You are on page 1of 3

Desenvolvimento Pessoal

Docente Augusto Correia


ISEGI 2009/2010

TICA NA CLONAGEM HUMANA

CONCEITO DE TICA
A tica uma caracterstica inerente a toda aco humana e, por esta razo, um elemento vital na produo da realidade social. Todo homem possui um senso tico, uma espcie de "conscincia moral", estando constantemente a avaliar os seus actos no sentido de perceber se so bons ou maus, certos ou no, justos ou injustos. Existem sempre comportamentos humanos classificveis sob a tica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificaes sempre tm relao com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos histricos. O estudo da tica talvez tenha se iniciado com filsofos gregos h 25 sculos atrs. Hoje em dia, o seu campo de aco ultrapassa os limites da filosofia. Socilogos, psiclogos, bilogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da tica.

CLONAGEM HUMANA ETICAMENTE ACEITVEL?


A possibilidade de clonagem humana um dos temas mais falados na actualidade. Deste modo, importante perceber o porqu de tanta polmica e aqui entra a grande questo: Ser a Clonagem Humana eticamente aceitvel?.

Ovelha Dolly

Visto isto que so necessrios argumentos que expliquem por um lado se aceitvel perante a tica e, por outro, se no .
Richard Seed, um fsico nuclear da Universidade de Chicago, causou uma

enorme polmica no seio da comunidade nos anos 90 ao manifestar a sua inteno de clonar um ser humano. Alguns argumentos apresentados por Seed a favor da clonagem prendem-se com a possibilidade de, um dia, se vir a inverter o processo de envelhecimento. Antes de Seed, j Ian Wilmut chamara a ateno para a necessidade de um debate srio sobre a questo ao clonar, em 1996, um mamfero que ficar conhecido na Histria como a ovelha Dolly. J outros cientistas afirmam que a realizao de experincias de clonagem humana, e a tecnologia a ela associada, permitiro inverter ataques cardacos. A clonagem de clulas saudveis do corao, por exemplo, permitir tratar vtimas de ataques cardacos. No caso de problemas de fgado, ser tambm possvel clonar fgados humanos para transplante. No esquecendo tambm, que alguns problemas relacionados com a cirurgia plstica teriam uma soluo mais eficaz. Com a tecnologia da clonagem, em vez de se usar materiais estranhos ao corpo que submetido a interveno, os mdicos sero capazes de manufacturar o osso, a gordura, ou a cartilagem que combina os tecidos dos pacientes exactamente. Qualquer um poder ter a sua aparncia modificada para sua satisfao, sem riscos de doena. As vtimas dos acidentes terrveis que deformam o rosto (por exemplo), devem assim conseguir voltar a ter as suas caractersticas, sendo reparadas e de maneira mais segura. Os membros para amputados tambm podero vir a ser regenerados. Contudo, mesmo a clonagem tendo vrias vantagens e, assim, poder ter uma aceitao por parte da tica, os argumentos contra no deixam de existir. Um dos mais fortes argumentos contra a clonagem humana a possibilidade de, a mdio e a longo prazo, se perder a noo do valor da pessoa humana e, com ela, a noo de individualidade. os defensores da clonagem humana A resposta a este argumento respondem dizendo que, na verdade, clonar um ser humano no clonar uma pessoa mas apenas um ADN; o clone teria a sua identidade). Tambm determinadas posies ideolgicas e religiosas defendem que a clonagem constitui uma forma de deturpar e alterar aquilo que a Natureza determinou. (Em relao a este argumento, poderia responder-se que os seres humanos vivem constantemente uma luta contra a sua prpria Natureza e contra aquilo que determinado biologicamente). Um outro argumento invocado prende-se com o facto de ser muito difcil, a longo prazo, definir quem tem o direito de clonar. Tal pode tornar-se o fruto de um desejo

caprichoso. Existe tambm, associado clonagem, o perigo da eugenia, isto , o perigo de, com os conhecimentos acumulados, se procurar criar seres humanos com determinadas caractersticas e adaptados a determinados fins. Perante isto, possvel concluir que muito complicado definir se a tica aceita a clonagem humana, pois esta ultrapassa o cientifico, afecta o prprio ser humano.

You might also like