You are on page 1of 17

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 4 (PROFESSORA LILIANE MENDES) EMENTA: PROCESSO DE EXECUO PROCESSO CAUTELAR PROCEDIMENTOS ESPECIAIS JURISDIO CONTENCIOSA

IOSA JURISDIO VOLUNTRIA Data: 06 de fevereiro de 2012 CONSIDERAOES INICIAIS COM RELAO MATERIA: Atravs do Principio da Inrcia1, acionamos o estado Juiz para dar soluo a uma Lide2, ao final proferida uma Sentena3, mas caso esta no seja executada voluntariamente, inicia-se a fase executiva. SENTENA: Atualmente no mais extingue o processo e sim uma Fase. Antigamente, ao final de um Processo de Conhecimento, caso fosse proferida pelo juiz uma Sentena Genrica4 dava-se, ao fim deste processo, inicio ao Processo de Liquidao, esta, instruda de nova Petio, nova Citao e posteriormente, nova Sentena, outra vez, findado este processo, com o objetivo de ter seus direitos efetivados, o autor dava inicio ao Processo de Execuo, mais uma vez precedido de Petio, Citao, Contestao e Sentena. Notamos que antes os processos seguiam autnomos causando um desvio ao Principio da Durao Razovel do Processo assegurado no art. 5, LXXVII da CF/885, com vista celeridade processual criou-se o que hoje chamamos de Sincretismo Processual6 ou Processo Sincrtico que consiste em: Fase de Conhecimento + Fase de Liquidao (quando necessrio) + Fase de Cumprimento da Sentena, no mais necessrio um processo novo e sim o mesmo processo que d fim apenas a fases, mas nada impede que seja possvel a realizao de um Processo de Execuo autnomo quando necessrio.

O princpio da inrcia aquele que orienta no sentido de que a jurisdio somente poder ser exercida caso seja provocada pela parte ou pelo interessado 2 Na concepo mais clssica (Carnelutti), corresponde a um conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida. Trata-se do ncleo essencial de um processo judicial civil, o qual visa, em ltima instncia resolver a Lide (conflito) apresentada perante o juzo. 3 a deciso do juiz que extingue o processo sem exame do mrito, ou que resolve o mrito, ainda que no extinga o processo. . 4 Aquela em que o objeto incerto e/ou indeterminado, consoante prev o art. 286 do CPC. Nesse caso, ser necessria liquidao (art. 475-A e segs). 5 Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). 6 O sincretismo processual traduz uma tendncia do direito processual, de combinar frmulas e procedimentos, de modo a possibilitar a obteno de mais de uma tutela jurisdicional, de forma simples e de imediato, no bojo de um mesmo processo, com o que, alm de evitar a proliferao de processos, simplifica (e humaniza) a prestao jurisdicional.

CASOS ESSESNCIAIS PARA O PROCESSO DE EXECUO: Sentena Penal Condenatria transitada em Julgado Sentena Arbitral Sentenas Estrangeiras Homologadas pelo STJ Titulo Extrajudicial NOMENCLATURAS: Executado: Devedor Exequente: Credor O objetivo do processo de execuo a busca pela SATISFAO do credor, este ir lanar mo dos bens do devedor para tanto, s que esta satisfao se dar da forma MENOS ONEROSA POSSIVEL ao devedor. PROCESSO CAUTELAR: utilizadas para tutelas de urgncia. - Tutela Antecipada7: Busca a antecipao dos efeitos da Sentena. - Tutela Cautelar8: Busca o adiantamento do prprio pedido da ao. Ambas necessitam de requesitos para a verificao da urgncia a dizer: - Perigo da Demora9: evitar dano grave de difcil reparao. - Fumaa do Bom Direito10: suposio de verossimilhana de direito que um julgador tem ao analisar uma alegao que lhe foi submetida , fazendo com que o juiz decida com base na presuno de que a alegao possua suficiente base legal, fazendo com que se presuma que o direito pleiteado exista no caso concreto. OBS.: nas tutelas de urgncia, uma vez proferida a deciso (sem fazer coisa julgada materialmente), h a possibilidade de o juiz voltar atrs em sua deciso modificando-a. - Cautelares Nominadas: Quando o prprio cdigo arrola nome a elas (sequestro, cauo, arresto). - Cautelares Inominadas: No possuem procedimento especificado pelo CPC, mas que, no entanto, devem seguir o procedimento geral designado as medidas cautelares. Para caracteriza-las necessrio apenas a apresentao dos requesitos: Perigo da Demora e Fumaa do Bom Direito.
7

