You are on page 1of 32

1

Se o meu povo orar...


E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, ento eu ouvirei dos cus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estaro abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos orao deste lugar.Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estaro fixos os meus olhos e o meu corao todos os dias. 2Cr. 7:14-16.

Nossas atitudes

Contrio Humilhao a Deus


Opo para obter xito na orao:
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, ento eu ouvirei dos cus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Cr.7:14 Ento clamars, e o SENHOR te responder; gritars, e ele dir: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqamente; Is.58:9.

O arrependimento produz prorrogao


Ento veio Semaas, o profeta, a Roboo e aos prncipes de Jud que se ajuntaram em Jerusalm por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vs me deixastes a mim, por isso tambm eu vos deixei na mo de Sisaque. Ento se humilharam os prncipes de Israel, e o rei, e disseram: O SENHOR justo. Vendo, pois, o SENHOR que se humilhavam, veio a palavra do SENHOR a Semaas, dizendo: Humilharam-se, no os destruirei; antes em breve lhes darei algum socorro, para que o meu furor no se derrame sobre Jerusalm, por mo de Sisaque. Porm sero seus servos; para que conheam a diferena da minha servido e da servido dos reinos da terra. 2Cr.12.5-8 Porquanto o teu corao se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, tambm eu te ouvi, diz o SENHOR. 2Cr. 34:27

Sinceridade
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e no de mal, para vos dar o fim que esperais. Ento me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso corao. E serei achado de vs, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as naes, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei. Jr. 29:11-14. Semeai para vs em justia, ceifai segundo a misericrdia; lavrai o campo de lavoura; porque tempo de buscar ao SENHOR, at que venha e chova a justia sobre vs. Os. 10:12. Porque assim diz o SENHOR casa de Israel: Buscai-me, e vivei. Am.5:4. Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Ento me chegaria ao seu tribunal. J. 23:3. Ento conheamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua sada, como a alva, certa; e ele a ns vir como a chuva, como chuva serdia que rega a terra. Os. 6:3.
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que no est longe de cada um de ns; At.17:27. Ento dali buscars ao SENHOR teu Deus, e o achars, quando o buscares de todo o teu corao e de toda a tua alma. Dt. 4:29.

F
Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e t-laseis.E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra algum, para que vosso Pai, que est nos cus, vos perdoe as vossas ofensas. Mc. 11:24. E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente, e o no lana em rosto, e ser-lhe- dada. Pea-a, porm, com f, em nada duvidando; porque o que duvida semelhante onda do mar, que levada pelo vento, e lanada de uma para outra parte. Tg.1:5,6. Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-. E qual de entre vs o homem que, pedindo-lhe po o seu filho, lhe dar uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dar uma serpente? Se vs, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que est nos cus, dar bens aos que lhe pedirem? Mt.7:7-11. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.Jo 14:13-14.
3

Se vs estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vs, pedireis tudo o que quiserdes, e vos ser feito. Jo.15:7 At agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. Jo.16:24 E esta a confiana que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcanamos as peties que lhe fizemos. 1Jo. 5:14-15.

Justia
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A orao feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tg.5:16. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao. Rm. 10:10 Mas agora se manifestou sem a lei a justia de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Rm.3:21

Obedincia
E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que agradvel sua vista. 1Jo. 3:22. Se vs estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vs, pedireis tudo o que quiserdes, e vos ser feito. Jo.15:7 E esta a confiana que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcanamos as peties que lhe fizemos. 1Jo 5:14-15

Promessas aos humildes


Melhor ser humilde de esprito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. Pv. 16:19. O galardo da humildade e o temor do SENHOR so riquezas, honra e vida. Pv. 22.4 A soberba do homem o abater, mas a honra sustentar o humilde de esprito. Pv. 29:23.

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome Santo: Num alto e santo lugar habito; como tambm com o contrito e abatido de esprito, para vivificar o esprito dos abatidos, e para vivificar o corao dos contritos. Is. 57:15. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse o maior no reino dos cus. Mt. 18:4. Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e no aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta ser humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha ser exaltado. Lc. 18:14.

Humildade ordenada
Mas no sereis vs assim; antes o maior entre vs seja como o menor; e quem governa como quem serve. Lc.22:26. Est bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu ests em p pela f. Ento no te ensoberbeas, mas teme. Rm.11:20 Porque pela graa que me dada, digo a cada um dentre vs que no pense de si mesmo alm do que convm; antes, pense com moderao, conforme a medida da f que Deus repartiu a cada um. Rm.12:3. De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, Fl. 2:5. Todavia, d maior graa. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; d, porm, graa aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugir de vs. Chegai-vos para Deus, e ele se chegar para vs. Limpai as mos, pecadores; e, vs de esprito vacilante, purificai os coraes. Senti as vossas misrias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltar. Irmos, no faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmo, e julga a seu irmo, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, no s observador da lei, mas juiz. Tg.4:6-11. Semelhantemente vs, os mais moos, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mo de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lanando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vs. Sede sbrios, vigiai. O vosso adversrio, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leo, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na f, sabendo que os mesmos sofrimentos esto-se cumprindo entre os vossos irmos no mundo. E o Deus de toda a graa, que em Cristo vos chamou sua eterna glria, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos h de aperfeioar, confirmar e fortalecer. A ele seja o domnio para todo o sempre. Amm. 1Pe 5:5-11

Humildade de Jesus
Alegra-te muito, filha de Sio; exulta, filha de Jerusalm; eis que o teu rei vir a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zc.9:9. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mt.11:29. Depois deitou gua numa bacia, e comeou a lavar os ps aos discpulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Jo.13:5. Porque j sabeis a graa de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vs se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecsseis. 2Co. 8:9. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente at morte, e morte de cruz. Fl. 2:8.

