You are on page 1of 10

O campo da educao vasto: ocorre em todos os lugares na famlia, no trabalho, na rua, na fbrica, nos meios de comunicao, na poltica, etc.

c. Mas preciso distinguir diferentes manifestaes e modalidades de prticas educativas, tais como a educao informal, noformal e formal. Educao informal porem define se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemtica que normalmente se realiza fora dos quadros do sistema formal do ensino. o-formal e aquela que na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimento atravs da experiencia do quotidiano em casa, no trabalho e no lazer. A educao formal pode ser resumida como aquela que esta presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente e linear estruturado.

processo social
No acertado pretender que a educao tenha cumprido, em uma poca e no interior de uma sociedade, uma funo exclusiva ou mesmo dominante, em termos absolutos. Entre os seus propsitos explicitados ou implcitas a educao possui, certamente, mais de um objectivo alguns mais referentes aos sujeitos de suas prticas., outros mais sociedade ou as instituies promotoras. Entretanto, em qualquer formao social, objectivos, dirigidos aos sujeitos esto subordinados uma viso mais global que se tinha da sociedade, bem como dos seus mecanismos de controle social. So estes ptimos que regulam, em ltima instancia, os efeitos previstos da educao em cada um dos seus modos e nveis de funcionamento. No se vai estudar o fenmeno educativo em toda a sua complexidade e em todas as suas dimenses, mas mostrar apenas o seu relacionamento com a ideologia mais ampla. Paginadora da sociedade e que est sempre presente na pratica social global uma vez que a sociedade e o processo social inclusivo que articula as varrias actividades sociais. A vida na sociedade ser portanto, uma complexa configurao de prticas diferentes. O processo social no algo espontneo que se conforma as vontades individuais. Desenvolve-se dentro a estrutura social em todo articulado. A prtica social no neutra nem autnoma face forma de estruturao da sociedade: Ela reflecte, explicita ou implicitamente, a teoria dos seus agentes esto utilizando para interpretar o processo social. No sendo uma prtica autnoma a actividade educativa subordina-se a uma teoria da sociedade, que lhe vai fornecer os critrios depressivos para sua aco. A educao vai colaborar na operacionalizao de uma determinada forma de interpretao da realidade social mesmo que isto no esteja, claro para os seus agentes. preciso cuidado tambm para no cair no simplismo de olhar a educao como simples reflexo. Sem qualquer influncia no todo social. Ela possui uma relativa autnoma e vai contribuir tambm para a formao da totalidade que vai contribuir a sociedade. Se certo que a prtica educativa se apresenta em todas as sociedades importante verificar que aspectos particulares e que funes especificas vai exercer em cada formao social concreto. No pode ser analisado no abstracto., seno como condicionado e condicionante de um processo social global que se realiza em um determinado momento histrico. Uma simples consulta coleco, hoje j volumosa, dos escritos tericos e planefadores da educao coloca em evidncia o facto que o ncleo mesmo do seu significado sofreu variaesao longo da histria das sociedades e as sofre ainda de uma para outra poca de uma para outra sociedade, de acordo sobretudo, com o plo de relaes entre os limites da prtica educacional e as determinaes daprtica econmica.

Para avanar na compreenso do fenmeno educao, preciso penetrar no seu conceito, na sua prtica, investigar os factores que contribuem para a construo do seu arcabouo terico e cientfico. Para melhor anlise de prtica educativa possvel distingui-la em 3 nveis:

Nvel de facto
No se pode, portanto, associar o educativo exclusivamente ao escolar o facto educativo extrapola os sistemas formais de ensino.

