You are on page 1of 12

EXMO SR. DR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1.

REGIO

Processo originrio n 2010.33.01.000192-6

RU PRESO

URGENTE

O MINISTRIO PBLICO FEDERAL, no uso de suas atribuies legais e constitucionais, vem, presena de Vossa Excelncia, com base no artigo 5, incisos XI e LXVIII, da Constituio Federal, combinados com os artigos 647 e 648 do Cdigo de Processo Penal, impetrar a presente ao de HABEAS CORPUS com pedido liminar, em favor de ROSIVALDO FERREIRA DA SILVA, vulgo Babau, cacique da Tribo Indgena Tupinamb Serra do Padeiro, GIVALDO JESUS DA SILVA, vulgo Gil, JOS AELSON JESUS DA SILVA, vulgo Tti, JURANDIR JESUS DA SILVA, vulgo Baiaco e CARMERINDO BATISTA DA SILVA, vulgo Carmerindo, apontando como Autoridade Coatora o Juzo da Vara nica de Ilhus/BA, que determinou a expedio de mandado de priso, que culminou, at o momento, com a priso de Givaldo e a manuteno do Cacique Babau na priso, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.

Rua Marqu s

de P a r a n a g u , 1 9 1 - C e n t r o, Ilh u s/ B A - C E P 45.6 5 3- 000 . Fo n e : (073) 322 1- 405 0 - Fa x: (073) 322 1- -407 0

I BREVE SNTESE FTICA Como se depreende das peas de informao que instruem o presente remdio constitucional, a Polcia Federal representou pela decretao da priso preventiva de Rosivaldo Ferreira da Silva, vulgo Babau, cacique da Tribo Indgena Tupinamb Serra do Padeiro, Givaldo Jesus da Silva, vulgo Gil, Jos Aelson Jesus da Silva, vulgo Tti, Jurandir Jesus da Silva, vulgo Baiaco e Carmerindo Batista da Silva, vulgo Carmerindo, sob fundamento de que os indgenas estariam praticando o delito previsto no artigo 288 do Cdigo Penal. De acordo com a autoridade policial: todos os sujeitos acima identificados, pertencem a quadrilha organizada pelo cacique BABAU, e pelo que se demonstra so participantes ativos dos atos criminosos investigados no IPL n. 32/2010. Pior. Todos se utilizam da pretensa condio de autodeterminarem-se 'ndios' acreditando que desta forma passaro margem do jus puniendi estatal. A fim de fundamentar seu pedido, o ilustre delegado acostou cpia de todos os inquritos instaurados e ocorrncias registradas na Delegacia que noticiam a prtica de conduta criminosa pelos referidos indgenas a maior parte delas referente a crimes relacionados invaso de imveis rurais localizados dentro de provvel rea indgena, tais como esbulhos possessrios, dano e ameaas a fazendeiros da regio. A Juza Federal Substituta da Vara nica de Ilhus/BA, aps ouvir o rgo do Ministrio Pblico, que opinou contrariamente representao, decretou a priso preventiva dos ndios. Em sua fundamentao, reproduziu a narrativa da autoridade policial, defendendo a legitimidade da Polcia Federal para representar pela priso preventiva. De acordo com a douta magistrada, em razo de o sistema acusatrio, adotado pela Constituio Federal, no ter retirado da autoridade judiciria policial a presidncia do inqurito policial, e da inexistncia de dispositivo constitucional indicando a direo direta da autoridade policial pelo rgo ministerial, teria a Polcia Federal capacidade postulatria e legitimidade para a representao de medidas cautelares.