Tutela antecipada o ato do juiz, por meio de deciso interlocutria, que adianta ao postulante, total ou parcialmente, os efeitos do julgamento de mrito, quer em primeira instncia quer em sede de recurso. 8 Tutela cautelar vem para garantir que a parte vencida no tente burlar a sentena, como por exemplo, em um processo de execuo os efeitos da tutela cautelar no antecipam a sentena fazendo com que o devedor pague imediatamente ao credor, mas resguarda que o devedor no pode desfazer de seus bens, afastando assim qualquer perigo do devedor dilapidar os seus bens, podemos dizer que uma tutela preventiva. 9 o risco de deciso tardia, perigo em razo da demora. Expressa que o pedido deve ser julgado procedente com urgncia ou imediatamente suspenso o efeito de determinado ato ou deciso, para evitar dano grave e de difcil reparao. 10 Significa a suposio de verossimilhana de direito que um julgador tem ao analisar uma alegao que lhe foi submetida. O juiz decide prima face com base na presuno de que a alegao possua suficiente base legal. Sendo assim, h fumus boni iuris quando existe a possibilidade de que o direito pleiteado exista no caso concreto.

Consideraes da Professora: Antes da Lei 11.282, se ao termino do Processo de Conhecimento, a sentena no fosse cumprida voluntariamente pelo devedor iniciava-se o Processo de Execuo, ambas distintas e autnomas. Todas as vezes que a sentena no determinasse o quantum a ser pago pela parte vencida, dava-se inicio ao Processo de Liquidao (nos casos de Sentenas Genricas = juiz apenas profere a sentena, mas no determina o valor). OBS. Uma Sentena Condenatria: No precisa passar por um processo de liquidao, se esta no for cumprida de pronto, passasse automaticamente para a fase executiva. O QUE SE BUSCA COM A FASE DE CONHECIMENTO? Reconhecimento Constituio Modificao O QUE SE BUSCA NA FASE EXECUTRIA? Satisfao de um direito. Cautelar: medida que poder incidir nas 2 fases supracitadas, mas para que incida na fase executria necessrio a presena de 2 requesitos: 1. Inadimplemento do devedor: quando no cumprida de forma voluntria a sentena proferida na fase de conhecimento. 2. Titulo cuja obrigao seja: a. Liquida: quanto deve b. Certa: Origem da obrigao c. Exigvel: Precisa est com prazo vencido. OBS.: Se no for liquida preceder de fase de liquidao. Execuo decorrente de obrigaes especificas: Fazer / No Fazer / Dar (coisa). Data: 08 de fevereiro de 2012 PRINCIPIOS: 1. AUTONOMIA 2. REALIDADE / PATRIMONIALIDADE 3. DO TITULO 4. MENOR ONEROSIDADE 5. CONTRADITORIO 6. DISPONIBILIDADE COMPETENCIAS: 1. TITULO JUDICIAL: ART.475 P DO CPC 2. TITULO EXTRAJUDICIAL: ART. 575 DO CPC ESPCIES: 1. IMEDIATA 2. ESPECIFICA 3. PROVISORIA 4. DEFINITIVA 5. POR TITULO JUDICIAL 6. POR TITULO EXTRAJUDICIAL PROCESSO DE EXECUO:

1. 2. 3. 4. 5.

TITULO EXTRAJUDICIAL SENTENA ARBITRAL SENTENA ESTRANGEIRA SENTENA PENAL CONDENATRIA TRANSITADA EM JULGADO FASE DE CUMPRIMENTO DA SENTENA PRINCIPIOS

1. AUTONOMIA11: No mais a regra, usada apenas em alguns casos especficos, como os ttulos extrajudiciais, por exemplo.
Art. 585 - So ttulos executivos extrajudiciais: I - a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque; II - a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores; III - os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, bem como os de seguro de vida; IV - o crdito decorrente de foro e laudmio; V - o crdito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio; VI - o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial; VII - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; VIII - todos os demais ttulos a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva.