Jesus estava livre de todo orgulho


Quanto a aparncia - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; no tinha beleza nem formosura e, olhando ns para ele, no havia boa aparncia nele, para que o desejssemos. Is. 53:2. Quanto ao sucesso mundano - Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e no fizemos dele caso algum. Is.53:3. Quanta a reputao - E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazar, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele ser chamado Nazareno. Mt.2:23 Quanto a riquezas - E disse Jesus: As raposas tm covis, e as aves do cu tm ninhos, mas o Filho do homem no tem onde reclinar a cabea. Mt.8:20. Quanto a posio social - No este o filho do carpinteiro? e no se chama sua me Maria, e seus irmos Tiago, e Jos, e Simo, e Judas? Mt.13:55 Quanto a majestade - Depois deitou gua numa bacia, e comeou a lavar os ps aos discpulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 13:5.

Pecadores que se humilharam arrependidos


Acabe No viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, no trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa. 1Rs. 21:29 Roboo e os prncipes Ento se humilharam os prncipes de Israel, e o rei, e disseram: O SENHOR justo. 2Cr. 12:6. Manass E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 2Cr. 33:12. Josias Porquanto o teu corao se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, tambm eu te ouvi, diz o SENHOR.2Cr.34:27. O filho prdigo Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o cu e perante ti; Lc. 15:18. O publicano O publicano, porm, estando em p, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao cu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericrdia de mim, pecador! Lc. 18:13.

Pessoas aos ps de Jesus


Sofredores infelizes E veio ter com ele grandes multides, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos ps de Jesus, e ele os sarou, Mt.15:30.

Pai aflito E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrouse aos seus ps, Mc. 5:22. E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha est moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mos, para que sare, e viva. Mc. 5:23. Me triste Porque uma mulher, cuja filha tinha um esprito imundo, ouvindo falar dele, foi e lanou-se aos seus ps. Mc.7:25.

Armas de nossa guerra orao


O Esprito um intercessor que habita em ns. E da mesma maneira tambm o Esprito ajuda as nossas fraquezas; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns com gemidos inexprimveis. Rm. 8:26. Cristo um intercessor que vive para interceder por ns. Portanto, pode tambm salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hb. 7:25. Ora, quele que poderoso para vos guardar de tropear, e apresentar-vos irrepreensveis, com alegria, perante a sua glria, Jd. 24 Para os guerreiros do tempo do fim, Deus providenciou plena qualificao para a batalha e todas as armas necessria a vitria. So as mesmas armas poderosas que Jesus usou para derrotar o inimigo enquanto esteve na terra.

Acesso presena de Deus pela orao


Santidade, comportamento, quem voc . Quem subir ao monte do Senhor, ou quem estar no seu lugar santo? Aquele que limpo de mos e puro de corao; que no entrega a sua alma vaidade, nem jura enganosamente. Sl. 24:3,4.

A santidade de Deus o modelo que temos para a nossa vida. A Bblia diz em 1
Pedro 1:15 Mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos em todo o vosso procedimento. A santidade de Deus no tolera o pecado. A Bblia diz em Isaas 59:2 Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vs, de modo que no vos oua. Santidade um dom da graa de Deus. A Bblia diz em xodo 19:5-6 Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, ento sereis a minha possesso peculiar dentre todos os povos, porque minha toda a terra; e vs sereis para mim reino sacerdotal e nao santa. So estas as palavras que falars aos filhos de Israel. Quanto mais lemos a Palavra de Deus mais santidade adquirimos. A Bblia diz em Joo 17:17 Santifica-os na verdade, a tua palavra a verdade.

Porque no nos chamou Deus para a imundcia, mas para a santificao. 1Ts. 4:7 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundcia da carne e do esprito, aperfeioando a santificao no temor de Deus. 2 Corntios 7:1 Para confirmar os vossos coraes, para que sejais irrepreensveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos. 1 Tessalonicenses 3:13
Mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15

O SIGNIFICADO DA SANTIFICAO
A santificao do crente tem dois significados:
Primeiro, o da dedicao, consagrao ou separao para o uso especfico; O segundo, fala de limpeza e expurgo da corrupo moral. Esta uma experincia progressiva. H trs elementos de tempo na santificao; trs fases ou aspectos distintos:
1. Ato inicial da santificao: Posicional. No momento em que a pessoa nasce de novo diz-se que ela santificada.

