You are on page 1of 161

O ANALISTA DE MODELOS DE NEGCIOS

75 exemplos para empreendedores dominarem a tcnica de modelagem e prototipagem de negcios inovadores

O ANALISTA DE MODELOS DE NEGCIOS

"Era o que precisvamos para compreender melhor o conceito de modelo de negcio e ajudar a disseminar esta que a melhor forma de inovar em negcios (e no em tecnologia)" Marcos Hashimoto -Professor da ESPM, palestrante e consultor de negcios "O livro transforma o tema, ainda em ebulio, em algo simples, direto e de fcil consumo. leitura obrigatria a todos que transitam no ecossistema das startups, funcionando ainda como manual de referncia essencial para aqueles que querem conquistar o mundo usando apenas uma nica pgina." Andr Diamand - Empreendedor - Co-Founder da Aceleradora Venture One A identicao de modelos e o reconhecimento de padres j so tcnicas conhecidas h demasiado tempo em algumas reas de conhecimento altamente cientcas e analticas, mas ainda no vinham sendo utilizados como um framework, uma estrutura conceitual a favor da elaborao visual de modelos de negcio. Os nove quadrantes propostos por Osterwalder em Business Model Generation equivalem singularidade no mundo da estratgia organizacional. O exerccio intelectual realizado pela equipe da Luz para apresentar 75 exemplos de aplicao do canvas de gerao de modelos de negcio certamente colabora para o caminho da inovao e do empreendedorismo no Brasil. Diego Remus, jornalista e consultor especialista em startups, editor do startupi.com.br

O ANALISTA DE MODELOS DE NEGCIOS

"O modelo canvas de anlise de modelo de negcio do Osterwalder ganhou muita notoriedade no mundo do empreendorismo. No meu dia a dia, algo que pode ser facilmente percebido que os empreendedores que utilizaram o modelo canvas possuem o negcio muito mais consistente e robusto na cabea, entendendo as inmeras alternativas e as implicaes e trade-offs de cada possvel caminho a ser tomado. Este livro contribui muito para oxigenar diversas alternativas, padres e cases de sucesso que o empreendedor pode ter como base no momento de concepo e reexo sobre o seu modelo de negcio. Riqueza de exemplos e simplicidade, uma tima frmula para o sucesso deste livro!" Rafael Clemente, Fundador Innvent | innovation & venture "O livro traz um valor inestimvel, pois complementa a leitura do livro do Osterwalder. Fica muito mais fcil compreender o conceito com a grande oferta de exemplos de modelos de negcios apresentada". Paula Gonzaga -Diretora de Operaes -Rede de Tecnologia e Inovao do Rio de Janeiro "Acredito na abordagem do Canvas por uma simples questo de custo/benefcio. Quando tratamos de negcios inovadores, os futuros empresrios gastam muito tempo para elaborar um plano de negcios cheio de premissas incertas. Este livro demonstra o quanto o canvas mais rpido e por isso, permite que empresrios experimentem e refaam suas premissas, "arredondando" o modelo de negcios que chegar ao mercado." Lucimar Dantas - Gerente da Incubadora da Coppe/UFRJ

NDICE
01. 03.
O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION 03 19

02. OS PADRES DO BMG 04. OUTROS MODELOS

OS PADRES OBSERVADOS 44 PELA LUZ 149

01

O MODELO DO BUSINESS MODEL GENERATION

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

O modelo de negcios se tornou rapidamente um grande sucesso mundial, principalmente entre uma nova gerao de empreendedores loucos para criar suas start-ups! Mas por que tamanho sucesso? Durante muitos anos empreendedores foram incentivados a desenvolver um plano de negcios toda vez que pensavam em criar uma nova empresa ou produto. A cena que se via, era mais ou menos, assim: - Cara, tive uma idia fantstica e estou pensando em criar uma nova empresa! Algum conselho? - Humm... Voc j escreveu um plano de negcios? - Ainda no. Voc realmente acha que necessrio? - Mas claro! No viu as estatsticas? Um plano de negcios fundamental para o sucesso de um novo negcio! - Sim, eu sei. Mas ele to longo, to repetitivo... Essa a minha nica opo? - A nica e a melhor de todas! Voc vai tirar de letra! E lembre-se que um bom plano tem cerca de 30 pginas, sem contar os anexos. Ok? Boa Sorte! - T bom... Obrigado pelo conselho! Agora imagine se voc tivesse cerca de 5 ideias diferentes? No necessariamente negcios completamente diferentes, mas talvez voltados para segmentos de clientes distintos que impactariam no seu preo, canais e assim por diante. srio mesmo que seria necessrio desenvolver 5 planos de negcios? Um total de 150 pginas!? Fala srio...

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

No estamos dizendo que voc no deva analisar o seu mercado ou fazer um exerccio de projeo de uxo de caixa. Se desejar, pode at mesmo desenvolver um plano de negcios. S no faa isso na fase inicial, pois ao contrrio de um plano, um modelo permite que voc prototipe diferentes verses do seu negcio at chegar a uma que faa mais sentido. Em seguida, o melhor partir para testar suas hipteses junto ao mercado, pois, anal, como arma Steve Blank: - Nenhum Plano de Negcios resiste ao primeiro cliente. Se quiser entender melhor este ponto de vista, veja os slides: O Plano de Negcios Est Morto e Enterrado! ou analise esse post do fundador do hubspot: Fall in Love with your business, not your bussiness plan.

CONHEA ALEXANDER OSTERWALDER


Por muitos anos o termo modelo de negcios foi usado sem um consenso na sua denio. Muitos autores o mencionavam sem explicitar do que exatamente falavam. E foi exatamente pensando nisso que o consultor suo Alexander Osterwalder comeou a desenvolver sua tese de doutorado. Alexander percebeu que denir o termo no seria suciente. Era necessrio criar algo que incentivasse a inovao, a prototipao e co-criao (criao colaborativa). Utilizando-se, assim, de conceitos de design thinking, Alexander comeou com um simples grco feito em powerpoint que anos mais tarde se tornaria uma bela tela (conhecida como canvas) separada em nove blocos. Esta tela foi responsvel por criar uma revoluo na maneira como empreendedores e empresas passaram a pensar em novos negcios ou novos produtos. Seu prprio livro se entitulou Business Model Generation (Gerao de Modelo de Negcios). E, de fato, ele criou toda uma nova gerao de empreendedores!

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

CONHEA O MUNDIALMENTE FAMOSO BUSINESS MODEL CANVAS


primeira vista o modelo de negcios parece um simples diagrama. A facilidade de anlise que ele traz s passa a ser realmente compreendida medida que visualizamos exemplos e passamos a utiliz-lo em nosso dia-a-dia.

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

imprescindvel dizer que o canvas foi desenvolvido em conjunto com mais de 200 consultores de todo mundo. Sim, o processo de criao do canvas em si foi colaborativo! Alexander Osterwalder aproveitou tendncia de co-criao das redes sociais, criou engajamento ao redor de uma nova teoria de administrao chamou outros respeitados consultores e empresrios do mercado para se sentirem donos e ajudarem espalhar o canvas.

o a e a

Um modelo de negcios permite que todo o negcio seja visualizado em uma nica pgina (ou slide). Isso signica que no mais necessrio percorrer um documento pgina aps pgina para compreender as diferentes estratgias denidas. Outro excelente aspecto que o modelo de negcios permite que voc visualize o encaixe estratgico que existe entre diferentes reas. Documentos textuais no permitem esse tipo de anlise. Com menos texto, criar em conjunto com outras pessoas se torna um processo divertido e intuitivo. Basta pegar uma caneta e post-its para sair rabiscando e jogando suas idias no canvas. esta facilidade de prototipao que permite que novos negcios sejam analisados mais rapidamente e em vrias verses diferentes.

X
9

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

A denio formal de um modelo de negcios segundo o autor : Um modelo de negcios descreve a lgica de como uma organizao cria, entrega e captura valor. Vamos agora compreender cada um dos nove blocos.

Atividades chave

Proposta de valor

Relacionamento com clientes

Parcerias chave

Segmento de clientes

Estrutura de custos
10

Recursos chave

Fluxo de receita canais

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

SEGMENTO DE CLIENTES
O primeiro passo no desenvolvimento de um modelo de negcios o bloco do segmento de clientes. Precisamos destacar dois aspectos importantes que justicam isso: i) A palavra segmento possui implcita que se trata da escolha de uma fatia do mercado. Em outras palavras, necessrio que voc dena um nicho de clientes. A famosa armativa quem vende para todo mundo, no vende para ningum levada a srio no desenvolvimento de um modelo de negcios. ii) Um negcio deve ser desenvolvido a partir da perspectiva do cliente. Percebeu que o bonequinho olha para o modelo? Pois , de nada adianta ter uma boa idia se voc no enxerga por meio dos olhos de quem vai pagar pelo produto / servio que voc ir entregar.

11

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

OFERTA DE VALOR
O segundo passo denir a oferta de valor do seu negcio. Entenda que valor neste caso signica benefcio. Portanto, fundamental que voc saiba explicitar quais so estes benefcios que seus produtos (ou servios) entregam para os seus clientes. Por exemplo, se o seu produto um sistema nanceiro, sua oferta de valor dever ser seu nanceiro redondo em apenas 30 minutos por semana. claro que isso vai depender de seu sistema. Voc pode ter inmeros benefcios, mas tente resumi-lo em uma nica frase. Essa reexo tambm fundamental para que voc analise seus diferenciais frente a seus concorrentes.

12

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

CANAIS
Canais descrevem quais os caminhos pelos quais a empresa comunica e entrega valor para o cliente. Podemos dizer que pela perspectiva do antigo marketing (os 4 Ps), canais representa o P de Praa e o P de Promoo. Os canais podem ser de comunicao, vendas e distribuio do produto. Ou seja, qualquer tipo de interface da empresa com o cliente. Servem para que o segmento denido possa tomar conhecimento e avaliar a proposio de valor do produto, efetuar a compra e uso do mesmo. muito importante vericar que este bloco demonstra gracamente a importncia do encaixe estratgico em um modelo de negcios.

13

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

RELACIONAMENTO
O bloco do relacionamento descreve estratgias que evitam que seus clientes corram para o concorrente por questes como preo mais baixo. Denir boas estratgias de relacionamento difcil, porm fundamental para a reteno de clientes. Muitas empresas start-ups adotam um relacionamento baseado em auto-atendimento, pelo qual o cliente resolve quase tudo sozinho. No entanto, algumas empresas j perceberam que investir num alto nvel de atendimento garante destaque e maior lucratividade.

14

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

FLUXO DE RECEITAS
Para fechar o lado direito do modelo de negcios, o uxo de receitas o bloco que determina a maneira como o cliente pagar pelos benefcios recebidos. H uma srie de modelos de receita que podem ser adotados. Alguns exemplos so: venda de produtos, assinatura, aluguel, licena, leilo, etc. Para uma lista completa, veja nosso post sobre 12 Formas de Ganhar Dinheiro. O uxo de receitas atualmente uma das grandes fontes de inovao. Por exemplo, inmeras empresas esto transformando seus mercados ao cobrar por assinatura ao invs de por diria e alguns restaurantes passaram a cobrar por tempo de permanncia ao invs de cobrar por prato ou por quilo.

15

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

RECURSOS-CHAVE
O primeiro bloco do lado esquerdo o de recursos-chave, que so os ativos fundamentais para fazer o Modelo de Negcios funcionar. Alis, todo o lado esquerdo est relacionado parte operacional do negcio. Esse bloco deve ser limitado a descrever o que realmente importa dentro dos ativos de sua empresa. Por exemplo, em uma siderrgica os recursos-chave so o forno (caldeira) e o laminador. Alguns exemplos de recursos so: ativos fsicos, como mquinas ou instalaes, intelectuais, como patentes, recursos humanos, como equipe de programadores ou atendimento, etc.

16

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

ATIVIDADES-CHAVE
De forma complementar ao recursos-chave, as atividades devem tratar das atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante para que o Modelo de Negcios funcione corretamente. Se uma empresa possui uma plataforma web como recurso-chave, muito provavelmente ter como atividade-chave a manuteno desta plataforma. Alguns exemplos de atividades so: Produo de Bens, Resoluo de Problemas, Gesto de Plataformas, Vendas Consultivas, Desenvolvimento de Produtos, etc.

