You are on page 1of 20

ISSN 1517-5278

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

45

1 Introduo
O eucalipto (Eucalyptus spp) ocorre naturalmente na Austrlia, Indonsia e ilhas prximas, tais como Flores, Alor e Wetar. O gnero Eucalyptus pertence famlia das Myrtc eas, com cerca de 600 espcies e sub-espcies, e apresenta uma ampla plasticidade e disperso mundial, crescendo satisfatoriamente em diferentes situaes edafoclimticas, extrapolando quelas das regies de origem. Menos de 1 % dessas 600 espcies tm sido usadas com propsitos industriais. Assim, o uso do eucalipto na indstria mundial baseado em duas espcies, principalmente: E. globulus, E. grandis e seus hbridos com E. urophylla (Cotterill & Brolin, 1997) E. viminalis e E. dunnii, predominam na regio sul. O eucalipto cultivado para os mais diversos fins, tais como, papel, celulose, lenha, carvo, aglomerado, serraria, leos para indstrias farmacuticas, mel, ornamentao e quebra-vento, entre outros. A importncia da cultura do eucalipto para o Brasil pode ser avaliada pela participao do setor florestal na economia do pas. Inicialmente, apoiado por incentivos fiscais ao reflorestamento, e tambm pelos Programas Nacionais de Siderurgia a Carvo Vegetal e de Celulose e Papel, o setor responde atualmente por 4% do PIB (produto interno bruto), setecentos mil empregos diretos e dois milhes de empregos indiretos. Adicionalmente, a contnua expanso do setor florestal brasileiro, baseado em plantaes, principalmente com eucaliptos, possibilita a exportao de US$ 2 bilhes por ano (Silva, 1997). A rea estimada das plantaes com eucaliptos no Brasil de 2,9 milhes de ha. O eucalipto atacado por vrios patgenos, principalmente fungos, desde a fase de viveiro at os plantios adultos. Geralmente, os problemas so observados nas plantaes, ocorrendo nos mais variados locais, espcies e pocas do ano. A solicitao contnua de informaes por parte de produtores e empresas sobre a identificao e o controle de doenas, motivaram a elaborao de uma publicao mais especfica para a regio sul do Brasil. Ela visa auxiliar no melhor conhecimento dos problemas biticos e abiticos inerentes ao eucalipto nessa regio e no estabelecimento de estratgias adequadas de controle.

Colombo, PR Junho,2001

Autores
lvaro Figueredo do Santos

Engenheiro Agrnomo, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. alvaro@cnpf.embrapa.br

Celso Garcia Auer

Engenheiro Florestal, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. auer@cnpf.embrapa.br

2 Doenas em viveiros
2.1 Tombamento de Mudas
Cylindrocladium candelabrum Vigas, Fusarium sp., Phytophthora sp., Pythium sp. e Rhizoctonia solani Kuhn. O tombamento de mudas uma doena que provoca a morte das plntulas na fase de germinao e de plntulas, cujos prejuzos se refletem na reduo do nmero de mudas (Fig. 1). Afeta o programa de plantio, requerendo maior rea de canteiros, para atender s necessidades de plantio. Com o emprego de tcnicas de formao de mudas que desfavorecem a sua ocorrncia, como a semeadura direta em tubetes suspensos, o tombamento de mudas passou a ser uma doena de importncia secundria.

Engenheiro Agrnomo, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. albino@cnpf.embrapa.br

Albino Grigoletti Jr

Foto: lvaro Figueredo Fig. 1. Tombamento de mudas de eucalipto na sementeira.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

Sintomas
O tombamento afeta as plantas nas fases de germinao (pr-emergncia), destruindo-as e de plntulas (psemergncia) (Fig. 2), atacando os tecidos tenros da radcula e do caulculo. Em eucalipto, os sintomas do tombamento de ps-emergncia so semelhantes queles de outras espcies. O sintoma tpico da doena se caracteriza pela ocorrncia de uma leso na regio do colo da plntula, a qual pode atingir tamanhos variveis no caulculo. Apresenta, inicialmente, um aspecto encharcado, causando uma depresso na rea e depois adquirindo colorao escura, resultante da necrose dos tecidos. A destruio dos tecidos acaba provocando o tombamento da plntula e a sua morte.

Condies favorveis
Os fungos causadores de tombamento so habitantes do solo, onde podem viver saprofiticamente ou sobreviver na forma de estruturas de repouso. Os propgulos dos fungos causadores de tombamento so disseminados atravs da gua de chuva ou irrigao, do vento ou de partculas de solo, aderidas aos implementos agrcolas. Podem sobreviver em recipientes, substratos ou nas instalaes dos viveiros. Quanto umidade, a presena de substratos muito midos e alta umidade relativa do ar so condies que favorecem o ataque de todos estes patgenos.

2.2 Mofo cinzento - Botrytis cinerea Pers.


Trata-se de uma doena usualmente verificada no Sul e Sudeste do Brasil. Os ataques mais severos ocorrem em canteiros com alta densidade de mudas e sob condies de alta umidade e temperaturas amenas.

Figura 2 Reboleira em sementeira, em virtude da ocorrncia de tombamento em mudas de Eucalyptus dunnii

Sintomas
A doena afeta os tecidos mais jovens da parte area das plantas, especialmente de mudas jovens, causando a morte do pice ou at mesmo, de toda a muda (Figs. 4, 5A e 5B). Os sintomas iniciam-se pelo enrolamento das folhas, seguido de seca e queda das mesmas. Comumente, observa-se um crescimento de um mofo acinzentado sobre as partes afetadas.

Sintomas secundrios da doena tais como murcha, enrolamento e secamento dos cotildones e das primeiras folhas verdadeiras podem ser observados, dependendo da idade e do tamanho das mudas. A manifestao da doena comum na forma de reboleiras, especialmente em sementeiras (Fig. 3A e 3B). Nestas reboleiras, encontram-se plntulas com diferentes estdios de desenvolvimento da doena, a partir das primeiras afetadas no centro da reboleira. Quando se efetua a semeadura direta, a doena tende a ocorrer esparsamente. Isto porque as mudas ficam separadas de um recipiente para outro, que dificulta a disseminao do patgeno de uma planta para outra.
A B

Figura 4 Sintomas do mofo cinzento em folhas e caule de mudas de Eucalipto. (sinais do fungo no caule). Figura 3 A-B Ocorrncia de tombamento em sementeira.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

c a s .

A B Figura 5 A-B. Sintomas do mofo cinzento em folhas (A) e caule (B) de mudas de eucalipto.

Figura 6 e 7 Sintomas de podrido de estacas.

Condies favorveis
O fungo ataca vrias outras espcies vegetais e um patgeno facultativo, que vive saprofiticamente no solo e sobrevive na forma de estruturas de resistncia. Sua disseminao se d, principalmente, pelo transporte dos condios pelo vento ou pelo uso de substrato contaminado.

Condies favorveis
O inculo entra no viveiro atravs do solo ou em substrato. Salpiques de solo aderidos a folhas e hastes das estacas trazidas do campo tambm so eficientes como fonte de inculo. Outra fonte pode ser a gua de irrigao previamente infestada ou brotaes com infeces latentes.

2.3 Odio - Oidium sp.


Esta doena ocorre em casa-de-vegetao, viveiros e no campo. Mais informaes sobre sintomas e epidemiologia verificar no item 5 (Doenas da folhagem).

