que a utilizao dos recursos seja amplamente discutida e elaborada conjuntamente com a comunidade escolar, ou seja, que no fique restrita s decises e recomendaes de outros. Tanto no Brasil como em outros pases, a maioria das experincias com uso de tecnologias informacionais na escola esto apoiadas em uma concepo tradicional de ensino e aprendizagem. Esse fato deve alertar para a importncia da reflexo sobre qual a educao que se quer oferecer aos alunos, para que a incorporao da tecnologia no seja apenas o "antigo" travestido de "moderno" (BRASIL, 1998). Os meios eletrnicos de comunicao oferecem amplas possibilidades para ficarem restritos transmisso e memorizao de informaes. Permitem a interao com diferentes formas de representao simblica - grficos, textos, notas musicais, movimentos, cones, imagens -, e podem ser importantes fontes de informao, da mesma forma que textos, livros, revistas, jornais da mdia impressa. Entrevistas, debates, documentrios, filmes, novelas, msicas, noticirios, softwares, CD-ROM, BBS e Internet so apenas alguns exemplos de formatos diferentes de comunicao e informao possveis utilizando-se esses meios. O computador, em particular, permite novas formas de trabalho, possibilitando a criao de ambientes de aprendizagem em que os alunos possam pesquisar, fazer antecipaes e simulaes, confirmar ideias prvias, experimentar, criar solues e construir novas formas
VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

de representao mental. Alm disso, permite a interao com outros indivduos e comunidades, utilizando os sistemas interativos de comunicao: as redes de computadores (BRASIL, 1998).

O computador na sala de aula

ALMEIDA (2001);

MERCADO (2002);

MORAES

(2000) reconhecem as

potencialidades da rea de Informtica, concordando que os computadores podem favorecer sobremaneira ao processo de educao escolar. Para que se possa delinear as contribuies de tais equipamentos ao processo ensino/aprendizagem, faz-se necessrio buscar uma definio para informtica educativa, entendida como uma rea cientfica que tem como objeto de estudo o uso de equipamentos e procedimentos da rea de processamento de dados no desenvolvimento das capacidades do ser humano, visando sua melhor integrao individual e social (MERCADO, 2002). Diante de tal conceito, quando se trata da implantao da informtica educativa no contexto escolar, h que se considerar dois aspectos: o ensino da Informtica, incluindo disciplinas sobre processamento de dados no currculo escolar ; e a Informtica no ensino, disponibilizando os recursos da computao para o desenvolvimento das prticas educacionais escolares. Em se tratando da primeira, sua operacionalizao torna-se mais simples uma vez que a insero de disciplinas sobre processamento de dados no currculo pode ser efetivada com a contratao de professores com formao em Cincia da Computao, construo de laboratrio(s) com recursos computacionais, organizao do horrio de utilizao desse(s) laboratrio(s) e alocao de mais disciplinas no horrio das turmas contempladas com o referido complemento curricular. Porm, sob tal aspecto, corre-se o risco de que haja uma subutilizao dos recursos computacionais, pois maior o risco de a Informtica acabar servindo apenas aos fins da prpria Informtica e, talvez, no fazendo jus ao adjetivo "educativo" .

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

Quando se trata, do uso de computadores como ferramentas auxiliares do processo ensino/aprendizagem, h uma complexidade maior para sua operacionalizao pois, para que os recursos oferecidos pelos computadores possam ser amplamente utilizados, faz-se necessrio que todo corpo docente seja capacitado e para tanto, deve ter sua resistncia ao novo vencida. Alm disso, a organizao de utilizao do(s) laboratrio(s) de Informtica precisa disponibilizar horrios e recursos para o trabalho de diversas disciplinas e no para somente uma disciplina especfica . Cabe ressaltar, portanto, que; (...) a presena isolada e desarticulada dos computadores na escola no , jamais, sinal de qualidade de ensino; mal comparando, a existncia de alguns aparelhos ultramodernos de tomografia e ressonncia magntica em determinado hospital ou rede de sade no expressa, por si s, a qualidade geral do servio prestado populao. necessrio estarmos muito alertas para o risco da transformao dos computadores no bezerro de ouro ser adorado em Educao. (CORTELLA, 1995:34).