E o que alguns tm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Esprito do nosso Deus. (I Co 6.11).

O pecado tem poder enganoso que pode faz-lo parecer agradvel, desejvel e atraente a ns. Precisamos v-lo no seu verdadeiro aspecto, reconhecendo a sua natureza repugnante a maneira em que estraga a vida das pessoas, degradandoas, maculando-lhes horrivelmente o nome, bem como a mente e o corao.

Vede, irmos, que nunca haja em qualquer de vs um corao mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vs se endurea pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princpio da nossa confiana at ao fim. Hb. 3:12-14.
Nesse momento a santidade de Jesus atribuda ao crente. Talvez no seja ainda santo em sua vida diria, mas a santidade de Jesus lhe imputada quando esse justificado. Cristo foi nos feito justia e santificao,

Mas vs sois dele, em Jesus Cristo, o qual para ns foi feito por Deus sabedoria, e justia, e santificao, e redeno; (I Co 1.30).
2. O processo da santificao: Prtico. Paulo fala dos cristos em Tessalnica como tendo sido santificados,

Mas devemos sempre dar graas a Deus por vs, irmos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princpio para a salvao, em santificao do Esprito, e f da verdade; (II Ts 2.13).
Mas ele ora tambm por sua santificao,

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Ts 5.23).
Ele reconhece que esses cristos foram santificados, no sentido da santidade de Cristo ter sido atribuda a eles, mas agora necessitavam de que esta santidade imputada se tornasse progressivamente uma parte prtica de sua vida crist diria,

Mas agora, despojai-vos tambm de tudo: da ira, da clera, da malcia, da maledicncia, das palavras torpes da vossa boca. No mintais uns aos outros, pois que j vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde no h grego, nem judeu, circunciso, nem incircunciso, brbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericrdia, de benignidade, humildade, mansido, longanimidade; (Cl 3.8-12).

10

Nesse processo de santificao, destacamos algumas verdades bblicas:

a) Um processo de transfigurao Mas todos ns, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glria do Senhor, somos transformados de glria em glria na mesma imagem, como pelo Esprito do Senhor. (II Co 3.18). b) A vida de Cristo em ns J estou crucificado com Cristo; e vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na f no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.. (Gl 2.20). c) Uma completa identificao com Cristo Ou no sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glria do Pai, assim andemos ns tambm em novidade de vida. (Rm 6.3-4).

d) Tomando posse da nossa morte Assim tambm vs considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm 6.11). Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que no sirvamos mais ao pecado. (Rm.6:6) Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificao, e por fim a vida eterna. (Rm. 6:22) e) Usando os membros do corpo como instrumentos de santidade No reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscncias; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justia. (Rm 6.1213). f) Aperfeioando a nossa santidade Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundcia da carne e do esprito, aperfeioando a santificao no temor de Deus. (II Co 7.1).

11

g) Chamados perfeio Sede vs pois perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus. (Mt 5.48).

O sentido de maturidade e implica crescimento em espiritualidade, e no perfeio irrepreensvel. A maturidade depende do crescimento constante. O fruto verde pode ser reconhecido como sendo perfeito para esse estgio do seu desenvolvimento, mas no est maduro. O mesmo acontece com o fruto do Esprito, ele pode ser considerado perfeito na vida do novo cristo, embora no tenha chegado plena maturidade. O fruto do Esprito Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. (Gl 5.22). A estatura de Cristo At que todos cheguemos unidade da f, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, medida da estatura completa de Cristo, (Ef 4.13).
3. A santificao completa Final - A perfeio sem pecado e a santificao completa aguardam a vinda do Senhor Jesus. Nessa ocasio seremos libertados do corpo desta carne

Mas a nossa cidade est nos cus, de onde tambm esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformar o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar tambm a si todas as coisas. (Fp 3.20-21). Para confirmar os vossos coraes, para que sejais irrepreensveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos. I Ts 3.13; Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como o veremos. (I Jo 3.2).
Nesse nterim, somos encorajados a crescer na graa e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

Antes crescei na graa e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glria, assim agora, como no dia da eternidade. Amm. (II Pe 3.18).

12

O lado divino da santificao


1. O Pai (I Ts 5.23) E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso esprito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

2. O Filho, o Senhor Jesus Cristo, ao verter seu precioso sangue (Hb 10.10; Hb 12.9-10) Na qual vontade temos sido santificados pela oblao do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. Alm do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e ns os reverenciamos; no nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 3. O Esprito Santo (Rm 15.16; I Pe 1.2) Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradvel a oferta dos gentios, santificada pelo Esprito Santo. Eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e asperso do sangue de Jesus Cristo: Graa e paz vos sejam multiplicadas. O poder interior e a uno do Esprito Santo so, talvez, os maiores agentes para nos dar a vitria sobre a carne (Rm 8.13; Gl 5.17).

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis.