2.6 Estratgias de controle de doenas em viveiros.


As medidas empregadas para o controle de doenas em viveiros podem ser agrupadas em quatro categorias:

Cultural

2.4 Podrido de raiz - Phytophthora sp., Pythium sp. e Fusarium sp.


Sua ocorrncia tem sido verificada em viveiros com sistema de tubetes. O uso de substrato de m drenagem, criando condies de alta umidade e aerao deficitria, juntamente com a presena de inculo (vindo no substrato ou trazido pela gua de irrigao), criam condies favorveis infeco por fungos fitopatognicos.

2.5 Podrido de estacas - Cylindrocladium candelabrum Vigas, Colletotrichum sp, Fusarium sp. e Rhizoctonia solani.
Sintomas
A podrido bem caracterstica, tratando-se de uma leso escura que progride da base para o pice da estaca (Figs. 6 e 7). A podrido pode estar localizada na regio da interface estaca/substrato ou em pores superiores da estaca. A leso avana sobre os tecidos da estaca, escurecendo-a por completo, provocando a morte das gemas e impedindo o seu enraizamento.

Como medidas profilticas so recomendadas: o uso de sementes, substrato e gua de irrigao livres e patgenos; emprego de substratos que permitam boa drenagem; uso de semeadura direta em tubetes suspensos; cobertura do solo do viveiro com brita ou material similar; evitar o sombreamento excessivo das mudas; raleio das plntulas o mais cedo possvel; seleo e descarte das plantas doentes e mortas; retirada de recipientes sem mudas e com mudas mortas e de folhas cadas e senescentes; adubao equilibrada das mudas; um sistema adequado de irrigao.

Qumico
Envolve dois tipos de tratamento: a) fumigao do substrato com produtos de amplo espectro; b) aplicao de fungicidas. Devido ao alto custo, periculosidade no manuseio e impacto ambiental, o uso da fumigao deve ser evitado. Deve-se ressaltar, no entanto, que tal tratamento o nico que funciona eficientemente para substratos contendo

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

patgenos como Cylindrocladium e Fusarium, os quais so pouco sensveis maioria dos fungicidas e apresentam estruturas altamente resistentes ao destes produtos. O emprego de fungicidas deve ser feito atravs de rega ou pulverizaes, em intervalos adequados. Para o caso de estacas, deve-se realizar o tratamento de descontaminao com hipoclorito de sdio e/ou fungicidas, assim como das caixas e recipientes. Aps cada safra de estacas, deve-se proceder limpeza total da casa-de-vegetao, empregando-se hipoclorito de sdio e sulfato de cobre.

rotao. Outro prejuzo provocado pelo cancro, a morte de touas de jardins clonais, que interfere no programa de produo de mudas por estaquia.

Sintomas
O cancro do eucalipto uma doena que tipicamente s ocorre em plantaes. Comea a se manifestar a partir do quinto ms de cultivo no campo, onde, at cerca de um ano, causa com freqncia a morte das plantas por estrangulamento do colo (Fig. 8). Estas morrem de forma

Fsico
Uma alternativa ao controle qumico para desinfestao do substrato o uso de calor, que pode ser aplicado de duas formas: aquecimento com vapor produzido em caldeira (80-90 C, por 7 a 8 horas) e solarizao. As caixas e recipientes podem ser desinfestados com vapor ou gua quente, a 70oC / 3 minutos (Ferreira, 1997a; Garcia, 1995).

Biolgico
Experimentalmente, o uso de linhagens ou de espcies eficientes de Trichoderma tem apresentado bons resultados, quando se faz a infestao prvia do substrato, antes da semeadura.

FIGURA 8 Destaque do estrangulamento do colo da rvore de eucalipto causado pelo cancro do eucalipto.

3 DOENAS EM PLANTAES: TRONCO E HASTES


3.1 Cancro do eucalipto Cryphonectria cubensis (Bruner) Hodges (anam. Endothiella sp.)
O cancro do eucalipto uma doena que ocorre praticamente em todas as regies tropicais e subtropicais do mundo, onde o eucalipto plantado. No Brasil, esta doena j foi registrada desde o estado de Santa Catarina at a regio Amaznica. A doena pode causar prejuzos, tanto em termos quantitativos como qualitativos, notadamente em reas onde ocorre com maior severidade (costa do Esprito Santo, regio do Vale do Rio Doce, Minas Gerais e em certas reas do Estado de So Paulo). A morte ou o tombamento, pelo vento, de rvores atacadas, chega a ocorrer em propores elevadas em reas plantadas com espcies mais suscetveis, causando redues significativas no rendimento volumtrico dos povoamentos. A madeira de rvores afetadas por cancros, alm de ser depreciada para uso em serraria, tem tambm o seu rendimento em celulose reduzido. Alm disso, as brotaes de touas atacadas podero ser tambm prejudicadas, para a Segunda

esparsa na plantao, geralmente em baixa proporo. As rvores recm-mortas se caracterizam pela colorao palha de sua folhagem, resultante do secamento geral da copa (Fig. 9). Este, por sua vez, decorrente do desenvolvimento de uma leso que estrangula o colo da planta. Atravs de um corte superficial da casca, pode ser observado um escurecimento que se contrasta com a colorao clara dos tecidos sadios. Os sintomas na folhagem evoluem rapidamente.

Figura 9 Morte de rvore jovem de eucalipto causada por Cryphonectria cubensis.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

Um outro tipo de sintoma ocorre, quando as rvores atingem idade superior a um ano. Incide geralmente na regio do colo da planta, podendo tambm ocorrer nas partes mais altas do tronco. Caracteriza-se pela ocorrncia de um fendilhamento de casca, associado geralmente a um intumescimento da mesma. resultante do desenvolvimento da leso na parte externa da casca, sem atingir o cmbio e o lenho. Com isto a planta continua a produzir tecido de casca, forando a parte atacada a se romper em tiras ou trincas. As frutificaes do fungo comumente aparecem na superfcie da casca na rea lesionada. um tipo de sintoma bastante comum, embora tenha pouco significado econmico, uma vez que no est envolvido com a regio do cmbio e do lenho da planta. Esta continua a se desenvolver normalmente sem sofrer, aparentemente, maiores danos. A sua importncia verificada aps o corte, quando afeta a rebrota e a produo de estacas (Fig. 10).

medida que o calo se desenvolve, os tecidos da rea lesionada secam e tendem a se romper em fitas, expondo o lenho com o seu desprendimento. Na superfcie da casca lesionada, formam-se, com freqncia, as frutificaes do agente causal. A regio do lenho ligada rea lesionada torna-se escura, ficando o alburno inativo. Quando sujeita ao de foras mecnicas, como a ao do vento, comum a ocorrncia de quebra de fuste de rvores severamente afetadas. As dimenses atingidas pelos cancros tpicos variam bastante, dependendo, entre outros fatores, do nvel de suscetibilidade da rvore e das condies ambientes, especialmente temperatura e umidade. Em certas reas, para certas procedncias de E. grandis e E. saligna, tem-se verificado a ocorrncia de cancros longos, que se estendem desde a base do tronco at quase o ponteiro da rvore. O sintoma de gomose (exsudao de quino) pode tambm aparecer associado aos tecidos afetados pela doena, especialmente em E. citriodora, E. maculata e E. paniculata.