Nvel de propsito
A prctica educativa vista como uma pratica deliberada que tenta alcanar certos fins, mais oumenos definidos nem todos so explicitamente, e que se efectua por instituies ou programas especializados. As instituies educacionais esto relacionados e condicionados de certa forma com e pela estrutura social em que se inserem e a organizao do sistema educativo corresponde aos interesses e da necessidade da ideologia dominante que rege a sociedade. Toda a prtica educativa cumpre sempre uma funo poltica, ainda que lhe no proponha claramente, e para detectar esse sentido indispensvel Analisar a educao ao nvel dos seus propsitos. importante transcrever aqui a informao de Bourdieu quando trata dos sistemas de ensino na sociedade global. A sociologia da educao configura seu objecto particular quando se constitui como cincia das relaes entre a reproduo cultural e a reproduo social, ou seja, no momento em que se esforo por estabelecer a contribuio que o ensino oferece com vista reproduo da estrutura das relaes de fora e das relaes simblicas entre as classes, contribuindo assim para a reproduo da estrutura da contribuio do capital cultural entre as classes.

Nivel de refle
j , Essas teorizao sobre a educao esto relacionadas com uma teoria da sociedade, com uma determinada ideologia que lhe vai fornecer as pautas democratras. Neste nvel vai colocar-se o papel da filosofia na educao segundo a posio definida por Pierre Forter, a reflexo mesma sendo posterior a aco pedaggica deve manter uma relao dialctica e critica com os outros dois nveis de prtica e :

: no sentido de que no vai pensar dogmaticamente o que vai ser a educao mais vai pouco pouco reflectir a educao, a partir dos problemas que j existem na ac . No acto de reflectir ser necessrio um certo distanciamento da aco para que possa entender melhor seus significados sua profundidade e suas consequncias assim como situar essa reflexo em um contexto mais amplo numa perspectiva de totalidade. Naturalmente esses nveis se entrelaam e so interdependentes so aqui apresentados apenas para operacionalizar a anlise da prtica educativa. Para o actual estudo isso se torna importante, j que se pretende vincular a prtica educativo (nos seus diversos nveis) com uma certa meno ideolgica em um determinado momento histrico. Torna-se portanto evidente que impossvel tratar a prtica educativa desassociada das ideologias presentes na sociedade. Assim afirma Durneval Trigheiro Mendes: P g g ade prpria com o mtodo (no importa se ligado a arte, ou a cincia ou as duas) de coordenar e aplicar valores que a transcendem. Substancializar a pedagogia representa uma tentativa falaciosa e funesta. Graas a essa: iluso, perdura e se amplia o equivoco da educao alienada tanto mais sofisticado quanto incisiva. importante que se faam indicaes do processo de surgimento e das caractersticas prprias e tal ideologia.

Especificidade da educao
A educao um fenmeno prprio dos seres humanos. S o homem pode ser educado. Portanto, para compreender a natureza da educao preciso compreender a natureza humana. Ao contrrio dos outros animais que se adaptam realidade e garantem naturalmente a prpria existncia, o homem precisa construir continuamente a sua prpria existncia. Para realizar esse intento, o homem no se adapta natureza como os outros animais, mas busca adaptar a natureza a si, transformando- a. Esse processo humano de adaptar a natureza sua natureza humana chama- se trabalho . Portanto, o que diferencia o homem dos outros animais o trabalho. O trabalho surge no momento em que o homem, olhando a natureza, antecipa mentalmente (planeja) as mudanas (aes) que a natureza precisa sofrer para se adaptar s necessidades humanas. Por isso o trabalho uma ao intencional; o homem o realiza com finalidades adequadas ao tipo de mudana que quer realizar na natureza. A vida humana necessita extrair da natureza de forma ativa e intencional, os meios para a sobrevivncia. Ao fazer isso, o homem humaniza o mundo e es te ato de humanizar a realidade chama-se cultura.

