You are on page 1of 10

O Romance do Pavo Misterioso

1 Eu vou contar uma histria De um pavo misterioso Que levantou vo na Grcia Com um rapaz corajoso Raptando uma condessa Filha de um conde orgulhoso. 3 O velho turco era dono Duma fbrica de tecidos Com largas propriedades Dinheiro e bens possudos Deu de herana a seus filhos Porque eram bem unidos. 2 Residia na Turquia Um vivo capitalista Pai de dois filhos solteiros O mais velho Joo Batista Ento o filho mais novo Se chamava Evangelista.

4 Depois que o velho morreu Fizeram combinao Porque o tal Joo Batista Concordou com o seu irmo E foram negociar Na mais perfeita unio. 6 - Olha que nossa riqueza se acha muito aumentada e dessa nossa fortuna ainda no gozei nada portanto convm qu'eu passe um ano em terra afastada. 8 - Quero te fazer um pedido: procure no estrangeiro um objeto bonito s para rapaz solteiro; traz para mim de presente embora custe dinheiro. 10 Joo Batista no Japo Esteve seis meses somente Gozando daquele imprio Percorreu o Oriente Depois voltou para a Grcia Outro pas diferente. 12 Joo Batista interrogou: - Amigo fale a verdade por qual motivo o senhor manda eu ficar na cidade? Disse o grego: - Vai haver Uma grande novidade. 14 - a moa em que eu falo Filha do tal potentado O pai tem ela escondida Em um quarto de sobrado Chama-se Creuza e criou-se Sem nunca ter passeado.

5 Um dia Joo Batista Pensou pela vaidade E disse a Evangelista: - Meu mano eu tenho vontade de visitar o estrangeiro se no te deixar saudade. 7 Respondeu Evangelista: - Vai que eu ficarei regendo os negcios como sempre eu trabalhei garanto que nossos bens com cuidado zelarei. 9 Joo Batista prometeu Com muito boa inteno De comprar um objeto De gosto de seu irmo Ento tomou um paquete E seguiu para o Japo. 11 Joo Batista entrou na Grcia Divertiu-se em passear Comprou passagem de bordo E quando ia embarcar Ouviu um grego dizer Acho bom se demorar. 13 - Mora aqui nesta cidade um conde muito valente mais soberbo do que Nero pai de uma filha somente a moa mais bonita que h no tempo presente

15 - De ano em ano essa moa bota a cabea de fora para o povo ador-la no espao de uma hora para ser vista outra vez tem um ano de demora. 17 Os estrangeiros tm vindo Tomarem conhecimento Amanh quando ela aparece No grande ajuntamento proibido pedir-se A mo dela em casamento. 19 Logo no segundo dia Creuza saiu na janela Os fotgrafos se vexaram Tirando o retrato dela Quando inteirou uma hora Desapareceu a donzela. 21 O fotgrafo respondeu: - Lhe custa um conto de ris Joo Batista ainda disse: - Eu compro at por dez se o dinheiro no der empenharei os anis. 23 Ento disse Evangelista: - Meu mano v me contando se viste coisas bonitas onde andaste passeando o que me traz de presente v logo entregando. 25 Respondeu Evangelista Depois duma gargalhada: - Neste caso meu irmo pra mim no trouxe nada pois retrato de mulher coisa bastante usada. 27 Joo Batista retirou O retrato de uma mala Entregou ao rapaz Que estava de p na sala Quando ele viu o retrato Quis falar tremeu a fala. 29 Respondeu Joo Batista - Creuza muito mais formosa do que o retrato dela em beleza preciosa tem o corpo desenhado por uma mo milagrosa.

16 O conde no consentiu Outro homem educ-la S ele como pai dela Teve o poder de ensin-la E ser morto o criado Que dela ouvir a fala. 18 Ento disse Joo Batista - Agora vou me demorar pra ver essa condessa estrela desse lugar quando eu chegar Turquia tenho muito o que contar. 20 Joo Batista viu depois Um retratista vendendo Alguns retratos de Creuza Vexou-se e foi dizendo: - Quanto quer pelo retrato porque compr-lo pretendo. 22 Joo Batista voltou Da Grcia para a Turquia E quando chegou em Meca Cidade em que residia Seu mano Evangelista Banqueteou o seu dia. 24 Respondeu Joo Batista: - Para ti trouxe um retrato de uma condessa da Grcia moa que tem fino trato custou-me um conto de ris ainda achei muito barato. 26 - Sei que tem muitos retratos mas como o que eu trouxe no vais agora examin-lo entrego em tua mo quando vires a beleza mudar de opinio. 28 Evangelista voltou Com o retrato na mo Tremendo quase assustado Perguntou ao seu irmo Se a moa do retrato Tinha aquela perfeio. 30 Joo Batista perguntou Fazendo ar de riso: - Que isso, meu irmo queres perder o juzo? J vi que este retrato Vai te causar prejuzo.

