You are on page 1of 13

SECRETARIA DE ADMINISTRAO DO ESTADO SECRETARIA DE EDUCAO CONCURSO PBLICO

No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

ATENO Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, sendo 10 (dez) questes de Lngua Portuguesa, 10 (dez) questes de Conhecimentos Pedaggicos e 40 (quarenta) questes de Conhecimentos Especficos. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas, totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal, juntamente com este Caderno e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE !

LNGUA PORTUGUESA

Texto I (Questes de 01 a 05) O dilema gentico Estamos todos, cientes ou no, querendo ou no, sendo arrastados pelo turbilho causado pelas novas descobertas da engenharia gentica. Srias questes ticas, que deveriam ser discutidas por toda a sociedade, ocupam manchetes de jornais e revistas do mundo inteiro, relatando as maravilhas e os perigos da manipulao dos genes. Muitas pessoas encontram-se confusas, vtimas do inevitvel sensacionalismo e da propagao de idias erradas, sem saber como se posicionar perante as vrias questes que emergem do agitado debate gentico. Gostaria de tocar em alguns dos vrios ngulos dessa questo, deixando clara ao leitor ao menos minha posio. Primeiro, os alimentos transgnicos. Sem a menor dvida, criar vegetais capazes de sobreviver aos ataques de vrias pragas e ainda de produzir bem mais por planta de grande importncia para a humanidade. Imagine como isso no ajudaria no combate a um dos maiores males que nos afligem, a fome. Vejo favoravelmente a manipulao gentica da soja, do milho ou de vrios outros alimentos, contanto que eles no comprometam a estabilidade ecolgica das regies onde so produzidos. A natureza mais frgil do que parece. A questo tica se complica muito quando a aplicao da engenharia gentica vai do reino vegetal ao animal. A clonagem de vrios animais j uma realidade. No surpresa alguma que se fale agora na clonagem de humanos. A iniciativa veio de um mdico italiano, mas poderia ter vindo de qualquer outro mais interessado no oportunismo do que no cdigo hipocrtico. Em conversas com vrios profissionais da rea, ficou claro o desdm que a maioria tem por esse tipo de aplicao. Argumentos baseados em infertilidade no so, a meu ver, relevantes. Se, de fato, todos os mtodos de fertilizao falharem, que o casal adote uma criana, pois estas em necessidade que no faltam. Riscos e provveis conseqncias da clonagem humana so horrendos demais e no so justificados pelos potenciais benefcios.
Gleiser, M. Caderno Mais! Folha de So Paulo, 2001. In: ABURRE, M.L. & M. PONTARRA. Gramtica/Texto: anlise e construo de sentido. So Paulo: Moderna, 2006.

01. A partir da leitura do Texto I, CORRETO afirmar que o autor A) defende sua opinio, utilizando-se de uma estrutura dissertativa e linguagem objetiva. B) narra fatos que, embora estejam acontecendo no mundo da cincia, se apresentam como fictcios. C) descreve os efeitos surgidos em vegetais e animais em decorrncia dos estudos genticos. D) apela ao leitor, buscando convenc-lo da necessidade de maior participao da sociedade nas pesquisas. E) informa a um pblico leigo, com pouca formao, os resultados obtidos pelos cientistas nas pesquisas genticas. 02. Analisando-se o Texto I, observa-se que o autor emite um juzo de valor negativo em relao A) manipulao transgnica de vegetais. B) necessidade do equilbrio ecolgico da natureza. C) proibio do comrcio de vegetais transgnicos. D) opinio de vrios mdicos quanto clonagem de seres humanos. E) postura do mdico italiano que pretende clonar um ser humano. 03. Pela leitura do Texto I, CORRETO concluir que A) crianas adotadas por casais sem filhos podem ser muito mais felizes do que aquelas que por acaso venham a resultar da manipulao gentica. B) os benefcios advindos de uma possvel clonagem humana so muito pequenos, para que se corram os enormes riscos decorrentes dessas pesquisas. C) inaceitvel a interferncia humana na agricultura, pois resultar em um inevitvel desequilbrio ecolgico na natureza. D) a soluo mais eficaz para o problema da infertilidade humana se deposita nas pesquisas, j adiantadas, sobre engenharia gentica. E) o desconhecimento das extraordinrias conquistas cientficas no campo da engenharia gentica confunde a opinio pblica, embora sejam veiculadas pela imprensa.
2

04. Em relao manipulao gentica de vegetais, CORRETO afirmar que A) estamos todos sendo arrastados pelo turbilho causado pela engenharia gentica. B) deve-se relatar as maravilhas e os perigos da manipulao dos genes humanos. C) muitas pessoas encontram-se confusas em relao clonagem humana. D) a natureza mais frgil do que parece. E) a clonagem de vrios animais j realidade. 05. Analise o trecho. Srias questes ticas, que deveriam ser discutidas por toda a sociedade, ocupam manchetes de jornais e revistas do mundo inteiro, relatando as maravilhas e os perigos da manipulao dos genes (...) Assinale a alternativa que contm vocbulos que obedecem mesma regra de acentuao das palavras sublinhadas respectivamente: A) algum, ncleo, rgo, refm. B) ncleo, pntano, ideal, corao. C) ncleo, refm, ideal, corao. D) algum, ncleo, rgo, corao. E) refm, pntano, ideal, corao.