No mrito, afirmou que: o presente inqurito investiga delitos ocorridos no cenrio de controvrsia na disputa de terras entre a Comunidade Tupinamb e aproximadamente 600 (seiscentos) produtores rurais, abrangendo uma rea de 470 milhes de metros quadrados, espalhadas por 03 municpios baianos contguos (Ilhus, Buerarema e Una). Mais adiante, aps ter traado um perfil a nosso ver desfocado das aes de retomada das terras reconhecidamente indgenas por partes dos ndios tupinambs, sustentou que a posio desse egrgio Tribunal de manter os proprietrios rurais na posse da terra at a ultimao dos laudos antropolgicos, o que levaria concluso de que qualquer medida ou ao a ser adotada pelo poder pblico deve ser no sentido de manuteno do status quo sobre as reas de terra em disputa at a concluso do processo demarcatrio. Afirmou, tambm, no ter vislumbrado a atipicidade da conduta alegada por este Parquet, asseverando que isto implicaria afastar por completo a competncia da Justia Federal para julgar e processar delitos cometidos pelos indgenas, uma vez que a competncia somente se mantm quando o delito cometido pelo ndio em disputas de terras e direitos indgenas.... Asseverou, outrossim, que o rol de delitos atribudos aos indgenas acima indicados tm materialidade comprovada e, em sua maioria, com fortes indcios de autoria, mencionando que no Relatrio da FUNAI, referente ao processo demarcatrio da terra indgena tupinamb teria registros de que no foi possvel a identificao dos proprietrios em alguns trechos em razo de conflitos entre o grupo indgena tupinamb da Serra do Padeiro liderado pelo cacique Babau e a Polcia Federal. Por fim, sustenta que no se pode acobertar sob o signo de 'lideranas' pessoas que se associam com o fim de cometer crimes sob o lema de que os fins justificam os meios, reputando como presentes o fumus boni juris e o periculum in mora, apontando a necessidade da priso dos investigados em face da necessidade de garantia da ordem pblica, evitando-se a reiterao delitiva, e o asseguramento da credibilidade das instituies pblicas, entendendo estar sobejamente demonstrada a associao dos representados para o fim de cometer crimes (art. 288, CP)

A nosso ver, todavia, a decretao das prises preventivas pela autoridade coatora ilegal de pleno direito, em razo da atipicidade da conduta e da falta de legitimidade da Polcia Federal para requerer medidas cautelares (no caso, a priso preventiva). II FUNDAMENTAO A) DA FALTA DE CAPACIDADE POSTULATRIA E LEGITIMIDADE DA POLCIA FEDERAL PARA REQUERER MEDIDAS CAUTELARES Inicialmente, cabe destacar a falta de capacidade postulatria ou processual , seja do Departamento da Polcia Federal para atuar em nome prprio em juzo criminal, seja dos seus Delegados de Polcia, rgos do Poder Executivo. Medidas processuais de interesse da cada vez mais eficiente polcia federal brasileira somente podem ser buscadas em juzo pela Advocacia Geral da Unio (AGU) em matria cvel, e, na esfera criminal, exclusivamente pelo Ministrio Pblico Federal, sob pena de no se formar uma relao jurdica processual vlida. ponto pacfico que a Constituio Federal confere ao Ministrio Pblico atribuio exclusiva para a ao penal penal pblica. A mesma titularidade se estende s aes penais cautelares e s medidas criminais instrutrias perante o Judicirio, como decorrncia do art. 129, inciso I, da CF, e dos princpios acusatrio, da inrcia e do promotor natural. Os dispositivos legais anteriores a 1988, que permitem solicitaes policiais ao Poder Judicirio (denominadas representaes), no foram recepcionados pela Constituio vigente. J as normas posteriores CF/88, que aparentemente autorizam tal iniciativa, so flagrantemente inconstitucionais, por ofensa ao princpio acusatrio e ao processo penal de partes, de feio contraditria (art. 5, LV, da CF), nos planos formal e substancial. Medidas cautelares criminais, como o sequestro, o arresto e as prises processuais, so procedimentos acessrios ao penal pblica. regra curial a de que o acessrio segue o principal.
1

Outra viso sugere a existncia de ilegitimidade de parte. O resultado em ambos os casos, sem dvida, a inadmissibilidade de pedidos formulados pela polcia.

