You are on page 1of 20

Equipamentos I

IEEE - 802.1D- Spanning Tree

Protocol
Material Baseado no CCNA 4.0 Cisco Network Academy

Equipamentos I

Redundncia Redes com caminhos e dispositivos redundantes oferecem maior tempo de atividade. As topologias redundantes eliminam os pontos nicos de falha. Se um caminho ou dispositivo falhar, o caminho ou dispositivo redundante pode assumir suas tarefas.

Equipamentos I

Redundncia

Equipamentos I

Redundncia Se o Switch A falhar, o trfego ainda pode fluir do Segmento 2 para o Segmento 1 e para o roteador atravs do Switch B. Os switches aprendem os endereos MAC dos dispositivos em suas portas, para que os dados possam ser encaminhados corretamente para o destino. Os switches inundam (flood) quadros para destinos desconhecidos at aprenderem os endereos MAC dos dispositivos.

Equipamentos I

Redundncia

Problema: Uma topologia comutada redundante pode causar tempestades de broadcast, mltiplas cpias de quadros e problemas de instabilidade da tabela de endereos MAC.

Equipamentos I

Tempestade de Broadcasts

Os switches continuam a propagar o trfego de broadcast indefinidamente. Isso chamado de tempestade de broadcasts. Essa tempestade de broadcasts continuar at que um dos switches seja desconectado. Como os broadcasts exigem tempo e recursos da rede para serem processados, eles reduzem o fluxo de trfego dos usurios. A rede parecer inoperante ou extremamente lenta.

Equipamentos I

Introduo
A norma IEEE 802.11D trata do protocolo STP (Spanning Tree Protocol). Este protocolo atua na camada 2 do modelo OSI, e seu objetivo principal assegurar que no sero criados loops em uma rede, o que poderia paralisar a rede.

Equipamentos I

Bases do protocolo STP


Cada porta de cada switch recebe um identificador baseado numa prioridade e num endereo MAC. Cada switch recebe um identificador baseado numa prioridade e num endereo MAC, geralmente o menor identificador de porta do switch. Cada porta tem um custo, o custo do link que a liga a outro dispositivo. O switch com o menor identificador torna-se a raiz da rvore e o seu identificador o identificador da raiz. Cada switch seleciona a sua root port, isto , a porta cujo custo agregado at raiz menor.

Equipamentos I

Para cada segmento partilhado determinada o designated switch e a designated port.


Designated swith o que assegura o menor custo at raiz; Designated port a que liga o designated switch ao segmento partilhado.

Equipamentos I

Equipamentos I

Se h mais do que um switch ou uma porta elegveis, escolhe-se o com menor identificador. S as root ports e as designated ports podem participar no encaminhamento. Em caso de alterao da rede o processo repete-se.

Equipamentos I

Equipamentos I

Comandos STP CISCO:


O comando show spanning-tree exibe a topologia spanning-tree conhecida pelo roteador. Esse comando ir mostrar os parmetros STP usados pelo roteador para a bridge spanning-tree na rede de roteador e switch. A primeira parte da sada do comando lista parmetros globais de configurao de spanning tree, seguido daqueles especficos a interfaces em particular.

Equipamentos I

Informaes importantes do comando show spanning-tree cria um mapa da rede STP. O comando debug sw-vlan packets exibe informaes gerais sobre os pacotes VLAN recebidos mas no configurados para suportar o roteador. Quando o roteador configurado para rotear ou comutar certos pacotes VLAN, estes so contados e indicados atravs do comando show vlans .

Equipamentos I

Protocolo Rapid Spanning-Tree

O protocolo Rapid Spanning-Tree definido no padro LAN IEEE 802.1w. O padro e o protocolo introduzem novos recursos: Esclarecimento sobre estados e funes das portas;

Equipamentos I

RTSP O Protocolo Rapid Spanning-Tree (RSTP) foi desenvolvido para acelerar de forma significativa o reclculo do spanning tree quando a topologia da rede alterada. O RSTP define as funes de portas adicionais alternate (alternativa) e backup e define os estados das portas como discarding (descarte), learning (aprendizado) ou forwarding (encaminhamento).

Equipamentos I

Com o tempo, o protocolo Rapid SpanningTree, IEEE 802.1w, substituir o SpanningTree Protocol, IEEE 802.1d.

Equipamentos I

Deabilitando o STP
Use o comando: no spanning-tree vlan vlan-id

Tenha certeza que todos os Switches na mesma Vlan tambm estejam com o STP desabilitado. No desabilite o STP caso exista um loop!

Equipamentos I

Leitura altamente Recomendada: Odom,Wendell. Cisco CCNA. Pg. 156-163

Equipamentos I

Lab 12 STP

You might also like