31 Respondeu Evangelista - Pois meu irmo eu te digo vou sair do pas no posso ficar contigo pois a moa do retrato deixou-me a vida em perigo. 33 - Teu conselho no me serve estou impressionado rapaz sem moa bonita um desaventurado se eu no me casar com Creuza findo meus dias enforcado. 35 Deram o balano no dinheiro S trs milhes encontraram Tocou dois a Evangelista Conforme se combinaram Com relao ao negcio Da firma se desligaram. 37 Logo que chegou na Grcia Hospedou-se Evangelista Em um hotel dos mais pobres Negando assim sua pista S para ningum saber Que era um capitalista. 39 Os hotis j se achavam Repletos de passageiros Passeavam pelas praas Os grupos de cavalheiros Havia muito fidalgos Chegado dos estrangeiros. 41 Quando Evangelista viu O brilho da boniteza Disse: - Vejo que meu mano Quis me falar com franqueza Pois esta gentil donzela rainha de beleza. 43 No outro dia saiu Passeando Evangelista Encontrou-se na cidade Com um moo jornalista Perguntou se no havia Naquela praa um artista. 45 Evangelista entrou Na casa do engenheiro Falando em lngua grega Negando ser estrangeiro Lhe props um bom negcio Lhe oferecendo dinheiro.

32 Joo Batista falou srio: - Precipcio no convm de que te serve ir embora por este mundo alm em procura de uma moa que no casa com ningum. 34 - Vamos partir a riqueza que tenho a necessidade d balano no dinheiro porque eu quero a metade o que no posso levar dou-te de boa vontade. 36 Despediu-se Evangelista Abraou o seu irmo Chorando um pelo outro Em triste separao Seguindo um para a Grcia Em uma embarcao. 38 Ali passou oito meses Sem se dar a conhecer Sempre andando disfarado S para ningum saber At que chegou o dia Da donzela aparecer. 40 As duas horas as tarde Creuza saiu janela Mostrando a sua beleza Entre o conde e a me dela Todos tiraram o chapu Em continncia donzela. 42 Evangelista voltou Aonde estava hospedado Como no falou com a moa Estava contrariado Foi inventar uma ideia Que lhe desse resultado. 44 Respondeu o jornalista: - Tem o doutor Edmundo na rua dos Operrios engenheiro profundo para inventar maquinismo ele o maior do mundo. 46 Assim disse Evangelista: - Meu engenheiro famoso primeiro v me dizendo se no homem medroso porque eu quero custar um negcio vantajoso

47 Respondeu-lhe Edmundo - Na arte no tenho medo mas vejo que o amigo quer um negcio em segredo como precisa de mim conte-me l o enredo. 49 - Eu aceito o seu contrato mas preciso lhe avisar que eu vou trabalhar seis meses o senhor vai esperar obra desconhecida que agora vou inventar. 51 Enquanto Evangelista Impaciente esperava O engenheiro Edmundo Toda noite trabalhava Oculto em sua oficina E ningum adivinhava. 53 Movido a motor eltrico Depsito de gasolina Com locomoo macia Que no fazia buzina A obra mais importante Que fez em sua oficina. 56 Quando Edmundo findou Disse a Evangelista: - Sua obra est perfeita ficou com bonita vista o senhor tem que saber que Edmundo artista. 58 Foram experimentar Se tinha jeito o pavo Abriram alavanca e chave Encarcaram num boto O monstro girou suspenso Maneiro como balo. 60 Ento disse o engenheiro: - J provei minha inveno fizemos a experincia tome conta do pavo agora o senhor me paga sem promover discusso. 62 Edmundo ainda deu-lhe Mais uma serra azougada Que serrava caibro e ripa E no fazia zuada Tinha os dentes igual navalha De lmina bem afiada.