06. Considere o seguinte trecho abaixo (adaptado de entrevista dada por uma professora Folha de So Paulo). O que di nem a frase (Quem paga seu salrio sou eu), mas a postura arrogante. Voc fala e o aluno nem presta ateno, como se voc fosse uma empregada.
Folha de S.Paulo, 3 jun. 2001. In: ABURRE, M.L. & M. PONTARRA. Gramtica/Texto: anlise e construo de sentido. So Paulo: Moderna, 2006.

Em relao ao pronome Voc, tal como foi usado pela professora, assinale a alternativa CORRETA. A) Pronome de tratamento, tpico da linguagem oral. B) Pronome que faz referncia aos professores em geral. C) Pronome pessoal, tpico da linguagem padro. D) Pronome oblquo funcionando como sujeito. E) Locuo pronominal utilizada para designar o interlocutor. 07. No trecho a seguir existem duas locues adverbiais com sentidos diferentes No dia seguinte, cada aluno leu a sua redao. Todos mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a me nos amamenta, carinhosa conosco, a rosa mais linda no nosso jardim etc. etc. etc. Em relao ao significado, as expresses sublinhadas indicam respectivamente a idia de A) lugar e finalidade. B) tempo e lugar. C) tempo e meio. 08. Analise os fragmentos abaixo. I. II. III. IV. Ela tambm sofrer com a morte do pai. Os suspeitos do crime eram trs, alis, quatro. Dos candidatos previamente selecionados, s um ser escolhido para receber o prmio. O professor que no vai ser bobo a ponto de desistir do concurso! D) lugar e afirmao. E) instrumento e lugar.

Cada um desses termos sublinhados acima significa, respectivamente: A) incluso, retificao, excluso, realce. B) reforo, incluso, realce, retificao. C) incluso, realce, excluso, reforo. D) realce, reforo, incluso, retificao. E) incluso, retificao, realce, reforo.
3

09. Uma das dificuldades da lngua escrita formal operar a concordncia em certos contextos. Considerando a norma culta, assinale a nica construo CORRETA em relao concordncia verbal e nominal. A) No cabia mais, na estante, nenhuma das gramticas que havia comprado. B) Sempre lhe tinha causado interesse indagaes acerca de construes da linguagem coloquial. C) Ficou comprovado, mediante realizao de pesquisa, todas as dificuldades dos jovens em relao lngua culta formal. D) da leitura que depende nossos resultados em termos de desempenho na lngua escrita. E) Vai faltar muitos alunos nas prximas aulas de gramtica. 10. Analise as alternativas abaixo e indique a orao em que o a deveria levar acento grave (), indicando a ocorrncia da crase. A) Pede a Deus que te proteja e que d vida a teus pais. B) Sabe-se que a cidade do Rio de Janeiro est ligada a de Niteri por uma majestosa ponte de quatorze quilmetros. C) Embora sejamos livres, nossa liberdade no absoluta: est sempre sujeita a restries. D) Costuma-se dizer que quem tem boca vai a Roma. E) Exaustos, os viajantes chegaram a uma rvore frondosa, em cuja sombra descansaram. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 11. Conforme a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, o dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de I. II. III. IV. V. ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio. oferta de ensino noturno especial, com carga horria reduzida. atendimento educacional gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente, em classes especializadas. acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) Apenas I, II e V. B) Apenas I, II e III. C) Apenas II, III e V. D) Apenas I e III. E) Apenas III, IV e V.

12. A construo coletiva do projeto poltico-pedaggico, na escola bsica, requer I. II. III. IV. V. descentralizao da tomada de decises. instalao de processo de avaliao na perspectiva formativa. democratizao das aes tcnicas e administrativas. um gestor organizado e com poder de deciso gerencial. personalismo nos encaminhamentos administrativos e pedaggicos.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e III. B) I, III e V. C) II, III e V. D) IV e V. E) I e IV.

