You are on page 1of 10

1

A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL: um pequeno resgate* Mrcia Antonia Piedade Arajo**


Resumo Este trabalho aponta, de forma breve, a histria da Psicologia Social no Brasil a partir de 1920 at o ano 2000 enfocando-se as vrias contribuies de estudiosos como Raul Briquet, Arthur Ramos, Manoel Bomfim, entre outros. Aborda-se a criao dos primeiros cursos de graduao e ps-graduao em psicologia social no pas, alm da criao de entidades conselhos e associaes -, como novos espaos de reflexo e discusso acerca desse campo. Parte-se do princpio de que o conhecimento de sua construo histrica pode possibilitar reconhecer melhor as lutas atuais e onde elas se situam ou contradizem a trajetria histrica. Palavras-chave: Histria. Psicologia. Psicologia Social. Abstract This work highlights, briefly, the social psychology history in Brazil, from 1920 to 200, focusing several contributions from scholars such as Raul Briquet, Arthur Ramos, Manoel Bomfim, among others. The criation of the first graduation and post graduation courses in social psychology in the country is aproached, besides the criation of counsellings and associations entities. It starts from the principle that the knowledge of its historical construction can lead to better acknowledge the present battles and where they are placed or contradict the historical way. Key-words: History. Psychology. Social Psychology.

1 INTRODUO O desenvolvimento de uma cincia e, sobretudo, as grandes transformaes que nela se registram so produto de um conjunto de determinaes histricas, as quais culminaram por estruturar idias que fundamentaram e possibilitaram seu surgimento como cincia. O processo de constituio da Psicologia foi multideterminado e, dentre suas vrias causas, pertinente considerar desde a preocupao com os fenmenos psicolgicos que foram, ao longo dos sculos, modificando-se e desenvolvendo-se at conquistar sua autonomia cientfica. Nessa rpida trajetria da Psicologia Social que vamos traar imperativo saber que compreender o processo de sua construo histrica significa abrir caminhos
*

Trabalho apresentado na Mesa Redonda Psicologia Social no Brasil: percursos e possibilidades de atuao do VIII Encontro Humanstico Nacional, So Lus, 2008. ** Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranho.

para que seja possvel aprender, questionar e transformar os princpios que fundamentam o pensamento psicolgico. Uma vez que o homem se encontra em constante movimento, sua construo ocorre de forma sempre contnua, influenciado que pelas diversas mudanas por que passa no contexto em que est inserido, sejam elas mudanas de ordem histrica, poltica, econmica, social ou cultural (JURBERG, 2000; KAHHALE; ANDRIANI, 2002).

2 A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL


Segundo Bomfim (2003a) trs referenciais fazem parte do contexto de produo da Psicologia Social: os relacionados com o progresso de reas afins como a sociologia, a antropologia, a educao, a histria social e a prpria psicologia; o avano da psicologia social em pases da Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, na Amrica Latina e ainda s condies histricas e econmicas mundiais, especialmente, s condies nacionais que, aliadas s demandas sociais de comunidades, grupos e movimentos sociais, abriram caminhos no campo do conhecimento psicossocial. A Psicologia Social aparece em 1908, com a publicao de Social Psychology, de Edward Ross e An Introduction to Social Psychology de William McDougall. Ross, de orientao sociolgica, fazia referncia a conceitos como mente coletiva, costumes sociais, opinies sociais e conflitos. McDougall referia que as caractersticas sociais e o comportamento se baseavam na natureza biolgica, idia em que a psicologia social se apoiou em seu desenvolvimento. Mesmo sabendo que existem contribuies nesse campo vindas, principalmente, da Europa e dos Estados Unidos, cabe destacar que vamos nos deter na histria da Psicologia Social no Brasil. O primeiro livro com ttulo especfico referido a Psicologia Social foi publicado, no Brasil, somente em 1921. De autoria de Francisco Jos de Oliveira Viana, intitulado Pequenos estudos de psychologia, este fora composto de artigos publicados em jornais, versando sobre temas como o meio social e o meio poltico. Mas, j havia um pensamento psicossocial no Brasil, que normalmente denominado de "pensamento social brasileiro". Dentre os autores que mais se destacaram neste sentido, ainda no sculo XIX ou na passagem para o XX, citam-se Sylvio Romero, Raimundo Nina Rodrigues e Manoel Bomfim, cujas idias traziam as marcas brasileiras de uma poca de pouca industrializao, domnio da oligarquia rural e um contexto intelectual