17

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

PARCERIAS-CHAVE
Parceiros-chave em um modelo de negcios refere-se primordialmente a terceirizaes (fornecedores). Como dito anteriormente, o lado esquerdo trata de quesitos operacionais, portanto o bloco parcerias lista outras empresas que ajudam seu negcio a entregar a oferta de valor. Qualquer tipo de tarefa ou matria-prima essencial fornecida por outra empresa e que garante o funcionamento do Modelo de Negcios deve ser listada neste bloco.

18

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

ESTRUTURA DE CUSTOS
O ltimo bloco do modelo descreve todos os principais custos que tm peso no nanceiro e so derivados da operacionalizao do Modelo de Negcios. Eles sero provavelmente oriundos dos blocos de recursos, atividades e parcerias-chave. Porm, tambm ser possvel que custos de canais sejam considerados como, por exemplo, comisso de vendedores.

19

01. O MODELO DE BUSINESS MODEL GENERATION

OBSERVAO DO AUTOR
Este livro no tem como intuito substituir a leitura do livro original Business Model Generation, mas sim de complement-lo. A inteno no aprofundarmos a teoria, mas sim fazer com que leitores tenham uma maior dimenso dos diferentes tipos e padres de modelos de negcios que existem no mundo empresarial atual. Atravs dos exemplos a seguir, pretendemos expandir os conceitos de padres, demonstrando como eles permeiam as diferentes indstrias e geram inovao ao romper paradigmas antigos e visivelmente ultrapassados. Uma das maiores diculdades dos alunos participantes do nosso curso de modelagem de negcios inovadores exatamente romper padres mentais na hora de pensar em novos negcios. A maior parte deles olha o concorrente e copia criando diferenciais superciais. atravs de exemplos que conseguimos abrir suas mentes e trazer conceitos de outras indstrias para criar inovaes transformadoras. Boa Leitura!

20

02

PADRES DO BUSINESS MODEL GENERATION

02. PADRES DO BUSINESS MODEL GENERATION

Alguns modelos de negcios possuem caractersticas similares, os quais so denominados de padres. Estes podem se repetir em tipos de negcios e indstrias completamente diferentes, podendo ser mais facilmente identicados por meio da anlise do seu canvas. O que quero dizer que algumas empresas possuem o mesmo padro, porm isso passa despercebido se voc no analisar o canvas. Por exemplo, voc sabia que o Google e o Jornal Destak possuem o mesmo padro de modelo de negcios? O conceito de padres no deve servir para engessarmos nossa maneira de pensar e de criar novas empresas. Por isso, evite utilizar os padres como verdades absolutas nas quais voc deve tentar enquadrar sua empresa. Voc ver que novos padres podem surgir derivados de outros em uma constante metamorfose. Alexander Osterwalder descreve em seu livro cinco padres diferentes. So eles: 1) EMPRESAS DESAGREGADAS (unbundling) 2) CAUDA LONGA (long tail) 3) MULTI-FACES (multi-sided platforms) 4) GRATUITO (free) 5) ABERTO (open) Vamos compreend-los e conhecer alguns exemplos nos slides a seguir.

22

03

EXEMPLOS DE EMPRESAS DESAGREGADAS

03. EXEMPLOS DE EMPRESAS DESAGREGADAS

O MODELO DE EMPRESAS DESAGREGADAS (UNBUNDLING)


Unbundling um padro que nasce da compreenso de que uma empresa pode possuir trs focos: relacionamento com clientes, inovao de produtos e infraestrutura. Em grandes empresas, os trs podem coexistir, formando um modelo complexo que necessita de grandes recursos para funcionar corretamente. Por exemplo, uma empresa de telecomunicaes como a TIM possui um grande foco em infraestrutura, pois necessita de muitos recursos tecnolgicos para manter seus clientes felizes com um servio capaz de entregar voz e dados em qualquer lugar dentro de sua rea de atuao. Ela tambm precisa de foco em relacionamento, pois o grande volume de clientes precisa de atendimento e suporte via um grande call-center capaz de compreender cada necessidade ou problema de seus clientes e entregar uma resoluo em pouco tempo. Sem foco em inovao de produtos a TIM car rapidamente para trs, por isso precisa evoluir rapidamente migrando de tecnologias 2G para 3G e, em breve, para 4G. Seus pacotes de dados e pacotes de voz precisam evoluir conforme a necessidade de seus clientes que, cada vez mais, viajam pelo mundo precisando manter sua conectividade. Ou seja, um enorme esforo para manter vrios modelos de negcio dentro de um s. Por isso, importante frisar que o padro de empresas desagregadas (unbundling) s suportado por grandes empresas. No tente fazer isso em casa com sua start-up.

24

03. EXEMPLOS DE EMPRESAS DESAGREGADAS

TIM BRASIL Infraestrutura Inovao Relacionamento

tim.com.br

Manuteno de redes

Aquisio (call-center)

Marketing Fornecedores de equipamentos Voz Dados Contedo

Reteno (call-center) Clientes instalados

Lojas TIM Rede Marca Base de clientes Franqueados Publicidade Intensa

Manuteno de rede

Marketing

Voz e Dados

Outros servios

25

03. EXEMPLOS DE EMPRESAS DESAGREGADAS

TAM LINHAS AREAS Infraestrutura Inovao Relacionamento

Manuteno de aeronaves

Tam Fidelidade

tam.com.br

Fabricantes de aeronaves

Marketing Operao Viagens Entretenimento Pacotes Tursticos

Teleatendimento

Passageiros

Empresas de servios Frota de avies Marca Equipe tam.com.br Aeroportos Agncias de viagem

Manuteno e operao

Marketing

Equipe

Passagens areas

Outros servios

26

04

EXEMPLOS DE CAUDA LONGA

04. EXEMPLOS DE CAUDA LONGA

O MODELO CAUDA LONGA


um modelo que se baseia em oferecer uma grande quantidade de produtos de nicho que vendem individualmente pouco, mas que, no seu total, geram alta receita. um modelo que s possvel na internet, pois necessita de uma plataforma que disponibilize um substancial volume de produtos que possam ser facilmente acessados por milhares de clientes. Outro aspecto importante que empresas que usam esse modelo devem evitar custos de estoque que poderiam tornar o modelo nanceiramente impossvel. Por isso, a maior parte das empresas que utiliza esse modelo vende produtos digitais. Um excelente caso de cauda longa o da Lulu.com que uma editora que permite que qualquer pessoa possa publicar um livro. Se voc quer escrever um livro sobre como criar formigas africanas dentro de casa, no tem problema. Por meio de ferramentas online voc insere o contedo, faz a diagramao, cria uma capa e disponibiliza seu livro online para outras pessoas comprarem. Elas podero comprar uma cpia digital (em PDF) ou fsica que ser impresso sob demanda por um parque de impressoras de baixo custo que a Lulu.com possui. No importa se o seu livro s vai conseguir vender apenas vinte unidades. O que importa que ao permitir que qualquer um escreva um livro, milhares de tpicos que vendem poucas unidades representam um grande volume de vendas. E exatamente esse o conceito do modelo de cauda longa. Se voc quiser compreender melhor sobre este modelo recomendamos a leitura do livro A Cauda Longa escrito pelo editor-chefe da revista Wired, Chris Anderson.

28

04. EXEMPLOS DE CAUDA LONGA

LULU
Publique o seu prprio livro, sem precisar ser um autor conhecido, e coloque-o a venda online.

lulu.com

Desenvolvimento e manuteno Amplo catlogo de livros de nicho

Recomendaes

Logstica Fabricantes de impressoras

Perl Online

Leitores

Plataforma

Qualquer um pode ser um autor

lulu.com

Autores de nicho e Amadores

Biblioteca de livros

Correios

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Impresso e logstica

Comisso dos autores

Valor por livro (digital ou impresso)

29

04. EXEMPLOS DE CAUDA LONGA

MY SPACE
Divulgue o seu trabalho musical, sem precisar ser famoso, e coloque-o venda online para milhares de fs.

Comunidade Desenvolvimento e manuteno da plataforma

Plataforma para msicos & Fs

Perl Online

Segmentos de nicho

myspace.com
Produtores A banda certa para o f certo Plataforma myspace.com Bandas cadastradas Segmentos de nicho

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Comisso dos msicos / bandas

Valor por msica

30

05

EXEMPLOS DE MODELO MULTI-FACES

05. EXEMPLOS DE MULTI-FACES

O MODELO MULTI-FACES
um tipo de modelo em que dois diferentes segmentos de clientes coexistem e so interdependentes, pois a presena de um gera valor para o outro. Em alguns casos, no se cobra nada de um dos clientes como forma de atra-los para ento poder oferec-los ao outro segmento. Uma piada atual diz o seguinte sobre esse modelo: Se voc no est pagando pelo produto, voc deve ser o produto. Voc j foi surpreendido com um jornal gratuito, de formato pequeno, enquanto estava andando na rua ou parado no sinal? Provavelmente, era uma edio do Jornal Destak (ou do Metro) entregue por um dos vrios distribuidores espalhados pela sua cidade. Fala srio, nada mal receber um jornal compacto, fcil de manusear, com notcias fresquinhas e ainda por cima de graa, no mesmo?! muito importante que se entenda que o Destak tem como foco de atendimento primrio o leitor transeunte, ou seja, aquele que est em deslocamento. Por isso seu formato adequado a esse tipo de pblico. J o segmento secundrio o anunciante, quem de fato gera receita. E essa a parte mais interessante: a oferta do jornal gratuito o fato responsvel pela oferta de valor ao anunciante que paga. Esse tipo de negcio no qual dois segmentos so atendidos simultaneamente e so interdependentes conhecido como multi-faces e tambm utilizado pelo Google.

32

05. EXEMPLOS DE MULTI-FACES

DESTAK
Anuncie em tablides de alta circulao distribudos gratuitamente pelas ruas.

destak.com.br

Comercial Atendimento personalizado Anncios direcionados Distribuidores Grca Notcias gratuitas em formato de tablide Anunciantes

Jornalismo

Jornalistas

Entregadores de rua e stands Equipe de Vendas

Transeuntes

Distribuidores

Impresso

Equipe de Jornalistas e Redatores

Distribuio

Valor por centmetros quadrados

Gratuito

33

05. EXEMPLOS DE MULTI-FACES

GOOGLE
Anuncie para quem busca por assuntos relacionados ao seu negcio.

google.com

Desenvolvimento e manuteno Desenvolvimento de novos algoritmos Blogs e outros sites Anncios direcionados

Adwords platform

iGoogle

Anunciantes

Plataforma de busca e anncios Algoritmos de busca

Busca gratuita

Usurios de Internet

google.com

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Comisso dos blogueiros e sites

Leilo de Palavraschave

Gratuito

34

05. EXEMPLOS DE MULTI-FACES

PLAYSTATION 3
A melhor plataforma para jogadores hardcores.

us.playstation.com

Desenvolvimento e manuteno do PS3 Network Desenvolvimento de novas verses do console Console de Alta Performance

PS3 Network Jogadores Hardcores

Marketing

Usurios do console Marca Varejos online e oine

Desenvolvedores de jogos

Plataforma PS3 e Network

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Marketing

Venda do console com perda

Royalties

35

05. EXEMPLOS DE MULTI-FACES

21212 ACELERADORA DIGITAL


A maneira mais avanada de acelerar startups digitais no Brasil.

