You are on page 1of 3

A PRINCESA E O FREI

Otto de Alencar S Pereira

Nove de Abril de 1937 e 13 de Maio de 1888: duas datas quase esquecidas pelos brasileiros e petropolitanos em particular. A primeira marca a morte de Frei Luiz, a segunda a Lei urea. Por que esto esquecidas? Por que tambm Frei Luiz e a Princesa Isabel esto sendo relegados a um segundo plano? Ambos viveram grande parte de suas vidas em Petrpolis. O "Santo" e a "Redentora"! Amrico Mendes de Oliveira Castro, talvez o nico escritor que ousou contar a vida de Frei Luiz (Editora Vozes - 1942), em um pequeno e precioso opsculo, narra-nos a morte e enterro de Frei Luiz no captulo XIX: "Levantou-se sobre Petrpolis, no dia 09 de Abril de 1937, uma linda manh de comeo de inverno". Depois de nos colocar no cenrio petropolitano daquele triste dia (alegre para os anjos e santos do Cu), ele nos assusta: "Frei Luiz morreu! Eis o que se ouvia em todos os cantos da cidade, em todos os lugares, quando duas ou mais pessoas se abordavam. A desoladora notcia voava dos tugrios aos palcios e destes s moradias mais modestas. Naquela manh no se cogitou de outra coisa em Petrpolis. Mais adiante, ele acrescenta: "Como que obedecendo a uma senha silenciosa, de todos os recantos da cidade a multido, qual formigueiro imenso diligente e tenaz, moveu-se em direo Igreja do Sagrado Corao de Jesus". Era uma verdadeira romaria silenciosa e respeitosa, uma massa de pessoas que estampavam no rosto a orfandade. Todos o queriam ver, em seu atade, pela ltima vez, queriam toc-lo busca de uma graa ou de um milagre. Por qu?

Por que tudo isso? Responde-nos o salmista: "Porque sei que ensinaste a Verdade." Poder-se- acrescentar: "praticaste a caridade, imitaste o Divino Mestre, foste grande devoto da Virgem Imaculada." Frei Luiz, ainda sem a palidez marmrea, repousava em frente ao Altar-Mor, com seu hbito de So Francisco, as mos cruzadas, tendo o crucifixo e o tero entre os dedos. As flores cobriam o cho da igreja. Os frades pediam que no se as colocassem na ea, para no esconderem o corpo do "Santo" defunto. Houve missa de corpo presente e o enterro era tarde. Impossvel entrar na igreja. Eis que surge a Famlia Imperial. Diz-nos Oliveira Castro: "A Famlia Imperial, sempre e em toda parte tratada com respeitoso acatamento e filial reverncia, que seus imensos servios a esta Terra e suas peregrinas e inexcedveis virtudes justificam, chegou ao adro, foi preciso que um solcito franciscano, que providencialmente avistara a Princesa Isabel, premida no meio da multido, conseguisse com o respeito que sempre inspirou o hbito de So Francisco de Assis, e que naquela ocasio se impunha mais do que nunca, fazer os fiis cerrar fileiras, abrindo assim uma estreita faixa na massa humana, por onde a Princesa e os demais membros da Famlia Imperial puderam se esgueirar, e tomar parte em todas as solenidades da cerimnia."

Princesa Isabel! Parece-nos uma ideia universal! Oliveira Casto estaria plagiando Plato? Sim, assim como o brasileiro tambm considera D. Pedro, ideia universal, confundindo Pedro Alvares Cabral com D. Pedro I e com D. Pedro II. (de Pedro a Pedro). A Princesa Isabel! Certamente no se tratava da Redentora, pois esta falecera no exlio na Frana, em 1921, portanto 16 anos antes. Seria a esposa de D. Pedro de Alcntara, filho mais velho da Princesa Isabel, titular da Casa de Orleans e Bragana, que porm renunciara a seus direitos ao trono, justamente para consorciar-se a ela, que era conhecida como Princesa D. Elizabeth, embora Isabel seja Elizabeth em portugus. Quem seria? Sua filha mais velha? D. Isabel de Orleans e Bragana, que teria ento 25 anos e j era casada h dois anos com Henrique VI de Frana, o Conde de Paris. D. Isabel do Brasil, filha de D. Pedro Henrique, o Chefe da Casa Imperial? No seria possvel, pois s nasceria trs anos depois. E na Frana. O provvel mesmo que fosse a Senhora Condessa de Paris. O interessante, entretanto, na narrativa de Oliveira Castro, a falta de interesse em especificar genealogicamente "qual a Princesa Isabel"? O Brasil sempre ter um D. Pedro e uma Princesa Isabel! So valores universais (Plato). Entretanto, de fato, a Princesa Isabel a Redentora, deveria estar ali presente, em esprito. No que o tivesse conhecido em vida, pois Frei Luiz s chegou a Petrpolis (vindo da Bahia, e antes da Alemanha) em 1900, 11 anos depois do exlio da Famlia Imperial. Mas certamente o conhecia de nome e santidade, uma vez que a Princesa, no exlio, no se afastou dos interesses pelo Brasil, principalmente no que tangesse o esprito e a catolicidade. Seus filhos e netos que se possibilitaram estavam ali, no enterro de Frei Luiz (o exlio da Famlia Imperial, foi abolido em 1922). Ela deveria conhec-lo pela "fama de santidade". A princesa era catlica

fervorosa. Por estas razes, conjecturo que, em esprito, a Princesa Isabel, a Redentora, estaria com toda certeza no enterro de Frei Luiz. Havia semelhana entre os dois, como sempre ocorre, com aqueles que "imitam a Jesus Cristo".

Duas passagens marcam a semelhana do Frei e da Princesa: Na hora do perdo! Tentaram assassinar Frei Luiz em 1931 com um tiro, na portaria do Convento. Vendo-se banhado de sangue, julgando que ia morrer, s teve dois pensamentos: chamar o Superior para lhe ministrar o Sacramento da Penitncia (absolvio) e rogar que perdoassem o facnora que o tentara matar.

A Princesa Isabel, depois de uma luta insana contra os escravocratas, na qual ela precisou at derrubar o Gabinete de Ministros do Baro de Cotegipe, para poder nomear o abolicionista Joo Alfredo Corra de Oliveira, e assim poder propor ao Parlamento a Lei urea, e finalmente sancion-la. Depois deste desprendimento verdadeiramente heroico, pois sabia que a consequncia seria a queda da Monarquia (o que de fato ocorreu um ano e meio depois), arguida, j no exlio, que se adivinhasse que perderia o trono, teria assinado a Lei? Respondeu: "Quantos tronos houvesse a cair, eu no deixaria de assin-la".

Por que esto esquecidos? Respondo com as palavras do Evangelho:

"Os seus reinos no eram deste mundo"!

You might also like