48 - Eu amo a filha do conde a mais formosa mulher se o doutor inventar um aparelho qualquer que eu possa falar com ela pago o que o senhor quiser. 50 - Quer o dinheiro adiantado? Eu pago neste momento - No senhor, ainda cedo quando terminar o invento que eu digo o preo quanto custa o pagamento. 52 O grande artista Edmundo Desenhou nova inveno Fazendo um aeroplano De pequena dimenso Fabricado de alumnio Com importante armao. 54 Tinha cauda como leque As asas como pavo Pescoo, cabea e bico Lavanca, chave e boto Voava igualmente ao vento Para qualquer direo. 57 - Eu fiz o aeroplano da forma de um pavo que arma e se desarma comprimindo em um boto e carrega doze arrobas trs lguas acima do cho. 59 O pavo de asas abertas Partiu com velocidade Coroando todo o espao Muito acima da cidade Como era meia noite Voaram mesmo vontade. 61 Perguntou Evangelista: - Quanto custa o seu invento? - D me cem contos de ris acha caro o pagamento o rapaz lhe respondeu: Acho pouco dou duzentos. 63 Ento disse o jovem turco: - Muito obrigado fiquei do pavo e dos presentes para lutar me armei amanh a meia-noite com Creuza conversarei.

64 meia-noite o pavo Do muro se levantou Com as lmpadas apagadas Como uma flecha voou Bem no sobrado do conde Na cumeeira pousou. 69 Chegou no quarto de Creuza Onde a donzela dormia Debaixo do cortinado Feito de seda amarela E ele para acord-la Ps a mo na testa dela. 71 Ento Creuza deu um grito: - Papai um desconhecido entrou aqui no meu quarto sujeito muito atrevido venha depressa papai pode ser algum bandido. 73 De um leno enigmtico Que quando Creuza gritava Chamando o pai dela Ento o moo passava Ele no nariz da moa Com isso ela desmaiava. 75 Ajeitou os caibros e ripas E consertou o telhado E montando em seu pavo Voou bastante vexado Foi esconder o aparelho Aonde foi fabricado. 77 Percorreu todos os cantos Com a espada na mo Berrando e soltando pragas Colrico como um leo Dizendo: - Aonde encontr-lo Eu mato esse ladro. 79 Disse o conde: - Nesse caso Tu j ests a sonhar Moa de dezoito anos J pensando em se casar Se aparecer casamento Eu saberei desmanchar. 81 E Creuza estava deitada Dormindo o sono inocente Seus cabelos como um vu Que enfeitava puramente Como um anjo de terreal Que tem lbios sorridentes.

65 Evangelista em silncio Cinco telhas arredou Um buraco de dois palmos Caibros e ripas serrou E pendurado numa corda Por ela escorregou. 70 A donzela estremeceu Acordou no mesmo instante E viu um rapaz estranho De rosto muito elegante Que sorria para ela Com um olhar fascinante. 72 O rapaz lhe disse: - Moa Entre ns no h perigo Estou pronto a defend-la Como um verdadeiro amigo Venho saber da senhora Se quer casar-se comigo. 74 O jovem puxou o leno Ao nariz da moa encostou Deu uma vertigem na moa De repente desmaiou E ele subiu na corda Chegando em cima tirou. 76 O conde acordou aflito Quando ouviu essa zuada Entrou no quarto da filha Desembainhou a espada Encontrou-a sem sentido Dez minutos desmaiada. 78 Creuza disse: - Meu pai Pois eu vi neste momento Um jovem rico e elegante Me falando em casamento No vi quando ele encantou-se Porque me deu um passamento. 80 Evangelista voltou s duas da madrugada Assentou seu pavo Sem que fizesse zuada Desceu pela mesma trilha Na corda dependurada. 82 O rapaz muito sutil Foi pegando na mo dela Ento a moa assustou-se Ele garantiu a ela Que no eram malfazejos: - No tenha medo donzela.