13. O Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei N 8.069/90, estabelece que a criana e o adolescente tm direito educao, assegurando a todos A) acesso escola pblica e gratuita, em local determinado pelo rgo pblico. B) os pais ou responsveis o direito de conhecer o processo pedaggico bem como participar das definies das propostas educacionais. C) condies de acesso e permanncia na escola, de acordo com o comportamento apresentado pelo estudante. D) o dever de participar de clube esportivo e agremiaes de lazer. E) freqncia escolar flexvel sem a necessria justificativa.
4

14. O uso de Tecnologias da Informao e Comunicao TIC no processo de ensino e de aprendizagem permite ao professor optar por diversas metodologias. Ao projetar o trabalho de forma participativa e construtiva, utilizando os recursos da WEB, o professor possibilita o desenvolvimento I. II. III. IV. da responsabilidade do aluno pela sua prpria aprendizagem em interao com professores e colegas. da gesto e do controle das aes desenvolvidas, partindo das decises do professor. do acesso, da interao e do compartilhamento das descobertas e dos conhecimentos em tempo real. da memorizao das buscas e dos links no momento das pesquisas.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) Apenas I, II e IIII. B) Apenas II, III e IV. C) Apenas III e IV. D) Apenas I, III e IV. E) Apenas I e III.

15. A Lei N 10.639/2003, que trata da histria e da cultura afro-brasileira, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (N 9.394/96) para incluir I. II. III. nas escolas e nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira. no calendrio escolar, o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra. contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira, devendo ser ministrados, especificamente, nas reas de Educao Artstica, de Literatura e Histria Brasileira.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) Apenas II e III. B) Apenas I e III. C) Apenas I e II. D) Apenas II. E) Apenas III.

16. Como professores, precisamos preparar os estudantes para trabalharem com o universo tecnolgico. Na escola, para que os estudantes possam compreender o mundo em que vivem e posicionarem-se criticamente, uma questo fundamental, no uso das tecnologias da informao e comunicao, A) utilizar todas as tcnicas do computador. B) acessar, analisar e interpretar as informaes. C) arquivar informaes e transferi-las aos demais interessados. D) acessar e copiar todas as informaes disponveis. E) construir programas nas mdias digitais e audiovisuais. 17. A escolarizao bsica constitui instrumento indispensvel construo da sociedade democrtica, tendo como funo a socializao do saber sistematizado e construdo historicamente pela humanidade, essencial ao exerccio da cidadania. Assim, a escola A) a redentora das injustias sociais e democrticas. B) reprodutora das desigualdades sociais e econmicas. C) instituio que deve, prioritariamente, preparar os estudantes para as profisses tcnicas. D) uma das instncias que pode favorecer as mudanas sociais na direo da democracia. E) responsvel pela divulgao dos saberes de senso comum. 18. Nos ltimos anos, diversos estudos tm sido dedicados histria da educao no Brasil e suas relaes com as tendncias pedaggicas, comumente classificadas como conservadoras e progressistas. Dentre as conservadoras, tem-se a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada e o tecnicismo educacional. O tecnicismo educacional prioriza o(a) I. II. III. IV. V. uso de meios e tcnicas eficazes para a aprendizagem por meio do estmulo e resposta. definio dos objetivos instrucionais operacionais. ao do professor como detentor do saber, que expe e interpreta a matria. processo de participao ativa do aluno. mtodo, como trabalhos em grupo, pesquisas e experimentao.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e IV. B) II, III e V. C) III e V. D) II e III. E) I e II.
5

19. A avaliao da aprendizagem na educao bsica deve ser desenvolvida como um processo de acompanhamento permanente do desenvolvimento do estudante, objetivando I. II. III. IV. V. pontuar os resultados alcanados pelos estudantes. favorecer e ampliar as possibilidades de aprendizagem do aluno. realizar comparaes com modelos e objetivos pr-estabelecidos. atribuir as notas e mdias com preciso e objetividade. permitir ao professor perceber os avanos e as dificuldades dos alunos.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e III. 20. B) II e III. C) II e V. D) II, III e IV. E) IV e V.

Saber ensinar no transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua prpria produo ou a sua construo Paulo Freire (1996)

A partir dessa citao, CORRETO inferir que, em sala de aula, o (a) professor(a) deve I. II. III. IV. V. informar as razes polticas da histria do conhecimento. acatar o pensamento crtico dos alunos, favorecendo a discusso e a construo de novos conhecimentos. estar aberto s indagaes, curiosidade, s perguntas dos alunos. provocar reflexes e discusses, relacionando as teorias com exemplos prticos e contextualizados. entregar ao aluno endereos de sites que facilitem o ensino de sua disciplina.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e III, apenas. B) II, III e IV, apenas. C) I, II e IV, apenas. D) II e IV, apenas. E) IV e V, apenas. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. A palavra Sociologia foi usada, pela primeira vez, pelo terico francs Augusto Comte, nas primeiras dcadas do sculo XIX no seu Curso de Filosofia Positiva, base do pensamento positivista, que influenciaria vrios outros pensadores. Nele Comte afirmou que ...no fundo, nada h de real a no ser a humanidade; essa mxima repercute no seu conceito de Sociologia, o qual consiste em A) aplicar s cincias sociais os mtodos da matemtica, para deduzir leis que devem reger o desenvolvimento e o destino da sociedade. B) ordenar a luta contra as injustias sociais com base no lema ordem e progresso. C) resgatar as aes da sociedade em que se vive atravs de um saber crtico. D) investigar as instituies sociais, unicamente, ligadas produo cultural. E) estudar o devir histrico das sociedades a partir da especificidade das lutas de classe. 22. O contexto histrico de surgimento da Sociologia, a Europa dos sculos XVIII e XIX, foi marcado pela ascenso da burguesia ao poder. Tomando por base essa afirmao, podemos constatar que os principais fatos histricosociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram a(as) A) unificao italiana e a revoluo francesa. B) revoluo industrial e a independncia dos Estados Unidos. C) revoluo francesa e a revoluo industrial. D) unificaes alem e italiana. E) revoluo industrial e a Primavera dos Povos.
6