Condies favorveis
O fungo C. cubensis cresce bem na faixa entre 28 e 32 C. A temperatura parece ser o fator bsico que governa a distribuio geogrfica do patgeno. As temperaturas mdias anuais inferiores a 23oC podem limitar a sua ocorrncia na regio sul do continente americano. No se conhece os hospedeiros nativos do fungo, que serviriam de fonte de inculo primrio para o desenvolvimento da doena, mas suspeita-se que sejam mirtceas nativas. Tambm no se conhece os mecanismos de sobrevivncia do patgeno e as formas de inculo primrio, que ocorreram antes da introduo do eucalipto nas reas onde a doena se manifestou.

Figura 10 Morte de toco de Eucalyptus urophylla causada por Cryphonectria cubensis

3.2 Ferrugem Puccinia psidii Winter


Esta doena apresenta ampla distribuio no Brasil, afetando diversas espcies de mirtceas nativas e cultivadas. Vrias espcies de eucalipto foram constatadas como hospedeiras do fungo, entre elas: E. citriodora, E. cloeziana, E. grandis, E. obliqua, E. pilularis e E. saligna. Os danos causados pelo fungo no eucalipto podem ser considerveis, dependendo do local, manejo silvicultural e da espcie/procedncia utilizada. A doena ocorre em mudas em viveiros e tambm afeta plantaes, at os dois primeiros anos de idade.

O quadro sintomatolgico que apresenta maior significado econmico aquele que culmina com a formao de um cancro tpico no tronco da rvore. Este tipo de sintoma aparece, inicialmente, na forma de uma depresso da casca e do cmbio. Quando em desenvolvimento, a rea lesionada se contrasta com rea de tecido sadio, pela colorao escura apresentada pelo tecido doente. O cancro tpico aparece com a delimitao do desenvolvimento da leso, que se verifica com a formao de um tecido caloso em torno desta.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

Sintomas
Os sintomas da doena ocorrem, inicialmente, nos tecidos jovens de folhas e caule ainda em formao. Comeam como pontuaes clorticas que se transformam em pstulas ou soros de colorao amarelo vivo. Estas pstulas podem coalescer, recobrindo a superfcie das brotaes do eucalipto, quando o ataque intenso. Em conseqncia, os tecidos afetados morrem e secam, adquirindo colorao negra, como se fossem queimados (Figs. 11 e 12). Dependendo das condies ambientais, a planta pode reagir, emitindo novas brotaes.

Com o desenvolvimento das folhas e do caule, a massa amarela de esporos desaparece, dando lugar a leses salientes, rugosas, de colorao marrom. Nas folhas, estas leses aparecem dispersas em ambas as faces do limbo e s vezes sobre a nervura principal. So comumente delimitadas por um halo escuro, arroxeado. Nos ramos, a caracterstica verrugosa das leses se torna bastante tpica. Como o ataque se d antes das folhas completarem seu desenvolvimento, estas freqentemente acabam ficando deformadas. O mesmo tipo de ataque pode ocorrer em frutos jovens, deformando-os.

12-A

11-A

12-B
Figura 12 Sinais (A e B) de Puccinia psidii. (Pstulas - caracterstica importante para a diagnose da ferrugem).

Condies favorveis
A ferrugem pode Ter como fonte primria de inculo, mudas ou plantios jovens de eucalipto e mirtceas nativas que so hospedeiras deste fungo.

11-B

Figura 11 (A e B) Sintomas da ferrugem em eucalipto

Os ataques mais severos ocorrem em mudas e plantios jovens, entre 3 e 12 meses de idade. A ocorrncia de temperaturas moderadas e de elevados ndices de umidade relativa do ar, so os fatores crticos e condicionantes. Perodos noturnos de molhamento foliar iguais ou acima de 8 horas e temperaturas entre 15 e 25 C, so condies altamente favorveis para a infeco.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

3.3 Estratgias de controle de doenas no tronco e nas hastes


Para o cancro do eucalipto, o uso de populaes resistentes , at o momento, a nica medida vivel para o controle da doena. Duas das espcies mais plantadas no Brasil, E. grandis e E. saligna apresentam, de um modo geral, baixa resistncia ao patgeno. Por outro lado, os nveis de resistncia nestas espcies variam em funo das procedncias empregadas, especialmente em E. grandis. Dentre as espcies resistentes, E. urophylla a espcie mais recomendada para fins de celulose. A qualidade da madeira, a capacidade de rebrota e o rendimento volumtrico, podem limitar o uso de espcies imunes como E. paniculata, E. robusta, E. citriodora, E. camaldulensis, E. microcorys, E. tereticornis, E. pilularis. O que vem sendo empregado, a produo de hbridos resistentes e com boa taxa de desenvolvimento de E. grandis e E. urophylla, propagados vegetativamente atravs de estaquia. Outra recomendao que pode ser dada com relao qualidade do stio. Estudos recentes tm demonstrado uma maior incidncia de cancro em stios de baixa qualidade, indicando que o estresse predispe o eucalipto a uma maior suscetibilidade ao cancro. Com relao ferrugem, em condies de campo, as perdas verificadas aparentemente no compensam os gastos com aplicaes de fungicidas. No caso de ataque intenso no viveiro, o controle qumico com fungicidas eficiente. A resistncia gentica para esta doena pode ser explorada, pela presena de grande variabilidade dos indivduos, observada em plantaes de eucalipto. O desenvolvimento de um programa de melhoramento gentico, atravs de seleo, uma alternativa recomendvel para o controle da ferrugem no campo. Eucalyptus camaldulensis, E. pellita, E. urophylla, E. torelliana e E. citriodora apresentam alta resistncia.

4 DOENAS SECUNDRIAS EM PLANTAES: TRONCO E HASTES

4.1 Associao de Valsa ceratosperma (Tode:Fr) (anam. Cytospora sacculus (Schw.) Gvrit
O gnero Valsa sp. tem sido encontrados em associao com grande nmero de hospedeiros arbreos (Agrios, 1988), sendo considerado patgeno secundrio, ocorrendo em rvores sob condies de estresse (Auer & Krgner, 1994). No Brasil, tem sido encontrada em clones de E. grandis, E. saligna e E. citriodora (Auer, 1996), plantados em stios de baixa qualidade (baixa fertilidade do solo e dficit hdrico) (Figs. 13, 14 e 15).

Figura 13 Sintomas causados por Valsa sp. em Eucalyptus viminalis.

Figura 14 Sintomas causados por Valsa sp. em tronco e ramos de Eucalyptus viminalis.

Figura 15 Detalhes das frutificaes de Cytospora sacculus em tronco.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

5 DOENAS EM PLANTAES: FOLHAGEM


5.1 Mancha de Cylindrocladium Cylindrocladium candelabrum Vigas

A ocorrncia de manchas foliares em viveiros de mudas e em plantaes de eucalipto bastante comum. Geralmente, estas manchas causam prejuzos srios. A mancha de Cylindrocladium uma doena caracterstica de plantaes, mas pode ser encontrada em viveiros. No Brasil, tem sido observada desde 1973, distribuindo-se da Amaznia at os estados do Sul. Esta doena foi constatada em mais de 15 espcies de eucalipto, sendo E. urophylla, E. citriodora, E. cloeziana e E. grandis (algumas procedncias), as mais suscetveis. Danos mais srios tm ocorrido nos estados de Minas Gerais, Bahia, Esprito Santo e regio Amaznica, geralmente em pocas chuvosas, provocando desfolha intensa das plantas atacadas. No entanto, a morte de plantas, devida doena, no tem sido observada. Mesmo intensamente atacadas, as plantas emitem novas folhas e recuperam-se nos meses secos que se sucedem ao ataque.