83 A moa interrogou-o Disse: - Quem o senhor Diz ele: - Sou estrangeiro Lhe consagrei grande amor Se no fores minha esposa A vida no tem valor. 85 Como eu lhe tenho amizade Me arrisco fora de hora Moa no me negue o sim A quem tanto lhe adora! Creuza a gritou: - Papai Venha ver o homem agora. 87 Ouviu-se tocar a corneta E o brado da sentinela O conde se dirigiu Para o quarto da donzela Viu a filha desmaiada No pode falar com ela. 89 - Minha filha, eu j pensei em um plano bem sagaz passa essa banha amarela na cabea desse audaz s assim descobriremos esse anjo ou satans. 91 Evangelista tambm Desarmou seu pavo A cauda, a capota, o bico Diminuiu a armao Escondeu o seu motor Em um pequeno caixo. 93 J era a terceira vez Que Evangelista entrava No quarto que a condessa noite se agasalhava Pela fora do amor O rapaz se arriscava. 95 Evangelista sentou-se Ps-se a conversar com ela Trocando o riso esperava A resposta da donzela Ela ps-lhe a mo na testa Passou a banha amarela. 97 E logo Evangelista Voando da cumeeira Foi esconder seu pavo Nas folhas de uma palmeira Disse: - Na quarta viagem Levo essa estrangeira.

84 Mas Creuza achou impossvel O moo entrar no sobrado Ento perguntou a ele De que jeito tinha entrado E disse: - Vai me dizendo Se s vivo ou encantado. 86 Ele passou-lhe o leno Ela caiu sem sentido Ento subiu na corda Por onde tinha descido Chegou em cima e disse: - O conde ser vencido. 88 At que a moa tornou Disse o conde: - um caso srio Sou um fidalgo to rico Atentado em meu critrio Mas ns vamos descobrir O autor do mistrio. 90 - S sendo uma viso que entra neste sobrado s chega meia-noite entra e sai sem ser notado se gente desse mundo usa feitio encantado. 92 Depois de sessenta dias Alta noite em nevoeiro Evangelista chegou No seu pavo bem maneiro Desceu no quarto da moa A seu modo traioeiro. 94 Com um pouco a moa acordou Foi logo dizendo assim: - Tu tens dito que me amas com um bem-querer sem fim se me amas com respeito te senta juntos de mim. 96 Depois Creuza levantou-se Com vontade de gritar O rapaz tocou-lhe o leno Sentiu ela desmaiar Deixou-a com uma sncope Tratou de se retirar. 98 Creuza ento passou o resto Da noite mal sossegada Acordou pela manh Meditava e cismada Se o pai no perguntasse Ela no dizia nada.

99 Disse o conde: - Minha filha Parece que ests doente? Sofreste algum acesso Porque teu olhar no mente O tal rapaz encantado Te apareceu certamente. 101 O conde disse aos soldados Que a cidade patrulhassem Tomassem os chapus de Quem nas ruas encontrassem Um de cabelo amarelo Ou rico ou pobre pegassem. 103 Os soldados lhe disseram: - Cidado no estremea est preso a ordem do conde e bom que no se cresa vai a presena do conde se homem no esmorea. 105 Evangelista respondeu: - Tambm me faa um favor enquanto vou me vestir minha roupa superior na classe de homem rico ningum pisa meu valor. 107 Seguiu logo Evangelista Conversando com o guarda At que se aproximaram Duma palmeira copada Ento disse Evangelista: - Minha roupa est trepada. 109 Evangelista subiu Ps um dedo no boto Seu monstro de alumnio Ergueu logo a armao Dali foi se levantando Seguiu voando o pavo. 111 Ento mandaram subir Um soldado de coragem Disseram: - Pegue na perna Arraste com a folhagem Est passando na hora De voltarmos da viagem. 113 Voltaram e disseram ao conde Que o rapaz tinham encontrado Mas no olho de uma palmeira O moo tinha voado Disso o conde: - Pois o co Que com Creuza tem falado.

100 E Creuza disse: - Papai Eu cumpri o seu mandado O rapaz apareceu-me Mas achei-o delicado Passei-lhe a banha amarela E ele saiu marcado.

102 Evangelista trajou-se Com roupa de alugado Encontrou-se com a patrulha O seu chapu foi tirado Viram o cabelo amarelo Gritaram: - Esteja intimado! 104 - Voc hoje vai provar por sua vida responde como que tem falado com a filha do nosso conde quando ela lhe procura onde que se esconde. 106 Disseram: - Pode mudar Sua roupa de nobreza A moa bem que dizia Que o rapaz tinha riqueza Vamos ganhar umas luvas E o conde uma surpresa. 108 E os soldados olharam Em cima tinha um caixo Mandaram ele subir E ficaram de prontido Pegaram a conversar Prestando pouca ateno. 110 E os soldados gritaram: - Amigo, o senhor se desa deixe de tanta demora bom que no aborrea seno com pouco uma bala visita sua cabea. 112 Quando o soldado subiu Gritou: - Perdemos a ao Fugiu o moo voando De longe vejo um pavo Zombou de nossa patrulha Aquele moo o co. 114 Creuza sabendo da histria Chorava de arrependida Por ter marcado o rapaz Com banha desconhecida Disse: - Nunca mais terei Sossego na minha vida.