regido pelo predomnio das idias positivistas. Uma questo bastante discutida em suas obras era o regime escravocrata, que revelava reaes diferentes quando inclua discursos sobre a inferioridade do povo brasileiro e das raas (BOMFIM, 2003b). Sylvio Romero nasceu em Sergipe, em 1851, e formou-se em Direito, sendo tambm socilogo, professor e historiador. Sua contribuio para a Psicologia Social ocorreu com a publicao da obra Histria da literatura brasileira, de 1886, na qual tratava da relao existente entre a literatura e as manifestaes polticas, econmicas e artsticas. No captulo intitulado Psicologia Nacional - Prejuzo de educao - Imitao do estrangeiro o autor declara sua crena numa psicologia dos povos. Segundo seu entendimento, o povo brasileiro, em especial, tinha caractersticas como apatia, falta de iniciativa, desnimo e propenso para esperar a iniciativa vinda do poder. Seu texto denota a situao do Brasil poca, quando 90% da populao era analfabeta (preocupao com educao), com mais de 7% de estrangeiros (preocupao com a questo da imitao). Assim, ele inaugurou uma linha de estudos em Psicologia Social. Raimundo Nina Rodrigues nasceu no Maranho, em 1862 e formou-se em Medicina na Bahia, em 1886. Entre as vrias obras publicadas, destaca-se As raas humanas e a responsabilidade penal no Brasil de 1894, onde afirma que a diferena entre os povos civilizados e brbaros baseada em uma organizao cerebral herdada. Suas idias comungavam tanto da necessidade ideolgica de "entender" a gente brasileira como tambm faziam parte da ideologia racial que impunha o urgente aprimoramento da raa brasileira, considerada inferior. A importante presena de Nina Rodrigues no campo da Medicina Legal influenciou os campos mdico e jurdico no pas. Manoel Bomfim nasceu em Sergipe em 1868 e formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, em 1890. Sua atuao como intelectual do seu tempo envolveu vrios campos disciplinares como Medicina, Educao, Histria, Antropologia, Lngua Portuguesa e Psicologia Entre suas vrias produes, uma se destaca para este contexto: trata-se da obra America Latina - males de origem concluda em 1905, em Paris, na qual o autor, conforme Bomfim (2003a, p. 24), j destacava que:
[...] para se estudar um grupo social e compreender os motivos pelos quais ele se apresenta em determinadas condies, seria preciso analisar no s o meio no qual se encontra, como tambm os seus antecedentes. Como conseqncia, a nacionalidade seria o produto de uma evoluo resultante de aes passadas e de aes do meio [...].

A caracterstica significativa dessa obra foi a sua rejeio s teorias raciais, de carter racista to presentes naquele momento. Alm disso, Manoel Bomfim fundou e