Figura 16 Manchas foliares causadas por Cylindrocladium sp. em Eucalyptus grandis.

Sintomas
As manchas se iniciam no pice ou nos bordos do limbo e progridem radialmente em direo nervura principal ou pecolo (Fig. 16). So manchas que atingem dimenses considerveis, afetando grande parte da folha (Fig. 17). Dependendo da espcie de eucalipto estas manchas tm colorao que varia de marrom claro a marrom arroxeado e cinza (Fig. 18). So delimitadas por um halo clortico que separa o tecido necrosado da poro verde e sadia da folha. As folhas lesionadas caem. Desfolha intensa pode ocorrer, afetando grandes propores da copa das rvores. Os brotos no so atingidos, o que permite a recuperao das plantas quando as condies ambientais voltam a ser desfavorveis doena. Os ramos tambm podem ser atacados pelo patgeno, provocando leses necrticas, escuras.

Figura 17 Manchas foliares causadas por Cylindrocladium sp. em folhas de Eucalyptus grandis.

Figura 18 Manchas foliares causadas por Cylindrocladium sp. em de Eucalyptus grandis.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

5.2 ODIO Oidium sp.


Vrias espcies de eucalipto so atacadas por Oidium sp., em viveiros, casa-de-vegetao e no campo. Na espcie E. citriodora, o ataque deste fungo tem sido mais freqente e importante desde a fase jovem at o estdio fenolgico adulto. A doena tambm tem sido observada em E. dunnii. Na fase de viveiros.

Sintomas
O sintoma geral, caracterstico, o aspecto acanoado das folhas mais desenvolvidas e enrugamento e deformaes diversas, nos limbos foliares novos e medianos. Aparentemente, o enrugamento e deformaes resultam do ataque s nervuras. Um sinal tpico do patgeno o aparecimento de uma pelcula pulverulenta esbranquiada sobre a superfcie das folhas (Figs. 19 e 20).

As brotaes e gemas so preferencialmente atacados e quando no morrem causam a formao de limbos adultos enrugados, afilados e geralmente com uma metade mais estreita do que a outra. As brotaes novas emitidas so tambm atacadas e o ataque sucessivo resulta em superbrotamento da planta. O superbrotamento afeta a qualidade da muda, porm no campo que o sintoma toma importncia, pela perda da dominncia apical, o que compromete a formao do fuste.

Condies favorveis
A doena dissemina-se facilmente atravs do contato entre plantas doentes e sadias, ou pelo vento e respingos de chuva e irrigao. A incidncia do odio em eucalipto mais freqente na poca de estiagem.

5.3 Estratgias de controle de doenas na folhagem.


Em condies de campo, verifica-se boa recuperao natural das rvores atacadas por Cylindrocladium spp., mesmo aps passarem por perodos de at cerca de 6 meses com relativo grau de desfolhamento, no sendo necessria a preconizao de medidas de controle qumico. O melhor mtodo para controle desta doena em plantaes, a explorao da variabilidade gentica, utilizando-se espcies tolerantes ou resistentes. O nvel de resistncia varia tanto entre espcies quanto entre procedncias e prognies, de uma mesma espcie. Dentre as espcies mais plantadas atualmente, E. cloeziana, E. citriodora, E. urophylla e E. grandis so as mais suscetveis, enquanto que E. saligna, E. maculata, E. torelliana e E. microcorys, tm se revelado as mais resistentes. Em condies de campo, o odio importante na folhagem juvenil de E. citriodora. Com a troca desta folhagem pela adulta, a doena no ocorre mais, o que dispensa medidas de controle. A existncia de indivduos sem apresentar doena ou com baixa severidade, mostra a possibilidade do uso do melhoramento gentico.

Figura 19 Odio em folhas de eucalipto (Sinal tpico de Oitium que o aparecimento de uma pelcula pulverulenta esbranquiada sobre a superficie das folhas).

Figura 20 Sintomas de odio em fohas de Eucalyptus grandis.

10

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

6 DOENAS SECUNDRIAS EM PLANTAES: FOLHAGEM


Estas doenas tm apresentado poucos danos s espcies de eucalipto plantadas no Brasil. A pequena expresso pode ser decorrente da tolerncia ou resistncia apresentadas pelas espcies existentes, ou decorrer de condies ambientais inadequadas para o desenvolvimento destas doenas. No entanto, com a evoluo da eucaliptocultura, podero se tornar importantes, merecendo assim a sua meno.

6.2 Mancha de Micosferela Mycosphaerella sp.


A mancha de Micosferela, geralmente ocorre nas folhas maduras do tero basal das copas. A doena pode apresentar dois sintomas bsicos: o primeiro como mancha anelar-coricea, marrom, mais escura de um lado da folha e mais clara no outro e encontrada em E. camaldulensis, E. phaeotricha, E. grandis, E. saligna, e E. tereticornis. O segundo tipo, menos freqente, tem sintoma de larga rea necrtica, marrom-clara a amarelada e necrosada e encontrado em E. dunnii e E. deanei (Fig. 23)

6.1 Mancha de Coniella Coniella spp.


A mancha de Coniella pode ser encontrada em algumas espcies de eucalipto, lesionando folhas em condies de campo. A partir do ponto inicial da leso, formam-se halos concntricos, estreitos, de colorao escurecida (Figs. 21 e 22). Este fungo produz sintomas, isoladamente, ou em associao com Cylindrocladium. Foi verificado em E. grandis, E. citriodora e E. robusta.

Figura 23 Manchas foliares causadas por Mycosphaerella sp. em folhas de Eucalyptus dunnii.

Figura 21 Manchas foliares causadas por Coniella sp. em Eucalyptus citriodora.

Figura 22 Manchas foliares causadas por Coniella sp.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

11

6.3 Mancha de Phaeoseptoria Phaeoseptoria sp.


A mancha ou queima causada por Phaeoseptoria ocorre em condies de campo e de viveiro, porm no viveiro que os danos so mais importantes. A doena inicia-se com leses angulares clorticas, as quais posteriormenete tornam-se marrom-arroxeadas e dispersas em ambas as superfcies do limbo ou agrupadas em alguma poro deste (Figs. 24 e 25). As leses podem coalescer, tomando parte ou todo o limbo, tornando-o necrosado (Fig. 26). A desfolha acarretada pela doena, em condies de alta umidade, no viveiro, pode ser intensa, deixando a muda com apenas dois pares de folhas. No campo, tem-se registrado a desfolha da parte inferior da copa de rvores jovens, em perodos de elevada precipitao pluviomtrica.

6.4 Outras manchas foliares


Tm sido observadas, manchas foliares em mudas, causadas por Cladosporium sp., e em folhas e ramos de rvores jovens, por Phomopsis sp., porm sem importncia econmica.

7 COMPLEXOS ETIOLGICOS
Este grupo de doenas refere-se aos problemas causados por um ou mais fatores abiticos, seguidos da ao de patgenos secundrios, que completam o processo patognico. A etiologia, em sua maioria, no foi totalmente esclarecida.

