You are on page 1of 9

Matriz de Competncias e Habilidades de Lngua Portuguesa 8 srie do EF de 8 anos / 9 ano do EF de 9 anos Eixo I: Leitura Competncias Gerais - Dominar as variedades

da lngua portuguesa e relacion-las com a linguagem no-verbal na leitura de gneros textuais. - Compreender os gneros textuais como manifestaes de diferentes situaes de interao social. - Estabelecer relaes entre os aspectos temticos, estilsticos e estruturais dos gneros, para interpret-los. - Significar os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nos gneros textuais. - Ampliar a participao nos domnios sociais (arte, publicidade, cincia, mundo do trabalho, entre outros) por meio da leitura de diferentes gneros textuais. Habilidades Gerais de leitura a serem aprimoradas, em todos os bimestres, por meio do trabalho com os gneros indicados para cada srie - Estabelecer relaes entre a linguagem verbal e a no-verbal. - Localizar informaes explcitas nos textos. - Inferir informaes implcitas. - Realizar antecipaes e inferncias a respeito do contedo de um texto, a partir do tema. - Inferir o sentido de palavra ou expresso, a partir de um texto e seu contexto. - Estabelecer continuidade temtica, em funo das marcas de segmentao textual. - Considerar o contexto de produo de um texto, para compreend-lo. - Estabelecer relaes com outros textos (intertextualidade). - Posicionar-se criticamente frente aos valores veiculados pelo texto.

Sugesto de Gneros
(Observaes: Alm dos estudos sistemticos dos gneros indicados por bimestre, recomenda-se que tambm sejam realizadas atividades com outros gneros textuais. Aprendizagens metalingsticas e lingsticas devero ser propiciadas regularmente, em articulao com as seqncias didticas propostas para os gneros textuais).

1 Bimestre Pea de Teatro

2 Bimestre Regimento Crnica

3 Bimestre Curriculum Vitae

4 Bimestre Conferncia Artigo de Opinio

Habilidades especficas de leitura a serem trabalhadas por meio dos gneros textuais indicados - Ler diferentes peas teatrais, identificando elementos do gnero (atos, cenas, rubricas, indicao de entrada e sada de personagens, etc..) - Comparar textos de outros gneros com suas adaptaes para o teatro. - Identificar em peas teatrais fragmentos narrativos e dilogos de personagens. - Identificar diferentes pontos de vista de personagens. - Reconhecer no texto teatral a presena de elementos da fala de um interlocutor nos enunciados de outro interlocutor. - Identificar o conflito gerador no desencadeamento da ao. - Ler diferentes regimentos (escolar, associao de moradores do bairro, grmio estudantil, etc.), identificando a organizao do texto em ttulos, captulos, sees. - Relacionar o uso de verbos na forma infinitiva e imperativa e o uso o uso da descrio com a inteno de orientar a conduta de leitores. -Identificar palavras e expresses tpicas do gnero regimento (finalidade e competncias, organizao e funcionamento, disposies finais). - Orientar-se por palavras e expresses tpicas do regimento, para localizar informao especfica. ----------------------------------------- Ler diferentes crnicas, identificando caractersticas do gnero (tratamento pessoal sobre algum tema do cotidiano, linguagem simples e - Ler diferentes currculos, percebendo aspectos do gnero (organizao dos dados em tpicos, redao concisa e objetiva, seleo de informaes e organizao delas em funo de um perfil, etc.) - Reconhecer os efeitos de sentido decorrentes da diagramao e dos recursos grficos utilizados (tipo, tamanho, estilo da fonte). - Comparar currculos de diferentes reas profissionais, percebendo suas especificidades. - Identificar palavras e expresses tpicas do gnero currculo (informaes pessoais, objetivo, formao escolar, experincia profissional, etc.). - Orientar-se por palavras e expresses tpicas do gnero currculo, para localizar - Ler diferentes conferncias. - Identificar a funo dos textos de conferncias: orientar a exposio verbal do autor, que se dirigir a um pblico especfico. - Identificar a organizao dos textos de conferncias: abertura: apresentao do conferencista legitimao de seu papel; introduo ao tema: apresentao do tema, delimitao do assunto; o expositor como instigador da ateno, o interesse ou a curiosidade dos ouvintes; apresentao do plano de exposio: enumerao de idias e subtemas; desenvolvimento e encadeamento dos

- Perceber a presena de
elementos narrativos na pea teatral (a situao inicial, o

conflito, a resoluo); - Relacionar diferentes recursos expressivos utilizados na produo de uma pea com o estilo de um autor; - Relacionar a construo do cenrio com elementos da pea teatral (tempo, espao, personagens).

emotiva, uso de recursos expressivos literrios, etc.). - Comparar o emprego do foco narrativo em primeira ou terceira pessoa em diferentes crnicas e perceber os efeitos de sentido decorrentes de um e outro foco. - Relacionar o tema de uma crnica a uma esfera (poltica, esporte, economia, polcia, sociedade, literatura). - Contextualizar uma crnica, relacionado-a com fatos de diferentes esferas. - Comparar o tratamento de um mesmo tema em crnica e em outros gneros (notcia, reportagem).

informao especfica. - Comparar classificados de emprego com currculos, analisando se esses atendem aos perfis exigidos naqueles.

diferentes temas; recapitulao e sntese: retomada dos pontos principais e transio para as etapas de concluso; concluso: mensagem final, ou propor novo problema, ou incio de debate; encerramento: ritual de agradecimentos. - Relacionar o texto com outros nele referenciados: grficos, pequenos vdeos, imagens, gravaes, etc. (intertextualidade).