23. Quando a Sociologia, no sculo XIX, se desenvolve enquanto disciplina, ocorreu uma separao entre este conhecimento cientfico e o senso comum. Sobre esta realidade, NO seria correto afirmar que A) o senso comum se caracteriza por opinies subjetivas e generalizantes, sem fundamentao cientfica. B) ao contrrio do senso comum, a atitude cientfica sobre as interpretaes do comportamento humano expressa na Sociologia. C) faz parte desta atitude cientfica a constatao de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivduos e grupos, suas relaes, formular uma hiptese de explicao e, ao final, pronunciar leis ou tendncias de que um fato ocorre por motivos especficos. D) para a Sociologia, seria desnecessria a preocupao com a investigao de causas e efeitos, relaes entre os fatos e acontecimentos assim como com o contexto histrico dos fatos analisados. E) diferentemente do senso comum, a Sociologia no parte para generalizaes, ao primeiro contato com um fenmeno social. 24. Vivemos inseridos numa sociedade, na qual predominam o consumo e a propaganda, ampliados pelo poder da mdia. Nesse contexto, a Sociologia A) perdeu totalmente o sentido, pois se tornou instrumento da mdia e das grandes empresas. B) ainda importante como caminho para reflexo e luta contra as injustias sociais. C) um reflexo da sociedade em que se vive, produzindo um saber acrtico. D) tecnicamente ultrapassada, pois no faz uso, em suas pesquisas, de recursos da tecnologia atual. E) voltou-se para o estudo das sociedades remotas, desprezando os eventos do presente. 25. Dentre as teorias das Cincias Sociais, destaca-se, na segunda metade do sculo XX, na Frana, a tendncia conhecida como ps-modernismo, cuja principal caracterstica a A) crtica a todos os discursos e todas as prticas da identidade, procurando desfazer as identificaes, as localizaes, as separaes estveis, definitivas, absolutas. B) proliferao de prticas tericas que se distinguem, antes de mais nada, pela preocupao com a forma, com o estilo, mas que herdam procedimentos metodolgicos estabelecidos na modernidade. C) desvalorizao das concepes de diferena nas quais ainda so vistos resqucios de uma lgica identitria. D) deslegitimao dos mtodos de anlise sincrnicos, consolidados pelo ps-estruturalismo, revalorizando os mtodos que privilegiam a teleologia histrica, a crtica gentica e o desconstrutivismo. E) desconstruo do sujeito transcendental fenomenolgico atravs da retomada da interpretao do cogito cartesiano. 26. Desde sua origem no sculo XIX, a Sociologia vivenciou e vivencia um processo de contnuo desenvolvimento. Sobre o desenvolvimento do pensamento sociolgico, observe as informaes abaixo. I Defendia a criao de uma Fsica Social. II - Surgida no sculo XX, est diretamente ligada ao advento do neoliberalismo. III - Defende a Luta de Classes como agente modificador das estruturas sociais. As sentenas acima fazem referncia, respectivamente, s correntes de pensamento: A) Weberiana, Estruturalista e Marxista. B) Crist, Positivista e Ps-estruturalista. C) Romntica, Iluminista e Marxista. D) Comtiana, Ps-moderna e Marxista. E) Clssica, Marxista e Positivista.

27. mile Durkheim (1858-1917) considerado o fundador da Sociologia moderna; dentre suas obras, destacam-se As Regras do Mtodo Sociolgico (1894) e O Suicdio (1897). Para Durkheim, a Sociologia A) depende, diretamente, da Filosofia. B) no deve dar nfase aos fenmenos coletivos. C) percebe que as causas de um fenmeno social so irrelevantes para o socilogo. D) no deve se ocupar do estudo dos fatos sociais, privilegiando as manifestaes culturais. E) tem por objeto de estudo os fatos sociais que deveriam ser estudados como uma realidade especfica.

28. Karl Marx foi um dos pensadores mais influentes das cincias sociais, tendo uma obra vasta com repercusses nas cincias polticas, na teoria da Histria, na Economia e em vrios outros campos do saber. Tendo em vista a numerosa produo marxiana, marque a alternativa em que nominada sua obra referente ao estudo do capitalismo. A) Ensaios. B) O Capital. C) Teses sobre Feuerbach. D) Elogio da Loucura. E) A Utopia.