7.1 Seca de ponteiros


A cultura do eucalipto no Brasil apresenta um tipo de seca de ponteiros, causado por um fator de natureza nutricional, que a deficincia de boro. A deficincia de boro ocorre de forma generalizada nos solos brasileiros, embora se manifeste mais pronunciadamente em reas de cerrado, ou solos arenosos com baixo teor do elemento e de matria orgnica e com ocorrncia sazonal de dficit hdrico. Entre as espcies mais suscetveis deficincia, em nossas condies, esto o E. citriodora, E. maculata, E. pilularis e E. grandis. As espcies que tm demonstrado maior tolerncia falta de boro so E. camaldulensis e E. tereticornis. Existe tambm grande variabilidade de tolerncia entre procedncias de uma mesma espcie de eucalipto. A funo do boro na planta est ligada s atividades meristemticas, movimento de acares, sntese de protenas, elongao celular e outras funes ainda no totalmente esclarecidas. O contedo e a distribuio do boro no solo variam em funo de sua tipologia. Os solos brasileiros apresentam em geral teores baixos deste elemento, notadamente os arenosos. Acredita-se que, no momento em que a deficincia de boro induza o fendilhamento e morte da casca, surjam portas de entrada para a penetrao de Botryosphaeria ribis (B. dothidea) e B. rhodina (Cooke) von Arx, que colonizam os tecidos, concorrendo para o aumento das leses e do estrangulamento da haste. Mais tarde, outros fungos podem estar presentes como Dothiorella sp. ou Fusicoccum aesculi (anamorfo de B. ribis) e Botryodiplodia theobromae Pat. (anamorfo de B. rhodina).
Figura 26 Manchas foliares provocadas por Phaeoseporia sp.

Figura 24 Manchas foliares causadas por Phaeoseptoria sp.

Figura 25 Manchas foliares causadas por Phaeoseptoria sp.

12

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

Sintomas
Os sintomas de deficincia de boro aparecem mais pronunciadamente em plantios jovens, com idade ao redor de 2 anos, nos meses de estao seca. Iniciam-se nas folhas mais novas dos ramos apicais, tornando-as encarquilhadas, com a rea do limbo reduzido e com clorose nos bordos do limbo que pode evoluir at a necrose dos tecidos afetados. Os ramos apresentam-se mais flcidos que o normal, perdendo a sua forma cilndrica devido morte do cmbio. A casca apresenta fendilhamento e cancros, com exsudao de goma determinando, s vezes, o estrangulamento da haste. Neste momento, comeam a surgir frutificaes do fungo Botryosphaeria spp. Sobre as leses e cancros no tronco. O fendilhamento nos ramos e a gomose verificadas em E. citriodora podem tambm ocorrer associados a outras deficincias minerais, como enxofre, clcio e fsforo. No caso de deficincia de boro, a morte dos tecidos apicais bastante comum, caracterizando a ocorrncia da seca deponteiros. Com o retorno das condies ambientais que favorecem a disponibilidade do nutriente s plantas, ocorre a recuperao da planta com brotao de gemas laterais novas, produzindo bifurcaes e excesso de ramos. Em plantios afetados pela deficincia, os sintomas de fendilhamento de casca e as bifurcaes se localizam a alturas aproximadamente iguais no tronco das rvores, indicando que a deficincia se manifesta no mesmo perodo seco do ano. A severidade dos sintomas varia em funo das espcies de eucalipto plantadas.

A SPEA, embora ocorra de forma localizada, apresenta-se atualmente como um dos principais problemas do eucalipto no Brasil (Ferreira, 1989; Ferreira, 1997). J foi constatada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Maranho, Gois, So Paulo e Paran. Este problema tem sido constatado desde 1974. Porm, somente na dcada de 80 comeou a se intensificar, motivando estudos etiolgicos. A doena ocorre principalmente em E. grandis, procedente do Zimbabwe e de Coffs Harbour. A SPEA manifesta-se com o secamento das pores apicais dos ramos e galhos, atingindo geralmente todas as rvores nos locais de maior severidade. Em anos de ocorrncia do surto observa-se a reduo do crescimento, a perda de touas e rvores que foram severamente afetadas, varivel segundo a espcie, de at 15%, alm da perda de dominncia apical, em condies de ataque severo. Em geral, a doena causa a queda na produtividade em madeira. A etiologia da SPEA ainda no foi esclarecida. Aparentemente, fatores ambientais, ainda no determinados, favorecem a ocorrncia de distrbios fisiolgicos, que estariam predispondo as plantas ao ataque de patgenos secundrios. Fungos associados aos diferentes tipos de sintomas so frequentemente isolados, tais como: Colletotrichum sp. e Pestalotia. Como patgenos secundrios, alguns dos fungos mencionados poderiam participar do anelamento de galhos e ramos afetados. A incidncia da SPEA depende da idade da plantao, do ano e do local. A severidade varia com a espcie ou procedncia plantada, idade ou stios, relacionados ou no com a variao do tipo de solo. A doena incide, principalmente, em meados do vero e do outono. Um dos mais importantes aspectos da doena, que, a partir do quarto ano, as plantaes so tolerantes doena.

Controle
O controle pode ser feito mediante a aplicao de brax (tetraborato de sdio) ou cido brico, em cobertura, no perodo de 3 a 6 meses aps o plantio das mudas. A dose tima varia de acordo com a espcie de eucalipto, tipo de solo e poca de aplicao.

7.2 Seca dos ponteiros do eucalipto em Arapoti (SPEA).


Em 1988 e 1992, no municpio de Arapoti-PR, foram efetuados os primeiros registros da ocorrncia, em rvores de E. grandis, de uma doena que foi denominada seca dos ponteiros do eucalipto em Arapoti (SPEA). A SPEA foi caracterizada por Ferreira (1993) como sendo a mesma seca de ponteiros de eucalipto do Vale do Rio Doce (SPEVD), embora Maschio et al. (1997) e Maschio et al. (1996) relatem que existam diferenas entre os dois casos. De acordo com estes autores, a SPEA manifesta sintomas em plantas com idade inferior a sete meses, obedece um gradiente de severidade que decresce das bordaduras para o centro dos plantios e, ao contrrio da SPEA, independe da topografia.

Sintomas
A doena ocorre na copa das rvores, tendo como principal sintoma, a ocorrncia de leses nas inseres de galhos e folhas e haste terminal (Fig. 27). Onde h surtos, o surgimento dos sintomas rpido e incide sobre praticamente todo o plantio, com elevado nmero de leses por rvore. As leses podem anelar o ramo, causando a morte ou secamento da parte distal, a partir do local anelado. O anelamento mais freqente em ramos finos. No ocorrendo o anelamento, surgem cancros no local lesionado, circundados por calos, com posterior brotao ou no. A quantidade de leses com anelamento determina a severidade da doena. Algumas espcies de eucalipto tm por caracterstica o ataque nos teros medianos e

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

13

C
Figura 27 Alguns sintomas marcadores da seca de ponteiros de Arapoti. (epinastia (A), cancros (A e B) e escurecimento e morte de gemas (C)).