21212.com

Ensino e Mentoria Divulgao e Eventos Seleo / Entrevistas Patrocinadores Oportunidades de investimento em startups com menor risco Espao de Coworking Suporte para criar sua startup em menor tempo e com menor risco

Acompanhamento personalizado Startups Digitais

Atendimento personalizado

Equipe

Webiste Coworking

Investidores

Eventos Mentores

Assessoria de Imprensa

Espao de Coworking

Equipe

Divulgao e Eventos

Venda do Share nas Stratups (20%)

Cotas de Patrocnio

36

06

EXEMPLOS DE MODELO GRATUITO

06. EXEMPLOS DE MODELO GRATUITO

O MODELO GRATUITO
o modelo em que uma empresa oferece um produto ou servio gratuito continuamente como forma de atrair usurios. O modelo busca converter parte destes usurios em pagantes em troca de benefcios maiores (premium) do que os ofertados gratuitamente. Por isso, esse modelo tambm conhecido como Freemium, resultante da juno das palavras Free + Premium. O Dropbox revolucionou a vida dos usurios de computador no mundo todo ao oferecer um servio de armazenamento de dados na nuvem, permitindo que sincronizassem e compartilhassem pastas entre diferentes dispositivos. De acordo com seu fundador, Drew Houston, a idia surgiu depois de vrias vezes esquecer seu pen drive quando estudava no MIT. Ele comeou a desenvolver uma tecnologia que resolvesse essa situao para si mesmo, mas depois percebeu que poderia beneciar outros que tinham o mesmo problema. O Dropbox opera no modelo conhecido como Freemium, semelhante ao Skype, Evernote e Pandora. Ele oferece uma conta gratuita de 2 GB e contas pagas de 50 GB, 100 GB, e uma conta de equipe de 350 GB. A conta gratuita e a conta paga so idnticas em todos os aspectos, exceto para a quantidade de espao de armazenamento oferecido. Fornecer contas gratuitas para usurios custa muito dinheiro para Dropbox, mas este o seu custo de marketing, uma vez que a gratuidade a grande responsvel pela atrao dos usurios.

38

06. EXEMPLOS DE MODELO GRATUITO

DROPBOX
Sincronize seus arquivos entre diversos dispositivos e livre-se do seu pen-drive.

Gateway de pagamento

Desenvolvimento e manuteno

dropbox.com

Sincronizao de arquivos entre dispositivos

Perl / Login Usurios de internet em todo mundo

Amazon S3

Desenvolvedores Plataforma Armazenamento

Sincronizao de mais arquivos (50 a 350 GB)

Loop Viral

Pessoas que querem fazer ligaes telefnicas Dropbox.com

Dropbox App

Equipe de Desenvolvimento

Armazenamento

Gratuito

Mensalidades

39

06. EXEMPLOS DE MODELO GRATUITO

SKYPE
Ligaes gratuitas pela internet ou DDD e DDI para xos e celulares por um preo menor do que sua operadora.

skype.com
Gateway de pagamento

Desenvolvimento de Software

Perl / Login Ligaes gratuitas pela internet Usurios de internet em todo mundo

Empresas de Telecom Desenvolvedores Plataforma Skype

Ligaes mais baratas para telefones xos e celulares

Pessoas que querem fazer ligaes telefnicas

Skype.com

Equipe de Desenvolvimento

Tarifas das Empresas de Telecom

Gratuito

Skype-out e Skype-in

40

06. EXEMPLOS DE MODELO GRATUITO

EVERNOTE
Guarde e lembre-se de tudo o que desejar.

evernote.com
Gateway de pagamento

Desenvolvimento e manuteno

Perl / Login Seu segundo crebro Usurios de internet em todo mundo

Outros fabricantes de software

Desenvolvedores Plataforma Armazenamento

Seu segundo crebro turbinado

Evernote.com Evernote App (no seu laptop, tablet ou celular) Aplicativos parceiros

Usurios que querem organizar muuuitas informaes

Equipe de Desenvolvimento

Servidores e Armazenamento

Gratuito

5 dlares por ms

41

06. EXEMPLOS DE MODELO GRATUITO

MAILCHIMP
Crie e envie e-mail marketing e newsletters de maneira simples.

mailchimp.com

Gateway de pagamento

Desenvolvimento e manuteno

Newsletters bonitas, fceis, rastreveis e integrveis (At 12.000 disparos por ms)

Perl / Login

Usurios de internet em todo mundo

Outros fabricantes de software

Desenvolvedores

Newsletters bonitas, fceis, rastreveis e integrveis (volumes maiores de disparo)

Mailchimp.co m

Pessoas que querem enviar maiores volumes de newsletters

Plataforma

Mailchimp App (no seu tablet ou celualr)

Equipe de Desenvolvimento

Servidores

Gratuito

Mensalidade por volume de assinantes e disparos

42

07

EXEMPLOS DE MODELO ABERTO

07. EXEMPLOS DE MODELO ABERTO

O MODELO ABERTO
So modelos em que a oferta de valor vem em parte de parceiros / clientes externos organizao. Podemos dizer que ele equivalente ao crowdsourcing ou ao marketplace - modelos que abordaremos mais para frente. Imagine que voc presidente de uma grande indstria farmacutica que gera lucros a partir de descobertas cientcas de novas frmulas de medicamentos. Voc destina montantes massivos de dinheiro para sua rea de P&D (pesquisa e desenvolvimento) para manter os laboratrios e um time renomado de pesquisadores. Entretanto, voc est limitado quantidade de recursos e ao nmero de cientistas que possui. Mas agora imagine que da noite pro dia um site permitisse que voc tivesse acesso a milhares de cientistas ao redor de todo o mundo, sem ter que pagar salrios xos e ter laboratrios para todos eles ao mesmo tempo. O Innocentive.com um site que traz exatamente esse milagre. Atravs de uma plataforma online voc pode lanar desaos (ex: descobrir uma enzima que seja capaz de quebrar molculas de protena para tratar um tipo especco de cncer) oferecendo prmios de alto valor (porm ainda mais barato do que ter vrios cientistas contratados). Se um cientista encontrar a soluo, pronto! Voc paga o prmio e aproveita a soluo para gerar novos medicamentos que iro render muitos milhes em faturamento. Esse o conceito do modelo aberto, valor gerado por quem esta de fora da empresa. Nesse caso, o Innocentive gera valor para a farmacutica por meio de recursos que no fazem parte de sua estrutura, pois so cientistas que esto espalhados por todo o mundo.

44

07. EXEMPLOS DE MODELO ABERTO

INNOCENTIVE
Utilize uma ampla rede de cientistas para encontrar solues para seus problemas.

innocentive.com

Administrao de Plataforma Universidades Atendimento dedicado Buscadores

Busca por solucionadores

Ampla base de cientistas

Escritrio de Marcas e Patentes Plataforma

Acesso a desaos de inovao com recompensa innocentive.com

Solucionadores

Cadastro de cientistas

Administrao da plataforma

Busca por solucionadores

Taxa de publicao do desao + Percentual sobre prmio

Gratuito

45

07. EXEMPLOS DE MODELO ABERTO

IDEAKEN
Utilize uma ampla rede de pessoas para inovar.

Administrao de Plataforma Atendimento dedicado Buscadores

ideaken.com
Escritrio de Marcas e Patentes

Busca por solucionadores

Ampla base de criativos

Plataforma

Acesso a desaos de inovao com recompensa ideaken.com

Solucionadores

Cadastro de solucionadores

Administrao da plataforma

Busca por solucionadores

Taxa de publicao do desao + Percentual sobre prmio

Gratuito

46

08

PADRES OBSERVADOS PELA LUZ

02. OS PADRES DE MODELOS

MODELOS OBSERVADOS PELA LUZ CONSULTORIA


Depois de mais de trs anos prestando consultoria em modelagem de negcios e um ano analisando quase que semanalmente diferentes modelos em nosso blog para empreendedores, podemos armar com segurana que existem inmeros outros modelos possveis. Muitos deles talvez no possam ser denominados de padres. Talvez sejam apenas derivaes dos padres j discutidos no Business Model Generation, mas podem servir de inspirao para inovar em diferentes indstrias. Alguns, de fato, j so velhos conhecidos, presentes h muitos anos no meio empresarial, mas que, se reaplicados em diferentes indstrias, podem gerar inovaes disruptivas e mudar completamente o seu mercado. Para classic-los, por vezes utilizamos os nomes j conhecidos no mercado e por outras criamos denominaes completamente novas. Dentre outros esto os seguintes: Private Club Discount Club, Fractional Ownership, Crowdfunding, Crowddemanding, Crowdlearning, Crowdknowledge, Creative Competition, Mass Customization, Marketplace, Group Buying, Product Subscription, Rent Subscription, Lead-generation. Apesar de termos criados nomes em ingls, utilizamos denominaes em portugus, ao longo do livro. Vamos compreend-los?

48

09

EXEMPLOS DE ALUGUEL POR ASSINATURA

09. EXEMPLOS DE ALUGUEL POR ASSINATURA

O MODELO DE ALUGUEL POR ASSINATURA (RENT SUBSCRIPTION)


O modelo de aluguel por assinatura foi criado a partir da adoo da mensalidade como forma de gerar uxo de receitas em empresas que trabalham essencialmente com locao. Voc j passou por aquela situao na qual, no caminho de volta do trabalho, vai na locadora e pega um lme para poder relaxar um pouco antes de dormir? Mas a, quando chega em casa toma um banho, janta e dorme no sof!? No dia seguinte, v aquele DVD em cima da mesa e pensa Ah no, vou ter que pagar mais um dia de locao!. Tem gente que prefere at devolver o lme sem assisti-lo s para no ter que pagar por mais esse dia! Pensando nisso, uma empresa americana chamada Netix resolveu ignorar o antigo paradigma de locao de lmes por dirias e passou a cobrar uma assinatura mensal aos seus clientes. No modelo da Netix, um cliente pode car com um, dois ou trs DVDs em casa por vez e trocar por outros sempre que desejar, sem pagar nada a mais por isso. A qualidade da experincia do usurio aumentou signicativamente ao mesmo tempo em que o uxo de caixa tornou-se mais estvel. No modelo Netix o usurio lucrativo se alugar at 7 DVDs por ms. E qual a mdia? A mdia de um usurio ca entre 2 ou 3 DVDs por ms. Anal, sem pressa para ter que devolver, as pessoas cam mais tempo com o lme em casa. Em seguida, uma srie de empresas veio a reboque utilizando este conceito para outros tipos de produtos como bolsas, udio-livros e etc.

50

09. EXEMPLOS DE ALUGUEL POR ASSINATURA

NETFLIX - 1a. Fase


Alugue ilimitado de lmes, sem sair de casa, nem multas, nem custos adicionais.

netix.com

Desenvolvimento e manuteno

Recomendaes

Logstica Produtoras e Distribuidoras Aluguel ilimitado de lmes, sem sair de casa, nem multas, nem custos adicionais

Perl Online

Cinlos

Plataforma

Netix.com

Pessoas que gostam de comodidade

DVDs

Correios

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Logstica

Aquisio e Reposio de DVDs

Assinatura Mensal

51

09. EXEMPLOS DE ALUGUEL POR ASSINATURA

AUDIBLE
Escute best-sellers em formato de audiobook em qualquer hora ou lugar.

audible.com
Desenvolvimento e manuteno

Recomendaes

Produtoras e Distribuidoras

Perl Online Escute um bestseller em qualquer hora ou lugar

Leitores de Livros

Fabricantes de Mobile Devices Plataforma

Audible.com

Pessoas que passam muito tempo se deslocando

Livros em formato audio

Mobile Devices

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Storage

Assinatura Mensal

52

09. EXEMPLOS DE ALUGUEL POR ASSINATURA

AVELLE
Aluguel de bolsas, sem sair de casa, nem multas e nem custos adicionais.

avelle.com

Desenvolvimento e manuteno

Recomendaes

Logstica Fabricantes / Marcas de bolsas e acessrios Aluguel de bolsas, sem sair de casa, nem multas, nem custos adicionais

Perl Online

Mulheres que se cansam com facilidade de suas bolsas e acessrios

Plataforma Avelle.com Bolsas e Acessrios

Mulheres com oramento limitado

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Logstica

Aquisio e Reposio de Bolsas Acessrios

Assinatura Mensal

53

10

EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

O MODELO DE ASSINATURA DE PRODUTOS (PRODUCT SUBSCRIPTION)