Se somente o Ministrio Pblico pode propor a ao principal condenatria, nenhum outro rgo ou autoridade est legitimado a propor as aes preparatrias ou cautelares. Justificava-se, no regime constitucional anterior, a existncia de representaes policiais, porquanto o Ministrio Pblico no estava organizado como hoje com a autonomia e a estrutura que lhe so prprias. No havia capilaridade institucional como a atual e, em alguns ritos, como o extinto judicialiforme e no processo penal das contravenes (arts. 26, 531 e 533 do CPP), a prpria autoridade policial podia dar incio ao penal por meio de portaria. Da a permisso legislativa para representaes policiais. Hoje tais razes no subsistem. Com o advento da Constituio de 1988, vrios dispositivos processuais penais acabaram no recepcionados, por ofensa direta a garantias fundamentais do processo penal e tambm ao sistema acusatrio. o que tambm se passa com as chamadas representaes policiais. Assim, na linha do que dispem expressamente e tambm implicitamente o art. 129, inciso I, e o art. 5, 2, da Constituio, somente o Ministrio Pblico pode provocar o Poder Judicirio para o incio da persecuo criminal de delitos de ao pblica, salvo nos casos, previstos na prpria Constituio, em que se autoriza a ao penal privada subsidiria (art. 5, LIX, da CF). a regra nemo judex sine actore, que se aplica s cautelares criminais tambm por uma razo garantista, em funo da necessidade de assegurar o valioso princpio do promotor natural (art. 5, inciso LIII, da CF) e um devido processo penal de partes equilibrado e harmnico. Por obra da mesma Constituio, compete ao Ministrio Pblico exercer o controle externo da atividade policial (art. 129, inciso VII, da CF). Aqui se cuida da atuao da Polcia Judiciria, na funo de realizar a investigao criminal. Cabe aos membros do Ministrio Pblico proceder a esse controle externo tanto nos inquritos policiais que lhes so distribudos (controle ordinrio), quanto por meio de inspees realizadas nas reparties policiais (controle extraordinrio). Examinando este dispositivo em conjunto com o inciso I (titularidade da ao penal) e o inciso VIII (atribuio de requisio de diligncias criminais) do art. 129 da Carta Federal, percebe-se que a

Constituio confere ao Ministrio Pblico, sem meias palavras, a direo concreta da investigao criminal.2 Dito de outro modo, representaes policiais, de qualquer espcie, devem ser dirigidas ao Ministrio Pblico para que este, no exerccio do controle externo (concreto) da atividade policial persecutria, verifique, antes, a necessidade de propor a medida ao Judicirio e tambm examine a sua convenincia e utilidade para a futura ao penal, que de sua exclusiva iniciativa como dominus litis. Esse primeiro filtro realizado pelo Ministrio Pblico (o filtro cabal e definitivo ser sempre realizado pelo Poder Judicirio) contribui, a um s tempo, para a harmonia do sistema processual penal (processo penal contraditrio ou adversarial) e para o reforo da garantia do promotor natural, sem deixar de favorecer a segurana jurdica dos cidados diante da jurisdio criminal, tambm na perspectiva da minorao dos riscos da ocorrncia de erros judicirios (art. 5, LXXV, da CF). A inadequao da representao policial dirigida diretamente o juiz se revela de modo claro em medidas cautelares constritivas de indisponibilidade de bens e de privao de liberdade, medidas estas que interferem direta e gravemente sobre o patrimnio e o jus libertatis de suspeitos e indiciados (art. 5, inciso LIV, da CF), com graves repercusses tanto do ponto de vista do rompimento de garantias caras democracia (numa fase em que o titular da ao penal nem sequer formou a sua opinio sobre a necessidade ou no da ao penal condenatria), quanto do ponto de vista da organizao, interao e cooperao dos servios de persecuo criminal (law enforcement agencies), tendo em mira um fim comum. Muitas vezes, h representaes policiais que so deferidas sem o conhecimento do dominus litis, para a produo de prova que, necessariamente, dever ser por ele analisada antes que o Judicirio possa condenar ou absolver o investigado. O deferimento de medidas cautelares criminais por representao direta da polcia implica a quebra do princpio nemo judex sine actore, ofende a saudvel inrcia jurisdicional (to necessria iseno da magistratura, em especial a criminal)3 e desequilibra o sistema acusatrio. Tome-se em conta, ainda, o fato de que as
Aqui no se est a discutir se a investigao criminal pode, ou no, ser realizada diretamente pelo Ministrio Pblico. Esta matria objeto da Resoluo n. 13/2006 do CNMP e est em discusso no STF. O que se afirma no presente texto que, no sistema acusatrio, cabe ao Ministrio Pblico dirigir a investigao criminal quando esta realizada pela polcia na via tradicional do inqurito policial. Este modelo universalmente consagrado nos pases democrticos, inclusive nos vrios sistemas processuais-penais latino-americanos que foram reformados nos anos 1990. 3 Vide, a propsito, a declarao de inconstitucionalidade, pelo STF, do art. 3 da Lei n. 9.034/95, que eliminou a figura do juiz investigador, preservando e prestigiando o princpio acusatrio e a inrcia jurisdicional (ADIN n. 1570-2).
2

autoridades policiais no esto sujeitas ao regime de suspeio e impedimentos, aplicvel a juzes e membros do Ministrio Pblico (arts. 98, 104, 107 e 112 e 251-258 do CPP). Por bvio, pode haver prejuzo para o investigado na atuao direta da polcia em juzo, como se parte fosse. Limita-se a defesa na medida em que no possvel opor excees de suspeio ou de impedimento contra o rgo policial que tomou a iniciativa processual. Ao revs, se reservada apenas ao Ministrio Pblico a faculdade de proposio de medidas cautelares criminais, nenhuma limitao h ao exerccio da defesa processual ou de mrito.

