You are on page 1of 4

RELATRIO Paisagismo de Unidade Escolar

1. Informaes do Terreno 1.1 Natureza e Finalidade da Edificao: Escola de Ensino Mdio 1.2 Municpio: Macap UF: AP

1.3 Dimenses do terreno: 100x100m


1.4 Endereo: Acesso pela Rua Carlos Cortes como a rua frontal, no bairro

Infraero II, na Zona Norte de Macap.


1.5 Ponto de referncia: Prximo Subprefeitura de Macap.

2. Relatrio Fotogrfico

Imagem 1. Vista interna do terreno. rea aproximada: 1000 m

Imagem 2. Vista do bairro Infraero II.

Imagem 3. Rua de acesso ao terreno. Sem pavimento asfsltico. Pssimo escoamento de guas pluviais.

3. Paisagismo no Ambiente Escolar As interferncias que as reas verdes ajardinadas podem causar s pessoas que delas desfrutam so ben cas na medida em que auxiliam na reduo do estresse e na melhora da qualidade de vida. Assim, Deveramos procurar entender sempre as transformaes e variaes da natureza e a luz, o som e os perfumes que despertam nossas emoes (MARX, 1987). Segundo pesquisa realizada por Pilotto em 1997, um Projeto realizado em Los Angeles, com o objetivo de reverter a violncia entre os jovens, adotou um mtodo no qual a comunidade escolhia terrenos abandonados, muitas vezes usados por gangues e tra cantes, implantando ali um jardimlaboratrio, onde os jovens, quase todos desempregados e pssimos alunos, aprendiam a cultivar ores, reduzindo assim a delinquncia juvenil. Existem evidncias apontando para uma melhora dos nveis de ateno de crianas com d cits de ateno; melhora emocional, cognitiva e do desenvolvimento relacionado com valores durante a infncia e adolescncia precoce quando as crianas e jovens mantm contato com a natureza (FABER TAYLOR et al., 2001; KELLERT, 2002). O elo afetivo que o ser humano estabelece com o lugar ou ambiente fsico foi denominado por Tuan (1980) de Topo lia. Uma comunidade escolar alunos, professores, funcionrios e pais que estabelece uma ligao afetiva com o ambiente escolar tm maiores condies de desenvolver o seu potencial criativo.
O meio ambiente pode no ser a causa direta da topo lia, mas fornece o estmulo sensorial que, ao agir como imagem percebida, d forma s nossas alegrias e ideais (TUAN, 1980).

4. Consideraes a serem feitas em um Projeto Paisagstico em Escolas Sero destacadas aqui algumas consideraes a serem observadas quando da implantao de projetos paisagsticos no ambiente escolar:

Funcionalidade necessidade de se acomodar s limitaes do espao buscando uma localizao de fcil acesso e em local de boa visibilidade. Manuteno importncia de se implantar um jardim de fcil manuteno, utilizando plantas que no exijam muita poda e que sejam de fcil manejo. Ambiente sadio evitar o uso de plantas com espinhos, aroma muito forte e caractersticas txicas, a m de evitar acidentes e sintomas alrgicos nas crianas e demais usurios. Visualmente agradvel o jardim precisa produzir sensao de bem estar em seus usurios. Variedades o projeto deve ter variedades de formas, texturas, cores e aromas, pelas quais o usurio possa car interessado. Sequncias criar transies entre as paisagens, criando-se um uxo para o pblico e reas isoladas para contemplao.

Uma maneira de se divulgar e conhecer algumas espcies de plantas promovendo o incentivo de seu plantio e cultivo atravs da implantao de pequenos viveiros nas escolas, quando se possui espao fsico necessrio, proporcionando assim um maior contato com a prtica da distribuio de mudas entre alunos, professores e demais funcionrios. Numa viso holstica, as sensaes, apesar de subjetivas, so respostas do ser humano aos estmulos recebidos, inclusive na experimentao do ambiente. Assim, a implantao de reas verdes nas escolas pode contribuir com a criao de um ambiente mais agradvel e saudvel, diminuindo o estresse, aumentando a satisfao, performance nas atividades escolares e melhorando a qualidade de vida dos alunos, professores e de todos aqueles que vivenciam o ambiente escolar tm maiores condies de desenvolver o seu potencial criativo.

5. Imagens de paisagismo escolar

Imagem 1.

Imagem 2.

Imagem 3.

You might also like