115 Disse Creuza: - Ora papai Me prive da liberdade No consente que eu goze A distrao da cidade Vivo como criminosa Sem gozar a mocidade. 117 - O rapaz que me amou s queria v-lo agora para cair nos seus ps como uma infeliz que chora embora que eu depois morresse na mesma hora. 119 s quatro da madrugada Evangelista desceu Creuza estava acordada Nunca mais adormeceu A moa estava chorando O rapaz lhe apareceu. 121 O rapaz disse: - Menina A mim no fizeste mal Toda a moa inocente Tem seu papel virginal Cerimnia de donzela uma coisa natural. 123 - Se o senhor homem srio e comigo quer casar pois tome conta de mim aqui no quero ficar se eu falar em casamento meu pai manda me matar. 125 Creuza estava empacotando O vestido mais elegante O conde entrou no quarto E dando um berro vibrante Gritando: - Filha maldita Vais morrer com o seu amante. 127 Ouviu-se o baque do conde Porque rolou desmaiado A ltima cena do leno Deixou-o magnetizado Disse o moo: -Tem dez minutos Para sairmos do sobrado. 129 Com pouco o conde acordou Viu a corda pendurada Na coberta do sobrado Distinguiu uma zuada E as lmpadas do aparelho Mostrando luz variada.

116 - Aqui no tenho direito de falar com um criado um rapaz para me ver precisa ser encantado mas talvez ainda eu fuja deste maldito sobrado. 118 - Eu sei que para ele no mereo confiana quando ele vinha aqui ainda eu tinha esperana de sair desta priso onde estou desde de criana. 120 O jovem cumprimentou-a Deu-lhe um aperto de mo A condessa ajoelhou-se Para pedir-lhe perdo Dizendo: - Meu pai mandou Eu fazer-te uma traio. 122 - Todo o seu sonho dourado fazer-te minha senhora se quiseres casar comigo te arrumas e vamos embora seno o dia amanhece e se perde a nossa hora. 124 - Que importa que ele mande tropas e navios pelos mares minha viagem area meu cavalo anda nos ares ns vamos sair daqui casar em outros lugares. 126 O conde rangendo os dentes Avanou com passo extenso Deu um pontap na filha Dizendo: - Eu sou quem veno Logo no nariz do conde O rapaz passou o leno. 128 Creuza disse: - Eu estou pronta J podemos ir embora E subiram pela corda At que saram fora Se aproximava a alvorada Pela cortina da aurora. 130 E a gaita do pavo Tocando uma rouca voz O monstro de olho de fogo Projetando os seus faris O conde mandando pragas Disse a moa: - contra ns.

131 Os soldados da patrulha Estavam de prontido Um disse: - Vem ver fulano A vai passando um pavo O monstro fez uma curva Para tomar direo. 133 O conde olhou para a corda E o buraco do telhado Como tinha sido vencido Pelo rapaz atilado Adoeceu s de raiva Morreu por no ser vingado. 135 Em casa de Joo Batista Deu-se grande ajuntamento Dando vivas ao noivado Parabns ao casamento noite teve retreta Com visita e cumprimento. 137 Dizia o telegrama: "Creuza vem com o teu marido receber a tua herana o conde falecido tua me deseja ver o genro desconhecido." 139 De manh quando os noivos Acabaram de almoar E Creuza em traje de noiva Pronta para viajar De palma, vu e capela Pois s vieram casar. 141 Os noivos tomaram assento No pavo de alumnio E o monstro se levantou-se Foi ficando pequenino Continuou o seu vo Ao rumo do seu destino. 143 Na tarde do mesmo dia Que o pavo foi chegado Em casa de Edmundo Ficou o noivo hospedado Seu amigo de confiana Que foi bem recompensado. 145 Disse a velha: - Minha filha Saste do cativeiro Fizeste bem em fugir E casar no estrangeiro Tomem conta da herana Meu genro meu herdeiro.