O modelo de assinatura de produtos aquele em que o produto recebido periodicamente por meio do pagamento de uma mensalidade (ou assinatura). Ele se encaixa perfeitamente para produtos que so comprados com freqncia, pois precisam ser repostos de tempos em tempos ou pois consumimos diariamente. Em 1994, quando o recm-formado economista Samy Liechti foi convidado por seu chefe para participar de um encontro com clientes japoneses em Zurique, ele no sabia que esse dia iria mudar sua vida. Depois de uma reunio produtiva, os japoneses o convidaram para uma cerimnia de ch. A tradio exige que voc tire os sapatos para tais ocasies. Foi a que um erro to vergonhoso cou ntido: as duas meias usadas por Samy eram diferentes, em idade e estilo. Uma era preto profundo e de tecido suave, a outra velha e de tecido riscado, com um pequeno furo no dedo do p. A situao embaraosa fez Samy Liechti reetir sobre como gerenciar o seu problema pessoal de meias e evitar situaes semelhantes no futuro. Em 1999, nascia a assinatura de meias, pelo seu site blacksocks.com, onde um executivo que dependesse diariamente de meias pretas poderiam escolher assinaturas que lhe entregassem 3 pares de meias, 3, 4 ou 6 vezes ao ano. O negcio foi um sucesso muito maior do que se esperava. Hoje so mais de 40.000 clientes em 74 pases diferentes. Mas interessante observar que alguns negcios fogem a esta regra e fazem sucesso entregando periodicamente produtos a pessoas consumistas, como, por exemplo, a Shoedazzle que entrega mensalmente sapatos femininos para suas assinantes. No um item de necessidade bsica, mas as mulheres adoram serem surpreendidas com sapatos novos todos os meses

55

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

BLACK SOCKS
Entrega peridica e programada de meias masculinas de alto padro

blacksocks.com

Compras Perl Online Gesto do Site Fbricas de Meias Logstica Entrega peridica e programada de meias pretas de alto padro Transportadora Website blacksocks.com Estoque Executivos que usam terno com frequncia sem tempo ou pacincia para compras

Compras

Logstica

Manuteno do Site

Assinatura mensal ou anual

56

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

MANPACKS
Entrega peridica e programada de cuecas, meias e camisetas.

manpacks.com

Compras Perl Online Gesto do Site Fbricas / Marcas de vesturio Logstica Entrega peridica e programada de cuecas, meias e camisetas Transportadora Website Manpacks.com Estoque Homens sem tempo ou pacincia para compras

Namoradas e esposas que gostam de parceiros com roupas em bom estado

Compras

Logstica

Manuteno do Site

Assinatura mensal ou anual

57

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

SHOEDAZZLE
Entrega peridica e programada de sapatos, bolsas e bijuterias.

shoedazzle.com
Fbricas / Marcas de sapatos, bolsas e bijuterias

Compras Perl Online Gesto do Site Logstica Entrega peridica e programada de sapatos, bolsas e bijuterias Mulheres que gostam de comodidade Shoedazzle.com Estoque Mulheres que gostam de novidades e surpresas

Transportadora

Website

Compras

Logstica

Manuteno do Site

Assinatura mensal ou anual

58

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

TOYS4TAILS
Perfeito para donos de animais que gostam de mimar seus animais de estimao com presentes.

toys4tails.com

Compras Perl Online Gesto do Site Fbricas / Marcas de vesturio Logstica Entrega peridica e programada de birnquedos para animais domsticos Donos de animais de estimao que gostam de mim-los

Transportadora Website toys4tails.com Estoque

Compras

Logstica

Manuteno do Site

Assinatura mensal ou anual

59

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

DOORSTEP DAIRY
Imagine todos os dias receber leite fresco na porta da sua casa, que nem acontecia no passado.

Fracionamento Perl Online Gesto do Site

doorstepdairy.com
Produtores de Leite

Logstica Entrega diria leite fresco Pessoas que bebem leite diariamente

Website doorstepdairy.com Fbrica

Compras

Logstica

Manuteno do Site

Assinatura mensal

60

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

CLUBE DA MESA
O clube da mesa lhe envia de 4 a 6 garrafas por ms de vinhos com o seu estilo para voc apreciar.

sociedadedamesa.com.br
Gesto do Site Perl Online Logstica Produtores de vinho Entrega mensal de vinhos Pessoas que amam vinho

Website

sociedadedamesa .com.br

Compras

Logstica

Manuteno do Site

Assinatura mensal

61

10. EXEMPLOS DE ASSINATURA DE PRODUTOS

PRESERVE
Sua escova de dentes sempre em bom estado.

preserveproducts.com

Gesto do Site Perl Online Logstica Entrega programada de escovas de dente Mes preocupadas com a qualidade da escovao de sua famlia

Fabricantes

Website preserveproducts .com Fbrica

Pessoas ecologicamente conscientes

Compras

Logstica

Manuteno do Site

Assinatura mensal

62

11

EXEMPLOS DE ISCA E ANZOL

11. EXEMPLOS DE ISCA E ANZOL

O MODELO DE ISCA E ANZOL (BAIT & HOOK)


O Modelo Isca e Anzol utilizado por empresas que oferecem uma plataforma com preo atraente, mas que lhe prende com recargas especcas e caras. O exemplo mais antigo que temos da Gillete com seus aparelhos de barbear com preos convidativos e recargas de lminas com preos astronmicos. Algumas empresas copiaram o modelo em outros ramos como, por exemplo, a HP com suas impressoras e cartuchos. Mais recentemente a Nespresso fez o mesmo no mercado de cafs. A partir do momento em que se compra uma mquina da Nespresso voc ca preso a um formato patenteado de cpsulas que possui altas margens. Ou seja, no na mquina que se ganha dinheiro, mas sim na venda do caf contido dentro das cpsulas. Se voc abrir vrias cpsulas para encher um pacote de meio quilo de caf Pilo e comparar o preo vai cair para trs. Cada capsula contm cerca de 5,5 gramas e custa, em mdia, R$ 2,50 cada! Isso equivale a R$ 225,00 por meio quilo (contra R$ 8,00 do caf Pilo)!!!! Esse modelo foi descrito no livro Business Model Generation como uma derivao do modelo freemium. Ns preferimos destac-lo como um modelo a parte. ;p

64

11. EXEMPLOS DE ISCA E ANZOL

NESPRESSO
O melhor caf espresso sem trabalho nem sujeira dentro da sua casa

Fabricao de cpsulas Patentes Logstica O melhor caf espresso sem trabalho nem sujeira dentro da sua casa Varejos Parceiros Lojas Nespresso Fbrica Nespresso .com Pessoas tecnolgicas Nespresso Club Pessoas de alto padro social

nespresso.com

Fbrica chinesa (fabricao das mquinas)

Produtores de Caf

Contrato com George Clooney

Publicidade

Fabricao

Logstica

Venda com baixa margem das mquinas

Venda com altssima margem de caf (capsulas)

65

11. EXEMPLOS DE ISCA E ANZOL

HP PRINTERS
Conabilidade e qualidade em impresses.

Fabricao de cpsulas

hp.com.br
Fbricas chinesas

P&D Conabilidade e Qualidade em impresses

Empresas

Pessoas Engenheiros Varejos Parceiros

Marca

Lojas Virtuais

Publicidade

Fabricao

Logstica

Venda com baixa margem de impressoras

Venda com altssima margem de tinta / toner

66

11. EXEMPLOS DE ISCA E ANZOL

GILETTE SHAVERS
Seu barbear perfeito.

gilette.com

Fabricao de lminas Patentes Logstica Transportadoras A melhor experincia em barbear Homens Nespresso Club

Marca Supermercados e farmcias Fbrica

Publicidade

Fabricao

Logstica

Venda nica de baixa margem do aparelho

Venda recorrente de altssima margem das lminas

67

12

EXEMPLOS DE CUSTOMIZAO EM MASSA

12. EXEMPLOS DE CUSTOMIZAO EM MASSA

O MODELO DE CUSTOMIZAO EM MASSA (MASS CUSTOMIZATION)


O Modelo de Customizao em Massa possvel atravs do uso de tecnologia que: 1) D poder ao usurio / cliente para criar seu prprio produto com a customizao que desejar. 2) Permite a fabricao de itens exclusivos com base no desejo do usurio sem encarecer o preo. Por isso, empresas que realizam mass customization possuem uma interface de customizao amigvel na internet e uma verticalizao da sua produo. Um bom exemplo a empresa Blank Label que, atravs de seu site, permite que qualquer pessoa possa criar camisas com suas medidas escolhendo tipo de gola, tipo de punho, formato da camisa, tecido do bolso, tipo de boto e assim por diante. Ao nalizar o pedido e realizar o pagamento, o sistema do site se comunica automaticamente com a linha de produo que costura a camisa, embala e envia por correio para o cliente. Uma maravilha, no mesmo? Praticamente um alfaiate express! Desta maneira, o Blank Label consegue criar um sistema de customizao de alta escalabilidade.

69

12. EXEMPLOS DE CUSTOMIZAO EM MASSA

BLANK LABEL
Desenhe voc mesmo sua prxima camisa online do jeito que quiser.

blanklabel.com

Manuteno do sistema Perl Online Fabricao Fabricantes de tecidos Compras Desenhe voc mesmo sua prxima camisa Transportadora Sistema online blanklabel.com Fbrica Homens Vaidosos

Produo

Logstica

Manuteno do sistema

Venda de camisas personalizadas

70

12. EXEMPLOS DE CUSTOMIZAO EM MASSA

SHOES OF PREY
Desenhe voc mesmo seu prximo sapato online.

shoesofprey.com

Manuteno do sistema Perl Online Fabricao Fabricantes insumos Compras Desenhe voc mesmo o seu sapato Transportadora Sistema online shoesofprey.com Fbrica Mulheres Criativas

Produo

Logstica

Manuteno do sistema

Venda de sapatos personalizados

71

12. EXEMPLOS DE CUSTOMIZAO EM MASSA

CEREALIZE
Crie voc mesmo suas barras de cereal.

Manuteno do sistema Perl Online Fabricao Fabricantes insumos

cerealize.com

Compras Crie suas barras de cereal online

Pessoas que curtem alimentao saudvel

Transportadora Sistema online cerealize.com Fbrica

Produo

Logstica

Manuteno do sistema

Venda de barras de cereal personalizadas

72

13

EXEMPLOS DE PROPRIEDADE FRACIONADA

13. EXEMPLOS DE PROPRIEDADE FRACIONADA

O MODELO DE PROPRIEDADE FRACIONADA (FRACTIONAL OWNERSHIP)


J pensou poder usar um helicptero todos os dias para ir e voltar do trabalho, pagando apenas 10% do seu valor de mercado? E melhor ainda, ter uma empresa para fazer toda a gesto deste equipamento, sem que voc tenha que se preocupar com manuteno, hangar, seguro, pilotos e etc. Pois esse tipo de situao existe e conhecida como propriedade fracionada um sistema de compartilhamento que invadiu o mercado de luxo e hoje existe tambm para jatinhos, manses de veraneio e carros esportivos. O interesse por esse modelo ocorre at mesmo por aqueles que tem dinheiro para comprar mais de 10helicpteros, mas sabe que o custo de possuir um equipamento desses alto, principalmente quando o seu uso no passa de uma ida e volta diria ao trabalho alm de uma ou duas viagens por ms. Vamos entender como funciona: 1)A pessoa (ou empresa) deve comprar uma cota, que equivale a 10% da propriedade da aeronave. 2) Mensalmente, o cotista paga uma taxa xa referente aos custos de uso do hangar, seguro, piloto e despesas administrativas mais uma taxa varivel que inclui os custos do combustvel e de manuteno, proporcional ao tempo de vo utilizado. 3) Cada cotista tem sua disposio, a qualquer momento, dez horas de vo por ms. Isso tempo suciente, por exemplo, para quem faz diariamente o trajeto entre a Avenida Paulista e Alphaville (14 minutos, ida e volta), restando ainda trs horas (para viagens ou outros ns). Para se ter uma idia de valores, em um R44 Raven, o modelo mais barato (quatro lugares e velocidade mxima de 210 km/h), o cliente paga aproximadamente US$ 63 mil para adquirir a cota e, mensalmente, ter a taxa xa de cerca de US$ 2.500, e a varivel de US$ 380.