13

O lado humano da santificao


Deus aquele que santifica o crente. Ningum pode fazer isto por si mesmo. Paulo declara em Fp 2.13. Porque Deus o que opera em vs tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Mas, ao mesmo tempo, nos dito em vrias passagens que o cristo deve santificar-se. Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus (Lv 20.7). Disse Josu ao povo: Santificai-vos, porque amanh o Senhor far maravilhas no meio de vs (Js 3.5). Tendo, pois, amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do esprito, aperfeioando a nossa santidade no temor de Deus (II Co 7.1). Ora, numa grande casa no h somente utenslios de ouro e de prata; h tambm de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porm, para desonra. Assim, pois, se algum a si mesmo se purificar destes erros, ser utenslio para honra, santificado e til ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra (II Tm 2.20-21). De que meios os crentes podem dispor para sua santificao? A) A f (At 26.18; 15.9).

Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres luz, e do poder de Satans a Deus; a fim de que recebam a remisso de pecados, e herana entre os que so santificados pela f em mim. E no fez diferena alguma entre eles e ns, purificando os seus coraes pela f. B) Obedincia Palavra (Jo 17.17; Ef 5.26; Sl 119.105).

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra a verdade.

14

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da gua, pela palavra, Lmpada para os meus ps tua palavra, e luz para o meu caminho. C) Rendio ao Esprito Santo (Jo 16.13).

Mas, quando vier aquele Esprito de verdade, ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir. D) Compromisso pessoal. ( Rm.12:1-2)

Na experincia inicial da santificao, que tem lugar na converso, Deus separa o crente como vaso escolhido para o Seu uso e glria. Mas chega uma hora na vida de todo seguidor sincero do Senhor Jesus Cristo em que ele, mediante um ato de profundo compromisso pessoal, se separa para qualquer servio que Deus queira que faa. Nessa ocasio, ele se afasta das coisas do mundo da carne e se dedica vontade perfeita de Deus para sua vida. O indivduo recebeu Jesus Cristo como seu Salvador, mas agora O coroa como Rei e Senhor da sua vida. Este um ato real de santificao. Paulo se refere a isto em Rm 12.1-2). Rogo-vos, pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. Rendio da vida em definitivo a Deus constitui a suprema condio para a santificao prtica. E isso envolve a entrega de todos os nossos membros vontade dEle; Nem ofereais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justia (Rm 6.13). Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravido da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem justia para a santificao (Rm 6.19).

15

Existe uma porta e um caminho de acesso a Deus. O acesso a porta e ao caminho a orao. Abri as portas, para que entre nela a nao justa, que observa a verdade. Is.26.2 Jesus a porta Eu sou a porta; se algum entrar por mim, salvar-se-, e entrar, e sair, e achar pastagens. Jo. 10:9. Jesus o caminho Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. Jo. 14:6. A orao da acesso a porta e ao caminho que Cristo por quem temos acesso a graa. Justificados, pois, pela f, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos tambm nosso acesso pela f a esta graa, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperana da glria de Deus. Rm. 5:1,2.

Animo para orao


Deus nos motiva a orar E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomo de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te d. 1Rs. 3:5. Deus nos faz promeas e reclamamos com a orao Pedi ao SENHOR chuva no tempo da chuva serdia, sim, ao SENHOR que faz relmpagos; e lhes dar chuvas abundantes, e a cada um erva no campo. Zc. 10.1 A garantia que Deus nos ouvi e atende nossas oraes nos motiva a orar Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe. Mat. 7:8. A orao alavanca o corao de Deus a realizar, a fazer, e dar E, tudo o que pedirdes na orao, crendo, o recebereis. Mat. 21:22.

16

O poder da intercesso
Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: No cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por ns, para que nos livre da mo dos filisteus.1Sm. 7:8.
E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao SENHOR teu Deus, para que no venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para ns um rei. 1Sm. 12:19. Ento respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mo. Ento o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mo do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.1Rs. 13:6. Respondendo, porm, Simo, disse: Orai vs por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim. At. 8:24.

tempo de buscar a Deus


Por isto sa ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei. Pv. 7:15. Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angstia. Salmos 142:2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Salmos 42:2 Sejam agradveis as palavras da minha boca e a meditao do meu corao perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14

Estar diante de Deus, buscando sua face requer sinceridade, e privilgio de poucos.
Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre. Salmos 41:12 Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu corao disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. Salmos 27:8 Ento Jeosaf temeu, e ps-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Jud. 2 Crnicas 20:3

tempo de buscar o Senhor e diante do altar da sua graa maravilhosa e abenoadora, orar sem esmorecer.
Chegue a minha splica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra. Salmos 119:170

17

Chegue a minha orao perante a tua face, inclina os teus ouvidos ao meu clamor; Salmos 88:2 Irei e voltarei ao meu lugar, at que se reconheam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscaro. Osias 5:15 Temei ao SENHOR, vs, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos lees necessitam e sofrem fome, mas queles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltar. Sl. 34:9,10. Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Sl.34:4. Em ti confiaro os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam. Sl 9:10.