apicais da copa, outras na copa toda e nas mais tolerantes, uma baixa incidncia no tero apical. Outra caracterstica a recuperao de plantas fortemente atacadas, pela formao de tufos de brotaes nos pices lesionados. A presena de exsudao de goma nas leses da SPEA tambm pode ocorrer como sintoma secundrio, principalmente em espcies em que a exudao de goma comum, como E. citriodora, E. maculata e E. paniculata. O controle desta doena pode ser feito pela utilizao de procedncias ou clones de eucalipto tolerantes. O melhoramento gentico pode ser usado, porm a variao da incidncia e severidade, em funo do ano e stio, dificulta a seleo. A tolerncia tem sido observada em E. torelliana, possivelmente em E. grandis (procedncia Atherton), E. pellita (procedncia Helenvalle) e E. saligna.

observado em reas experimentais e plantios comerciais de E. viminalis, nos estados de Santa Catarina e do Paran. A etiologia da seca da saia ainda no foi esclarecida. Silva et al. (1992) associaram a seca da saia do E. viminalis ao balano nutricional de mangans (Mn), demonstrado pelas elevadas concentraes deste nutriente nas folhas das procedncias mais sensveis; baixa relao ferro (Fe)/ mangans (Mn); e s condies que favorecem a indisponibilidade desses nutrientes (pH mdio inferior a 4.0). Ainda, de acordo com esses autores, o comportamento do Fe e do Mn influenciado pelo pH, condies de drenagem, formao de complexos e pelos microorganismos do solo. O mangans mais disponvel entre o pH 5.0 e 6.0. Abaixo de 5.0 ele adsorvido pelos xidos e silicatos de Fe e Al, formando complexos insolveis (Dennis, 1982, citado por Silva et al., 1992). Saliente-se que o sintoma se manifesta quando coincidem perodos de temperaturas baixas com perodos de chuvas intensas, e o solo est com a umidade acima da sua capacidade de campo. Os sintomas na planta comeam no tero inferior da copa e, com o tempo, chegam a atingir o tero superior. Inicialmente, verifica-se a seca das folhas, que depois atinge os ramos. Em casos extremos, pode ocorrer a morte das rvores (Figs. 28, 29 e 30). O controle ainda no foi definido.

7.3 Seca da saia do Viminalis


O Eucalyptus viminalis Labill uma das espcies mais recomendadas para plantios visando a produo de energia, nos estados do Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina, devido sua tolerncia a geadas. Ultimamente, vem-se observando em plantaes de E. viminalis, um secamento geral da folhagem das copas de rvores. Esta seca reduz o crescimento das rvores e, em casos extremos, provoca a sua morte. Este problema j foi

14

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

com esses autores, a incidncia desta podrido variava com as espcies e os locais avaliados, atingindo at 85% das rvores. Castro & Krgner (1984b) constataram alguns himenomicetos associados podrido do cerne. Estes fungos, quando inoculados, causaram apodrecimento nas espcies E. saligna, E. grandis e E. urophylla. Inclusive, o ponto de insero do ramo no tronco parece ser a porta de entrada dos patgenos. Externamente no so verificados sintomas no tronco das rvores, somente aps o corte que se observa uma podrido interna de colorao esbranquiada ou parda que ocorre mais pronunciadamente na regio medular (Fig. 31 A e B). A leso apresenta pouco desenvolvimento nos sentdos r ale t i adi angenci ( g.32) al Fi . O controle dessa doena deve ser feito com o plantio de procedncias ou clones tolerantes. Experimentalmente, Castro & Krgner (1984b) verificaram que dentre trs espcies inoculadas com fungos himenomicetos (E. saligna, E. grandis e E. urophylla), a espcie E. grandis foi a que apresentou menor resistncia ao apodrecimento.

Figura 28 Sintomas da seca da saia do Viminalis, em Guarapuava, PR.

Figura 29 Sintomas de seca da saia do Viminalis.

Figura 30 Vista geral de plantao de Eucalypus viminalis com seca da saia.

7.4 Podrido do cerne


Em levantamentos feitos, no ano de 1998, em plantaes de eucalipto localizadas nos Estados do Paran e de Santa Catarina, foi verificada a ocorrncia de uma podrido de cerne de rvores vivas de E. grandis (Santos et al., 1999). Esta doena foi observada nos municpios de Reserva, PR e Urussanga, SC, em plantios com doze e quatro anos de idade, respectivamente. Em Urussanga, onde o problema foi considerado mais grave, a doena atingiu 50% das rvores. Castro & Krgner (1984a) verificaram sintomas semelhantes de apodrecimento de cerne de rvores vivas, causado por himenomicetos, em plantios de Eucalyptus spp., em Guaba, RS. De acordo

B
Figura 31 Troncos sadio (A) e com sintomas de podrido do cerne (B). Detalhe: ponto de insero do ramo.

Figura 32 Sintomas da podrido do cerne em Eucalyptus grandis, em Reserva, PR.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

15

8 PROBLEMAS ABITICOS
Algumas doenas abiticas so muito importantes pela freqncia com que ocorrem no eucalipto. Para fins dessa publicao sero registrados apenas os tipos de ocorrncia mais comuns no sul do Brasil.

Em condies de campo, tem-se observado, tambm, plantas com pouco desenvolvimento vegetativo e, que ao serem arrancadas, observa-se a m formao do sistema radicular. Devido o aproveitamento de mudas velhas, as razes apresentam-se enoveladas (Fig. 34 e 35), predispondo-as ao ataque de fungos (Fig. 36).

8.1 Afogamento de coleto


Afogamento de coleto o errneo enterramento de parte do caule das mudas por ocasio do plantio ou o seu aterramento no campo, por subseqentes tratos culturais ou enxurradas. A poro do caule que passa a funcionar como novo coleto, forada a modificar-se em rgo subterneo, o que exige alteraes na fisiologia da planta (Fig. 33). Alm disso, essa regio est sujeita ao estresse de temperaturas mais elevadas, que ocorrem na superfcie do solo, em dias mais ensolarados e quentes (Ferreira, 1989). Preventivamente, cuidados no ato do plantio, bem como no preparo do solo, so recomendados para se evitar a ocorrncia de afogamento de coleto.

B A
Figura 34 M formao das razes. (A e B)

C
Figura 33 Sintomas externos (A e B) e internos (C) de afogamento de coleto.

Figura 35 Enovelamento de razes de mudas de Eucalyptus viminalis, em Guarapuava, PR.

16

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

8.2 Danos causados pela gomose e pau preto.


A gomose e o pau preto do eucalipto so dois tipos de manifestao de sintomas, que se caracterizam pela abundante exsudao de quino. De acordo com Ferreira (1989), a gomose do eucalipto o escorrimento de quino a partir de poucos pontos da casca do tronco. Ocorre em todas as regies brasileiras e as espcies mais sensveis exsudao so: E. citriodora, E. maculata, E. paniculata e algumas procedncias de E. grandis. Pode ser causada por ferimentos mecnicos, injrias por insetos, ao de fungos e bactrias, ventos, estrangulamento por cips e desordens fisiolgicas, acarretados por fatores adversos de clima e solo. Ainda de acordo com esse autor o controle consiste em evitar a ocorrncia do fator injuriante ou o uso de procedncias bem adaptadas regio. O pau-preto do eucalipto caracteriza-se pelo escorrimento de goma e sua posterior oxidao em numerosos pontos ao longo do tronco (Fig. 37), principalmente em rvores com mais de quatro anos de idade e com maior freqncia em rvores de algumas procedncias de E. grandis. Plantios comerciais de E. viminalis tambm apresentam indivduos com gomose e pau preto. Ao contrrio da gomose, no caso do pau preto, a quantidade de goma exsudada por ponto pouca. Pode ser evitada com o uso de procedncias de espcies adequadas regio.