74

13. EXEMPLOS DE PROPRIEDADE FRACIONADA

HELISOLUTIONS
Tenha o seu prprio helicptero por 1/10 do preo de um novinho em folha.

helisolutions.com

Atendimento Manuteno Operao Fabricantes de helicpteros Seu prprio helicptero por 1/10 do custo Atendimento personalizado

Executivos / Empresrios com necessidade de transporte rpido e seguro Equipe comercial Website

Frota de Helicpteros

Pilotos

Assessoria de Imprensa

Seguro Manuteno Pilotos

Combustvel

Taxa Fixa

Taxa Varivel

75

13. EXEMPLOS DE PROPRIEDADE FRACIONADA

NETJETS
Todos os benefcios de um jato particular por uma frao do custo.

netjets.com

Atendimento Manuteno Operao Fabricantes de jatos executivos Todos os benefcios de um jato particular por uma frao do custo Equipe comercial Website Pilotos Assessoria de Imprensa Atendimento personalizado

Executivos / Empresrios com necessidade de viagens areas

Frota de jatos

Seguro Manuteno Pilotos

Combustvel

Taxa Fixa

Taxa Varivel

76

13. EXEMPLOS DE PROPRIEDADE FRACIONADA

ECURIE25
Os carros mais desejados do mundo a sua disposio em localidades mltiplas.

Atendimento

ecurie25.com
Fabricantes de carros esportivos de alto luxo Operao

Manuteno Os carros mais desejados do mundo a sua disposio em localidades mltiplas

Atendimento personalizado

Executivos / Empresrios com necessidade de transporte rpido e seguro Equipe comercial Website

Frota

Mecnicos

Assessoria de Imprensa

Seguro Manuteno Mecnicos

Taxa Fixa

Taxa Varivel

77

14

EXEMPLOS DE PROPRIEDADE COMPARTILHADA

14. EXEMPLOS DE PROPRIEDADE COMPARTILHADA

O MODELO DE PROPRIEDADE COMPARTILHADA (PROPERTY SHARING)


O modelo de propriedade compartilhada aproveita recursos ociosos para gerar benefcios para dois grupos de pessoas: quem possui o recurso e quem gostaria de utiliz-lo por um perodo determinado. Voc faz parte do grupo que possui um carro que ca parado na garagem a maior parte do tempo? Ou voc est no grupo dos que venderam seu carro, mas volta e meia fariam uso de um por um curto perodo de tempo? Pois o compartilhamento de automveis j uma realidade que vem resolvendo a vida de ambos os grupos. O site get around ajuda a conectar quem tem um carro de bobeira com quem precisa um carro por curtos perodos de tempo. Mas qual o benefcio disso? 1) Para o dono do carro - uma remunerao pelo tempo de locao do carro. 2) Para quem o utiliza - um aluguel mais barato e simples de realizar. Assim, com um discurso do melhor uso de recursos e menor impacto natureza. Porm, o compartilhamento de propriedade tambm pode ser interessante para um clube restrito de milionrios. O 3rd Home um clube exclusivo para quem possui propriedades de veraneio com valor acima de um milho de dlares que pagam uma taxa para poderem trocar seus imveis para curtirem frias ao redor do mundo. Se hospedar ao redor do mundo em propriedades maravilhosas por uma mera taxa de 475 dlares por troca no nada mal, no acha?

79

14. EXEMPLOS DE PROPRIEDADE COMPARTILHADA

GET AROUND
Facilitando o compartilhamento de carros entre pessoas de uma mesma cidade.

getaround.com

Manuteno do sistema Suporte a usurios e sinistros Seguradoras

Ganhe dinheiro alugando seu carro

Comunidade online Donos de carros

Conectar donos de carros a pessoas que precisam de um carro por meio de um sistema rpido e seguro Sistema online Cadastro de usurios e carros Getaround car kit Alugue um carro de algum prximo a voc getaround.com

Pessoas que precisam de um carro por um curto perodo

aplicativo get around

Manuteno do sistema

Seguro

Remunerao de donos de carros

Taxa por hora ou por dia

80

14. EXEMPLOS DE PROPRIEDADE COMPARTILHADA

3RD HOME
Hospede-se em casas de veraneio de alto luxo ao redor do mundo por uma pequena taxa.

3rdhome.com

Manuteno do sistema Atendimento personalizado Empresas de concierge Suporte a usurios Conectar donos de casas de veraneiro ao redor do mundo de alto luxo para se hospedarem em alto padro por menor custo

Donos de casas de veraneio de alto luxo

Seguradoras

Sistema online 3rdhome.com Cadastro de usurios e casas

Manuteno do sistema

Seguro

Remunerao de donos de carros

Anuidade

Taxa a cada troca

81

15

EXEMPLOS DE CROWDSOURCING E DERIVADOS

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

O MODELO DE CROWDSOURCING
O crowdsourcing vem causando inovaes disruptivas no mercado. O termo vem de duas palavras inglesas: crowd (pblico ou massa) e source (fonte). Isto , o pblico ou a massa fornece seu conhecimento tcnico e tempo para a empresa. Um bom exemplo so plataformas de concorrncia criativa como a We Do Logos. Atravs de sua plataforma, qualquer pessoa pode fazer uma oferta para contratar servios de design que sero disputados por prossionais cadastrados (atualmente mais de 10.000 designers). O cliente tem a possibilidade de ver uma verso em baixa resoluo das logomarcas antes de escolher e pagar o designer vencedor, tudo atravs de uma plataforma online. A maior parte dos servios oferecidos so de identidades visuais, seguido por papelaria, websites e fundo de blogs. Enquanto em um escritrio de design convencional todos so contratados com carteira assinada (e arca-se com todos os encargos trabalhistas), na We Do Logos mais de 10.000 designers esto disponveis para atender s propostas dos clientes e desenvolver seus trabalhos sem custo xo algum. Caso eles ganhem a concorrncia criativa, eles recebem. Isso gera uma estrutura de custos muito baixa, aumenta em muito a variedade de opes que o cliente receber e torna o negcio muito mais escalonvel. Fora isso, os prprios designers se tornam advogados da marca e a divulgam em seus blogs, faculdades e networking em geral.

83

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

OS DERIVADOS DO MODELO DE CROWDSOURCING


O crowd-sourcing possui tantas possibilidades que uma srie de modelos derivados do seu conceito surgiram. So eles: 1) Crowd-Creativity - Tambm conhecido como concorrncias criativas, as empresas que usam o crowdcreativity aproveitam a massa para criar logotipos, slogans, nomes e etc. 2) Crowd-Demanding - So empresas que usam a fora da massa para demandar eventos e/ou aes por parte de rgos governamentais. 3) Crowd-Funding - Esse modelo aproveita a fora da massa para nanciar novos projetos por meio de microdoaes ou micro-emprstimos. 4) Crowd-Labor - uma nova forma de recrutar e selecionar freelancers ao redor de todo o mundo para realizar trabalhos especcos. 5) Crowd-Knowledge - Uma maneira de aproveitar o conhecimento da massa para extrair informaes e insights sobre inmeros assuntos. 6) Crowd-Learning - Utiliza a massa como fonte de ensino geralmente em relao a assuntos especcos ou com alta demanda de mercado. Vamos aos exemplos!

84

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

WE DO LOGOS - CROWD CREATIVITY


Servios de design com sortimento de opes e garantia de satisfao.

wedologos.com.br
Gateway de pagamento

Administrao de Plataforma Atendimento Divulgao online Empresa de Marketing Digital Cadastro de Designers Escritrio de Marcas e Patentes Plataforma de Concorrncia Criativa

Servios de Design com sortimento de opes e garantia

Atendimento telefnico, via chat e e-mail

Micro e Pequenas Empresas

Conectar Micro e Pequenas Empresas com designers por meio de concorrncia criativa

Designers

Acesso a concorrncia de servios de design

wedologos.com

Divulgao

Equipe de Atendimento

Remunerao dos Designers

Pacotes de Servios de Design

Upsell de opcionais

85

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

CAMISETERIA - CROWD CREATIVITY


Camisetas com estampas exclusivas escolhidas por meio de votao.

camiseteria.com.br
Administrao de Plataforma Confeco Votao e compra de camisetas com design exclusivo Comunidade Consumidores

Correios Plataforma

Conectar Designers e Consumidores por meio de votao

Designers

Marca

Acesso a consumidores e boa remunerao por estampa

camiseteria .com.br

Confeco

Equipe interna

Remunerao dos Designers

Venda de camisetas

86

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

VAMOS TRAZER - CROWD DEMANDING


Seu artista favorito em sua cidade.

Administrao de Plataforma

vamostrazer.com.br

Relacionamento com artistas e produtores Gateway de pagamento

Ver o show de seu artista favorita em sua cidade

Efeito de Rede

Fs

Realizao de shows

Artistas

Equipe Menor risco de baixas bilheterias Plataforma

vamostrazer .com.br Produtores redes sociais

Equipe

Manuteno da plataforma

Comisso sobre vendas de ingressos

87

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

CHANGE.ORG - CROWD DEMANDING (ENGAGEMENT)


Consiga mudar o mundo para melhor.

Administrao de Plataforma

change.org
ONGs

Mobilize milhares de pessoas para apoiar sua petio

Efeito de Rede

Cidados e Empresas que querem mudar o mundo

Equipe

Acesso a peties com grande nmero de pessoas apoiando

Mdia change.org

Plataforma

redes sociais

Equipe

Manuteno da plataforma

Gratuito

Valor por apoiador (para empresas que querem engajamento turbinado)

88

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

KICKSTARTER - CROWD FUNDING


Dinheiro para voc tirar sua idia do zero.

Administrao de Plataforma

kickstarter.com
Gesto nanceira Gateway de pagamento

Dinheiro para voc tirar sua idia do zero

Empreendedores ou artistas

Ajude novos talentos e ganhe agredecimentos exclusivos Plataforma kickstarter.com

Pessoas que querem apoiar quem manda bem

Taxas nanceiras

Administrao da Plataforma

% sobre dinheiro captado

Gratuito

89

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

CATARSE - CROWD FUNDING


Financie projetos de maneira colaborativa e torne-se parte de algo maior.

catarse.me

Administrao de Plataforma Dinheiro para voc tirar sua idia do zero

Gesto nanceira Gateway de pagamento

Empreendedores ou artistas

Ajude novos talentos e ganhe agredecimentos exclusivos Plataforma catarse.me

Pessoas que querem apoiar quem manda bem

Taxas nanceiras

Administrao da Plataforma

% sobre dinheiro captado

Gratuito

90

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

ELANCE - CROWD LABOR


Tenha acesso a uma rede mundial de talentos para realizar trabalhos de curto prazo.

elance.com

Administrao de Plataforma Atendimento Gesto Financeira Gateway de pagamento Acesso a trabalhos de curto prazo elance.com Plataforma Programa de aliados Freelancers Acesso instantneo a talentos Perl online / reputao Micro e Pequenas Empresas

Divulgao

Equipe de Atendimento

Remunerao dos Designers

Percentual sobre pagamentos aos freelancers

91

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

GET NINJAS - CROWD LABOR


Tenha acesso a uma rede mundial de talentos para realizar trabalhos de curto prazo.

getninjas.com.br

Administrao de Plataforma Atendimento Gesto Financeira Gateway de pagamento Acesso a trabalhos de curto prazo elance.com Plataforma Programa de aliados Freelancers Acesso instantneo a talentos Perl online / reputao Micro e Pequenas Empresas

Divulgao

Equipe de Atendimento

Remunerao dos Designers

Percentual sobre pagamentos aos freelancers

92

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

PATIENTS LIKE ME - CROWD KNOWLEDGE


Insights sobre tratamentos de doenas com base na troca de experincias entre pacientes.

patientslikeme.com

Administrao de Plataforma Insights para pesquisas e desenvolvimento de novos tratamentos Perl online Laboratrios Farmacuticos

Comercial

Mdicos especialistas Pacientes (pessoas com algum tipo de doena) patientslikeme .com

Troca de experincias entre pacientes com a mesma doena Plataforma

Plataforma

Comercial

Valor por relatrio

93

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

TRENDWATCHING - CROWD KNOWLEDGE


Insights sobre tendncias de consumo / negcios provido por uma rede mundial de observadores.