dirigiu o Laboratrio de Psicologia Experimental no Rio de Janeiro em 1906, poca em que com a reforma do ensino no Brasil, nos fins do sculo XIX e incio do sculo XX propiciada por Benjamin Constant (1890), houve a introduo de noes de psicologia nos cursos de educao, sendo criados os primeiros laboratrios de psicologia, objetivando o desenvolvimento de pesquisas nessa rea. Na dcada de 1930 surgiram os primeiros cursos superiores em Psicologia Social. Cabendo a Raul Carlos Briquet o pioneirismo docente. Mdico, nascido em So Paulo em 1887, ele foi responsvel pela cadeira de Psicologia Social na Escola Livre de Sociologia e Poltica de So Paulo. Desse curso resultou uma publicao do primeiro livro acadmico em Psicologia Social, editado em 1935. O livro foi estruturado em duas partes: a primeira, versa sobre as contribuies da Sociologia, Biologia e Psicologia; a segunda, denominada de especial, traz temticas especficas em Psicologia Social, em que o autor realizou uma anlise dos fatores psquicos que motivam o comportamento social, o instinto, o hbito, as trs formas de identidade social (sugesto, imitao e simpatia), a inteligncia e a vida social. O segundo curso de Psicologia Social foi ministrado em 1935 por Arthur Ramos mdico, nascido em Alagoas em 1903 - que resultou na edio do livro Introduo Psychologia Social, publicado em 1936, na Escola de Economia e Direito da extinta Universidade do Distrito Federal1. Para ele, a Psicologia Social era uma disciplina entre a Psicologia e a Sociologia que necessitava de maiores delimitaes do seu campo, com crescente importncia, embora seus mtodos e objetivos ainda no estivessem claros. Na sua viso, caberia Psicologia Social estudar: as bases psicolgicas do comportamento social, as inter-relaes psicolgicas dos indivduos na vida social e a influncia total do grupo sobre a personalidade. A dcada de 1940 foi marcada, segundo Bomfim (2003b), por misses estrangeiras que chegaram ao Brasil no auge da II Grande Guerra Mundial, acrescentando, portanto, vrias contribuies psicossociais. Desse grupo pode-se destacar Pierre Weil que chegou ao pas em 1948 para trabalhar em treinamentos do recm-criado Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no Rio de Janeiro. Entre suas obras, merece destaque Dinmica de Grupo e Desenvolvimento em Relaes Humanas (1967) e a partir dessa obra ele desenvolveu, com colegas, a tcnica de Desenvolvimento das Relaes Humanas (DRH).

Outro autor estrangeiro que veio ao Brasil para ministrar cursos na Universidade de So Paulo (USP), no Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e no Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP), foi Emlio Mira y Lpez. Algumas de suas obras foram: Manual de Psicologia Jurdica (1917), Manual de orientacin profesional (1947) e La Psiquiatria en la guerra (1944). Na dcada de 1950, a ideologia desenvolvimentista torna-se mais impregnante no pais, com a crena de que um parque industrial forte melhorar a qualidade de vida do Brasil, de que a industrializao e a urbanizao levaro qualificao dos recursos humanos, ou seja, construir-se- um pas moderno e desenvolvido. Para tanto, houve maior nfase no setor educacional. Assim, foram criados rgos como o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPQ) em 1951, Campanha de Aperfeioamento e Difuso do Ensino Secundrio (CADES) em 1954 e o Servio de Educao de Adultos, em 1957. Este momento foi importante para a Psicologia Social, pois possibilitou as primeiras teses de doutorado com temticas comprometidas com essa perspectiva, como a tese de Carolina Bori, que versava sobre a Anlise dos Experimentos de Interrupo de Tarefas e da Teoria da Motivao na obra de Kurt Lewin (1953) e a tese de Dante Moreira Leite com o ttulo Carter Nacional do Brasileiro (1954), que analisou a viso do que seja o "brasileiro" em diferentes obras representativas do chamado "pensamento social brasileiro", apontando, nelas, seu carter conservador ou progressista. Alm das teses, outras contribuies se fizeram presentes, nessa dcada, no peridico Boletim do Instituto de Psicologia do Rio de Janeiro criado por Nilton Campos, quando diretor do Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil. Nesse boletim, foram publicados uma srie de artigos do prprio Nilton Campos alm de Antonio Gomes Penna e de Eliezer Schneider, enfocando as situaes do ensino, da pesquisa e das publicaes da Psicologia Social no Rio de Janeiro. Alm disso, nesse perodo na Psicologia Social, segundo Bomfim (2003a), houve um aumento de estudos sobre comunicao de massa, violncia, papis sociais, valores e normas, em que o sujeito era flexvel s influncias da informao. Mudanas considerveis foram realizadas na dcada de 1960 na sociedade e nas formas de governo. A rebelio de maio de 1968 na Frana foi um marco na expresso dos conflitos e das demandas por mudanas sociais e polticas na busca de uma nova ordem social, mais justa e mais humana. No Brasil, na primeira metade da dcada de 1960, mais precisamente em 1964, ocorreu a revoluo militar, acabando com a liberdade