8.3 Danos causados por geada


Apesar de serem eventos climticos ocasionais, as geadas so um dos principais fatores limitantes aos plantios comerciais do eucalipto, na regio sul do Brasil. De acordo com Hi et al. (1994), as geadas registradas em 1972 ga foram as de maior influncia sobre a atividade florestal causando, em alguns locais, perdas de at 100 %, em talhes de espcies suscetveis, estabelecidas principalmente no sul do Brasil. Esses autores registram, ainda, que as geadas dos anos de 1974, 1975, 1991 e 1994, tambm comprometeram o abastecimento da indstria de base florestal. rvores de eucalipto afetadas por geada apresentam, desde a queima de ponteiros (Figs. 37, 38, e 39A), at a perda total da copa (Fig. 40). Quando observadas distncia, apresentam um aspecto de queima ou bronzeamento da folhagem. De acordo com Higa et al. (1997), alm de danos diretos, como morte total ou parcial da copa e at a morte da planta, os danos indiretos, que so os mais freqentes, podendo, no apenas restringir o potencial de crescimento das plantas, como inviabilizar a formao de povoamentos comerciais. As plantas afetadas pela geada tornam-se mais suscetveis infeco por patgenos.

B
Figura 36 (A e B). M formao de raiz predispondo rvores jovens de Eucalyptus globulus ao ataque de patgenos de solo.

Figura 37 Sintomas de pau-preto, em Colombo, PR.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

17

C
Figura 39 (A, B e C). Sintomas de geada em brotaes de Eucalyptus grandis.

B
Figura 38 (A e B) - Murcha de brotao de Eucalyptus grandis com um ano de idade, um dia aps a ocorrncia de geada. Figura 40 - Aspecto geral da copa de Eucalyptus grandis com sintoma de queima causado por geada.

Visualmente, as geadas so classificadas de duas formas: a) geada branca, em que se observa a formao de uma crosta de gelo devido alta umidade relativa; b) a geada negra, em que se verifica a queima das plantas sob condies de baixa umidade relativa e sem a formao de gelo. Os danos nas plantas so decorrentes do congelamento dos lquidos presentes nos espaos intercelulares, havendo ruptura de membranas por compresso e extravasamento irreversvel do citoplasma. Normalmente, a formao de gelo nos tecidos, ocorre em temperaturas a pari de 3 ou 4oC (Higa et al., 1994). De acordo com tr esses autores, as temperaturas verificadas nos dias anteriores s geadas so decisivas na severidade dos danos. Quanto menos a planta estiver adaptada ao abaixamento de temperatura, mais severos os efeitos causados ou seja geadas acentuadas normalmente causam mais danos. A seleo de espcies e procedncias de Eucalyptus resistentes ao frio o que tem sido buscado nos programas de melhoramento gentico (Higa et al., 1997).

18

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

As espcies E. viminalis e E. dunnii so as que tm apresentado o melhor comportamento nos plantios comerciais para produo de madeira. Experimentalmente, Higa et al. (1997) citam como espcies potenciais, E. macarthuri e E. deanei.

41 A, B), expondo, em alguns casos, o lenho. Verifica-se um desfolhamento generalizado e severo e as folhas que permanecem aderidas s plantas apresentam-se rasgadas (Fig. 42 A e B). Estes danos geralmente inviabilizam a plantao para explorao comercial. No caso de uma intensidade leve, plantas jovens ou brotaes de rvores, apresentam injrias leves com trincamentos na casca. Esta ao abre portas de entrada que facilitam o estabelecimento e a colonizao por fungos oportunistas. Aps alguns meses, verifica-se a seca de ponteiros e o aparecimento de cancros no tronco, que sob condies adversas para a planta podem evoluir e provocar a sua morte. No plantio, um indicativo da ocorrncia de granizo a observao de que os danos provocados ocorrem em apenas uma direo. Nas plantas, apenas um lado do tronco ou da copa apresenta-se danificado.

8.4 Danos causados por granizo


O granizo um evento climtico ocasional e, geralmente, localizado. A chuva de pedra pode provocar o desfolhamento das rvores e danificar ramos e hastes. Os ramos e hastes danificados so freqentemente invadidos por fungos secundrios, que resultam em seca de ramos e ponteiros e at a morte de rvores. As plantas jovens submetidas ao granizo apresentam danos em toda a parte area. No caso de intensidade alta, as cascas dos caules e ramos apresentam-se rasgadas (Fig.

Figura 41 (A, B e C) - Danos causados por granizo em ramos de eucalipto.

A
Figura 42 (A e B). Danos em folhas de eucalipto provocados por granizo.

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

19

9 REFERNCIAS
AGRIOS, G.N. Plant pathology. New York: Academic Press, 1988. 803p. ALFENAS, A.C. Controle integrado da ferrugem causada Puccinia psidii em Eucalyptus cloeziana, no sudeste da Bahia. Fitopatologia Brasileira, Braslia, v.16, n.2, p.VI, 1991.

IMPROVEMENT OF EUCALYPT, 1997, Salvador. Proceedings. Colombo: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, 1997. 101-105. ELDRIDGE, K.G. An annotated bibliographic of genetic varaton i E. camaldulensis. Oxford: Commonwealth ii n Forestry Institute, 1975. 9p. FERREIRA, F.A. Patologia Florestal: principal doenas florestais no Brasil. Viosa:SIF, 1989. FERREIRA, F.A. Controle integrado do tombamento de mudas de eucalipto e do apodrecimento de estacas para enraizamento. Fitopatologia Brasileira, Braslia, v.16, n.2, p.7, 1991. FERREIRA, F.A. Manejo das principais doenas do eucalipto em plantaes de reas tropicais no Brasil. Fitopatologia Brasileira, Braslia, v.20, supl., p.275, 1995. FERREIRA, F.A. Enfermidades do eucalipto no Brasil. Informe Agropecurio, Belo Horizonte, v.18, n.186, 1997a. FERREIRA, F.A. Eucalipto (Eucalyptus spp.) controle de doenas. In: VALE, F.X.R. do; ZAMBOLIM, L., (Eds.) Controle de doencas de plantas: grandes culturas. Vicosa: Universidade Federal de Vicosa. Departamento de Fitopatologia / Brasilia: Ministerio da Agricultura e do Abastecimento, 1997. v.2, p.925-951. v 1. p.289-333. GARCIA, M.C. Seleo de Trichoderma spp. Visando ao controle biolgico de Cylindrocladium scoparium e Rhizoctonia solani em viveiros suspensos de eucaliptos. Viosa: UFV, Imprensa Universitria, 1995. 48p. Tese apresentada Universidade Federal de Viosa para obteno do ttulo de Mestre. HIGA, R.C.V.; HIGA, A.R.; TREVISAN, R.; SOUZA, M.V.R. DE. Comportamento de vinte espcies de Eucalyptus em rea de ocorrncia de geadas na regio sul do Brasil. In: IUFRO CONFERENCE ON SILVICULTURE AND IMPROVEMENT OF EUCALYPT, 1997, Salvador. Proceedings. Colombo: EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, 1997. p.106-110. HIGA, A.R.; GARCIA, C.H.; SANTOS, E.T. Geadas, prejuzos atividade florestal. Silvicultura, So Paulo, v.15, n.58, p.40-43, nov./dez. 1994. KRUGNER, T.L.; AUER, C.G. Doenas do eucalipto ( Eucalyptus spp.). In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, J.A.M.; REZENDE, J.A.M. Manual de Fitopatologia (Doenas das plantas cultivadas). So Paulo: Agronmica Ceres, 1997. v.2, p.358-375.