O PROFESSOR NA ERA DA EDUCAO TECNOLGICA

No limite, as orientaes e prticas pedaggicas, de instruo, os paradigmas de investigao e os modelos de formao tecnolgicas podem ser adaptados, esto dependentes das perspectivas sobre a natureza do conhecimento, do pensamento e das diferentes teorias da aprendizagem. Ou seja, as orientaes metodolgicas e curriculares, as prticas, derivam e fundamentam-se, pois, nas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, sendo, ento, os seus pilares a Filosofia e a Psicologia, dentre outros. A grande evoluo e utilizao das novas tecnologias informacionais vem provocando transformaes radicais nas concepes de cincia, e impulsiona as pessoas a conviverem com a ideia de aprendizagem sem fronteiras e sem pr-requisitos. Tudo isso implica em novas ideias de conhecimento, de ensino e de aprendizagem, exigindo o repensar do currculo, da funo da escola, do papel do professor e do aluno (TAJRA, 1998).

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

Uma mudana qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando se consegue integrar dentro de uma viso inovadora todas as tecnoiogias: as telemticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, ldicas e corporais (MERCADO, 2002). Para o autor, houve uma passagem muito rpida do livro para a televiso e vdeo e destes para o computador e a Internet, sem que houvesse a aprendizagem e a explorao de todas as possibilidades de cada meio. As habilidades relacionadas ao uso de tecnologia delineiam um novo modelo para a escola. Os recursos oferecidos pelos computadores, pela Internet e outras redes de comunicao evidenciam a necessidade de se estabelecerem vnculos entre os contedos das disciplinas escolares, as diversas aprendizagens no mbito da escola e a realidade cotidiana. Notadamente as informaes circulantes so mais ricas em forma e mais diversificadas em contedo do que as existentes na escola tradicional (LVY, 1993; MORAN, 1995; MERCADO, 2002). At o advento das tecnoiogias de informao e comunicao, a escola era o lugar para onde as pessoas se destinavam a fim de adquirir conhecimento sistematizado, o lugar onde estavam as informaes mais importantes e o professor era visto, ento, como o detentor e provedor de saberes. Com a profuso de mdias e facilidade de acesso oferecido pelas tecnoiogias de informao e comunicao, a escola redefine-se no que diz respeito a ser repositrio de informaes e o professor passa a ter o papel de mediador e orientador da aprendizagem, devendo ser hbil no uso das tecnoiogias para a educao. (PREITO, 1999). Para empreender um trabalho, no espao escolar, comprometido com uma nova realidade tecnolgica, o professor precisa criar novas metodologias de ensino que tenham como ponto de ancoragem a realidade da escola e de seus protagonistas, relacionando o cotidiano escolar a contextos mais amplos, articulando o senso comum ao saber sistematizado e socialmente construdo, integrando e contextualizando os diversos componentes curriculares nova realidade social. Dadas as transformaes scio-culturais que ocorrem numa velocidade jamais vista, os profissionais da educao devem estar continuamente se informando, se transformando, se formando (PRETTO, 1999).

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

A questo da formao do professor

Ao se pensar nas alteraes que a adoo de novas tecnologias promovem na prtica docente, faz-se necessrio pensar na pessoa do professor e em sua formao que, no se d apenas durante o seu percurso nos cursos de formao de professores mas, durante todo o seu caminho profissional, dentro e fora da sala de aula (TAJRA, 1998). Faz-se necessrio que o profissional tenha tempo e oportunidades de familiarizao com as novas tecnologias educativas, suas possibilidades e limites para que, na prtica, possa fazer escolhas conscientes sobre o uso das formas mais adequadas ao ensino de um determinado tipo de conhecimento, em um determinado nvel de complexidade, para um grupo especfico de alunos e no tempo disponvel. A diferena didtica no est no uso ou no uso das novas tecnologias, mas na compreenso das suas possibilidades. Mais ainda, na compreenso da lgica que permeia a movimentao entre os saberes no atual estgio da sociedade tecnolgica (ALMEIDA, 2001). No contexto escolar os conhecimentos adquiridos so colocados em prtica. Nesse espao eles so recontextualizados, na prtica que o aprendido (re)significado. Na sala de aula, no cotidiano escolar, emergem as dvidas, os questionamentos, as novas ideias. Sanar dvidas, questionar aes, modific-las, discutir novas ideias implica num processo contnuo de formao de professores. Reconstruir um referencial pedaggico que d suporte a uma nova prtica profissional um processo que requer rupturas. Assumir uma nova postura como professor (de transmissor do conhecimento para mediador da construo de um conhecimento culturalmente construdo e compartilhado), adotar uma nova metodologia (envolvendo um novo instrumento cultural), criar formas diferentes de trabalhar os contedos (formas que privilegiem os aspectos cognitivos) so fatores que determinam a (re)sgnificao das prticas educativas institudas. (PREITO, 1999). Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as vrias tecnologias e procedimentos metodolgicos. Mas tambm importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicao interpessoal/grupal e as de comunicao audiovisual/telemtica. No se trata de dar receitas, porque as situaes so muito diversificadas. importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