29. Um dos maiores tericos da Sociologia foi Max Weber (1864-1920) e para ele o objetivo de estudo da Sociologia o sentido da ao humana individual que deve ser buscado pelo mtodo da compreenso. Sobre a obra weberiana, CORRETO ainda afirmar que A) deu continuidade ao pensamento positivista, tornando-se o maior discpulo de Comte. B) se limitou a influenciar unicamente os estudos acerca das religiosidades. C) fundou a chamada Sociologia da Religio, fazendo um estudo comparado da Histria da Economia e da Histria das Doutrinas Religiosas. D) negou a existncia de possveis relaes entre o capitalismo e o protestantismo. E) no deu nenhuma contribuio para os estudos acerca da formao do esprito capitalista. 30. Quando pensamos na teoria da Sociologia do Conhecimento, surgida na segunda dcada do sculo XX e que aborda a interao entre os conceitos de Ideologia e Utopia, remetemo-nos obra de A) Karl Mannheim. B) Max Weber. C) Bronislaw Malinowski. D) mile Durkheim. E) Karl Marx.

31. As Teorias sobre as relaes de poder vm despertando vrios interesses por parte da comunidade acadmica. Sobre este aspecto da produo cientfica contempornea, CORRETO afirmar que A) reflete uma retomada dos postulados positivistas, em especial o pensamento de Comte. B) de vital importncia neste contexto a obra de autores marxistas, como Eric Fromm. C) a obra do filsofo francs Michel Foucault, em especial seu conceito dos micro-poderes, de suma importncia. D) segue como modelo metodolgico a obra de Aristteles. E) reflete, na verdade, uma perda de interesse pelo estudo dos movimentos sociais. 32. As relaes entre a Sociologia e a Antropologia produziram vrios avanos no campo epistemolgico das Cincias Sociais. Revelador desta relao de simbiose a(as) A) utilizao do funcionalismo de Malinowski e do estruturalismo de Levi-Strauss por vrios socilogos. B) importncia dos conceitos antropolgicos na obra de Augusto Comte. C) negao por parte de Wright Mills dos conceitos weberianos e marxistas em prol do funcionalismo. D) contribuies de mile Durkheim para a Antropologia Urbana. E) negao da obra de Karl Marx por boa parte dos socilogos contemporneos. 33. Quando Aristteles, no sculo IV a. C., afirmou que O homem por natureza um animal social; ele chamava a ateno para as relaes entre o homem e o grupo social mais amplo do qual ele faz parte. A essa interao os socilogos do o nome de A) socialismo. B) estrutura social. C) socializao. D) sociabilidade. E) sociedade.

34. O modo de produo da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, poltica e intelectual em geral. Neste texto, Marx est refletindo especificamente acerca da A) relao conflituosa entre operrios e burguesia. B) dinmica entre infra-estrutura e superestrutura. C) tenso provocada pela luta de classes no processo do devir histrico. D) relao entre modo de produo e trabalho. E) diviso das esferas de atuao da burguesia.

(MARX, Karl. Contribuio crtica da economia poltica. So Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 23).

35. Chamamos de processo social as diversas maneiras pelas quais os indivduos se relacionam e estabelecem relaes sociais. De acordo com sua natureza, esses processos podem ser A) ativos ou passivos. B) associativos ou dissociativos. C) individuais ou coletivos. D) diretos ou indiretos. E) endogmicos ou exogmicos.

36. A relao entre Estado e Poder j ocupou a ateno de vrios pensadores, de Aristteles a Foucault. Refletindo sobre esta relao, Max Weber nos afirma que A) dois elementos constitutivos definem o Estado: o aparato administrativo e o monoplio legtimo do poder. B) a no existncia de hierarquias sustenta o Estado moderno. C) a fora fsica uma condio suficiente para a manuteno do poder. D) a burocracia tem uma existncia prpria que independe do Estado. E) sem a Reforma Protestante, no existiria o Estado moderno. 37. As comunidades sociais se estabelecem pela associao entre seus membros, definindo-se por fatores listados abaixo, com a EXCEO de A) nitidez. B) pequenez. C) homogeneidade. D) auto-suficincia. E) competitividade.

38. O conceito de Ideologia, geralmente, definida como um sistema de idias peculiar a determinado grupo e ligado aos interesses desse mesmo grupo, est presente no estudo de vrios cientistas sociais. Sobre esta afirmao, seria CORRETO afirmar que A) este conceito nasce dos estudos desenvolvidos por Karl Marx no sculo XIX. B) marxistas, como Antonio Gramsci, no dedicaram ateno, em suas obras, temtica. C) sofreu negao de sua formulao terica na obra de Karl Mannheim. D) teve em mile Durkheim seu primeiro sistematizador epistemolgico na obra A Diviso do Trabalho Social. E) encontrou sua aplicao terica mais refinada nos estudos estruturalistas de Levi-Strauss. 39. Tomando por base os conceitos essenciais da Sociologia, a condio pela qual o indivduo tem conscincia de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questes da sociedade refere-se (a) A) cidadania. B) democracia. C) solidariedade. D) tirania. E) oramento participativo.