Buscar a Deus, nosso dever


Ento dali buscars ao SENHOR teu Deus, e o achars, quando o buscares de todo o teu corao e de toda a tua alma. Dt.4:29. Buscai ao SENHOR e a sua fora; buscai a sua face continuamente. Sl. 105:4. Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto. Is.55:6 Semeai para vs em justia, ceifai segundo a misericrdia; lavrai o campo de lavoura; porque tempo de buscar ao SENHOR, at que venha e chova a justia sobre vs. Os. 10:12. Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que no est longe de cada um de ns; At.17:27

A recompensa daqueles que buscam ao Senhor.


Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharo. Riquezas e honra esto comigo; assim como os bens durveis e a justia. Melhor o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida. Fao andar pelo caminho da justia, no meio das veredas do juzo. Para que faa herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros. Pv. 8:17-21.

18

e se converter dos seus maus caminhos.


Devemos ter uma mudana de postura, algo srio, contnuo.
Ento vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que no foram bons; e tereis nojo em vs mesmos das vossas iniqidades e das vossas abominaes. Ezequiel 36:31 E no sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exrcitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas ms obras; mas no ouviram, nem me escutaram, diz o SENHOR. Zacarias 1:4
Se algum falou pra voc que ser cristo ia ser fcil, perdo amado, mas no fcil. Talvez seja fcil ser meio cristo, onde voc vai igreja, mas no tem compromisso, no faz o que Deus pede, no abandona alguns pecados, mas quer as benos.

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que no tenho prazer na morte do mpio, mas em que o mpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razo morrereis, casa de Israel? Ezequiel 33:11 E o SENHOR advertiu a Israel e a Jud, pelo ministrio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministrio de meus servos, os profetas. 2 Reis 17:13 Mas, se avisares ao mpio, e ele no se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrer na sua iniqidade, mas tu livraste a tua alma. Ez.3:19. Quando eu disser ao mpio: Certamente morrers; e tu no o avisares, nem falares para avisar o mpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele mpio morrer na sua iniqidade, mas o seu sangue, da tua mo o requererei. Ezequiel 3:18

A converso profetizada
E em tua descendncia sero benditas todas as naes da terra; porquanto obedeceste minha voz. Gn. 22:18. Todos os limites da terra se lembraro, e se convertero ao SENHOR; e todas as famlias das naes adoraro perante a tua face. Sl.22:27. Todas as naes que fizeste viro e se prostraro perante a tua face, Senhor, e glorificaro o teu nome. Sl.86:9.

19

Exemplos de pessoas transformadas


Pedro, pescador profano, torna-se um homem cuja a prpria sombra cura,

Ento comeou ele a praguejar e a jurar, dizendo: No conheo esse homem. E imediatamente o galo cantou. Mt.26:74. De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. At.5:15.
Joo, discpulo vingativo, torna-se o apstolo do amor.

Mas no o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalm. E os seus discpulos, Tiago e Joo, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desa fogo do cu e os consuma, como Elias tambm fez? Jo.9:53,54. Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor de Deus; e qualquer que ama nascido de Deus e conhece a Deus. 1Jo.4:7.
Saulo, o cruel perseguidor, torna-se no terno apstolo Paulo,

E Saulo, respirando ainda ameaas e mortes contra os discpulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalm. At. 9:1,2. Mas Paulo respondeu: Que fazeis vs, chorando e magoando-me o corao? Porque eu estou pronto no s a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalm pelo nome do Senhor Jesus. At. 21:13.

As escrituras, seu meio


A lei do SENHOR perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR fiel, e d sabedoria aos smplices. Sl. 19:7.

Crentes alegres, seus instrumentos,


Torna a dar-me a alegria da tua salvao, e sustm-me com um esprito voluntrio. Ento ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se convertero. Sl.51:12,13.

Essencial para entrar no reino de Deus


E disse: Em verdade vos digo que, se no vos converterdes e no vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos cus. Mt. 18:3.

20

Imposta a todos os homens


Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigrio pela presena do Senhor, At. 3:19.

Arrependimento
E o Senhor DEUS dos Exrcitos, chamou naquele dia para chorar e para prantear, e para raspar a cabea, e cingir com o cilcio. Is. 22:12. Quando diziam: Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho, e da maldade das suas aes, e habitai na terra que o SENHOR vos deu, e a vossos pais, para sempre. Jr. 25:5. Portanto dize casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos dolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominaes; Ez. 14:6. Lanai de vs todas as vossas transgresses com que transgredistes, e fazei-vos um corao novo e um esprito novo; pois, por que razo morrereis, casa de Israel? Ez. 18:31. Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniqidade, e aceita o que bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifcios dos nossos lbios. Os. 14:2

A ao de Deus Ele ouve


Audio divina ... ento eu ouvirei dos cus,
Deus est atento s oraes dos santos

Estando em angstia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. 2Sm 22:7. Os olhos do SENHOR esto sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Sl 34:15. Aquele que fez o ouvido no ouvir? E o que formou o olho, no ver? Sl 94:9. Eis que a mo do SENHOR no est encolhida, para que no possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para no poder ouvir. Is. 59:1

