You are on page 1of 21

Por Domingos A.

Lammoglia

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO VEGETAL


Crescimento e desenvolvimento constituem caractersticos dos seres vivos em geral. fenmenos

Morfologicamente, crescimento um aumento em tamanho, peso ou volume dos organismos vivos. O desenvolvimento um aumento na complexidade dos organismos vivos. Fatores que influem no crescimento e desenvolvimento vegetal: externos: luz, temperatura, oxignio, gs carbnico, gua e nutrientes minerais; internos: patrimnio gentico, hormnios e vitaminas. Hormnios vegetais ou fitormnios so substncias orgnicas, ativas em quantidades mnimas, elaboradas por determinadas partes do vegetal que, transportadas para outras, induzem efeitos especiais no crescimento e desenvolvimento.

Entre os hormnios vegetais destacam-se: as auxinas, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o cido abscsico. AUXINAS Experincias de Darwin e seu filho Francis

Segundo os Darwins: Devemos concluir, portanto, que quando plntulas so expostas livremente luz lateral, alguma influncia se transmite da parte superior inferior, causando a curvatura do material. Experincia de Went Fritz Went trabalhou com plntulas de aveia (Avena sativa), demonstrou, de modo conclusivo, que a influncia exercida pelos pices das plntulas realmente era um composto qumico.

A primeira auxina isolada foi o cido -indolilactico ou cido indolil 3 actico, conhecido pela sigla AIA. O AIA predominantemente sintetizado pelas regies meristemticas do caule e da raiz, pelos embries da semente e por folhas jovens. A auxina flui sempre no sentido pice base, da falar-se em transporte polarizado.

O AIA parece ser sensvel a luz. Redistribuio desigual de auxinas.

Mecanismo de ao do AIA Efeitos sobre a raiz e caule Raiz: inversamente proporcional Caule: diretamente proporcional

Folhas: a queda das folhas, das flores e frutos esto tambm relacionados com o teor de auxina e outros hormnios.

Frutos: a aplicao de auxinas no ovrio de uma flor, pode gerar frutos sem sementes , ou seja, um fruto partenocrpico.

Dominncia apical: em geral, nos vegetais, a auxina elaborada pela gema apical do ramo principal inibe o desenvolvimento das gemas laterais do caule, fenmeno denominado dominncia apical.

Outros efeitos das auxinas Enraizamento de estacas

Uma auxina herbicida a 2,4-D (cido 2,4 diclorifenoxiactico) usado em alta concentrao, provocam alteraes que levam uma planta a morte. um derivado da auxina sintetizado em laboratrio. De modo geral, as monocotiledneas so mais resistentes que as dicotiledneas a esse hormnio.

Promoo da florao O ANA (cido naftaleno actico), quando pulverizado em quantidades mnimas em ps de abacaxi, promove o florescimento.

GIBERELINAS Foram descobertas na dcada de 1920 por pesquisadores japoneses que estudavam plantas de arroz acometidas por uma doena conhecida por plantinhas loucas (bakanae), cresciam anormalmente. O pesquuisador Kurosawa descobriu que o fungo Giberella fijikuroi secretava uma substncia responsvel pelo efeito. Kurosawa constatou que bastava adicionar, s plntulas sadias de arroz, um filtrado de meio de cultura onde o fungo fora cultivado, para que essas plantas manifestassem os sintomas tpicos da doena. Em 1935, o bioqumico japons Yabuta isolou a substncia ativa que determinava a doena e denominou-a giberelina. Em 1952, pesquisadores norte-americanos conseguiram isolar o cido giberlico, a molcula orgnica representativa da giberelina, conhecida pela sigla GA. Percebeu-se que todas as plantas produzem esse hormnio, e no apenas os fungos.

Hoje muitas giberelinas sintticas so conhecidas e nomeadas de GA1, GA2, GA3 etc. Efeitos das giberelinas - Crescimento de variedades ans de certas espcies de plantas. Os experimentos mostraram que o AIA no atua sozinho no crescimento, que para ocorrer, exige uma ao conjunta de hormnios.

- Quebra de dormncia em sementes e gemas laterais. - Induz a germinao de sementes e das gemas laterais. - Induo da florao e desenvolvimento de frutos (partenocarpia).

CITOCININAS - os hormnios da diviso celular. Em 1941, pesquisadores descobriram que a gua do cocoverde (leite de coco, o endosperma lquido da semente do coco) estimulava o crescimento de embries de plantas e promovia a diviso de clulas isoladas. Uma das primeiras citocininas isoladas foi a zeatina encontrada em sementes de milho (Zea mays). O principal local de produo desses hormnios, na planta adulta, o meristema subapical da raiz, e o transporte feito pelo xilema. Outros efeitos das citocininas: retardamento da senescncia (envelhecimento) de folhas; atuam na quebra da dormncia de sementes, na florao e no crescimento de frutos.

ETILENO cujo nome cientfico eteno, um hidrocarboneto (C2H2) simples e voltil, naturalmente encontrado nos vegetais, regulador do crescimento e que atua como hormnio. Descoberta do etileno como hormnio vegetal a partir de gs de iluminao, na poca da iluminao a gs que causava desfolhamento de rvores e que a fumaa de fogueiras acelerava o incio da florao em plantas de manga e abacaxi. Produo do etileno ocorre praticamente em todas as clulas. mais abundante em flores aps a polinizao e nos frutos maduros. Sua sntese, tambm, ocorre em clulas danificadas (frutos maduros ou cortados)

Outros efeitos do etileno - A absciso (queda) das folhas. Alm do etileno participam a luz e a auxina. Com a diminuio do teor de auxina elaborado pelas folhas, ficando menor que o teor do caule, ocorre o desenvolvimento do meristema de absciso. Observa-se um aumento na sntese do etileno. Em seguida ocorre uma sntese de celulase pelas clulas dessa camada. Ocorre ento, a hidrolise das paredes celulsicas, o que leva a queda das folhas.

- Maturao dos frutos, induo da florao em certas plantas, inibio do crescimento de razes e a formao de razes laterais.

CIDO ABSCSICO conhecido pela sigla ABA, uma substncia de natureza hormonal, que parece ser antagnica a da giberelina. Este hormnio promove a quebra da dormncia de sementes e gemas, enquanto que o ABA determina a manuteno da dormncia de sementes e das gemas laterais. Outro efeito destacado do ABA a sua atuao no processo de fechamento dos estmatos. Embora tenha esse nome, no se conhece ainda algum fenmeno por ele determinado com a absciso de folhas, flores e frutos .

You might also like