40. Assinale a alternativa que contm uma das caractersticas da sociedade medieval europia. A) A sociedade feudal era organizada em sistema de estamentos. B) Os ideais de honra e fidelidade no faziam parte das redes de sociabilidade no medievo. C) Os servos estavam presos a vrias obrigaes, porm isentos do pagamento anual de impostos. D) A economia do feudo era dinmica, estando voltada para o comrcio ultramarino. E) As relaes de produo eram escravistas. 41. Vivemos numa sociedade industrializada, fruto de mudanas ocorridas desde o sculo XVIII com o incio do processo de industrializao. A Revoluo Industrial trouxe mudanas importantes na forma de produzir, que provocou resistncia dos trabalhadores, alguns lutando para voltar produo artesanal, negando a mecanizao. Com relao aos tempos iniciais da revoluo industrial, CORRETO afirmar que A) no havia ainda uma explorao da classe trabalhadora, pois permanecia uma jornada de trabalho de 8 (oito) horas dirias. B) os trabalhadores resistiram com mais intensidade s imposies salariais do capitalismo que j se fazia presente em toda a Europa. C) o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado, desde o incio, de mudanas tcnicas que facilitaram uma maior produo de mercadorias. D) os trabalhos infantil e feminino no estavam presentes nas manufaturas dessa poca, sendo proibidos pela legislao. E) a fora do capitalismo, restringia-se aos pases europeus, com destaque para Inglaterra, Alemanha e Itlia.

42. Ainda sobre a Revoluo Industrial, CORRETO afirmar que esta NO compreendeu A) a mecanizao da indstria e da agricultura. B) um processo de urbanizao e uma grande acelerao nos transportes e na comunicao. C) a eliminao das desigualdades sociais. D) a aplicao da fora motriz indstria. E) um maior controle capitalista do sistema econmico. 43. O chamado socialismo cientfico, formulado por Marx e Engels no sculo XIX, propunha a A) superao do capitalismo pela ao revolucionria dos trabalhadores, aglutinados em torno da Internacional Socialista. B) reduo do papel do Estado na economia, para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produo. C) supresso de toda a legislao trabalhista e social, tida como mecanismo de alienao e cooptao do proletariado. D) realizao de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantao do comunismo avanado. E) negao do valor da Histria na construo da realidade social do proletariado assim como das suas perspectivas revolucionrias. 44. A crtica da indstria cultural e do capitalismo marcou a produo das cincias humanas da primeira metade do sculo XX, tendo como baluarte deste pensamento o(a) A) materialismo histrico de Marx e Engels. B) chamada Escola de Frankfurt, cujos principais representantes so Adorno e Horkheimer. C) estruturalismo de Levi-Strauss. D) hermenutica de Paul Ricoeur. E) crtica da razo em moldes ps-estruturalistas. 45. Dentre as grandes mudanas na forma de pensar o mundo e a sociedade, de conceber a arte e a esttica que ocorreram no sculo XIX e nas primeiras dcadas do sculo XX, podemos citar as alternativas arroladas abaixo, com EXCEO A) das teorias de Darwin, que redefiniram concepes cientficas tradicionais e abalaram crenas religiosas importantes. B) da criao da psicanlise por Freud, ressaltando a importncia do desejo e do sonho para construo das nossas histrias. C) da crtica de Proudhon sociedade capitalista, defendendo a revoluo socialista, tendo como base as mesmas concepes dos economistas clssicos ingleses. D) das mudanas nas artes com novas concepes que criticavam o classicismo e estabelecia uma nova forma de representar os homens e a sociedade. E) da luta das mulheres pelo direito ao voto atravs do chamado movimento sufragista. 46. Fruto das experincias de Henry Ford nos primrdios do sculo XX, o mtodo fordista de organizao do trabalho, produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produo em larga escala para consumo de massa. Identifique a alternativa que apresenta caractersticas desse mtodo de gesto e de organizao tcnica da produo de mercadorias. A) Unidade entre concepo e execuo, com o intuito de preservar a qualificao dos trabalhadores. B) Substituio do trabalho fragmentado e simplificado pelo trabalho realizado em equipes. C) Supresso progressiva do trabalhador desqualificado pelo trabalhador polivalente. D) Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introduo da esteira rolante. E) Reduo das distncias hierrquicas no interior da empresa. 47. O Totalitarismo da primeira metade do sculo XX foi objeto de estudo de pensadores como Hannah Arendt. (So) caracterstica(s) dos regimes totalitrios nazifascistas o(a) A) fortalecimento do legislativo e enfraquecimento do executivo. B) defesa das tendncias individualistas liberais e do coletivismo marxista. C) oposio das classes mdias, voltadas para a defesa das idias comunistas. D) prtica do pluripartidarismo. E) utilizao da propaganda, a fim de estimular o patriotismo.
10