Para equacionar tais questes, no basta que o Ministrio Pblico seja ouvido previamente pelo juiz, antes da deciso sobre a representao policial, qualquer que seja a sua finalidade. Ainda assim situaes peculiares e insolveis podem ocorrer. Se a solicitao da Polcia for indeferida pelo juiz, com base em manifestao contrria do Ministrio Pblico, no h recurso possvel do autor do pedido. Pois o autor criminal somente pode ser o Ministrio Pblico e apenas ele pode recorrer das decises judiciais desfavorveis ao Estado-acusao (interesse de agir)4. Por outro lado, se o pedido for deferido contra o interesse do Ministrio Pblico, qualquer recurso manifestado pela defesa ou qualquer outro remdio jurdico utilizado em favor do investigado dever ser respondido pelo Ministrio Pblico discordante, e jamais pela Polcia requerente. Sobrecarrega-se o rgo de acusao com uma demanda processual qual no aderiu e que est fulminada pelo vcio de iniciativa. Portanto, para alm da titularidade plena do Ministrio Pblico para as aes penais pblicas e seus incidentes, as situaes acima expostas recomendam que se privilegie o processo penal de partes, inclusive no que diz com as aes cautelares criminais, especialmente porque tais medidas incidem sobre liberdades individuais5, cujos estratos de proteo devem ser slidos e sistmicos. Outras consequncias esdrxulas podem advir de representaes policiais no submetidas ao prvio crivo do Ministrio Pblico. Por exemplo, buscas e apreenses geralmente so seguidas de pedidos de restituio. Afigure-se hiptese na qual o Ministrio Pblico foi contrrio representao policial de busca ou no foi consultado previamente ao seu deferimento. Ao ser obrigatoriamente ouvido diante de pedido de restituio (art. 120, 3, CPP), o Ministrio Pblico, titular da ao penal, no estar
Tambm o assistente de acusao. Exemplos: o art. 127 do CPP, que permite representao para a decretao de sequestro de bens. Tambm o caso do art. 13, inciso IV, e do art. 311, do CPP de 1941, que preveem representao policial para decretao de priso preventiva, mas no especificam que esta representao endereada ao juiz. Interpretao conforme pode determinar que as representaes policiais sejam endereadas ao Ministrio Pblico. Os dispositivos em questo no foram recepcionados pela Constituio de 1988.
4 5

vinculado manuteno da apreenso, porque os bens podem no interessar ao processo que a instituio ir, ou no, propor (art. 118 do CPP). Tempo e esforos perdidos! Prosseguindo no mesmo ponto, no caso de prises temporrias e preventivas, a existncia de constrio decretada por representao policial contrariamente manifestao do Ministrio Pblico ir constranger o rgo titular da ao penal a propor a demanda em prazo mais exguo, em prejuzo da anlise profunda da prova, da correta individualizao das condutas e da efetividade da persecuo criminal. O aodamento para a realizao de prises policiais pode redundar em fracasso do processo penal, a cargo do Ministrio Pblico, construindo-se ideias publicadas e equivocadas de que a Polcia prende, a Justia solta e de que o Ministrio Pblico coadjuva a produo da impunidade. No funo da polcia judiciria a atuao em juzo. Do art. 144, 1, incisos I e IV, da CF no se retira tal mnus. As polcias no tm capacidade postulatria, nem como rgos (isso, se possvel, seria feito por intermdio da AGU ou das Procuradorias Estaduais), nem como delegados do Poder Executivo. E fcil entender um dos porqus. Lembremos que o Ministrio Pblico, como instituio extrapoder, no integra o Legislativo, o Judicirio ou o Executivo. A seus membros so asseguradas a inamovibilidade e a independncia funcional, que, em ltima anlise, so garantias do cidado. No haver promotores ou procuradores escolhidos casuisticamente para acusar. Jamais ser possvel remover membros do Ministrio Pblico em funo de interesses subalternos, que possam ter repercusses em processos penais. Delegados de polcia, embora integrem corporaes cada vez mais respeitadas, no dispem de tais prerrogativas funcionais e, em razo disso, em situaes excepcionais, representaes policiais podem derivar de manipulao poltica ou de outro tipo de interferncia indevida na persecuo criminal, redundando em prises ou medidas que restringem gravemente liberdades individuais. Por isso, importante que, nas medidas criminais, ao imprescindvel crivo do Poder Judicirio, se anteponha o exame do Ministrio Pblico, estabelecendo-se, assim, mais um nvel de proteo s garantias fundamentais do cidado, luz do art. 129, inciso II, da Constituio. A concluso a que se chega tem duas variantes. Ou as normas processuais que autorizam representaes policiais no foram recepcionadas