21

E ser que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. Is. 65:24. Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vs foi diminudo, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exrcitos. Tg.5:4. Porque os olhos do Senhor esto sobre os justos, E os seus ouvidos atentos s suas oraes; Mas o rosto do Senhor contra os que fazem o mal. 1Pe. 3:12.
A audio divina nos d aceso presena de Deus

Quem subir ao monte do SENHOR, ou quem estar no seu lugar santo? Aquele que limpo de mos e puro de corao, que no entrega a sua alma vaidade, nem jura enganosamente. Sl 23:3,4. Abri as portas, para que entre nelas a nao justa, que observa a verdade. Is. 26:2 Eu sou a porta; se algum entrar por mim, salvar-se-, e entrar, e sair, e achar pastagens. Jo.10:9. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. Jo. 14:6. E no somente isto, mas tambm nos gloriamos nas tribulaes; sabendo que a tribulao produz a pacincia, Rm 5:2. Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Esprito. Ef 2:18 No qual temos ousadia e acesso com confiana, pela nossa f nele. Ef. 3:12. Tendo, pois, irmos, ousadia para entrar no santurio, pelo sangue de Jesus, Hb. 10:19 Porque os olhos do Senhor esto sobre os justos, E os seus ouvidos atentos s suas oraes; Mas o rosto do Senhor contra os que fazem o mal. 1Pe. 3:12 Conheo as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ningum a pode fechar; tendo pouca fora, guardaste a minha palavra, e no negaste o meu nome. Ap. 3:8.

22

Deus perdoa pecados


... e perdoarei os seus pecados. Perdo, grego (aphiemi), deixar, soltar, cancelar, remir, significa a soltura voluntria de uma pessoa ou coisa sobre o qual algum tem controle legal ou real. isentar ( de culpa, castigo, etc.). Ento disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles. Gn. 18:26. Olha para a minha aflio e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. Sl.25:18. Bem-aventurado aquele cuja transgresso perdoada, e cujo pecado coberto. Sl.32:1 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade no encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgresses; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Sel.) Sl. 32:5 Perdoaste a iniqidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. (Sel.) Sl.85:2. E morador nenhum dir: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela ser absolvido da iniqidade. Is. 33:24. E far a este novilho, como fez ao novilho da expiao; assim lhe far, e o sacerdote por eles far propiciao, e lhes ser perdoado o pecado. Levtico 4:20. As vezes representa (kipper) cobrir, fazer expiao Mas o SENHOR dos Exrcitos revelou-se aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade no vos ser expiada at que morrais, diz o Senhor DEUS dos Exrcitos. Isaas 22:14. Deus aquele que perdoa. Atravs do ato de perdo, o relacionamento entre Deus e o homem, que fora perturbado ou destrudo pelo pecado, reconstitudo. Assim direis a Jos: Perdoa, rogo-te, a transgresso de teus irmos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgresso dos servos do Deus de teu pai. E Jos chorou quando eles lhe falavam. Gnesis 50:17.

23

Deus perdoa pecados II


Perdo no AT, Fica claro que Israel j tinha conscincia, antes do exlio, que Deus pode perdoar pecados. (Is. 6). Um exemplo marcante pode ser achado em vrios salmos pr-exlios.
Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqidade, pois grande. Sl.25:11 Prevalecem as iniqidades contra mim; porm tu limpas as nossas transgresses. Sl 65:3. Ele, porm, que misericordioso, perdoou a sua iniqidade; e no os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e no despertou toda a sua ira. Sl 78:38. Ajuda-nos, Deus da nossa salvao, pela glria do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome. Sl 79:9.

Aqui porm, a culpa no surge de atos individuais de transgresso moral, mas, sim, da oposio entre as duas vontades, a divina e a humana. No pode se acabar a no ser mediante uma nova e graciosa ddiva de Deus.
Porque na morte no h lembrana de ti; no sepulcro quem te louvar? J estou cansado do meu gemido, toda a noite fao nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lgrimas, J os meus olhos esto consumidos pela mgoa, e tm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqidade; porque o SENHOR j ouviu a voz do meu pranto. O SENHOR j ouviu a minha splica; o SENHOR aceitar a minha orao. Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrs {e}) envergonhem-se num momento. Sl.6:5-10. Aquelas passagens que se falam da compaixo de Deus em resposta intercesso do profeta Ams cap. 7; Por que ho de falar os egpcios, dizendo: Para mal os tirou, para mat-los nos montes, e para destru-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrependete deste mal contra o teu povo. x. 32:12

24

Ento o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. x.32:14 Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Jud, e todo o Jud? Antes no temeu ao SENHOR, e no implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR no se arrependeu do mal que falara contra eles? Ns, fazemos um grande mal contra as nossas almas. Jr. 26:19. Quem Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqidade, e que passa por cima da rebelio do restante da sua herana? Ele no retm a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Mq.7:18,19.