48. A obra de Max Weber, a partir dos anos 30 do sculo passado, teve grande influncia no pensamento sociolgico produzido no Brasil. Neste aspecto, CORRETO afirmar que o primeiro grande divulgador dos conceitos weberianos no Brasil foi A) Gilberto Freyre. B) Benjamin Constant. C) Florestan Fernandes. D) Srgio Buarque de Holanda. E) Fernando Henrique Cardoso.

49. A obra de Gilberto Freyre foi pioneira na abordagem cultural no estudo da formao da sociedade brasileira. Nesta perspectiva, CORRETO citar como exemplo desta contribuio a(o) A) utilizao do materialismo histrico como base terica para a compreenso da sociedade brasileira. B) estudo sobre a famlia patriarcal no Brasil em sua obra Casa-Grande & Senzala. C) negao da Antropologia, em especial, a norte-americana como influncia na sua obra. D) pioneirismo nos estudos sobre o operariado e sua contribuio na formao da sociedade urbana brasileira. E) dilogo constante com a obra e as contribuies tericas de Florestan Fernandes. 50. O movimento feminista, na segunda metade do sculo XX, ganhou um novo flego com a publicao de O Segundo Sexo (1949), de Simone de Beauvoir. A obra de Beauvoir foi importante para o feminismo, pois A) levou a questo da submisso feminina pauta das discusses filosficas, no caso, aos meandros do existencialismo. B) sintetizou os discursos misginos na tradio judaico-crist. C) limitou a atuao da mulher busca da hegemonia no espao do lar. D) redefiniu a proposta do feminismo, aproximando-o do socialismo. E) atualizou as propostas apontadas por Santo Agostinho. 51. Os anos 60 do sculo XX foram marcados por vrios movimentos sociais de cunho contestatrio, que marcaram, de forma indelvel, essa poca. Sobre essa efervescncia social destes anos rebeldes, podemos destacar os exemplos citados abaixo, com nica EXCEO na alternativa A) A prtica da desobedincia civil pregada nos Estados Unidos por Martin Luther King, em prol da luta dos negros pelos direitos civis. B) A Primavera de Praga, revelando as primeiras fragilidades internas do socialismo. C) O movimento sufragista que marcou a luta do movimento feminista nos Estados Unidos. D) O movimento dos estudantes em maio de 1968, em Paris, exigindo reformas nas estruturas sociais. E) Os protestos de vrios setores da sociedade norte-americana contra a Guerra do Vietn. 52. No Brasil, a segunda metade do sculo XX foi marcada pela diversidade cultural, mesmo em pocas de crise econmica e/ou ditadura militar. Nesse sentido, destaca-se A) o surgimento da Bossa Nova, gnero musical extremamente popular no Brasil, embora sem muita repercusso no exterior. B) a Tropiclia, que, em tempos de ditadura, marcou, sonora e plasticamente, a cultura brasileira nos centros urbanos. C) o Cinema Novo que teve, na obra de Glauber Rocha, uma unanimidade de crtica e pblico. D) a renovao da literatura brasileira com o movimento modernista, capitaneado por Mrio de Andrade e Oswald de Andrade. E) o auge da era do rdio com estrondoso sucesso de artistas, como Carmen Miranda, Orlando Silva e Francisco Alves. 53. A relao entre a produo artstico-cultural e a atuao dos agentes sociais instiga o trabalho de vrios socilogos. Alguns movimentos artsticos extrapolam essa classificao, configurando-se como autnticos movimentos sociais. Sendo assim, vale ressaltar a A) praticamente nenhuma influncia do rock psicodlico dos anos 60 e 70 do sculo XX no movimento hippie. B) relao direta entre o movimento punk e a atuao do operrio britnico nos anos 70. C) exploso da literatura beatnik e sua repercusso nos movimentos contestatrios dos anos 60. D) interao entre a primeira gerao do modernismo na literatura brasileira com o movimento anarquista em So Paulo. E) ligao entre o movimento manguebeat e os protestos contra o neoliberalismo em Recife, nos anos 90.
11

