You are on page 1of 6

ANATOMIA ESTRUTURAS DO CORPO O corpo formado por grandes estruturas externas, constituda por um grupo de rgos que executam

m tarefas especficas de modo coordenado. Apesar das diferenas externas, todo corpo semelhante: possui rgos e mecanismos essenciais iguais. Em qualquer ser humano, as estruturas orgnicas atuam de forma similar, caso do corao, do processo respiratrio, da produo de hormnios e da excreo de resduos, entre outros. OS SISTEMAS CORPORAIS SO: - SISTEMA CICULATRIO: Compreende o corao e os vasos sanguneos e responsvel por fornecer oxignio e nutrientes essenciais as clulas do corpo. Transporta gs carbnico e resduos txicos at os rgos incumbidos de elimin-los. Todo esse trabalho depende da circulao do sangue, bombeado pelo corao a todas as partes do organismo por meio de uma ampla rede de vasos. - SISTEMA LINFTICO: Defende o organismo e alerta para problemas de funcionamento, como infeces ou multiplicao desordenada de clulas. Responde pela produo de anticorpos e pelo combate e eliminao de microorganismos causadores de doenas. composto por capilares, vasos linfticos e linfonodos ( antigos gnglios linfticos).

- SISTEMA RESPIRATRIO: Controla a entrada de oxignio e a sada de gs carbnico do organismo. As trocas gasosas ocorrem nos pulmes, os mais importantes rgos do sistema respiratrio. Ali, o oxignio inspirado com o ar transferido para o sangue e o gs carbnico, por sua vez, eliminado com a expirao, um processo ininterrupto e vital ao corpo.

- SISTEMA ESQUELETICO E ARTICULAR: Sua principal funo a sustentao do corpo. Outras tarefas so: proteger rgos vitais, como o encfalo, acumular reservas de clcio, e alojar a medula ssea vermelha, que produz clulas sanguneas. O esqueleto formado por mais de 200 ossos. Mantm-se unido por articulaes que em conjunto com os msculos garentem a mobilidade do corpo.

- SISTEMA MUSCULAR: Num trabalho conjunto com os ossos e as articulaes, o sistema muscular possibilita a movimentao do corpo. constitudo por centenas de msculos, cuja principal caracterstica se contrair, o que viabiliza a realizao dos movimentos. A atuao de alguns msculos, como cardaco involuntria, ou seja no est sujeita ao controle do indivduo.

- SISTEMA URINRIO: Elimina os produtos finais de metabolismo, desnecessrios ao organismo. composto por rins, ureteres, bexiga e uretra. Os rins filtram as substncias impuras da corrente sangunea, formando a urina. Esta fica armazenada na bexiga por um tempo, at ser expelida do corpo atravs da uretra. A ureia a principal substncia excretada pela urina. - SISTEMA ENDOCRIMO: formado por glndulas endcrinas, responsveis pela produo de mais de 30 tipos de hormnio. As glndulas localizam-se em diversas partes do corpo e os hormnios secretados por ela atuam como reguladores qumicos do organismo, interferem entre outros, no crescimento, nos ciclos reprodutores, na digesto e no metabolismo celular.

- SISTEMA DIGESTORIO: Sua funo retirar dos alimentos os nutrientes necessrios ao funcionamento do corpo. Ao longo de aproximadamente 9 metros, entre a boca e o anus, a comida sofre a ao de uma serei de substancias qumicas, que permitem ao organismo extrair os elementos vitais sua manuteno. O que no til eliminado por meio das fezes.

- SISTEMA NERVOSO: Compe a central de comando do organismo. Responsvel por todas as aes e reaes voluntrias e involuntrias do corpo, constitudo pelo encfalo, pela medula espinhal e por uma ampla rede de nervos. Sua unidade central o neurnio, que transmite impulsos eltricos do e para o crebro, permitindo que o organismo se ajuste as mais diversas condies.

- SISTEMA GENITAL: constitudo pelos rgos genitais e pelas substncias e clulas que possibilitam a reproduo humana. Diferentemente dos demais sistemas do corpo humano, o reprodutor o nico que no esta ativo nos primeiros anos de vida. Somente a partir da puberdade, esse sistema amadurece, permitindo ao homem e a mulher procriarem.

