You are on page 1of 5

Agregados para concreto

Generalidades No incio do sculo XX, com o desenvolvimento dos primeiros estudos sobre concreto de cimento portland, acreditava-se somente na funo de enchimento (70 a 80% do volume) e barateamento do custo (da ordem de 20% do custo). Acreditava-se na inrcia do material. Por ser barato e abundante, tornava-se fcil acreditar em seu papel secundrio. Depois do anos 50, quando algumas obras de grande vulto tiveram que ser reconstrudas quase que totalmente passou-se a verificar que muitas propriedades dos concretos esto intimamente ligadas aos agregados. Inicialmente considerava-se somente a resistncia mecnica, numa segunda fase, relacionada com a descoberta das reaes lcali-agregado as propriedades dos agregados passaram a ser devidamente estudadas. Nos ltimos anos, a crescente evoluo dos traos e dos concretos de altos desempenhos tornou cada vez mais necessria a pesquisa das propriedades dos agregados. Geologia e Petrografia A crosta terrestre pode ser dividida: -Substrato rochoso. -Terrenos sedimentares. Essas duas partes so constitudas essencialmente de minerais, embora quase sempre esto mescladas com matria orgnica. As rochas, conforme sua gnese podem ser classificadas como: -gneas. -Sedimentares (origem da degradao fsico/qumica de outras rochas aglutinadas por cimentos naturais). -Metamrficas (origem nas modificaes decorrentes da variao de temperatura e/ou presso em rochas pr-existentes). Um conceito bsico de cincia dos materiais: A microestrutura de qualquer material est diretamente relacionada s suas propriedades. Por exemplo: Arranjo da microestrutura, compacidade e absoro. Rochas gneas apresentam melhores condies devido sua composio mineralgica, textura e estrutura, pois tendem a produzir microestruturas mais densas e compactas. Exemplos tpicos: Granitos e basaltos (com exceo para os basaltos com estrutura vesicular). Rochas metamrficas tambm possuem grande potencial mas a estrutura orientada, como nos xistos, pode limitar o uso. Exemplos tpicos: Gnaisse e quartzito. Rochas sedimentares apresentam a menor aptido por serem sempre muito porosas, possurem menor resistncia mecnica e, em alguns casos, estrutura em forma de camada, o que dificulta o desempenho na forma granular. Exemplos tpicos:Arenitos e argilitos. Definio e Classificao A definio mais aceita para agregado : Material granular, sem forma ou volume definidos, de dimenses e propriedades adequadas s obras de engenharia, em particular ao fabrico de concretos e argamassas de cimento Portland.

Quanto origem: Naturais: encontrados na natureza j preparados para o uso sem outro beneficiamento que no seja lavagem ou classificao granulomtrica. Exemplo: areia de rio, pedregulho, seixo rolado, areia de cava, etc. Britados: submetidos a processo de cominuio, geralmente por britagem, para que possam se adequar ao uso. Exemplo: pedra britada (brita), pedrisco, pedregulho britado, etc. Artificiais: derivados de processos industriais. Exemplo: argila expandida e pelotizada, vermiculita expandida, etc. Reciclados: podem ser resduos industriais granulares que tenham propriedades adequadas ou proveniente do beneficiamento de entulho de construo e demolio selecionado para esta aplicao. Exemplo: escria de alto forno, entulho de construo e demolio, etc. Quanto dimenso dos gros: Agregado grado (passante na #152mm e retido na #4,75mm). Agregado mido (passante na #4,75mm e retido na #0,075mm). Quanto a massa unitria: Agregados naturais: tem massa unitria entre 1500 e 1700 kg/m e produzem concretos com aproximadamente 2400 kg/m. Agregados definidos como leves e pesados podem ser usados para a produo dos chamados respectivamente de concretos leves e pesados Agregados leves: os produzidos a partir da expanso trmica da argila, escria, vermiculita, ardsia e resduo mineral de esgoto. Agregados pesados: barita, hematita e limonita. Formas de obteno Agregados naturais: O processo se inicia com a prospeco da jazida que visa localizar, identificar e avaliar (volume e qualidade dos materiais) essas jazidas que podem ser areeiros ou cascalheiras. Elas podem ocorrer nos leitos dos rios ou serem localizadas como camadas das formaes superficiais do solo. -Ainda h a alternativa da explotao de dunas superficiais de formao bsica por areia elica. Possui gros arredondados de superfcie polida, o que auxilia na trabalhabilidade do concreto.