54. A partir dos anos 70 do sculo XX, muitos ativistas polticos, sobretudo jovens, abandonaram os partidos tradicionais de esquerda e se engajaram em movimentos A) partidrios que defendem a construo de estados tnicos autnomos. B) sociais que lutam pelos interesses das classes mdias e da globalizao. C) feministas, visando obteno do direito ao voto, sem distino de sexo. D) internacionalistas que retomam a antiga bandeira socialista de unio de todos os explorados. E) de mobilizao mais especializada, notadamente os de defesa do meio ambiente. 55. Com a chegada da grande crise do modelo econmico do ps-guerra, em 1973, as idias neoliberais comearam a ganhar terreno. A desmontagem do Estado do bem-estar social acentuou a necessidade de este se afastar das polticas sociais, apangio do capital privado. Sobre esta realidade, CORRETO assegurar que A) a idia do Estado mnimo envolve a diminuio dos gastos pblicos com sade, educao, previdncia e outras polticas sociais. B) a questo da segurana nacional passa a no ser mais utilizada como motivao para aes polticas. C) os ndices de desigualdade social diminuem consideravelmente, nos pases da Amrica Latina e do Oriente Mdio. D) h uma retomada de polticas pblicas adotadas pelos antigos pases que compunham o bloco socialista. E) a questo das polticas pblicas passa a ser discutida, de forma intensa, pelos meios de comunicao, em especial, a TV. 56. Desde a dcada de 40 do sculo passado, o pensamento neoliberal comea a se formatar na obra antikeynesiana de Friedrich von Hayek. Sobre a poltica neoliberal, CORRETO afirmar que A) se baseia na reestruturao das teorias que pregam a interveno estatal. B) a partir da dcada de 80, os governos de Reagan e depois Bush, nos Estados Unidos e de Margareth Thatcher na Inglaterra so representantes da nova onda neoliberal. C) no faz parte das prticas do neoliberalismo o processo de privatizaes de empresas estatais. D) a manuteno da chamada reserva de mercado um dos pontos essenciais do projeto neoliberal. E) no Brasil, as prticas neoliberais comearam a ser aplicadas no primeiro mandato do atual presidente Lus Incio Lula da Silva. 57. A violncia urbana uma realidade, que atinge, de maneira perversa, todo cidado e cidad e, em especial, criana e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violncia, faz-se necessrio promover uma educao em direitos humanos com participao atuante do professor de Sociologia. Este enfrentamento pode ocorrer, quando A) a questo tratada nas aulas destinadas ao estudo dos temas transversais. B) a ao passa a se limitar, exclusivamente, s aulas de Sociologia. C) os alunos so capacitados para se tornarem vigilantes uns dos outros no cotidiano escolar. D) se oferece aos professores formao em direitos humanos por meio de tcnicas didticas e dinmicas de grupo. E) se transforma em uma postura que se expressa nas diversas dimenses da ao educativa. 58. Na Amrica Latina, tm sido comum, nas ltimas dcadas, governos apoiados em polticas econmicas de estabilizao monetria apresentadas como antiinflacionrias, e que do preferncia ao pagamento da dvida externa por meio do supervit primrio. Tais polticas econmicas so tambm denominadas de A) Nacional-desenvolvimentistas. B) Bem-estar social. C) Neoliberais. D) Nacional-populistas. E) Planificao Estatal.

12

59. Sobre o ensino da Sociologia no curso mdio, de um modo geral, os contedos sociolgicos apresentados pelos livros didticos so completamente descontextualizados em relao atual reestruturao produtiva do capitalismo, ao advento da acumulao flexvel e s mudanas profundas que vm ocorrendo no mundo do trabalho. Como perspectiva a esta crtica, podemos apresentar A) a ligao da Sociologia unicamente aos temas transversais. B) uma proposta de ensino materializada nos livros didticos que cumpra, ao mesmo tempo, com os objetivos previstos na matriz curricular e forme cidados crticos, participativos e conscientes. C) uma proposta de trabalho com nfase restrita na contextualizao da reestruturao produtiva e da flexibilizao do mundo do trabalho. D) a diluio do ensino de Sociologia dentro do ensino de outras reas das humanidades, como a Histria, por exemplo. E) a negao da interdisciplinaridade, isolando as reas do conhecimento humano das discusses contemporneas da Sociologia. 60. Atualmente, os movimentos sociais esto em evidncia na mdia; tornou-se comum assistir na tv e nos seus noticirios informaes sobre a ao do MST, de ONGs variadas, do Movimento dos Sem-Teto, dos indgenas, dos homossexuais, do Movimento Estudantil, etc. Sobre os movimentos sociais, CORRETO afirmar que A) o conflito o elemento gerador dos movimentos sociais que, por sua vez, buscam mudanas sociais. B) um movimento social pode existir sem a necessidade de se ter um projeto de ao ou uma ideologia. C) um dos movimentos sociais mais atuantes no Brasil o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), cuja origem nos anos 80 do sculo XX demonstra que a questo agrria no Brasil um tema recente na pauta de anseios e debates. D) o movimento organizado dos homossexuais por direitos e visibilidade social data do incio do sculo passado. E) o Greenpeace um movimento intrinsecamente ligado preservao da selva amaznica que vem atuando desde os anos 70.

13

You might also like