You are on page 1of 4

A qumica do Poliuretano

O Poliuretano obtido a partir de reao qumica quase instantnea, pela poliadio de um poliisocianato (no mnimo bifuncional) e um poliol ou outros reagentes, com dois ou mais grupos de hidrognio reativos. Os compostos contendo hidroxilas podem variar quanto ao peso molecular, natureza qumica e funcionalidade. Os isocianatos podem ser aromticos, alifticos, ciclo-alifticos ou policclicos. Esta flexibilidade de escolha de reagentes permite obter uma infinita variedade de compostos com diferentes propriedades fsicas e qumicas de acordo com necessidades especficas de uma determinada aplicao. Basicamente a reao de obteno de poliuretano :

As matrias-primas dos poliuretanos - poliisocianatos e poliis - podem variar de acordo com a necessidade de aplicao:

POLIIS
Politeres: so os poliis mais utilizados na indstria. So os hidroxilados dos polipropilenos glicis e copolmeros polipropileno/etileno glicis ou, ainda, os politetrametilenos glicis. Podem ser modificados ainda com radicais livres de estireno e acrilonitrila, obtendo-se poliis polimricos. Polisteres: normalmente so poliis obtidos de resduos de resinas polisteres de alto peso molecular base de polietileno tereftalato (PET). leo de Mamona: lquido viscoso obtido da compresso das sementes da mamona. um triglicerdeo derivado do cido ricinoleco normalmente de funcionalidade prximo de 2,7. Polibutadieno lquido hidroxilado: obtido pela polimerizao do butadieno catalisada pelo perxido de hidrognio em meio alcolico. Obtm-se um poliol muito reativo, com excelente resistncia a hidrlise e grande capacidade de aceitao de cargas que barateiam seu custo final.

ISOCIANATOS
TDI (C9H6O2N2) 2,4 tolueno diisocianato ou 2,6 tolueno diisocianato. Podem ser usados puros ou misturados em vrios percentuais diferentes. MDI (C15H10O2N2) 4,4 difenilmetano diisocianato; 2,4 difenilmetano diisocianato ou 2,2 difenilmetano diisocianato. HDI hexametileno diisocianato IPDI isoforona diisocianato HMDI 4,4 diciclohexilmetano diisocianato (C8H12O2N2)

(C12H18O2N2)

(C15H22O2N2)

NDI naftaleno 1,5 diisocianato TPMTI trifenilmetano 4,4,4 triisocianato PDI 1,4 fenilenodiisocianato

(C12H6O2N2)

(C22H13O3N3)

(C8H4O2N2)

Com exceo do MDI, esses isocianatos, na forma monomrica, tem presso de vapor relativamente alta e, conseqentemente, so volteis. Uma pessoa exposta continuamente a vapores de isocianatos pode sofrer irritao nos olhos e mucosas. Por isso, normalmente eles so transformados em pr-polmeros, adutos ou biuretos, para aumentar seu peso molecular e diminuir ao mximo o teor de monmeros livres nesses poliisocianatos. Para qualquer formulao ainda vo outros componentes como catalisadores, aditivos, inibidores, extensores de cadeia, formadores de ligaes cruzadas, agentes de expanso, surfactantes, retardantes de chama, corantes, pigmentos e cargas slidas e lquidas.

Principais sistemas de obteno de poliuretanos


Quando teve inicio Era Perodo (Bilhes de anos) 3,850 3,950 4,150 4560 (Milhes de Anos) 50 100 200 410 Durao

Imbriano Nectariano HADEANO Grupos Basais 1-9 Cryptico

TIPOS de PU
Os poliuretanos so extremamente versteis e podem ser definidos em alguns tipos bsicos: Espumas rgidas: sistemas bi-componentes normalmente utilizados em isolamento trmico e acstico, para modelao, ou para proteo no transporte de peas e equipamentos. Espumas flexveis: utilizados em colches, abafadores, peas automotivas (integral skin), isolamento acstico, proteo no transporte de equipamentos, almofadas, bonecos e esculturas, brinquedos etc. Elastmeros: destinam-se a vrias aplicaes, como encapsulamentos eletrnicos, amortecedores, sapatas de equipamentos, revestimentos antiderrapantes e resistentes a abraso, acabamento em produtos promocionais, tubos e dutos, revestimentos de etiquetas, blocos de modelao etc. Tintas: normalmente so utilizados em aplicaes onde existe a necessidade de bom acabamento, excelente brilho, resistncia qumica, boa aderncia e resistncia aos raios UV. Podem ser bi-componentes ou mono-componentes. Os bi-componentes normalmente so os de melhor resistncia em todos os sentidos.

GLOSSRIO
Aditivo

Qualquer substncia que adicionada a uma resina, normalmente em uma porcentagem pequena, altera suas propriedades.

Adesivo
Material capaz de ligar uma superfcie a outra. Adesivos so utilizados na indstria do plstico para juntar artigos plsticos iguais, ou outro artigo, de plsticos diferentes ou que nao sejam plsticos.

Aliftico
Uma substncia orgnica que contm cadeia de tomos de carbonos diretas ou ramificadas.

Aromticos
Uma classe de componentes orgnicos que contm um ou mais anis benznicos.

Agente de sopro
Uma substncia incorporada a uma mistura com o propsito de se fazer crescer as espumas. Para poliuretano, normalmente utilizado o dixido de carbono gerado da reao do disiisocianato e agua ou introduzindo-se CO2 lquido ou ainda por um lquido orgnico de baixa ebulio volatizado pelo aquecimento do polyurethane forming reactions.

Catalisador
Uma substncia que inicia ou acelera uma reao qumica quando adicionado aos reagente em menor quantidade e no consumido na reao.

Elastmeros
Um material que em temperatura ambiente pode ser esticado repetidamente e imediatamente retorna ao seu estado original. Essa definio um dos critrios comerciais utilizados para se distinguir os plsticos dos elastmeros e borrachas.

Retardante de Chama
Quando adicionado a uma substncia inibe a iniciao e a propagao do fogo. Espumas Flexveis de Poliuretano: espuma flexivel de Poliuretano produzido da reao de um diisocianato (tipicamente TDI) com um poliol com alto peso molecular (tipicamente politer). Dixido de carbono o principal reagente para FPF. O Dixido de carbono pode ser produzido da reao entre o excesso do diisocianato com gua, ou pode ser adicionado como dixido de carbono lquido. Cloreto de Metileno as vezes tambem utilizado como um reagente.

Isocianato
Componente que contm o grupo isocianato -N=C=O anexado a um radical orgnico ou hidrognio.

Polmero: Uma substancia de alto peso molecular, natural ou sinttico que pode ser representado como uma repetida unidade de monmero. Um copolmero contm mais que um tipo de unidade monomrica. Poliol: um componente orgnico que tem mais de um grupo de hidrxido (-OH) por molcula. Poliuretano: substncia polimrica que contm muitas uretanas ligadas, abreviada como PUR. Uma grande famlia de polmeros com uma ampla variedade de propriedades e aplicaes, todas baseadas na reao de um disiisocianato orgnico com componentes contendo grupos de hidrxidos e que tenham RHCOOR em sua cadeia.

TDI
Abreviao para Tolueno de Disiisocianato.

Termoplstico
A resina ou componente plstico que como material acabado capaz de ser repetidamente amolecido atravs do aquecimento e endurecido atravs do resfriamento. Termofixo: uma resina ou componente plstico que como material acabado substancialmente infusvel e indissolvel.

You might also like