Administrao de Plataforma

trendwatching.com
Confeco de relatrios

Relatrios de tendncias de consumo / negcios de todo o mundo

E-mail mkt Empresas

Plataforma Lista de Observadores

Presentes e reconhecimento em relatrios

happyspotting .com trendwatching .com springwise .com

Observadores ao redor do mundo

Plataforma

Equipe interna

Valor por relatrio

94

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

SKILLSHARE - CROWD LEARNING


Aprenda qualquer coisa de qualquer um.

skillshare.com
Administrao de Plataforma Ampla rede de professores ensinando conhecimentos especcos Comunidade Alunos

Plataforma Lista de Professores

Ampla rede de alunos interessados em aprendizados especcos

Professores

skillshare.com

Plataforma

Repasse para professores

Taxa sobre valor da aula

Valor por aula

95

15. EXEMPLOS DE CROWDSOURCING

BETTERFLY - CROWD LEARNING


Aprenda qualquer coisa de qualquer um.

bettery.com
Administrao de Plataforma Ampla rede de professores ensinando conhecimentos especcos Comunidade Alunos

Plataforma Lista de Professores

Ampla rede de alunos interessados em aprendizados especcos

Professores

bettery.com

Plataforma

Repasse para professores

Taxa sobre valor da aula

Valor por aula

96

16

EXEMPLOS DE FEIRA-LIVRE

16. EXEMPLOS DE FEIRA-LIVRE

O MODELO DE FEIRA-LIVRE (MARKETPLACE)


O modelo de feira-livre equivalente ao modelo de cauda longa, porm com maior nfase em ser uma plataforma que permite a compra e a venda. Ele tambm s torna possvel quando uma empresa possui imenso volume de usurios utilizando sua plataforma. Essa plataforma ento passa a ser um meio de venda de produtos e servios, em troca de um percentual das transaes. Assim nasce um imenso marketplace com oportunidades para quem vende e para quem compra. A Apple faz isso muito bem com seus dispositivos (iPhone e iPad), atravs da sua App Store e do iTunes. por meio dessas duas lojas (App Store e iTunes) que a Apple consegue gerar uma parte considervel de suas receitas, pois ela que permite que desenvolvedores de software vendam seus aplicativos, bandas vendam suas msicas, estdios vendam seus lmes, editoras vendam seus livros e etc. para uma grande massa de usurios de gadgets da Apple. Um outro belssimo exemplo o Mercado Livre (ou o eBay) que permite que qualquer pessoa coloque produtos venda para milhes de usurios de internet.

98

16. EXEMPLOS DE FEIRA-LIVRE

APP STORE
Arquivos para turbinar sua experincia com os aparelhos da Apple.

Desenvolvimento e manuteno Aprovao dos arquivos Acesso a um grande nmero de produtos digitais Apple ID Consumidores

apple.com
Acesso a consumidores de produtos digitais Editoras, Gravadoras, Estdios, Desenvolvedores

Plataforma

Marca

iPad, iPhone, iPod, Apple TV, Macbooks, etc.

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Equipe

Percentual sobre vendas

99

16. EXEMPLOS DE FEIRA-LIVRE

MERCADO LIVRE
Encontre uma incrvel variedade de produtos.

Desenvolvimento e manuteno

Perl online Acesso a um grande nmero de produtos Garantias Conectar consumidores e vendedores Vendedores (PF ou PJ) Consumidores

mercadolivre.com.br

Controle de fraude

Hospedagem

Plataforma

Acesso a consumidores

mercadolivre. com

Marca

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Equipe

Percentual sobre vendas

Taxa de publicao dos produtos

Mercado pago

100

16. EXEMPLOS DE FEIRA-LIVRE

ETSY
Grande nmero de produtos exclusivos feitos mo.

Perl online

etsy.com

Desenvolvimento e manuteno

Acesso a um grande nmero de produtos feitos a mo

Recomendaes

Consumidores

Hospedagem

Conectar arteses e consumidores Arteses / Designers Plataforma Acesso a consumidores Cadastro de arteses etsy.com

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Percentual sobre vendas

Taxa de publicao dos produtos

101

16. EXEMPLOS DE FEIRA-LIVRE

COMPREI E NO VOU
Oportunidade de comprar ingressos mais baratos ou para eventos esgotados.

compreienaovou.com.br

Desenvolvimento e manuteno Atendimento de usurios

Oportunidade de vender seu ingresso e recuperar o dinheiro gasto

Perl online

Recomendaes

Pessoas que desistiram de ir a um evento

Hospedagem

Conectar compradores e vendedores Pessoas que querem ir a um evento

Plataforma

Equipe

Oportunidade de comprar um ingresso mais barato ou para um show que terminou

compreienao vou.com

redes sociais

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Equipe

Gratuito

102

16. EXEMPLOS DE FEIRA-LIVRE

THRED UP
Crianas crescem, suas roupas no.

thredup.com
Manuteno do Sistema

Perl online

Venda as roupas de seus lhos que j no servem mais neles

Recomendaes Pais com lhos pequenos

Compre roupas usadas para seus lhos em bom estado por menos Plataforma thredup.com

Manuteno do sistema

Percentual sobre vendas

103

17

EXEMPLOS DE COMPRA COLETIVA

17. EXEMPLOS DE COMPRA COLETIVA

O MODELO DE COMPRA COLETIVA (GROUP BUYING)


O modelo de compra coletiva um dos ltimos fenmenos de sucesso na internet. Quem inventou esse conceito foi o Groupon, l nos Estados Unidos, mas o Peixe Urbano foi o site pioneiro aqui no Brasil. Hoje, j possumos mais de 1000 sites desse tipo e o nmero segue crescendo. Os sites de compras coletivas so basicamente uma ferramenta de e-mail marketing turbinada! O grande segredo est em construir uma base de usurios cadastrados para serem oferecidos a empresas anunciantes. A nica regra que precisa ser seguida : oferea um desconto agressivo preferencialmente acima de 50%. Essa regra bsica a responsvel por garantir altas taxas de penetrao, atrao e boca-a-boca. por isso que tanta gente se cadastra nestes sites e tantas empresas esto loucas para anunciar! Mas como esses sites ganham dinheiro? Simples: 30 a 50% do valor do que oferecido pelo anunciante ca com o site de compra coletiva! O resultado que quem anuncia acaba recebendo apenas 15 a 25% do valor normal um custo relativamente alto para os anunciantes. Ainda assim, a taxa de sucesso da campanha costuma compensar. Apesar de ser uma excelente ferramenta para micro e pequenas empresas, no d para car anunciando o tempo todo, o que tem forado os sites de compra coletiva a iniciarem uma movimentao para reinventar o seu atual modelo de negcios.

105

17. EXEMPLOS DE COMPRA COLETIVA

PEIXE URBANO
Ofertas de cair o queixo na sua cidade.

peixeurbano.com.br

Desenvolvimento e manuteno Divulgao com alta taxa de sucesso

Comercial

Anunciantes

Gateway de Pagamento

Ofertas de cair o queixo Plataforma

peixeurbano .com.br

Usurios de internet

Cadastro de usurios (mailing)

Newsletter diria

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Comercial

Repasse aos anunciantes

30 a 50% do valor de vendas

Gratuito

106

17. EXEMPLOS DE COMPRA COLETIVA

VIAJAR BARATO
Ofertas de cair o queixo para voc viajar por menos.

viajarbarato.com.br

Desenvolvimento e manuteno Divulgao com alta taxa de sucesso Anunciantes de produtos e servios tursticos

Comercial

Gateway de Pagamento

Ofertas de cair o queixo Plataforma

viajarbarato .com.br

Usurios de internet

Cadastro de usurios (mailing)

Newsletter diria

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Comercial

Repasse aos anunciantes

30 a 50% do valor de vendas

Gratuito

107

18

EXEMPLOS DE GERAO DE OPORTUNIDADES

18. EXEMPLOS DE GERAO DE OPORTUNIDADES

O MODELO DE GERAO DE OPORTUNIDADES (LEAD-GENERATION)


O modelo de gerao de oportunidades baseado na oferta de um benefcio para potenciais clientes que acabam por ser direcionados para empresas que possuem interessem em vender para eles. Um bom exemplo de empresas que usam esse modelo o OQDar.com. O natal est se aproximando e, mais uma vez, voc no sabe o que vai dar de presente para o seu irmo? Ou o aniversrio de um grande amigo seu est chegando, mas voc no conseguiu pensar em nenhum presente interessante ainda? Sem contar aquele colega do trabalho que voc tirou no amigo-oculto Pois agora isso tudo deixa de ser um problema na sua vida com o OQdar.com - uma plataforma que usa informaes sobre o que seus amigos curtem no facebook para sugerir produtos para dar de presente! Para utiliz-lo, voc se conecta no OQdar.com usando o Facebook. Depois de autorizar o OQdar.com a acessar informaes da sua lista de amigos, ele vai lhe mostrar os prximos aniversrios. Se voc no quiser presentear nenhum dos que fazem aniversrio em breve, voc pode procurar por qualquer amigo que esteja no seu facebook. Basta clicar no amigo e ver uma lista de sugestes de presentes, disponveis em lojas virtuais parceiras. A s clicar no presente, entrar na loja e realizar a compra! De uma maneira geral, o modelo de negcios do OQdar.com igual ao sites de comparao de preos como o Buscap ou Price Grabber. Empresas de lead-generation comeam a entrar em outros segmentos de indstrias, como na gerao de leads para faculdades atravs de sites que comparam a qualidade do ensino, do campus e etc. Universidades chegam a pagar US$ 15,00 por cada lead gerado.

109

18. EXEMPLOS DE GERAO DE OPORTUNIDADES

OQDAR.COM
Sugestes de presentes com base no perl do facebook do presenteado.

Desenvolvimento e manuteno

Recomendaes Comercial junto a Lojas Sugestes de presentes com base no perl do presenteado Pessoas que querem presentear algum

oqdar.com.br
Facebook (facebook connect)

Evoluo do algoritmo

Perl Online

Oportunidades de venda Plataforma oqdar.com Algoritmos de sugestes

Lojas Virtuais

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Comercial

Valor Fixo por Lead Gerado

Gratuito

110

18. EXEMPLOS DE GERAO DE OPORTUNIDADES

BUSCAP
Comparao de preos de produtos em lojas virtuais.

Desenvolvimento e manuteno Comercial junto a Lojas Comparao de preos e lojas em que o produto esta disponvel Pessoas que querem comprar algo pela internet

buscape.com.br

Oportunidades de venda Plataforma Histrico de avaliao das lojas virtuais buscape .com.br

Lojas Virtuais

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Comercial

Valor Fixo por Lead Gerado

Gratuito

111

18. EXEMPLOS DE GERAO DE OPORTUNIDADES

CASE CERTO
Solicite vrios oramentos ao mesmo tempo para realizao do seu casamento.

casecerto.com.br

Desenvolvimento e manuteno Comercial junto a fornecedores Ampla base de fornecedores Facilidade de pedido de oramento Pessoas que querem se casar

Plataforma Base de fornecedores

Pedidos de oramento / Oportunidades de venda casecerto .com.br

Fornecedores para festas de casamento

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Equipe

Comercial

Valor Fixo por pedido de oramento enviado

Gratuito

112

18. EXEMPLOS DE GERAO DE OPORTUNIDADES

SOUND HOUND
Descubra qual a msica que esta tocando e compre ela no iTunes.

Desenvolvimento e manuteno

soundhound.com

Ampla base de fornecedores Facilidade de pedido de oramento

Recomendaes Usurios de iPhone ou Android

Gravadoras

Mais vendas de msicas em mp3 Aplicativo Banco de dados e algoritmo

iTunes App Store Smartphones

Redes Sociais

Desenvolvimento e Manuteno do aplicativo

Percentual das vendas

Gratuito

113

19

EXEMPLOS DE CLUBES DE DESCONTO

19. EXEMPLOS DE CLUBES DE DESCONTO

O MODELO DE CLUBES DE DESCONTO (PRIVATE DISCOUNT CLUBS)


O modelo de clubes de desconto um modelo que se baseia em ofertas com altos descontos por um tempo muito limitado (geralmente um dia). Os descontos so praticados pois eles revendem produtos que caram encalhados no estoque de grandes marcas de moda. Por exemplo, o Gilt um site de vendas privada (private discount clubs) que vende itens com grandes desconto. Gilt Groupe o que chamamos de "loja de eliminao", que signica que eles adquirem estoques de produtos no-vendidos de grandes marcas por um preo muito baixo. A lgica que a produo baseia-se na arte estupidamente difcil de previso inventrio de vrios tamanhos por estilo. Portanto, no nal da temporada, voc no vendeu todo o seu estoque - voc pode ter vendido todo o seu tamanho de 37 de sapatos na cor azul, mas tem 100 pares de cor vermelha que permanecerem em inventrio. Isso o que faz o setor de moda to difcil: cada cor tem de ser prevista para uma equao de dez variveis - se voc errar a previso em 2 ou 3 tamanhos, voc pode matar a rentabilidade para toda sua coleo. O Gilt, ento, coloca os produtos a venda com descontos de 60% em relao ao preo de mercado e aproveitam a fome de compra por impulso de seus associados que rapidamente compram todos os itens oferecidos. um modelo brilhante, eles rodam uma venda e recolhem o dinheiro imediatamente na compra. Baseado em vendas, compram das marcas apenas o que foi vendido, praticamente eliminando o risco de inventrio. Alm disso, negociam o pagamento em 60 a 90 dias (s vezes at mais) gerando receitas a partir de aplicaes nanceiras, pois recebem o pagamento dos seus clientes em, no mximo, 30 dias.