(dispositivos pr-1988) ou tais normas so inconstitucionais (dispositivos ps-1988). A no recepo de regras do Cdigo de Processo Penal em vigor fenmeno singelo e corriqueiro. Foi exatamente o que se passou com os artigos 26, 531 e 533 do CPP, que ainda esto escritos, mas no so mais aplicados, porque em absoluta desconformidade com o art. 129, inciso I, da Constituio. No plano da inconstitucionalidade o que se passa, entre outros, com o art. 2 da Lei n. 7.960/89 (representao policial por priso temporria) e com o art. 3, inciso I, da Lei n. 9.296/96 (representao policial para interceptao telefnica e telemtica) e com o art. 4 da Lei n. 9.613/98 (representao policial para bloqueio de bens em lavagem de dinheiro). Observe-se que a Lei Complementar Federal n. 105/2001 (art. 1, 4), no estabelece quem pode requerer a quebra de sigilo bancrio. Neste aspecto, considerando que se est em campo de restrio de direitos individuais, nas investigaes criminais ou nas aes penais, somente o Ministrio Pblico pode requerer tal medida. Andou no mesmo bom passo a Lei Federal n. 9.034/95, manifestando um silncio eloquente. Ao dispor sobre as tcnicas especiais de investigao para o combate a organizaes criminosas (a exemplo da infiltrao policial, da escuta ambiental e da ao controlada), o art. 2 nada diz quanto iniciativa do requerimento judicial. Havendo silncio da lei, fica ainda mais evidente a impossibilidade e a inviabilidade formal de representaes desta ordem formuladas em juzo diretamente pela polcia judiciria, sem prvia iniciativa do Ministrio Pblico. Na ordem de ideias acima expostas, a soluo sistemtica e que, alm disso, no afronta o juzo de valor realizado pela polcia judiciria e que confirma o respeito que as instituies policiais brasileiras (especialmente a polcia federal) vm alcanando como rgos de combate criminalidade estabelecer que as representaes policiais, qualquer que seja a finalidade, sejam dirigidas previamente ao Ministrio Pblico, e esta instituio, as acolhendo, por sua utilidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade, poder veicul-las em juzo para a imprescindvel deciso judicial. Esta sada privilegia a coordenao dos rgos estatais voltados persecuo criminal e reduz a possibilidade de restries desnecessrias a direitos individuais. No acolhida a representao pelo dominus litis, em juzo prvio de convenincia persecutria (opinio delicti preliminar), nada impede que a polcia judiciria volte a sugerir ao Ministrio Pblico a mesma medida em outro momento da investigao criminal. Como bnus pela adoo deste procedimento, ter-se- a reduo da judicializao de demandas criminais

