You are on page 1of 5

engrenagens. Observe-se que as foras de atrito de rolamento r r representadas na figura (Fa e f a ) tm sentidos opostos.

(Sugerimos que voc, antes de prosseguir, procure criar um modelo que permita explicar as foras de atrito de rolamento).

"Raffiniert ist der Herr Gott, aber boschaft ist Er nicht" (A. Einstein) "Natura Simplicitatem Amat"(J. Kepler)

O atrito de rolamento.
Uma fora de interao bastante complicada - mas que no podemos deixar de considerar neste nosso curso, uma vez que ela desempenha um papel preponderante num grande nmero de fenmenos que se desenrolam ao nosso redor - a fora de atrito de rolamento. So foras de atrito de rolamento, por exemplo, que nos permitem aumentar ou diminuir a velocidade de um automvel, nas condies usuais. A fim de justificar - ao menos em parte - a nossa afirmativa inicial de que as foras de atrito de rolamento so complicadas, estamos representando na figura um esquema da ao , sobre as rodas de um automvel, das foras de atrito de rolamento.

Geralmente as foras de atrito de rolamento, assim como as de atrito esttico a de deslizamento, resultam do fato de no serem perfeitamente polidas as superfcies reais; isto equivale a dizer que as foras de atrito de rolamento usuais nada mais so do que reaes vinculares. Nas figuras abaixo estamos indicando esquematicamente o comportamento das foras de atrito de rolamento. Note-se que s aparecem foras de atrito de rolamento se a superfcie rolante estiver angularmente acelerada, ou se houver tendncia para adquirir acelerao angular.

Figura 2

Figura 1

r r Tais foras , na figura, so Fa e f a . Por hiptese o automvel r r representado est sendo "acelerado: o binrio motor ( f1 , f 2 ) est sendo aplicado roda motriz pela ao de um sistema adequado de

acelerado, atravs de tal mecanismo (que , essencialmente, o mecanismo utilizado num automvel). Nas figuras 3 e 4 estamos imaginando o modelo mecnico explanatrio de como o centro de massa do disco pode ser acelerado como uma conseqncia da ao das foras internas. Tal modelo introduz, de forma natural, as foras r de atrito de rolamento (representadas nas figuras 3 e 4 por f a ). Na fig. 2 a ao das foras internas ao disco equivalente a zero, isto , no d origem a binrio algum; no aparecem, ento, foras de atrito de rolamento e a velocidade do centro de massa do disco se mantm constante.
Figura 3

Uma esfera homognea abandonada sobre uma rampa plana a inclinada em relao horizontal. Sabendo-se que a esfera rola sem deslizar, pede-se calcular qual ser a velocidade vc do seu centro no momento em que tal centro estiver passando num ponto 1 situado a uma distncia vertical h abaixo do ponto O onde ele estava inicialmente situado (e em repouso). Sabe-se que o momento de inrcia de uma esfera, relativo a um dimetro, vale 0,4mR 2 , caso a esfera seja homognea (sendo m e R a massa e o raio da esfera).

Figura 4

Em cada uma das figuras (2, 3 e 4) estamos representando um disco circular rolando sobre uma superfcie plana a horizontal. Exageramos a representao das rugosidades da periferia do disco e da superfcie de apoio a fim de acentuar o modelo mecnico que estamos utilizando para explanar as foras de atrito de rolamento. Na fig. 2 um sistema de foras internas ao disco d origem a um r r binrio motor ( f1 , f 2 ) que tende a aumentar a velocidade angular do disco, enquanto que na fig. 3 o sistema de foras internas d origem r r a um binrio retardador ( f1 , f 2 ) que tende a diminuir a velocidade angular do disco. Essas foras internas no poderiam acelerar o centro de massa do disco, de acordo com o teorema do movimento do centro de massa. No entanto o centro de massa do disco pode ser

Figura 5

Soluo:

Escolhamos como referencial um eixo cartesiano, OX, paralelo s retas de declive mximo da rampa a cuja origem O coincida com o ponto 0 onde fica inicialmente situado o centro da esfera. Tal referencial sendo galileano sobre a esfera atuaro apenas foras de interao, as quais sero, no caso, as seguintes: o seu r r prprio peso p , a reao vincular n exercida pela rampa de apoio, e r a fora de atrito de rolamento f a exercida pela rampa. De acordo com os teoremas do movimento do centro de massa a de d'Alembert, a representando-se por acx a componente da acelerao do centro da esfera, relativa ao eixo OX, por a sua acelerao angular, por I, e seu momento de inrcia, relativo ao seu dimetro horizontal, e por o ngulo que a rampa forma com a horizontal, pode-se escrever que : mgsen - fa = macx f a R = Ic donde, tendo-se em conta que I c = 0,4mR2 e acx = R , vem que: mgsen - fa = macx 0,4mR2 acx fa R = R logo 5 a cx = gsen =constante 0 7 o que nos mostra que o centro da esfera se move com movimento uniformemente variado. Conseqentemente pode-se escrever que:

5 vc2 = 2 g ( sen ) x1 7 onde x1 a abscissa do ponto 1 (fig. 5) v-se que h = x1 sen x1 = h . sen

Levando-se uma expresso na outra, vem: vc2 = 10 gh 10 gh vc = 7 7

Observao. Demonstra-se que a energia cintica, Ec , de um sistema rgido animado de um movimento qualquer calculvel pela seguinte expresso: Ec = 1 2 1 mv + I c 2 2 2

onde m a massa do sistema, v, a velocidade do seu centro de massa, I, o seu momento de inrcia relativo a um eixo que passe pelo seu centro de massa e seja paralelo ao seu eixo de rotao e a sua velocidade angular. Tendo-se em conta esta informao, calculemos a energia cintica, Ec , da esfera considerada no exemplo anterior, no instante em que o seu centro estiver passando no ponto 1 situado a uma distncia vertical h abaixo do ponto O onde ele estava inicialmente em repouso. De acordo com a equao anterior e tendose em conta que vc = R e

I c = 0,4mR2 , pode-se escrever que: Ec = 1 2 1 v2 mvc + (0,4mR 2 )( c2 ) Ec = 0,7mvc2 2 2 R

donde, tendo-se em conta que vc = 10 gh , 7

Observao. bastante interessante o fato da fora de atrito de rolamento no trabalhar, isto , de ser sempre nulo o trabalho realizado por foras de atrito de rolamento. Na fig. 6 estamos representando um disco circular que se move apoiado sobre uma superfcie plana a horizontal, o disco estando submetido ao de um sistema de foras internas que do origem a um binrio motor r r ( f1 , f 2 ) . Sob a ao de tal binrio o disco est acelerado angularmente, e, em conseqncia, submetido ao de uma fora de atrito de rolamento.

vem que: 10 gh Ec = 0,7 m( ) Ec = mgh 7

expresso esta que nos mostra que a energia cintica da esfera, no ponto 1, e igual sua energia potencial no ponto 0 (escolhendo-se para plano horizontal de referncia o plano horizontal que contm o ponto 1). Mas ento a energia mecnica da esfera constante, o que nos permite dizer que as foras de atrito de rolamento so conservativas. Permite- nos dizer, alm disto, que a nulo o trabalho realizado entre dois pontos quaisquer pelas foras de atrito de rolamento que atuam sobre um sistema rgido ; realmente, de acordo com o teorema da energia cintica o trabalho realizado entre dois pontos pelas foras que atuam sobre um sistema material qualquer igual variao da energia cintica do sistema entre os pontos considerados, a de acordo com Ec = mgh a variao da energia cintica w: esfera, entre os pontos 0 e 1, igual a mgh; e como mgh o trabalho realizado, entre os pontos 0 e 1, pelo peso da esfera, vem que nulo o trabalho realizado entre os pontos 0 e 1 pela fora de atrito de rolamento.

Figura 6

Extrado e adaptado de Mecnica, de L. P. Maia

You might also like