Significam que Deus passa por cima do pecador ( abar). longnimo, e evita entrar nos crculos do homem, carregados com culpas. onde se concede perdo assim, o castigo tambm fica mais leve, mas nunca cancelado no perodo pr-exlico. O nico modo possvel para o perdo era atravs de um ritual expiatrio mediante o qual Deus rompeu totalmente os efeitos contnuos do ato e, conform Lv. 16:20 e segs. Passava-os ao animal para assim remover a culpa
havendo, pois, acabado de fazer expiao pelo santurio, e pela tenda da congregao, e pelo altar, ento far chegar o bode vivo. E Aro por ambas as suas mos sobre a cabea do bode vivo, e sobre ele confessar todas as iniqidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgresses, e todos os seus pecados; e os por sobre a cabea do bode, e envi-lo- ao deserto, pela mo de um homem designado para isso. Assim aquele bode levar sobre si todas as iniqidades deles terra solitria; e deixar o bode no deserto. Lv.16:20-22. Porque a vida da carne est no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiao pelas vossas almas; porquanto o sangue que far expiao pela alma. Lv.17:11.

Isso lana nova luz sobre certas aluses profticas.


Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que justo; ajudai o oprimido; fazei justia ao rfo; tratai da causa das vivas. Vinde ento, e argi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornaro como a branca l. Is.1:16-18. E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lbios; e a tua iniqidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Is.6:7.
25

Bem como sobre certas passagens nos Salmos (Sl. 25:11; 65:3; 79:9). A lio essencial que somente Deus Aquela que liberta e perdoa, em todos os atos de expiao.
O profeta Isaias reconhece que a expiao por meio do sangue de animais no basta. Anuncia na pessoa do Servo de Deus vindouro, aquele sobre quem sero colocados os pecados de Israel e das demais naes, e atravs de quem Deus levar a efeito uma expiao e perdo dos pecados, que a tudo abrange (Is. Cap.53; 55:6-13)
No N.T. aphiemi atestado 142. Destes exemplos, 47 esto em MT, 34 nos escritos de Lc e Mc e 14 em Jo. Sobram apenas 13 no restante do NT. Assim como o fato de o homem ser pecador destruir seu relacionamento com Deus assim tambm o perdo toma o lugar central na proclamao crist, como o meio atravs do qual se restaura esse relacionamento. Consta co a ao de Deus diante do comportamento pecaminoso do homem, e se baseia-se em Cristo. Em quem temos a redeno pelo seu sangue, a saber, a remisso dos pecados; Cl.1:14. Em quem temos a redeno pelo seu sangue, a remisso das ofensas, segundo as riquezas da sua graa, Ef.1:7.

Cujo o poder para perdoar os pecados anunciados mediante a pregao.


E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remisso dos pecados, em todas as naes, comeando por Jerusalm. Lc. 24:47 E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele o que por Deus foi constitudo juiz dos vivos e dos mortos. A este do testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crem recebero o perdo dos pecados pelo seu nome. At.10:42-43. Seja-vos, pois, notrio, homens irmos, que por este se vos anuncia a remisso dos pecados. At. 13:38. A proclamao do perdo, feita no AT. Aqui reclamado e pregado de novo, como sendo o cumprimento em Cristo. E no ensinar mais cada um a seu prximo, nem cada um a seu irmo, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecero, desde o menor at ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jr. 31:34. E os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim; Jr.33:8
26

Para dar ao seu povo conhecimento da salvao, Na remisso dos seus pecados; Lc. 1:77. O Esprito do Senhor sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do corao, Lc: 4:18.

1 expiao
Significado: Palavra derivada do latim: a satisfao oferecida justia divina por meio da morte de Cristo pelos nossos pecados, em virtude do qual todos os que crem em Cristo so pessoalmente reconciliados com Deus, livrados de toda a pena dos seus pecados e feitos merecedores da vida eterna; Castigo ou sofrimento de pena, imposto ao delinquente, como uma compensao do delito praticado; penitncia; reparao; (no pl.) preces para aplacar a divindade. Exemplo: Os cristos acreditam que com a queda de Ado (fato de ter provado do fruto proibido) era necessria uma expiao para que a humanidade pudesse ser salva. Esta expiao aconteceu por intermdio de Jesus Cristo no Jardim do Getsmane, na cruz do calvrio e terminou em sua ressurreio, permitindo assim, segundo a doutrina crist, que toda a humanidade pudesse ser salva. No tocante a morte de Cristo em prol da humanidade, foi um sacrifcio em oferenda do seu sangue e da sua vida. Ele morreu, no para seu prpio bem, mas para o bem de todos os outros. Cristo padeceu a morte como a penalidade de nosso pecado, como nosso substituto.

Sinnimos de Expiar
Expiar: pagar, purgar, remir e resgatar

2 remir
Significado de Remir
v.t. Redimir, resgatar, readquirir. Libertar do cativeiro, do poder do inimigo. Teologia Salvar, livrar das penas do inferno. Expiar: remir os seus pecados. Libertar uma propriedade de um nus pelo pagamento deste: remir um foro.

Sinnimos de Remir
Remir: agremiar, expiar, indenizar, redimir e resgatar

27

Sararei ou curarei a sua terra...