comunicar-se bem, ensinar bem , ajudar os alunos a que aprendam melhor. importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar. (MERCADO, 2002). A Internet abre possibilidade de se modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos cursos distncia. So muitos os caminhos, que dependero da situao concreta em que o professor se encontrar.

CONSIDERAES FINAIS

Em se tratando da utilizao de novas tecnologias no contexto educacional, o que se percebe que o educador encontra-se inserido num emaranhado de conexes cujo centro mvel, pois a mudana frequente, esperada e, por vezes, extraordinria. No h uma tecnologia especfica a ser utilizada, nem uma forma nica de utilizao dos recursos tecnolgicos, mas um leque de oportunidades educativas que as diferentes tecnologias revelam, cabendo ao professor adequ-las s necessidades e especificidades da escola e do alunado com que atua. Entretanto, para que tais adaptaes possam se efetivar, necessrio domnio do professor quanto s possibilidades de uso da tecnologia na educao. necessrio que os educadores estejam preparados para interagir com as novas tecnologias no ambiente de trabalho, estimular e facilitar a difuso da informtica educacional, fornecer subsdios para a elaborao de Projetos Pedaggicos, de acordo com a disciplina e o nvel escolar dos alunos, propiciar condies de aprimoramento quanto ao uso da informtica no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam deficincias, avaliar as possibilidades da utilizao de softwares nos projetos e atividades pedaggicas. Certamente, o professor deve aprender tambm a utilizar as ferramentas bsicas de Informtica como: processador de textos, editor de desenhos, planilhas eletrnicas, banco de dados, Multimdia e Internet, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para o enriquecimento da Prtica Pedaggica. Assim, para que se possa vislumbrar possibilidades de sucesso na utilizao de novas tecnologias na educao, h necessidade de se considerar os professores no apenas como os executores de um projeto j definido de informatizao da

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

escola, nem como responsveis pela utilizao dos computadores e consumidores dos materiais e programas escolhidos pelos idealizadores do projeto, mas principalmente como parceiros na concepo de todo o trabalho. A formao do professor deve prover condies para que ele construa conhecimento sobre as tcnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prtica pedaggica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedaggica. Finalmente, deve-se criar condies para que o professor saiba re-contextualizar tanto o aprendizado como as experincias vividas durante a sua formao para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos aos objetivos pedaggicos a que se prope atingir. Assim, cabe ao docente do ensino superior se inteirar e se adequar s tecnologias que ora se apresentam, pois, a sociedade do conhecimento demanda agora um novo perfil de profissional. REFERNCIAS CAMARA, Mauro. TELECENTROS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSO DIGITAL: Perspectiva Comparada em Minas Gerais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.134p. CARVALHO, Ana Lcia. Revista Tema - A revista do Serpro. Braslia: Serpro, 2004. CASTELLS, Manuel. A Era da Informao: economia, sociedade e cultura, vol. 3, So Paulo: Paz e terra, 1999, p. 411-439 ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de. Informtica e formao de professores. Braslia: Ministrio da Educao/Proinfo, 2001. BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto Ciclos: Apresentao dos Temas Transversais. Braslia; MEC/SEF, 1998. CORTELLA, Mrio Srgio. Informatofobia e Informatolatria: Equvocos na Educao. http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=51889&type=P Acesso em 2010 GATTI, Bemadete. Os agentes escolares e o computador no ensino. Acesso. So Pauto: FDE/ SEE. Ano 4, dez.93. HAYDT, Regina Clia Cazaux. Curso de Didtica Geral. 3. ed. So Paulo: tica, 1997.

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. (Org.).Novas tecnologias na educao: reflexes sobre a prtica. Macei. Edufal, 2002. MORAES, Raquel de Almeida. Informtica na educao. Rio de Janeiro: DPA, 2000. MORAN, Jos Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n2.126, set. / out. 1995 PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro : Educao e multimdia. Campinas : Papirus, 1999a.

VII Convibra Administrao Congresso Virtual Brasileiro de Administrao www.convibra.com.br

You might also like