AUER,C. A ocornci do cancr do eucalpt no G. r a o io Est do Par e de Sant Cat i Boletim de Pesquiado an a arna.
sa Florestal, Colombo, n.32/33, p.81-85, jan./dez. 1996. AUER, C.G. Cancros em Eucalyptus grandis: relao entre incidncia e qualidade de stio, taxonomia da espcie de Valsa associada e sua patogenicidade comparada com Cryphonectria cubensis. Piracicaba, 1991. 93p. Tese apresentada ESALQ/USP para obteno do Ttulo de Doutor em Agronomia (Fitopatologia). AUER, C.G.; KRGNER, T.L. Ocorrncia de Valsa ceratosperma (Tode: Fr.) Maire (Diaporthales) em Eucalyptus grandis Hill: Maiden, no Estado de So Paulo, Brasil. Hoehnea, So Paulo, v.21, p.1-6. 1994. CASTRO, H.A.; KRUGNER, T.L. Microorganismos associados podrido do cerne de rvores vivas de Eucalyptus spp. na regio de Guaba, RS. Fitopatologia Brasileira, Braslia, v.9, n.2, p.227-232, 1984a. CASTRO, H.A.; KRUGNER, T.L. Avaliao da capacidade de apodrecimento de cerne por himenomicetos isolados de rvores vivas de Eucalyptus spp. na regio de Guaba, RS. Fitopatologia Brasileira, Braslia, v.9, n.2, p.233-239. 1984b. COTERRIL, P.P.; BROLIN, A. Improving Eucalyptus wood, pulp and paper quality by genetic selections. In: IUFRO CONFERENCE ON SILVICULTURE AND IMPROVEMENT OF EUCALYPT, 1997, Salvador. Proceedings. Colombo: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, 1997. p.1-13. CROUS, P.W.; WINGFIELD, M.J. A monograph of Cylindrocladium, including anamorphs of Calonectria. Mycotaxon, Itaca, v.41, p.341-435, 1994. DRUMOND, M.A.; OLIVEIRA, V.R.; RODRIGUES, B.S.A. Competio de espcies e procedncias de Eucalyptus na regio dos tabuleiros costeiros do Estado de Sergipe. In: IUFRO CONFERENCE ON SILVICULTURE AND

20

Doenas do eucalipto no sul do Brasil: identificao e controle

KRGNER, T.L. Principais doenas de Eucalyptus e Pinus no Brasil: uma anlise da situao atual. In: SEMINARIO SOBRE ATUALIDADES E PERSPECTIVAS FLORESTAIS: situao da entomologia e da patologia florestal no Brasil, 6., 1982, Curitiba. Anais. Curitiba: EMBRAPA-URPFCS, 1984. p.57-61. (EMBRAPA-URPFCS. Documentos, 14). LINK, D.; COSTA, E.C. Alguns problemas fitossanitrios em viveiros de essncias florestais no Rio Grande do Sul. In: SEMINARIO SOBRE ATUALIDADES E PERSPECTIVAS FLORESTAIS: situao da entomologia e da patologia florestal no Brasil, 6., 1982, Curitiba. Anais. Curitiba: EMBRAPA-URPFCS, 1984. p.51-53. (EMBRAPAURPFCS. Documentos, 14). MASCHIO, L.M.A. Fungos associados a Eucalyptus spp. no Paran e em Santa Catarina. Colombo: EMBRAPACNPF, 1996. 3p. (EMBRAPACNPF. Pesquisa em Andamento, 5). MASCHIO, L.M.A.; ANDRADE, F.M.; LEITE, M.S.P.; BELLOTE, A.F.J.; FERREIRA, C.A.; IEDE, E.T.; NARDELLI, A.M.B.; AUER, C.G.; GRIGOLETTI JNIOR, A.; WIECHETECK, M.R.S. Seca dos ponteiros do eucalipto em Arapoti-PR. In: IUFRO CONFERENCE ON SILVICULTURE AND IMPROVEMENT OF EUCALYPT, 1997, Salvador. Proceedings. Colombo: EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, 1997. p.353-359. MASCHIO, L.M.A.; FERREIRA, C.A.; AUER, C.G.; GRIGOLETTI JNIOR, A.; WIECHETECK, M.R.S.; NARDELLI, A.M.B.; BERNARDI, C.A. Descrio de uma anomalia ocorrida em Eucalyptus grandis na regio de Arapoti-PR, Brasil. Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n.32/33, p.85-87, 1996.

NOWACKI, M.J. Contribuio ao conhecimento das doenas fngicas em culturas no municpio de Curitiba. Curitiba: Universidade Federal do Paran, 1963. 64p. Tese Mestrado. PRYOR, L.O. Biology of Eucalyptus. London: Edward Arnold, 1976. 82p. (Studies in Biology, 61). SANTOS, A.F. dos; AUER, C.G.; GRIGOLETTI JNIOR, A. Ocorrncia da podrido do cerne de rvores vivas em Eucalyptus grndis nos estados do Paran e Santa Catarina. In: CONGRESSO PAULISTA DE FITOPATOLOGIA, 22., 1999, Jaboticabal. Programa e resumos. Jaboticabal: UNESP, 1999. p.98-99. SILVA, H.D. O Eucalyptus na silvicultura brasileira e no mundo. Folha da Floresta, Colombo, ago. 1997. Edio especial. SILVA, H.D. da; BELLOTE, A.F.J.; FERREIRA, C.A.; TREVISAN, Nutrientes minerais e a seca do Eucalyptus viminalis Labill. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 7.; CONGRESSO FLORESTAL PANAMERICANO, 1., 1992, Curitiba. Anais. set. 1992. p.259-261. So Paulo: Sociedade Brasileira de Silvicultura / SBEF, 1993. v.1, p.259-261. SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA (So Paulo, SP.). O setor florestal brasileiro: fatos e nmeros. So Paulo, 1998. 18p. VELLOZO, L.G.C.; NOWACKI, M.J. Contribuio ao levantamento fitossanitrio do Estado do Paran. Arquivos de Biologia e Tecnologia, Curitiba, n.8, p.39, 1953.

Circular Tcnica, 45

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Florestas Endereo: Estrada da Ribeira km 111 - CP 319 Fone: (0**41) 666-1313 Fax: (0**41) 666-1276 E-mail: sac@cnpf.embrapa.br 1a edio 1a impresso (2001): 300 exemplares

Comit de publicaes

Presidente: Moacir Jos Sales Medrado Secretrio-Executivo: Guiomar M. Braguinia Membros: Antnio Carlos de S. Medeiros, Edilson B. de Oliveira, Erich G. Schaitza, Honorino R.Rodigheri, Jarbas Y.Shimizu, Jos A. Sturion, Patricia P. de Mattos, Srgio Ahrens, Susete do Rocio C. Penteado. Supervisor editorial: Moacir Jos Sales Medrado Reviso de texto: Elly Claire Jansson Lopes Tratamento das ilustraes: Cleide Fernandes Editorao eletrnica: Cleide Fernandes

Expediente

You might also like