Agregados britados: Produzidos em pedreiras desenvolvidas a partir do afloramento de rochas. A prospeco no s determina volumes e qualidade, mas tambm determina o melhor mtodo de explorao. Em geral so usados desmontes por explosivos, seguido por britagem e seleo granulomtrica por peneiramento.

Agregados artificiais: Produzidos a partir de operaes industriais que envolvem geralmente aglomerao de partculas slidas que por tratamento trmico resultam nos agregados expandidos. Agregados reciclados: Geralmente provm da britagem de entulho pr selecionado, contendo principalmente fragmentos de argamassa, concreto e elementos cermicos. Ainda podem ser material granular originado de rejeitos de alguns processos industriais que aps ensaios so considerados adequados. Propriedades Correlatas - Resistncias mecnicas Compresso: Em concretos convencionais geralmente a matriz do concreto possui resistncia inferior dos agregados. Nos concretos de altas resistncias, os gros dos agregados pode apresentar resistncia insuficiente, necessitando cuidados especiais na escolha dos agregados. Se o agregado for de origem sedimentar, sua resistncia deve ser previamente verificada, mesmo para concretos comuns. Trao e choque: durante a betonagem os maiores gros podem sofrer choques considerveis, que no geral no superam a resistncia do agregado. Em caso de suspeita de fragilidade, pode-se avaliar o desgaste do agregado durante a betonagem. Abraso: em algumas aplicaes a resistncia abraso deve ser considerada, como em pistas de aeroportos, vertedouros de barragens e pistas rodovirias. Fragilidade (esmagamento) No geral no h necessidade de avaliar esta propriedade. Caso haja suspeita de dficit de resistncia, pode-se avali-la pelo ensaio de esmagamento. Forma dos gros -Influi no concreto ao alterar-lhe a trabalhabilidade, em conseqncia altera as condicionantes de bombeamento, lanamento e adensamento. -O cascalho apresenta gros cubides, de superfcies lisas enquanto os agregados industrializados tem forma de gros que dependem da natureza da rocha mter e, para uma mesma rocha, do tipo de britador final da linha de britagem, gros estes de arestas vivas e superfcies rugosas. -Gros irregulares tm maior superfcie especfica que os cubides e tem o inconveniente de poderem ficar presos com mais facilidades nas barras das armaduras. -Portanto, para uma mesma trabalhabilidade, o concreto feito com gros irregulares necessitar de mais finos e mais gua de amassamento, logo, dever se mais dispendioso (maior consumo de cimento) para que no haja detrimento da resistncia. -Por outro lado, devido a sua forma e textura superficial, os concretos confeccionados com agregados irregulares apresentam maior aderncia da argamassa aos gros, aumentando assim sua resistncia final. Impurezas Orgnicas: podem interferir nas reaes de hidratao do cimento (hmus) alm de serem prejudiciais pela insero de fragmentos de baixa resistncia mecnica e provocar manchas superficiais.