115

19. EXEMPLOS DE CLUBES DE DESCONTO

GILT
Roupas de alta costura com 60% de desconto (ou mais) por tempo limitado apenas para membros.

gilt.com

Compras Exclusividade Gesto do Site Marcas de Alta Costura Roupas de alta costura a baixos preos para membros exclusivos Mulheres que gostam de roupas de alta costura

Gilt.com Website Correios

Compras

Logstica

Manuteno do site

Venda de roupa

Mensalidade

116

19. EXEMPLOS DE CLUBES DE DESCONTO

JACK THREADS
Roupas e acessrios masculinos de alto luxo com desconto por tempo limitado apenas para membros.

jackthreads.com

Compras Exclusividade Gesto do Site Marcas de Alta Costura

Roupas e acessrios de luxo a baixos preos para membros exlusivos

Homens que gostam de roupas marcas de luxo

Gilt.com Webiste Correios

Compras

Logstica

Manuteno do site

Venda de roupa

Mensalidade

117

20

EXEMPLOS DE ALUGUEL SOB DEMANDA

20. EXEMPLOS DE ALUGUEL SOB DEMANDA

O MODELO DE ALUGUEL SOB DEMANDA (RENT ON DEMAND)


O modelo de aluguel sob demanda foi possibilitado graas a avanos tecnolgicos como a banda larga e telecomunicao mvel. Todos sabemos que possuir um carro algo extremamente caro nos dias de hoje. Alm do valor de compra, pagamos pelo combustvel, seguro, estacionamento, manutenes e enfrentamos o trnsito, a diculdade para estacionar, o medo de furto, etc. As alternativas ao seu prprio carro ou so caras, como o uso de txi, ou chatas e burocrticas, como as locadoras de carro. Mas uma empresa chamada Car2Go criou uma alternativa extremamente interessante. No modelo da Car2Go, depois de se cadastrar no site voc pode pegar e devolver o carro em qualquer lugar, desde que seja uma rea de estacionamento permitido! No existe reserva prvia, voc simplesmente entra na internet ou uso um aplicativo pelo seu celular e verica onde esta o carro mais prximo, chega at ele e abre automaticamente apertando um boto do prprio aplicativo. A basta sair usando e deixar onde voc quiser. No demais isso?! Voc paga um valor xo por minuto, que comea a contar a partir do momento em que voc abre o carro e vai at a hora em que voc o fecha. O valor por minuto inclui todas depesas, como combustvel, seguro e etc. Alm do exemplo da Car2Go um exploso de vdeolocadoras esto surgindo, aproveitando os benefcios da banda larga e televisores conectados internet.

119

20. EXEMPLOS DE RENT ON DEMAND

CAR2GO
Mobilidade urbana individual sem propriedade de veculo.

Limpeza

car2go.com

Gesto da Frota Prefeituras Mobilidade urbana individual sem propriedade de veculo Moradores de grandes centros urbanos

car2go.com Equipe Celular Sistema Frota Estacionamentos car2go Qualquer lugar

Sistema de gesto de frota sem o

Frota

Pagamento por minuto com tudo incluso

120

20. EXEMPLOS DE RENT ON DEMAND

APPLE TV
Aluguel de lmes sem sair de casa, na hora em que se desejar.

Desenvolvimento e manuteno

apple.com
Produtoras e Distribuidoras Aluguel de lmes sem sair de casa na hora em que se desjar

Usurios Apple

Plataforma Filmes em formato digital iTunes Aparelhos Apple TV

Pessoas que gostam de comodidade

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Storage

Valor por locao

121

20. EXEMPLOS DE RENT ON DEMAND

NETFLIX - 2a. Fase


Alugue ilimitado de lmes, sem sair de casa, nem multas, nem custos adicionais na hora em que desejar.

netix.com

Desenvolvimento e manuteno Aluguel ilimitado de lmes, sem sair de casa, nem multas, nem custos adicionais, na hora em que se dejar Plataforma

Recomendaes

Perl Online

Cinlos

Produtoras e Distribuidoras

Netix.com

Pessoas que gostam de comodidade

Filmes em formato digital

Consoles parceiros (PS3, BlueRay, TVs)

Desenvolvimento e Manuteno da Plataforma

Storage

Assinatura Mensal

122

21

EXEMPLOS DE FINANCIAMENTO EMBUTIDO

21. EXEMPLOS DE FINANCIAMENTO EMBUTIDO

O MODELO DE FINANCIAMENTO EMBUTIDO (EMBEDDED FINANCING)


O modelo de nanciamento embutido altamente bem sucedido em atender a base da pirmide. Sua essncia est no nanciamento embutido dentro dos produtos, tornando eletro-eletrnicos, antes caros para populao de baixa renda, em parcelas que cabem no oramento. Uma das primeiras empresas a adotar esse modelo no Brasil foi o extinto Ba da Felicidade. Para quem no sabe o Ba foi criado por uma dupla de alemes no nal da dcada de 50 e prometia no ms de dezembro oferecer um ba de brinquedos. Manoel de Nbrega topou ser o garoto-propaganda. Os alemes fugiram, Manoel cou sem saber o que fazer e Silvio Santos assumiu o controle do Ba. De brinquedos, o grupo passou a comercializar produtos para a casa. O Ba funcionava da seguinte maneira: 1) Em uma das lojas do Ba voc comprava o carn 2) Tinha ento que pagar todo ms por doze meses sem atrasos (se voc fosse sorteado e estivesse em atraso perdia a chance de concorrer aos prmios.) 3) Se voc fosse sorteado ainda teria que concorrer l no programa do Silvio para poder ganhar o prmio maior. (O sorteio do carn estava atrelado ao sistema de Loteria Federal da Caixa Econmica Federal.) 4) No ganhou nada, no nal do carn voc troca o valor pago no carn por alguma utilidade domstica, somente nas lojas do Ba, que geralmente custam mais caro que outros lugares. Podemos dizer que o Ba foi o precursor do modelo das Casas Bahia, que acabou por se tornar mais popular pois, apesar de no possuir sorteios, o cliente levava a mercadoria para casa e pagava as parcelas depois.

124

21. EXEMPLOS DE FINANCIAMENTO EMBUTIDO

CASAS BAHIA
Seu eletro-eletrnico por uma parcela que cabe em seu oramento.

casasbahia.com.br

Gesto do Capital de Giro Marketing Atendimento personalizado

Compras Fabricantes de eletro-eletrnicos

Seu eletroeletrnico por uma parcela que cabe em seu oramento

Populao de baixa renda

Lojas Casa Bahia

Lojas

Marca

Casasbahia .com.br

Compras

Lojas

Juros do parcelamento

125

21. EXEMPLOS DE FINANCIAMENTO EMBUTIDO

BA DA FELICIDADE
Sua chance de car rico ou o valor dos carns em utilidades para o lar.

Gesto dos carns Marketing

bau.com.br
Compras Fabricantes de eletrodomsticos

Sua chance de car rico e aparecer na TV Populao de baixa renda Caso no seja sorteado, troque o valor dos carns por utilidades para o lar

Lojas do Ba

Lojas do Ba Propagandas e inseres em programas do SBT

Marca

Compras das utilidades

Lojas Prmios dos sorteios

Parcelas dos carns

126

22

EXEMPLOS DE SOCIAL EMBUTIDO

22. EXEMPLOS DE SOCIAL EMBUTIDO

O MODELO DE SOCIAL EMBUTIDO (SOCIAL EMBEDDED)


O modelo de social embutido baseado no pressuposto de que em um mundo extremamente consumista, todos desejamos fazer o bem e/ou reduzir o peso na conscincia. Tom Shoes foi a primeira empresa com um modelo de sucesso que possui doaes embutidas em sua oferta de valor. Focado em vender sapatos, a empresa passou a ganhar destaque na mdia e entre seus clientes ao declarar que para cada par de sapato comprado um outro doado para uma instituio de caridade. isso mesmo, voc compra um par de sapatos e automaticamente um outro par doado para um criana com necessidades. Desta maneira, ao invs de voc precisar ir at uma instituio de caridade fazer uma doao, voc passa a fazer isso comprando um sapato. E quanto mais voc comprar mais voc vai doar. Uma frmula perfeita para garantir que a necessidade dos consumistas seja atendida junto com as necessidades que a criana carente possui.

128

22. EXEMPLOS DE SOCIAL EMBUTIDO

TOM SHOES
Para cada par de sapato que voc comprar, um par de sapato para uma criana carente ser doado.

Manuteno do Sistema

toms.com

Correios

Relacionamento com instituies

Consumo com caridade embutida

Relatrios sobre doao

Consumidores que sentem vontade de fazer o bem

Fabricantes chineses Plataforma

Doao de sapatos a quem necessita tomshoes.com

Instituies de caridade na frica

Centro de Distribuio

Compras

Logstica

Manuteno do sistema

Venda de sapatos

129

22. EXEMPLOS DE SOCIAL EMBUTIDO

WARBY PARKER
Para cada par de culos que voc comprar, um par de culos para uma criana carente ser doado.

Manuteno do Sistema

Relatrios sobre doao Consumo com caridade embutida

warbyparker.com

Correios

Relacionamento com instituies

Consumidores que sentem vontade de fazer o bem

Fabricantes chineses Plataforma

Doao de culos a quem necessita warbyparker .com

Instituies de caridade na frica e na ndia

Centro de Distribuio

Compras

Logstica

Manuteno do sistema

Venda de culos

130

23

EXEMPLOS DE BAIXO CUSTO

23. EXEMPLOS DE BAIXO-CUSTO

O MODELO DE BAIXO CUSTO (LOW-COST)


O modelo de low-cost foi responsvel por uma verdadeira revoluo junto a companhias areas. Graas a um modelo que busca mltiplas fontes de receita, o usurio nal pode passar a usufruir de passagens mais baratas. Uma das primeiras empresas a adotar esse modelo foi a Jet Blue, nos Estados Unidos. Mas podemos dizer que foi na Europa que esse modelo foi levado a srio por empresas como Easyjet e Ryanair. Para se ter uma idia, muitas vezes essas empresas oferecem passagens gratuitas, voc s precisa pagar pela taxa de embarque. Mas nem tudo so rosas como parece. As empresas que adotam o modelo de baixo-custo cobram qualquer item ou servio adicional que no sejam o seu simples deslocamento areo. Como assim? Elas cobram um valor por cada bagagem despachada, cobram para voc comer e at mesmo para usar o banheiro. Tambm se aproveitam de outras fontes de receita como exposio de mdia, venda de produtos duty free, venda de seguros de viagem, de passagens de trem, etc. Tambm cobram um valor adicional se voc desejar sentar nas primeiras leiras, onde existe mais espao para perna e mais rpido de desembarcar. Fantstico, no? Pode parecer um pouco de abuso, mas o conceito muito interessante para quem quer apenas se deslocar e nada mais. Para quem gosta de luxo ou precisa levar muitas malas no vale a pena. Um caso tambm interessante o da Pure Talk, uma operadora virtual que oferece planos de baixo custo sem contrato. Ela consegue oferecer planos convidativos ao se basear em baixa aquisio de usurios, utilizando-se de programas de indicao dos seus prprios usurios. Assim, elimina o massivo custo de publicidade que as grandes operadoras costumam ter.