- Relacionar o uso de verbos


no futuro do indicativo (falaremos, apresentaremos, etc.) e no modo imperativo (observem, considerem, etc.) com a inteno de envolver o ouvinte na exposio. - ------------------------------------ Ler artigos de opinio e identific-los como gnero jornalstico argumentativo, que debate questes controversas na mdia impressa (revistas e jornais) ou na internet. - Identificar a tese do artigo

de opinio. - Identificar as diferentes vozes presentes no texto: o ponto de vista do autor e outros pontos de vista que ele apresenta, para concordncia ou refutao. - Relacionar a tese e os argumentos. - Reconhecer o tipo de argumentao empregada: aluso a dados de pesquisa, exemplos, opinies de autoridades no tema. - Identificar as marcas lingsticas que anunciam: - a posio dos articulistas (penso que, do nosso ponto de vista, etc.); - introduzem argumentos (porque, pois, etc.); - introduzem outras vozes e seus pontos de vista (alguns dizem que, as pesquisas apontam, os cientistas argumentam que, etc.); - anunciam a concluso do texto (portanto, logo, etc.).

Eixo II: Escrita Competncias Gerais - Dominar as variedades da lngua portuguesa e relacion-las com a linguagem no-verbal na produo escrita de gneros textuais. - Considerar os gneros textuais como manifestaes de diferentes situaes de interao social. - Considerar as relaes entre os aspectos temticos, estilsticos e estruturais dos gneros, nas produes escritas. - Ter clareza do emprego dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produes escritas. - Ampliar a participao nos domnios sociais (arte, publicidade, cincia, mundo do trabalho, entre outros) por meio da escrita de diferentes gneros textuais. - Expressar-se em diferentes linguagens. Habilidades Gerais de escrita a serem aprimoradas, em todos os bimestres, por meio do trabalho com os gneros indicados para cada srie - Escrever um roteiro (esquema) para a produo do texto, considerando: as especificidades do gnero a que ele pertence, o pblico-alvo a que se destina, o meio em que ser divulgado. - Realizar levantamento de idias, conceitos, pontos de vista, expresses, que possam ser utilizados na produo textual, registrando-os em resumo, ficha mento, comentrio. - Aprofundar a compreenso do tema ou assunto em questo, por meio de pesquisa de diferentes gneros e portadores. - Fazer rascunho de texto, com base nos levantamentos e nas pesquisas feitas. - Atribuir ttulo adequado ao texto. - Empregar pargrafos. - Usar letra maiscula e ponto final. - Usar formas ortogrficas regulares. - Usar dicionrio para resolver dvidas ortogrficas e de significado. - Acentuar palavras. - Aplicar procedimentos de reviso de textos (comparar o que foi escrito com o planejado, observar a adequao da linguagem, fazer nova verso do texto).

Sugesto de Gneros
(Observaes: Alm dos estudos sistemticos dos gneros indicados por bimestre, recomenda-se que tambm sejam realizadas atividades com outros gneros textuais. Aprendizagens metalingsticas e lingsticas devero ser propiciadas regularmente, em articulao com as seqncias didticas propostas para os gneros textuais).

1 Bimestre Pea de Teatro

2 Bimestre Regimento Crnica

3 Bimestre Curriculum Vitae

4 Bimestre Conferncia Artigo de Opinio

Habilidades especficas de escrita a serem trabalhadas por meio dos gneros textuais indicados Adaptar textos de outros gneros para o teatro e/ou escrever peas teatrais: pontuando a seqncia narrativa: a situao inicial, o conflito, a resoluo; organizando o texto, de acordo com as caractersticas do gnero: diviso em atos, cenas, falas e rubricas; descrevendo elementos interessantes para a construo do cenrio (tempo, espao, personagens); elaborando as rubricas com orientaes para a representao dos atores. Escrever regimentos: mantendo a organizao de um regimento: diviso em ttulos, captulos, sees; empregando os tempos verbais adequados ao texto prescritivo, linguagem direta, vocabulrio especfico ao gnero e tema; empregando numerais ordinais e algarismos romanos na diviso do texto; considerando a finalidade de um regimento (organizar o funcionamento de uma instituio pblica ou privada), os participantes envolvidos, e os tpicos que comporo os artigos do regimento. Escrever currculos: adequando-os a uma rea profissional e uma vaga especfica; usando objetividade, clareza, e selecionando informaes adequadas para a vaga em questo; organizando os dados em tpicos (informaes pessoais, objetivo, formao escolar, experincia profissional, etc.); empregando a diagramao, e os recursos grficos, de acordo com os efeitos de sentido desejados. Escrever conferncias: considerando o tema, o pblicoalvo em questo, o tempo de apresentao; respeitando a organizao da exposio: abertura, introduo ao tema, apresentao do plano de exposio, desenvolvimento e encadeamento dos diferentes subtemas, recapitulao e sntese, concluso,encerramento; estabelecendo intertextualidade com grficos, pequenos vdeos, imagens, gravaes, etc.; usando verbos no futuro do indicativo e no modo imperativo, como meios de envolver o ouvinte na exposio. -------------------------------------Escrever artigos de opinio:

--------------------------------------

Escrever crnicas: considerando as marcas do gnero e seu contexto de produo; explorando criticamente aspectos de um fato de qualquer esfera (poltica, esporte, economia, polcia, sociedade, literatura); empregando palavras ou expresses de sentido figurado; usando a primeira ou terceira pessoa, de acordo com os efeitos de sentido pretendidos.

selecionando um tema polmico e coletando diferentes opinies sobre ele; elaborando um ponto de vista, com clara apresentao de tese e de argumentos que a fundamentem; articulando no texto as diferentes vozes e opinies coletadas; evidenciando a relevncia das informaes em relao ao tema e ao ponto de vista assumido; utilizando as marcas lingsticas anunciadoras da posio do autor, da introduo de argumentos, da apresentao de diferentes vozes e da concluso.

Eixo III: Oralidade Competncias Gerais Dominar as variedades da lngua portuguesa e empreg-las adequadamente, de acordo com as diferentes situaes de interao oral. Considerar os gneros textuais como manifestaes de diferentes situaes de interao social. Considerar as relaes entre os aspectos temticos, estilsticos e estruturais dos gneros, nas produes orais. Empregar satisfatoriamente os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produes orais. Ampliar a participao nos domnios sociais da comunicao por meio da interao oral. Expressar-se em diferentes linguagens.

Habilidades Gerais de oralidade a serem aprimoradas, em todos os bimestres, por meio do trabalho com os gneros indicados para cada srie - Observar as regras das diferentes situaes de comunicao social, ao participar de dilogos, conversaes, debates. - Identificar nas comunicaes orais a necessidade do oral espontneo ou da escrita oralizada. - Apropriar-se de gneros textuais da oralidade formal, distinguindo-os das formas da oralidade cotidiana. - Utilizar palavras adequadas na interao, evitando mal-entendidos e conflitos. - Expressar-se de forma original, bem se apropriando dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar). - Reconhecer a importncia da linguagem corporal na interao verbal, controlando voz, olhar, movimentos, gestos e expresses faciais.

Sugesto de Gneros
(Observaes: Alm dos estudos sistemticos dos gneros indicados por bimestre, recomenda-se que tambm sejam realizadas atividades com outros gneros textuais. Aprendizagens metalingsticas e lingsticas devero ser propiciadas regularmente, em articulao com as seqncias didticas propostas para os gneros textuais).

1 Bimestre Pea de Teatro

2 Bimestre Regimento Crnica

3 Bimestre Curriculum Vitae

4 Bimestre Conferncia Artigo de Opinio

Habilidades especficas de oralidade a serem trabalhadas por meio dos gneros textuais indicados - Assistir a encenaes teatrais, articulando o texto verbal e o no-verbal (cenrio, gestos, expresses faciais, iluminao, etc..) - Comentar, a partir das peas assistidas, idias do texto e os recursos lingsticos utilizados para express-las. - Ler oralmente diferentes regimentos e compar-los. -Promover debates, para combinar a redao de regimentos. ---------------------------------------------- Ler oralmente crnicas de diferentes autores. - Debater os temas das crnicas lidas, posicionando-se em relao - Entrevistar profissionais de diferentes reas, para saber que conhecimentos e habilidades so exigidos em suas funes. - Debater os resultados das entrevistas. - Simular entrevista de emprego, com base em vaga e currculos prselecionados, com especial ateno - Entrevistar conferencistas sobre o processo de escrita e preparo de suas conferncias. - Assistir a conferncias de diferentes temas - Identificar na fala do expositor as concluses s quais quer levar o auditrio.

- Posicionar-se criticamente em relao s idias apresentadas nas peas. - Representar textos teatrais, explorando a expresso facial, o tom, ritmo, timbre de voz, os gestos.

s idias veiculadas pelas crnicas. - Apresentar apreciaes estticas sobre as crnicas ouvidas. - Pesquisar e expor informaes sobre cronistas consagrados na tradio literria brasileira.

veracidade e pertinncia das informaes apresentadas.

- Apresentar conferncias: adequando-as ao contexto escolar; tomando conscincia da importncia da voz, do olhar, da atitude corporal; envolvendo o pblico na conduo do assunto, com o uso de verbos no futuro do indicativo e no modo imperativo.

You might also like