Portanto, a educao um fenmeno prprio dos seres humanos. um fenmeno cultural e ao mesmo tempo exigncia para o processo de trabalho, como ela prpria, um processo de trabalho. Assim, o processo de trabalho (processo de produo da existncia humana) em primeiro lugar, a garantia da subsistncia material do homem que, em propores cada vez maiores e complexas, responde pela produo dos bens materiais e pode-se denominar de trabalho material; para produzir materialmente, o homem pensa, planeja, isto , antecipa em idias os objetivos das aes, as configuraes dos objetos, as representaes do conhecimento e das propriedades do mundo real (cincia), de valorizao (tica) e de smbolos , formas, cor, sons, etc (arte). Este tipo de produo: idias, conceitos, valores, smbolos, hbitos, atitudes, habilidades, etc, pode ser denominada trabalho nomaterial e a produo do saber, seja sobre a natureza, sociedade, cultura, seja sobre o prprio homem (cincias humanas). A educao se situa na categoria de trabalho no- material e nesta categoria preciso distinguir duas modalidades de atividades: a) Actividades (prticas) em que o produto se separa do produto r. Exemplo: um livro, um objeto artstico, etc. H, pois, um espao de tempo entre a produo e o consumo do objeto, estabelecendo autonomia entre o produto e o ato de produzir. b) Actividades em que o produto no se separa do ato de produo; no ocorre intervalo entre o acto de produo do objeto e o consumo do mesmo: ambos ocorrem simultaneamente, se imbricam de tal forma que se torna impossvel separ- los. A educao se situa nesta segunda modalidade do trabalho no- material. Pode-se dizer que a especificidade da educao se esclarece a partir da, por exemplo: a educao no se reduz ao ensino, mas o ensino educao. A aula, por exemplo, supe concomitantemente a presena do professor e do aluno; o ato de dar aula (produo) inseparvel de seu consumo pelo aluno. Portanto, o ensino um trabalho no- material pertencente, como j vimos, ao mundo das idias, dos conceitos, valores, smbolos, hbitos, atitudes, habilidades, etc. Estes elementos constituem o objeto das cincias humanas ou cincias do esprito em oposio s cincias da natureza. Assim, na perspectiva da Pedagogia (cincia da educao ) estes elementos so necessrios educao do homem, tendo em vista constituir nele uma segunda natureza, porque o que no garantido pela natureza fsica tem que ser produzido historicamente pelos homens. Portanto, a natureza humana no dada ao homem, mas por ele produzida sobre a base bio- psquico- social, por isso, conseqentemente, o trabalho educativo o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivduo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educao refere- se, de um lado, identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivduos da espcie humana para que possam se tornar humanos, e de outro lado, a busca e a descoberta dos modos mais adequados para atingir esse objetivo. O primeiro aspecto do objeto da educao (identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados), refere- se aos contedos do trabalho pedaggico: neles, preciso distinguir o que essencial e acessrio, o principal e o secundrio, o fundamental e o acidental...

Cabe, aqui, a reflexo sobre contedo clssico, que no se confunde com o tradicional e tambm no se ope, necessariamente, ao moderno e muito menos ao atual. O clssico universal, porque se firmou como fundamental, como essencial em todas as pocas. a base e a essncia do saber historicamente acumulado por todas as geraes e essencial ser assimilado em todos os tempos.

Interfaces da cincia da educao


A cincia da educao a Pedagogia. A educao, portanto o objeto de estudo da P g g P g g do sistemtico da A educao uma prtica social que se dirige vida humana em sua totalidade. Neste sentido todas as cincias e disciplinas ligadas diretamente ao homem, relacionam- se com a Pedagogia e entre estas existem algumas que estabelecem com a Pedagogia maiores relaes do que outras. Durante muito tempo discutiu- se a respeito de quais cincias so as mais importantes para a educao. Alguns estudiosos, como Herbart, dizia m ser a Psicologia e a tica; Natorp, a Filosofia; Weber pensava na Esttica; Bergman indicava a Biologia. Essa discusso hoje desnecessria, porque primeiro preciso considerar que realidade educativa se estuda, para a partir da buscar o auxlio dessas cincias. As constituies fsicas, psquicas e sociais do homem fornecem a chave para definir quais cincias auxiliaro a Pedagogia. O facto de a educao ser analisada sob vrios enfoques tem levado alguns tericos a postularem a existncia das Cincias da Educao, que substituiriam a Pedagogia. No entanto, cada uma das cincias que fazem interface com a Pedagogia estudam o fenmeno educativo sob a perspectiva de seus prprios conceitos e mtodos de investigao e a Pedagogia estuda tal fenmeno em sua especificidade e globalidade. Portanto, um campo de estudo com identidade prpria: genericamente, esse campo a prpria ao educativa onde quer que ela se d. Especificamente, seu campo compreende os elementos da ao educativa e sua contextualizao, tais como: o aluno, enquanto sujeito do processo de socializao e aprendizagem; os agentes de formao (professor e a escola); as situaes concretas em que se do os processos educativos (ensino); o saber escolar como objeto de transmisso-assimilao; o contexto institucional da escola e da sala de aula. Resumindo: o real objeto de estudo da Pedagogia se configura na relao entre os elementos da prtica educativa: o sujeito que se educa (genericamente, o homem, especificamente o aluno ); o educador (genericamente), o professor (especificamente); o saber (currculo) e o contexto onde ocorre o saber.