132

23. EXEMPLOS DE BAIXO-CUSTO

RYANAIR
Passagens areas muito baratas, at mesmo de graa.

ryanair.com

Manuteno de aeronaves Fabricantes de aeronaves Deslocamento areo de baixo custo

Marketing Operao

Viajantes

Empresas de servios Frota de avies Marca Equipe

Espao publicitrio

ryanair.com

Anunciantes

aeroportos agncias de viagem

Manuteno e operao

Marketing

Equipe

Valor por volume de mdia

Passagens areas muito baratas

133

valor por bagagem despachada, comida, uso do banheiro, venda de produtos duty free, seguros, etc.

23. EXEMPLOS DE BAIXO-CUSTO

PURE TALK
Planos de voz e dados sem contrato nem taxas escondidas.

puretalkusa.com
Empresas de Telecom

Atendimento

Atendimento

Telefonia mvel sem contrato nem taxas escondidas Fabricantes de celular puretalk.com Base de usurios

Usurios de telefonia mvel

Programa de indicao Aliados

Tarifas das Empresas de Telecom

Planos limitados ou ilimitados de Voz

134

24

A PONTE COM A A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL


O livro Estratgia do Oceano Azul (Blue Ocean Strategy) uma forma fantstica de complementar o desenvolvimento de modelos de negcio e no podamos deixar de mencion-lo em nosso livro. Gostaramos muito de poder dizer que existe um padro denominado de oceano azul, mas no possvel descrever um grupo de caractersticas. Porm, modelos de negcio de empresas que vivem seu prprio oceano azul possuem inovaes disruptivas, muitas das quais at hoje no possuem concorrncia. Por exemplo, os vinhos Wine that Loves que resolveram ignorar por completo padres do mercado, retirando o uso de terminologias especcas e passando a se comunicar nico e exclusivamente com uma imagem de qual tipo de prato harmoniza melhor com o vinho contido na garrafa. Ou do Mini-Bar que resolveu eliminar garons e passou a dar para cada cliente uma chave com acesso ao frigobar, permitindo que o prprio cliente se servisse sem ter que esperar pelo atendimento, agilizando tambm todo o processo de pagamento. At mesmo da comida o Mini-Bar se livrou, fazendo parceria com dois restaurantes ao seu lado para que deixassem o telefone de delivery para que os seus clientes que quisessem comer algo pudessem encomendar. O importante compreender que uma oferta de valor bem desenvolvida e bem encaixada com um segmento de clientes a chave para o sucesso de um modelo. Listamos a seguir modelos que consideramos inovadores por meio da ousadia e da qualidade deste encaixe.

136

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

WINE THAT LOVES


Vinho fcil de escolher e harmonizar.

Design

winethatloves.com
Produtores de Vinho

Logstica Pessoas que gostam, mas no entendem de vinho

Vinho fcil de harmonizar

winethatloves .com Design Varejistas

Produtores de Vinho

Logstica

Venda de vinho

137

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

WINE THAT LOVES


Vinho fcil de escolher e harmonizar.

winethatloves.com

138

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

MINI BAR
Independncia do seu prprio bar em um bar.

Gesto do consumo Redes Sociais

minibaronline.com
Fornecedores de bebida

Reposio Independncia do seu prprio bar em um bar Pessoas que gostam de praticidade e no gostam de esperar

Minibar

MInibar

Bebidas

Manuteno

Venda de bebidas

139

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

MINI BAR
Independncia do seu prprio bar em um bar.

minibaronline.com

140

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

CIRQUE DU SOLEIL
Espetculos artsticos com uma mistura nica de circo e teatro.

Treinos e Coreograa

cirquedusoleil.com
Patrocinadores Apresentaes

Logstica Espetculos artsticos com uma mistura nica de circo e teatro Empresas de venda de ingressos Picadeiros renados Ambiente renado

Famlias classe A eB

Frequentadores de peras e teatros

Artistas

Equipe

Logstica

Venda de ingressos

Venda de merchandising (DVDs, camisas, lembranas)

Cotas de patrocnio

141

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

CIRQUE DU SOLEIL
Espetculos artsticos com uma mistura nica de circo e teatro.

cirquedusoleil.com

142

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

SMART FIT
Malhao com aparelhos top e ambiente renado por baixo custo.

smartt.com.br

Marketing Manuteno dos aparelhos Busca de Novos Pontos Fabricantes de Aparelhos Malhao com aparelhos top e ambiente renado por baixo custo Espao Cliente

Pessoas que querem se exercitar apenas com aparelhos

Unidades Unidades Smart Fit Equipe

Leasing dos aparelhos

Manuteno e Infra

Equipe

Mensalidades

143

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

SMART FIT
Malhao com aparelhos top e ambiente renado por baixo custo.

smartt.com.br

144

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

TRUNK CLUB
Renovao do seu guarda-roupas sem sair de casa.

Manuteno do Sistema

Logstica Perl online

trunkclub.com
Fabricantes de vesturios masculino

Anlise de Briengs e Escolha de Peas

Pesquisa de lanamentos e compras

Renovao do seu guardaroupas sem sair de casa

Homens sem tempo ou pacincia para comprar roupas

trunkclub.com Sistema online Correios

Compras

Logstica

Manuteno do sistema

Venda de roupas e acessrios

145

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

TRUNK CLUB
Renovao do seu guarda-roupas sem sair de casa.

trunkclub.com

146

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

HEART ATTACK GRILL


Dieta no-saudvel (Fast Food com muito sabor e muitas calorias)

Compras e preparao

Dieta heart-attack (se voc pesa mais de 160kg coma de graa) Garonetes enfermeiras gostosas Pessoas que no se preocupam com sua sade

Atendimento

heartattackgrill.com
Fornecedores de alimentos

Dieta no-saudvel (Fast Food com muito sabor e muitas calorias)

Pessoas que no abrem mo do sabor

Lojas

Restaurantes Heart Attack Marca

Compras

Manuteno Lojas

Equipe

Venda de refeies e itens no-saudveis

147

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

HEART ATTACK GRILL


Dieta no-saudvel (Fast Food com muito sabor e muitas calorias)

heartattackgrill.com

148

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

CHEESE BOARD COLLECTIVE


A melhor pizza vegetariana de Berkley em apenas um sabor por dia.

cheeseboardcollective.corp
Assar pizzas A melhor pizza vegetariana de Berkley em apenas um sabor por dia Jazz ao vivo

Servir clientes Pequenas fazendas locais de produtos orgnicos

Universitrios

Capitalismo tico Scios Restaurante Cheese Board Restaurante

Po Lojas Equipe Pizza Bebidas

149

24. A PONTE COM A ESTRATGIA DO OCEANO AZUL

CHEESE BOARD COLLECTIVE


A melhor pizza vegetariana de Berkley em apenas um sabor por dia.

cheeseboardcollective.corp

150

25

OUTROS MODELOS

25. OUTROS MODELOS

Com o tempo e a experincia de modelagem de negcios voc vai passar a enxergar outros padres e, quem sabe, at mesmo inventar alguns. Outra possibilidade comear a mistur-los, como j fazem algumas empresas. Por exemplo, a Apple que possui no iPhone uma mistura de Marketplace + Cauda Longa + Isca e o Anzol. Ou o PlayStation 3 que mistura Multi-faces + Isca e Anzol. Se voc um observador de negcios e gosta dessa anlise, aproveite e desenvolva os seus prprios modelos, divertido e muito interessante. Tambm podemos armar que essa , nos dias de hoje, uma das maiores formas de inovao que temos em nossas mos. Esperamos que esse livro tenha servido de fonte de inspirao para voc criar ou repensar sua empresa. Boa sorte e, lembre-se, o modelo s um dos passos para conseguir tornar o seu negcio em um grande sucesso empresarial. Conte com a LUZ Gerao Empreendedora para o que voc precisar! :-)

SUGIRA NOVOS MODELOS PARA NS!


Envie novos modelos de negcios para ns e tenha seu nome entre os colaboradores! Basta enviar um e-mail para daniel@luzconsultoria.com.br que analisaremos e, se gostarmos, incluiremos na prxima edio deste livro.

ENVIE-NOS SUA PERGUNTA OU DEPOIMENTO SOBRE O LIVRO!


Envie suas dvidas para gente, elas sero utilizadas para criarmos um FAQ para segunda edio (j a caminho). Voc pode nos enviar tambm o seu depoimento sobre o livro. Ele ser inserido em nosso hotsite com um link para o seu site ou perl do linkedin! Envie para daniel@luzconsultoria.com.br .

152

25. OUTROS MODELOS

A SEGUNDA EDIO J EST A CAMINHO


Uma segunda edio deste livro j esta em processo de desenvolvimento. Estaremos apresentando um nmero ainda maior de exemplos, aprimorando padres, inserindo o conceito de nfases e demonstrando a evoluo de modelos de negcios em diferentes indstrias. Para quem adquiriu o livro, a nova verso ser enviada gratuitamente. Para quem o baixou de graa nas primeiras 24h do lanamento, ofereceremos por um valor promocional.

PARA PROFESSORES, CONSULTORES E EMPREENDEDORES


Fiquem vontade para utilizar os exemplos e padres deste livro. Pedimos apenas que gentilmente vocs mencionem o livro como fonte, com um link apontando para o mesmo.

153

25. OUTROS MODELOS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.businessmodelgeneration.com/ http://www.businessmodelalchemist.com/ http://blog.lojadeconsultoria.com.br/tag/modelo-de-negocios/ http://theleanstartup.com/ http://steveblank.com/ http://www.blueoceanstrategy.com/ E toda a innita internet! Obs.1: as imagens e ilustraes apresentadas neste livro esto sob licena creative commons ou foram obtidas em bancos de imagens royalty free (livres de royalties). Obs.2: Nenhuma empresa / modelo de negcio apresentado neste livro foi patrocinado.

154

26

CONTINUA COM FOME?

CONHEA MAIS SOBRE A LUZ GERAO EMPREENDEDORA

Agora que voc j conheceu um pouco do nosso contedo, nos encontre nas mdias sociais e aproveite muito mais!

/luzconsultoria

@luzgeracaoe

blog.lojadeconsultoria

CONHEA MAIS SOBRE A LUZ GERAO EMPREENDEDORA

Fique por dentro dos livros digitais mais completos e atualizados...

Como Ganhar a Conana de seus Clientes

101 Exemplos de Misso para Padarias, Bares, Cafs e Restaurantes

Como Trabalhar Distncia

Dicionrio Empresarial

Indicadores Financeiros

Como Abrir um CNPJ sem Contador

Guia do Microempreendedor Individual

Guia de Incubadoras Brasileiras

CONHEA MAIS SOBRE A LUZ GERAO EMPREENDEDORA

Voc j conhece TODOS os nossos produtos digitais?


EM DESTAQUE

PLANILHA DE AVALIAO DE MODELOS DE NEGCIOS


Saiba se voc est entrando em uma roubada.Faa projees nanceiras e anlises tcnicas do seu negcio em uma nica ferramenta!

PLANILHAS

CARTAS

KITS

CHECKLISTS

CONTRATOS

CONHEA MAIS SOBRE A LUZ GERAO EMPREENDEDORA

E os nossos servios de consultoria?


EM DESTAQUE

ACELERAO DE EMPRESAS NASCENTES


Tem uma ideia boa e quer ajuda para coloc-la em prtica? A LUZ desenha a melhor estratgia para voc, te ajudamos a coloc-la em prtica, medimos resultados e te acompanhamos rumo ao sucesso

ESTRATGIA

MARKETING

FINANCEIRO

RH

OPERAES

CONHEA MAIS SOBRE A LUZ GERAO EMPREENDEDORA

...e dos nossos cursos e palestras!


CURSOS MO NA MASSA
Nossos cursos so prticos e dinmicos. Depois de 8 horas de aulas voc sai com material referente ao tema pronto para ser usado na sua empresa! Conhea todos os nossos cursos aqui!

PALESTRAS GRATUITAS
Conhea nossas palestras gratuitas sobre os temas mais atuais e inovadores do momento

gerao empreendedora

You might also like