democrtica (poltica, social, econmica e cultural). Esse regime autoritrio era mantido por pactos com o capital internacional, coordenado pelo Servio Nacional de Informao (SNI), pelas prticas de cassao de direitos polticos, prises e torturas. A Psicologia Social, at o incio dos anos 1960 parecia que daria respostas a todos os problemas sociais, mas foi atravessada por uma polmica em torno de seu carter terico e ideolgico, ocasionando uma crise. Tal crise foi devida tanto sua metodologia como s formas de teorizao utilizadas, pois a Psicologia de at ento no havia desenvolvido uma base slida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivncias cotidianas. Sua teorizao era centrada, segundo Krger (1986), no cognitivismo (relevo aos fatores cognitivos do indivduo), no experimentalismo como mtodo de pesquisa, no individualismo (ou seja, na anlise dos fenmenos sociais a partir da perspectiva do indivduo), no etnocentrismo (j que este modelo de indivduo era o estabelecido na cultura norte-americana), no uso de microteorias (ou seja, na investigao de micro-espaos do social) e, finalmente, na perspectiva a-histrica, j que o "homem" estudado atravs destes diversos invlucros seria um homem presente em todos os tempos e espaos. Para superar a crise, segundo Bonfim (2003a), seria necessrio buscar uma maior e mais cuidadosa produo de conhecimento, discutindo as questes ideolgicas, elucidando os conflitos sociais, analisando as diferenas individuais, grupais e comunidades e questionando seu papel poltico. Assim, a crise terica de carter internacional que aconteceu nesse perodo residiu em grande parte nas dvidas sobre o mtodo experimental e sobre a sua adequao complexidade e exigncias do objeto de estudo, pois, as regras do comportamento humano, contrariamente s das cincias naturais, no podem ser estabelecidas definitivamente, porque elas se alteram em funo das circunstncias culturais e histricas. Desse modo, as investigaes deveriam estender-se do individual para o social, levar em conta o poltico e o econmico, no sentido de se obter uma compreenso apropriada da evoluo da psicologia contempornea e da vida social. No Brasil, a Psicologia Social cresceu em meio s conturbaes polticas e sociais internas. Cresceram, tambm, nas empresas e nas instituies brasileiras, as prticas de dinmica de grupo e de interveno psicossociolgica que privilegiavam as relaes interpessoais, empresariais e/ou teraputicas. Houve ainda um crescente aumento no nmero de cursos de psicologia criados no pas. A dcada de 1960 tambm foi importante para a Psicologia pela conquista de

sua autonomia e pelo reconhecimento da profisso de psiclogo regulamentada pela Lei n 4.119, de 27 de agosto de 1962, que estimulou a criao de novos cursos, assim como consolidou o ensino da Psicologia nos cursos superiores. Dessa forma, ocorreu o desenvolvimento da produo psicossocial, principalmente em relao a disciplinas, como Dinmica de Grupo e Relaes Humanas, Seleo e Orientao Profissional e Psicologia da Indstria, alm da obrigatoriedade da Psicologia Social. Na dcada seguinte, 1970, o Brasil continuava sob o regime militar que durante muitos anos buscou controlar a populao, suas aes e pensamentos. A Psicologia, por sua vez, ainda vivia a crise da dcada passada, refletida em fruns de discusses, os impasses da psicologia social enquanto cincia e espao de prticas polticas e ideolgicas. Entre eles: o Frum de Psicologia Social, que aconteceu no Rio de Janeiro, em outubro de 1970, promovido pela Associao Brasileira de Psicologia Aplicada, o I Encontro dos Psiclogos Brasileiros, em So Paulo em 1971 e o III Encontro Nacional de Sociedades de Psicologia, em 1973 na cidade do Rio de Janeiro, promovido pela Associao Brasileira de Psicologia Aplicada. Foi tambm nessa dcada, fase urea da expanso de cursos de Psicologia na rede privada, que a viso empresarial dominante sustentou a criao de cursos sem estrutura adequada para a formao de psiclogos. O campo da Psicologia continuava crescendo, com a implantao dos primeiros cursos de mestrado especficos em Psicologia Social na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, os quais geraram dissertaes com temticas voltadas realidade brasileira. A produo literria tambm aumentava, embora neste perodo tenha ocorrido o auge das tradues dos livros estrangeiros. Entre a produo nacional, citamos: Psicologia Social, de Aroldo Rodrigues (1972); Relaes Humanas: psicologia das relaes interpessoais (1978) de Agostinho Minicucci e Psicosociologia das Relaes Pblicas, de Cndido de Andrade (1975). Outro fato marcante nesse perodo foi a criao do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, pela Lei n 5.766 de 20/12/1971. Assim, conforme Bomfim, (2003a), [...] Essa lei complementava a Lei 4.119 de 1962 que veio regulamentar a profisso de psiclogo. Com a instalao dos conselhos de psicologia, foram criadas melhores condies para definio da rea e do exerccio profissional. O Brasil na dcada de 1980, ainda sob o regime militar, vivenciou novas greves resultantes do processo recessivo, devido s perdas salariais e instabilidade no