Argilas e materiais friveis: alteram a distribuio granulomtrica do agregado e introduzem material de alta absoro. Material pulverulento: passantes na #200, podem ser solvel em gua, podem afetar a trabalhabilidade aumentando a quantidade de gua e provocar fissuraes. Impurezas salinas: pode provocar alteraes na hidratao do cimento, surgimento de eflorescncias, provocar expanses e principalmente, acelerara a corroso da armadura. Minerais lcali-reativos: so formas de slica com diversos graus de cristalinidade que podem reagir com lcalis do cimento (ou de outra fonte como gua ou aditivo) de forma expansiva, facilmente reconhecidos atravs de apreciao petrogrfica. Para ocorrncia dessas reaes existe a necessidade da disponibilidade de slica reativa e lcalis em determinadas propores na presena de umidade. Resduos industriais: so leos, graxas, solventes, etc. Podem formar uma pelcula em torno dos gros, prejudicando a aderncia com a pasta de cimento. Quando da contaminao de lenol fretico ou cursos de gua, esses elementos podem contaminar jazidas de areia, o que acaba prejudicando a hidratao do cimento, alterando o tempo de pega e o desenvolvimento das resistncias mecnicas dos concretos confeccionados com esta areia. Resistncia aos sulfatos Visa avaliar o comportamento do agregado perante ciclos gelo-degelo. Apesar da no ocorrncia desta situao no Brasil, encontraram outros usos para este tipo de avaliao. Massa especfica absoluta Tem reflexo direto na massa especfica do concreto, j que o agregado contribui com 80% da massa deste, e dos trs componentes principais o nico que tem densidades variveis. Massa especfica aparente O agregado com distribuio granulomtrica que apresenta menor ndice de vazios aquele com a maior massa especfica aparente. comum utilizar-se de dois agregados grados afim de se obter menor ndice de vazios (maior massa especfica aparente). Compacidade, porosidade e ndice de vazios A resistncia compresso, a permeabilidade e a durabilidade do concreto melhoram quando aumenta a compacidade dos agregados, com isto diminui o ndice de vazios requerendo menos pasta, tornando o concreto menos dispendioso. Aderncia Os gros de agregado de superfcie rugosa apresentam maior resistncia ao descolamento da argamassa do que os gros de superfcie lisa. Mdulo de finura e superfcie especfica Quanto menor o mdulo de finura, ou maior a superfcie especfica, tanto mais gua ser necessria para manter a trabalhabilidade e mais cimento para manter o fator A/C (maior quantidade de pasta). Teor de umidade Quando da dosagem do concreto necessrio levar em conta o teor de umidade do agregado mido que, de um modo geral, em concretos comuns leva da ordem de 15% da gua de amassamento. No agregado grado, exceto se encharcado por gua de chuva, o teor de umidade praticamente nulo.

Absoro A gua absorvida pelos gros dos agregados funo da maior ou menor porosidade desses gros. Depois de misturado o concreto essa gua retirada da de amassamento, alterando assim o fator A/C, se esta no tiver sido considerada na dosagem. Inchamento o aumento de volume de uma determinada massa de agregado causada pela absoro de gua. de fundamental importncia na dosagem dos materiais em volume, pois conforme a umidade obtmse diferentes massas de agregados para um mesmo volume. Resistncia ao fogo -Em caso de incndio o comportamento do concreto depende em grande parte do comportamento do agregado. -Agregados calcrios se comportam bem quando expostos ao calor devido seu baixo coeficiente de dilatao e ao fato de o calcrio apresentar reaes endotrmicas. -O basalto, assim como a argila expandida e a escria no se alteram com o calor. -No geral, concretos com alto fator A/C comportam-se muito melhor em caso de incndio do que os de baixo fator. Isolamento termo-acstico Maior densidade do concreto implica em maior condutibilidade trmica e maior reduo acstica. Composio granulomtrica Em geral, areias muito grossas podem produzir misturas de concreto: -speras, -no trabalhveis, -mais suscetveis ao desgaste, -sujeitas maior exsudao e de grande permeabilidade. Aumentando o consumo de cimento reduz-se estes inconvenientes, mas favorece a retrao e aumenta o custo. Enquanto areias muito finas: -aumentam o consumo de gua (portanto o consumo de cimento para um mesmo A/C), -so anti-econmicas e -existe a possibilidade deste material impalpvel criar uma pelcula sobre os gros de agregado grado, reduzindo assim a aderncia massa/agregado. Assim sendo, uma distribuio granulomtrica equilibrada produzir misturas de concretos mais trabalhveis e econmicas. Alm do fato de proporcionar uma estrutura mais fechada, diminuindo o volume de vazios e, por conseguinte: -aumentam as resistncias mecnicas e -diminuem os espaos por onde podem penetrar agente agressores tanto da armadura quanto do prprio concreto.

You might also like