132 Ento dizia um soldado - Orgulho uma iluso um pai governa uma filha mas no manda no corao pois agora a condessinha vai fugindo no pavo. 134 Logo que Evangelista Foi chegando na Turquia Com a condessa da Grcia Fidalga da monarquia Em casa do seu irmo Casaram no mesmo dia. 136 Enquanto Evangelista Gozava imensa alegria Chegava um telegrama Da Grcia para Turquia Chamando a condessa urgente Pelo motivo que havia. 138 A condessa estava lendo Com o telegrama na mo Entregou a Evangelista Que mostrou ao seu irmo Dizendo: - Vamos voltar Por uma justa razo. 140 Diziam os convidados: - A condessa to mocinha e vestida de noiva torna-se mais bonitinha est com um buqu de flor sria como uma rainha. 142 Na cidade de Atenas Estava a populao Esperando pela volta Do aeroplano pavo Ou o cavalo do espao Que imita um avio. 144 E tambm a me de Creuza J esperava vexada A filha mais tarde entrou Muito bem acompanhada De brao com o seu noivo Disse: - Mame estou casada.

FIM

Romance do Pavo Misterioso, de Jos Camelo de Melo Rezende

A obra Romance do Pavo Misterioso o maior clssico do cordel. Folheto mais vendido em todos os tempos, foi escrito por Jos Camelo de Melo Rezende no final dos anos 20. Joo Melquades Ferreira da Silva tomou posse da histria e a publicou como se fosse dele, antes de Rezende. A palavra "romance" no ttulo garante tratar-se de uma narrativa feita nos moldes tradicionais: tem 32 pginas, em versos de sete slabas ou redondilhas maiores, e sua matria diz respeito a uma aventura de amor e de herosmo. O enredo do Romance do Pavo Misterioso a aventura de um rapaz, chamado Evangelista, que ao contemplar a beleza de Creuza, donzela conservada prisioneira pelo conde (seu pai), sente-se invadido por um forte desejo: tirar a moa do sobrado do conde e tom-la como mulher. Evangelista foge com Creuza, ajudado por um pavo mecnico. O fato de ser mantida reclusa no sobrado, em cuja janela s aparece uma vez por ano, corresponde a um malefcio imposto donzela. A Evangelista cabe salvar a vtima da priso, reinstaurando a ordem. A beleza proibida da donzela desperta em Evangelista a vontade de possu-la; a moa passa a objeto do desejo do rapaz, cujas aes visam satisfao da carncia gerada pelo desejo. O sucesso da demanda empreendida pelo apaixonado restabelece o equilbrio quebrado pela vontade de posse do objeto. Logo, a libertao da donzela tanto significa a reparao de um malefcio (recluso) como a eliminao de uma carncia (desejo amoroso), a vitria cabendo ao heri. Sendo esses elementos a espinha dorsal da histria, pode-se consider-la como um conto maravilhoso. Como em muitas narrativas populares, no folheto Romance do Pavo Misterioso, o heri vem de um pas estrangeiro e sua histria transcorre tambm numa regio longnqua daquela do leitor ou ouvinte. O Evangelista do cordel vem da Turquia e sua aventura tem a Grcia como palco. A construo do espao decorre de dados culturais e contribui para conferir personagem das histrias populares um carter mgico. Vivendo em paragens remotas ou simplesmente desconhecidas do apreciador da histria, ou ainda povoadas de perigos e ameaas, o heri reveste-se de uma natureza prxima daquela das criaturas mticas, habitantes de um espao e de um tempo distantes. Alguns heris populares pertencem a camadas sociais elevadas ou adquirem riqueza e poder no decorrer da histria; com esses traos diferenciam-se do cotidiano do homem comum que lhes presta admirao. Assim, o Evangelista do Romance do Pavo Misterioso um rico herdeiro de "um vivo capitalista". Nesta obra encontramos ntidas influncias das clebres "Mil e Uma Noites".

Simbologia
Qualificado como misterioso, o pavo uma figura de significados mgicos. Sua presena na titulao no s registra sua participao na aventura, mas adverte quanto aos sentidos mticos do que se narra. O pavo insere-se numa complexa simbologia. Signo solar, do fogo, da beleza, do poder de transmutao, pela vistosidade de sua plumagem, tambm conhecido, mitologicamente, como destruidor de serpentes (seres da obscuridade). Smbolo da paz, da prosperidade, da fertilizao, sua morte tem o poder de trazer a chuva. Aparece como montaria em algumas mitologias e na tradio crist sinal de imortalidade. Como representao da dualidade psquica do homem, o pavo conota as foras positivas, por todos os contedos que lhe so atribudos.

You might also like