emprego. O poder j no estava somente com o Estado, mas tambm em instituies sociais que criticavam e denunciavam excluses e opresses. Nesse perodo, a Psicologia Social no Brasil, de acordo com Bomfim (2003a), buscou autonomia cientfica, por um conjunto de atividades: crescimento expressivo da produo publicada, detalhamento das temticas anteriormente abordadas (educao, sade, comunidade, trabalho, etc.), incluso de outras (representaes sociais, relaes de gnero, movimentos sociais, etc.) atravs de estudos realizados, alm de publicao de estudos e ampliao da divulgao de aplicaes da psicologia social, principalmente em relao aos trabalhos com comunidades carentes. Predominou, nesse momento, a busca por uma nova identidade, com muitos debates, congressos, encontros, publicaes, reflexes. Cotejem-se alguns aspectos enumerados por Bock (1999): encerravam-se duas etapas da categoria, uma marcada pelas intervenes e lutas corporativistas, e outra que teve como resultado a consolidao da profisso no Brasil; engajavam-se os psiclogos nas lutas junto aos trabalhadores e comeavam a participar de movimentos sindicais para a construo da Central nica dos Trabalhadores (CUT). A partir da, iniciou-se uma mudana na histria desses profissionais atravs de debates e reflexes sobre seus problemas, com a proposta de uma atuao mais adequada junto populao brasileira e suas necessidades. Essa dcada foi importante para a Psicologia Social, pois alm do aumento da produo de artigos e dissertaes de mestrado, foram criados os primeiros cursos de doutorado especficos nessa rea e defendidas as primeiras teses nos cursos institudos. Vale ressaltar que com a criao das associaes cientficas, entre elas a Associao Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), em julho de 1980, e a Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Psicologia (ANPEPP), em julho de 1983, a Psicologia, de modo geral e a social de modo especfico, deram um salto de qualidade por meio dos encontros promovidos com a categoria em diferentes eventos cientficos. O Brasil da dcada de 1990 mantinha algumas caractersticas da dcada anterior, tais como estagnao econmica, grave crise social, inflao descontrolada e caos nas finanas pblicas, devido s dvidas internas e externas. Foi a poca em que a Psicologia, segundo Bock (1999), partiu para a sistematizao da diversidade construda na dcada de 1980, quando os psiclogos refletiram e construram novas idias. A categoria que, anteriormente, almejava uma identidade para o psiclogo, deu lugar, na dcada de 1990, preocupao com a imagem da Psicologia e do psiclogo junto