Ns vimos na ultima expresso estudada, o perdo, que ele promove cura.
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lbios; e a tua iniqidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Is.6:7.
Por isso o Senhor diz que depois de perdoar os pecados Ele iria sarar a terra ou curar a terra do seu povo. Nesse aspecto o que vimos se no Deus restaurando o homem na sua totalidade, como corpo, alma e esprito?

Eis que bem-aventurado o homem a quem Deus repreende; no desprezes, pois, a correo do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mos curam. J. 5:17,18. Ento romper a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotar, e a tua justia ir adiante de ti, e a glria do SENHOR ser a tua retaguarda. Isaas 58:8. E a luz da lua ser como a luz do sol, e a luz do sol sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR ligar a quebradura do seu povo, e curar a chaga da sua ferida. Isaas 30:26.

Vejamos ento a atuao da palavra sarando o homem nas suas trs reas - tricotomia. A cura no corao
Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolao, a saber, aos seus pranteadores. Isaas 57:18. Voltai, filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebelies. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu s o SENHOR nosso Deus. Jeremias 3:22. Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles. Osias 14:4. Sara os quebrantados de corao, e lhes ata as suas feridas. Salmos 147:3.

28

A cura na alma ou esprito


Torna a dar-me a alegria da tua salvao, e sustm-me com um esprito voluntrio. Salmos 51:12. Porque te restaurarei a sade, e te curarei as tuas chagas, diz o SENHOR; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: Sio, j ningum pergunta por ela. Jeremias 30:17. Apascenta o teu povo com a tua vara, o rebanho da tua herana, que habita a ss, no bosque, no meio do Carmelo; apascentem-se em Bas e Gileade, como nos dias do passado. Miquias 7:14. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgresses, e modo por causa das nossas iniqidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaas 53:5. Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaou, e nos sarar; feriu, e nos atar a ferida. Depois de dois dias nos dar a vida; ao terceiro dia nos ressuscitar, e viveremos diante dele. Osias 6:1-2.

A cura no corpo
E percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e molstias entre o povo. Mateus 4:23. E Jesus, estendendo a mo, tocou-o, dizendo: Quero; s limpo. E logo ficou purificado da lepra. Mateus 8:3. E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espritos, e curou todos os que estavam enfermos; Mateus 8:16. Ento disse quele homem: Estende a tua mo. E ele a estendeu, e ficou s como a outra. Mateus 12:13. Trouxeram-lhe, ento, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. Mateus 12:22. E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sos. 14:36. E, repreendeu Jesus o demnio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Mateus 17:18.

29

Viso divina
Compreende toda a vida humana
Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome; para ouvires a orao que o teu servo orar neste lugar. 2 Crnicas 6:20

E o povo aflito livras; mas teus olhos so contra os altivos, e tu os abaters. 2 Samuel 22:28 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo corao perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haver guerras contra ti. 2 Crnicas 16:9 O SENHOR est no seu santo templo, o trono do SENHOR est nos cus; os seus olhos esto atentos, e as suas plpebras provam os filhos dos homens. Salmos 11:4 Os olhos do SENHOR esto sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Salmos 34:15 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuao foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:16 Grande em conselho, e magnfico em obras; porque os teus olhos esto abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras; Jeremias 32:19 E suceder que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebrea no dia claro. Ams 8:9 Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses sete se alegraro, vendo o prumo na mo de Zorobabel; esses so os sete olhos do SENHOR, que percorrem por toda a terra. Zacarias 4:10

30

Audio divina
Deus est atento as oraes.
Estando em angstia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. 2 Samuel 22:7 Os olhos do SENHOR esto sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Salmos 34:15 Aquele que fez o ouvido no ouvir? E o que formou o olho, no ver? Salmos 94:9 Eis que a mo do SENHOR no est encolhida, para que no possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para no poder ouvir. Isaas 59:1 E ser que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. Isaas 65:24 Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vs foi diminudo, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exrcitos. Tiago 5:4 Porque os olhos do Senhor esto sobre os justos, E os seus ouvidos atentos s suas oraes; Mas o rosto do Senhor contra os que fazem o mal. 1 Pedro 3:12

Lugar sagrado santo - templo


Ns somos templo do Esprito Santo de Deus. Deus nos olha como um lugar sagrado, uma pessoa santa.
No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? 1 Corntios 3:16

31

Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? 1 Corntios 6:19 E que consenso tem o templo de Deus com os dolos? Porque vs sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo. 2 Corntios 6:16

E dar-vos-ei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei da vossa carne o corao de pedra, e vos darei um corao de carne. Ezequiel 36:26 E porei dentro de vs o meu Esprito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juzos, e os observeis. Ezequiel 36:27 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vs o esprito, e vivereis. Ezequiel 37:5

Mas o lugar que o SENHOR vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pr o seu nome, buscareis, para sua habitao, e ali vireis. Deuteronmio 12:5 Ento haver um lugar que escolher o SENHOR vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifcios, e os vossos dzimos, e a oferta alada da vossa mo, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao SENHOR. Deuteronmio 12:11 Antes elegeu a tribo de Jud; o monte Sio, que ele amava. Salmos 78:68

32

You might also like