preparatrias, que passaro a guiar-se pelo princpio da oportunidade e pela ideia de interveno necessria, em benefcio de todo o sistema criminal. No h porque dissentir: legtima a pretenso do Ministrio Pblico de coordenar as representaes policiais, analisando-as previamente e submetendo-as, se for o caso, apreciao judicial, tanto em sua funo de fiscal da lei (e das garantias individuais), quanto em sua atividade de titular da persecuo criminal. No caso concreto destes autos, o inqurito policial que investiga o crime de formao de quadrilha, e que foi objeto da representao da priso preventiva, ser arquivado por este rgo ministerial, o que denota o quo esdrxulo aceitar a tese acolhida pela autoridade coatora. Demonstrada a ausncia de capacidade postulatria e legitimidade da autoridade policial para requerer a medida, o que torna ilegal a sua concesso, passemos segunda ilegalidade praticada. B) DO CRIME DE QUADRILHA OU BANDO ATIPICIDADE NA HIPTESE EM COMENTO A representao pela priso preventiva, realizada pela autoridade policial, teve como base o crime de quadrilha ou bando, previsto no artigo 288 do Cdigo Penal. A norma em testilha tipifica a conduta de associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes. Note-se que o tipo penal inclui um especial fim de agir em sua redao: para o fim de cometer crimes, sem o qual no h fato tpico. Ora, no caso em apreo, resta estreme de dvidas que a comunidade indgena, e os pacientes, renem-se em razo de pertencerem a uma mesma tribo, etnia e corpo social. Sua reunio no , portanto, para a prtica de crimes. De fato, a prpria autoridade coatora, ao iniciar a fundamentao da deciso combatida deixou bastante claro o contexto das aes indgenas tupinambs, em especial, dos ora pacientes, quando afirmou:

o presente inqurito investiga delitos ocorridos no cenrio de controvrsia na disputa de terras entre a Comunidade Tupinamb e aproximadamente 600 (seiscentos) produtores rurais, abrangendo uma rea de 470 milhes de metros quadrados, espalhadas por 03 municpios baianos contguos (Ilhus, Buerarema e Una) (g. n.). Com efeito, notrio e cedio que as comunidades indgenas so organizaes sociais dotadas de costumes, lnguas, crenas e tradies prprias, que vivem em conjunto. A criminalizao de sua associao seria o mesmo que criminalizar a prpria existncia indgena, o que absurdo. Falta, pois, o especial fim de agir exigvel no tipo penal: para a prtica de crimes. Sem a presena do mesmo, de acordo com o princpio da legalidade penal, o fato atpico, como sabemos, sendo a deciso que decretou a priso preventiva ilegal. Note-se que no se est aqui a defender a imunidade dos indgenas persecuo penal. De forma alguma. Todos os delitos indicados na representao policial e na deciso atacada esto sendo investigados e sero, a seu tempo, quando encerradas as investigaes, apreciados pelo Ministrio Pblico. Caso haja elementos configuradores da prtica de crime, sero os agentes responsabilizados. No caso em comento, no entanto, estamos tratando de delito autnomo a todos estes supostos delitos imputados comunidade indgena. No se discute aqui se os ndios praticaram, ou no, crimes de dano, leso corporal, esbulho possessrio, entre outros. Tratamos, na hiptese em tela, de delito autnomo que requer, para configurao de sua tipicidade, elemento que no se apresenta: o especial fim de agir (para a prtica de crimes). Com efeito, a nica possibilidade de se imputar o crime de quadrilha ou bando a ndios seria a hiptese de indgenas que se associassem para prtica de crimes que no estivessem no mbito de sua organizao, luta por seu territrio. Por exemplo: ndios que se associassem para a prtica de estelionatos. Neste caso, a associao no seria decorrente de sua organizao e modo de vida prprios, mas, sim, com o intuito de praticar delitos. Se desta forma o fosse,

no entanto, a competncia para sua apreciao no seria sequer federal, nos termos de jurisprudncia pacfica sobe o tema, mas estadual. III - DO PEDIDO Ante o exposto, o MINISTRIO PBLICO FEDERAL, requer seja concedida, liminarmente, ordem de HABEAS CORPUS em favor dos pacientes ROSIVALDO FERREIRA DA SILVA, vulgo Babau, cacique da Tribo Indgena Tupinamb Serra do Padeiro, GIVALDO JESUS DA SILVA, vulgo Gil, JOS AELSON JESUS DA SILVA, vulgo Tti, JURANDIR JESUS DA SILVA, vulgo Baiaco e CARMERINDO BATISTA DA SILVA, vulgo Carmerindo, com o fito de desconstituir a deciso de fls. 337/355 (autos 2010.33.01.000192-6) da Juza Federal Substituta da Vara nica de Ilhus, Bahia, colocando em liberdade todos os pacientes que se acharem presos pela respectiva ordem de priso, sendo, no mrito, confirmada a deciso liminar, por ser a deciso que decretou a priso preventiva baseada em representao formulada por parte que no detm legitimidade/capacidade postulatria e se tratar de fato atpico, conforme demonstrado.

Ilhus, 22 de maro de 2010.

Eduardo Ribeiro Gomes El Hage PROCURADOR DA REPBLICA

You might also like