n a A educao informal a que se desenvolve por meio das relaes entre os indivduos e grupos na sociedade (ambiente social, ecolgico, fsico, cultural, etc) e marcada por pouca intencionalidade, estruturao e institucionalizao. A educao no- formal e educao formal A educao no- formal e educao formal compreendem instncias de educao escolares ou no, onde h objetivos explcitos de formao e uma ao intencional, estruturada e deliberada. Exemplo: educao formal escolas, os sistemas de ensino, as modalidades de educao, etc; educao no- formal igreja, clubes, etc. , g , O aluno formado por uma universidade goza de status mais alto do que aquele que nao tenha diploma. g j g , g j , g

ca

g antigamente, emb como o nivel de status.

, g

A educao formal tem objectivos claros e especficos e representada pelas escolas e universidades. Ela depende de uma directriz educacional centralizada como o curriculum, com estruturaras hierrquicos e burocrticos, determinados em nvel nacional, com rgos fiscalizadores dos ministrios de educao. A educao no-formal mais difusa menos hierrquica e menos burocrtica. Os programas de educao no-formal no precisam necessariamente seguir um sistema P g P , , conceder certificados de aprendizagem.

, , seus propsitos explicitados ou implcitos a educao possui certamente mais de um objectivo alguns mais referentes aos sujeitos das suas prticas, outros mais a sociedade ou as instituies promotoras. No acto de reflexo ser necessrio um certo distanciamento da aco para que se possa entender melhor seus significados, suas consequncias, uma perspectiva da totalidade. ser crtica no sentido de que no vai pensar dogmaticamente o que vai ser a educao mas vai pouco a pouco reflectir a educao, a partir dos problemas que j existem na aco. Para acrescentar, dizer que ao longo do trabalho deu nos de compreender que a Educao um elemento de vital importncia para as sociedades. Neste sentido, correto afirmar que a idia de Durkheim a este respeito a de que a Educao o elemento-chave para que as sociedades continuem a existir. Mas o que seria a Educao? Nesta perspectiva, falar em Educao falar na maneira como as sociedades transmitem sua cultura ao longo das geraes, sendo que, por cultura, entende-se o conjunto de tradies, regras sociais, crenas e modos de vida pertencentes a um determinado povo. Desta maneira, podemos concluir que a Educao tem a funo de transmisso a Cultura, e que atravs dela as sociedades se mantm. Para a nossa forma de entender pode-se dizer que as sociedades modernas so aquelas que posuem a escola como elemento-chave para esta transmisso cultural, havendo ento uma associao directa entre educao e pedagogia, pois a pedagogia nada mais nada menos do que o conjunto de regras, mtodos e tcnicas que visam a tornar esta transmisso de cultura mais eficiente.

Livros BRUNER, J. S.O processo da educao. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1971. DRESSLER, David & WILLIS, M. William, interciencia,1980,rio de janeiro-Brasil. g o humana, Editora

JHETER P. Ramalho, Prtica Educativa e Sociedade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Zahar Editores. Paginas web www.yahoo.com.br

........................................................................................................................ 1 ....................................................................................... 2 Nvel de facto .................................................................................................................... 3 Nvel de propsito ............................................................................................................. 3 ............................................................................................................... 3 Especificidade da educao .............................................................................................. 4 Interfaces da cincia da educao.................................................................................... 6 ............................................................................................................ 7 ca Informal ............................................................................................................ 7

A educao no- formal e educao formal ................................................................... 7 .......................................................................................................................... 8

You might also like