populao. Segundo Bock (1999, p. 127): [...] Em 1990, vamos nos deparar com mais certezas e posies. Se a dcada de 80 levantou questes, a dcada de 90 parece se propor a respond-las. Para isso, ainda segundo a autora, os congressos, as publicaes e a realizao sistemtica de pesquisas sobre a categoria no Brasil tiveram papel importante na discusso de questes relativas profisso e prpria cincia. Assim sendo, essa dcada obteve alguns resultados para suas reivindicaes, entre eles: o psiclogo comeou a ser visto como profissional da sade; a profisso se aproximou dos contextos sociais; houve aumento do nmero de profissionais em outros campos de trabalho no tradicionais, o que levou necessidade de rever a formao tradicional dos psiclogos. Um dos marcos significativos desse perodo foi a publicao pelo Conselho Federal de Psicologia em 1994 do livro Psiclogo brasileiro prticas emergentes e desafios para a formao. O segundo milnio foi aberto pela Psicologia Social no Brasil sendo considerada como um campo de busca de compromissos sociais, com a apresentao de muitos trabalhos inseridos na temtica social. Isso pde ser demonstrado na I Mostra Nacional de Prticas em Psicologia: psicologia e compromisso social, cuja iniciativa foi do Conselho Federal de Psicologia. Apesar do nmero elevado de trabalhos apresentados com o cunho social, isso no reflete a realidade desse compromisso, pois, segundo Bock (2003), no havia de fato um real comprometimento social dos profissionais com a sociedade. A Psicologia Social que hoje conhecemos e com a qual convivemos, nos diferentes centros de investigao e trabalho, foi e est sendo construda por profissionais que esto a, em pleno exerccio das suas atividades, comprometendo-se com as demandas e necessidades explcitas em seus locais de atuao. Trata-se de pessoas que viveram a crise da psicologia social, e colaboraram para chamar a ateno sobre realidades sociais e cotidianas que se diferenciavam daquelas vividas nos centros de domnio econmico, poltico e cientfico (FREITAS, 2000).

3 CONSIDERAES FINAIS
Limitamo-nos a assinalar, brevemente, autores e algumas obras importantes para o conhecimento da constituio histrica da Psicologia Social. No entanto, vrios outros estudiosos poderiam ter sido citados aqui, mas em razo do objeto visto para este texto, deixamos de contar com suas valiosas contribuies.

10

Assinalamos como aconteceu a Psicologia Social no Brasil e, de certo modo, na Amrica Latina, tendo como propsito mostrar porque ela esteve muito tempo ignorada. Essa viso, motivada depois da crise, provocou mudana de idias, que se materializavam pela ao de profissionais e investigadores na luta por se manter e sobreviver em resistncia aos clssicos modelos importados dos centros hegemnicos de produo cientfica, o que no caso especfico nosso apresentou-se diferente das mltiplas demandas impostas pelas condies sociais brasileiras. certo que a histria no esttica e nem estagnada, est sempre sujeita a revises medida que so revelados novos dados ou novas interpretaes de dados j existentes. E s assim, possvel entender que o conjunto de mudanas na sociedade deve ser visto de forma articulada, ou seja, histria, sociedade, progresso, transformao. Finalmente, preciso pensar uma Psicologia Social mais comprometida com a realidade social e com as condies de vida das pessoas no contexto em que elas estejam inseridas, e, para tanto, deve-se acabar com a idia de que o mundo psicolgico est oposto ao social. Nota
A Universidade do Distrito Federal foi extinta em 1939 e seus cursos absorvidos pela Universidade do Brasil.
1

REFERNCIAS
BOCK, Ana Mercs Bahia. Aventuras do baro de Mnchhausen na psicologia. So Paulo: EDUC, 1999. BOCK, Ana Mercs Bahia. Psicologia e sua ideologia: 40 anos de compromisso com as elites. In: BOCK, Ana Mercs Bahia (Org.) Psicologia e compromisso social. So Paulo: Cortez, 2003. BOMFIM, Elizabeth de Melo. Psicologia social no Brasil. Belo Horizonte, Edies do Campo Social, 2003a. BOMFIM, Elizabeth de Melo. Contribuies para a histria da psicologia no Brasil. In: JACVILELA, Ana Maria; ROCHA, Marisa Lopes da; MANCEBO, Deise (Org.). Psicologia social: relatos na Amrica Latina. So Paulo: 2003b. FREITAS, Maria de Ftima Quintal de. O movimento da lente focal na histria recente da psicologia social latino-americana. In: CAMPOS, Regina Helena de Freitas; GUARESCHI, Pedrinho (Org.). Paradigmas em psicologia social. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. KAHHALE, Edna Maria Petres; ANDRIANI, Ana Gabriela Pedrosa. Constituio histrica da psicologia como cincia. In: KAHHALE, Edna Maria Petres (Org.). A diversidade da psicologia: uma construo terica. So Paulo: Cortez, 2002. KRGER, Helmuth. Introduo psicologia social. So Paulo: EPU, 1986.

You might also like