Funcionamento do Sistema Circulatrio


Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatrio percorrido pelo sangue atravs das artrias, dos capilares e das veias. Este trajeto comea e termina no corao. O aparelho circulatrio responsvel pelo fornecimento de oxignio, substncias nutritivas e hormnios aos tecidos; alm disso, tambm exerce a funo de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uria) at os rgos responsveis por sua eliminao. A circulao inicia-se no princpio da vida fetal. Calcula-se que uma poro determinada de sangue complete seu trajeto em um perodo aproximado de um minuto.
Vasos sanguneos

Os vasos sanguneos so tubos pelo qual o sangue circula. H trs tipos principais: as artrias, que levam sangue do corao ao corpo; as veias, que o reconduzem ao corao; e os capilares, que ligam artrias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo corao duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmes.

Corao (o centro funcional)

O aparelho circulatrio formado por um sistema fechado de vasos sanguneos, cujo centro funcional o corao. O corao bombeia sangue para todo o corpo atravs de uma rede de vasos. O sangue

transporta oxignio e substncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos. O corao formado por quatro cavidades; as aurculas direita e esquerda e os ventrculos direito e esquerdo. O lado direito do corao bombeia sangue carente de oxignio, procedente dos tecidos, para os pulmes, onde este oxigenado. O lado esquerdo do corao recebe o sangue oxigenado dos pulmes, impulsionando-os, atravs das artrias, para todos os tecidos do organismo.
Circulao pulmonar

O sangue procedente de todo o organismo chega aurcula direita atravs de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurcula direita se contrai, impulsiona o sangue atravs de um orifcio at o ventrculo direito. A contrao deste ventrculo conduz o sangue para os pulmes, onde oxigenado. Depois, ele regressa ao corao na aurcula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrculo esquerdo e dali, para a aorta, graas contrao ventricular.
Sistema Circulatrio

Sistema Linftico Sistema linftico: drenagem do excesso de lquido intersticial

O que e funes do sistema linftico

O sistema linftico possui a funo de drenar o excesso de lquido intersticial (lquido onde as clulas ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substncias residuais de seu metabolismo) afim de devolv-lo ao sangue e assim manter o equilbrio dos fluidos no corpo. Ele tambm transporta as vitaminas e os lipdeos, absorvidos durante o processo de digesto, at o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.Uma outra funo do tecido linftico a realizao de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sangunea atravs da reteno e destruio destes dentro de seus linfonodos. O sistema linftico atua na manuteno da sade de nosso organismo atravs da remoo de agentes como: bactrias, fungos, vrus (estes penetram na corrente sangunea), clulas mortas, glbulos vermelhos que saram da corrente sangunea e metstases (clulas sanguneas que se soltam do tumor).

rgos linfticos: amgdalas (tonsilas), adenides, bao, linfonodos ( ndulos linfticos) e timo (tecido conjuntivo reticular linfide: rico em linfcitos). Amgdalas (tonsilas palatinas): produzem linfcitos. Timo: rgo linftico mais desenvolvido no perodo pre natal, involui desde o nascimento at a puberdade. Linfonodos ou ndulos linfticos: rgos linfticos mais numerosos do organismo, cuja funo a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vrus e bactrias. Nele ocorrem linfcitos, macrfagos e plasmcitos. A proliferao dessas clulas provocada pela presena de bactrias ou substncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gnglios, que se tornam dolorosos, formando a ngua. Bao: rgo linftico, excludo da circulao linftica, interposto na circulao sangnea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fgado. Possui grande quantidade de macrfagos que, atravs da fagocitose, destroem micrbios, restos de tecido, substncias estranhas, clulas do sangue em circulao j desgastadas como eritrcitos, leuccitos e plaquetas. Dessa forma, o bao limpa o sangue, funcionando como um filtro desse fludo to essencial. O bao tambm tem participao na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, considerado por alguns cientistas, um grande ndulo linftico.

You might also like