2. REALIDADE / PATRIMONIALIDADE12
Art. 591. O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os

A autonomia da vontade o poder dos indivduos de suscitar, mediante declarao de vontade, efeitos reconhecidos e tutelados pela ordem jurdica. A produo destes efeitos pode ser determinada pela vontade unilateral, bem como pelo concurso de vontades. Qualquer indivduo capaz pode, por ntima vontade, criar direitos e obrigaes. As pessoas so livres para acertar as condies e circunstncias que mais satisfazem seus interesses, estejam ou no previstos ou regulamentados por lei, gozando da mais ampla liberdade para celebrar os contratos da maneira mais til e conveniente, atribuindo-lhes efeitos distintos dos que a lei lhes confere e, qui, modificando sua estrutura jurdica. 12 A garantia do debito o patrimnio e no a pessoa do devedor.
11

seus bens presentes e futuros, salvo restries estabelecidas em lei.

as

O devedor responde com sua obrigao com seu patrimnio, antigamente as pessoas devedoras se tornavam escravas de seus credores caso no possussem patrimnio suficiente para arcarem com suas dividas. O fato do devedor no possuir patrimnio no exclui a execuo, apenas suspende esta, na incidncia de novos bens estes sero penhorados e posteriormente executados. 3. DO TTULO: No existe execuo sem titulo, ou seja, Titulo que seja Judicial ou Extrajudicial, alm do requesito do inadimplemento do devedor fundamental presena do titulo, caso o credor perca esse titulo, ele poder resgat-lo atravs de uma deciso monitoria.
Art. 580. A execuo pode ser instaurada caso o devedor no satisfaa a obrigao certa, lquida e exigvel, consubstanciada em ttulo executivo.

4. MENOR ONEROSIDADE: Com a execuo busca-se a satisfao dos direitos do credor, mas para tanto necessrio que se busque a forma menos onerosa ao devedor.
Art. 620. Quando por vrios meios o credor puder promover a execuo, o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor.

5. CONTRADITRIO: Contraditar significa dar a outra parte a oportunidade de se manifestar, nos casos: Embargos do devedor: Processo de Execuo autnomo Impugnao: Fase de cumprimento da sentena.

Obs.: Na Fase de cumprimento de sentena no temos mais Citao, pelo fato desta ter se dado inicialmente na Fase de Conhecimento, e sim, Intimao. Nesta tambm ser assegurado o direito ao contraditrio.
Art. 5, inc. LV da CF/88 - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

6. DISPONIBILIDADE: O credor tem a possibilidade de desistir de toda ou de parte da execuo, mas este princpio no um critrio absoluto, uma vez que aps a intimao, a desistncia se dar apenas com a anuncia do devedor, antes da intimao basta a vontade de credor.

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: 4o Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem o consentimento do ru, desistir da ao.

COMPETENCIA Quem ter competncia para executar? a. O JUIZ QUE PROLATOU A DECISO. Ex: Um juiz do Tribunal de Justia profere a deciso, logo este Juiz tambm ser competente para executar esta deciso. Excees: Sentena Arbitral13, pois ser competente para executar qualquer juizado civil. Critrios de Competncia Absoluta14: Material Funcional Critrios de Competncia Relativa15: Territorial Valor da Causa Exemplos: Sentena Arbitral e Sentena Penal Condenatria transitada em julgado.
Art. 475-N. So ttulos executivos judiciais: I - a sentena proferida no processo civil que reconhea a existncia de obrigao de fazer, no fazer, entregar coisa ou pagar quantia; II - a sentena penal condenatria transitada em julgado; III - a sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que inclua matria no posta em juzo; IV - a sentena arbitral; V - o acordo extrajudicial, de qualquer natureza, homologado judicialmente; VI - a sentena estrangeira, homologada pelo Superior Tribunal de Justia;

13

A sentena arbitral o julgamento prolatado pelo rbitro, se nico, ou pelo tribunal arbitral, se por vrios rbitros, depois de concluda a instruo, acerca da disputa que foi submetida sua apreciao. 14 A competncia considerada absoluta, em princpio, quando fixada em razo da matria, em razo da pessoa ou pelo critrio funcional. A competncia absoluta inderrogvel, no podendo ser modificada. 15 Considera-se competncia relativa quando fixada em razo do territrio ou em razo do valor da causa.

VII - o formal e a certido de partilha, exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal. Pargrafo nico. Nos casos dos incisos II, IV e VI, o mandado inicial (art. 475-J) incluir a ordem de citao do devedor, no juzo cvel, para liquidao ou execuo, conforme o caso.

A regra que quando a execuo for de titulo judicial a competncia ser de natureza absoluta. A regra do Pargrafo nico no relativa o carter absoluto, trazendo 2 opes: 1. Domicilio do executado 2. Bens do executado b. QUALQUER JUIZO CIVIL: Tem sempre um carter relativo, pois nunca passou pela analise do Poder Judicirio, ela ser ento apenas executada em qualquer juzo civil, estes podero analisa-la e excuta-la.
Art. 576. A execuo, fundada em ttulo extrajudicial, ser processado perante o juzo competente, na conformidade do disposto no Livro I, Ttulo IV, Captulos II e III.

ESPCIES: 1. IMEDIATA: Quando a sentena d fim a fase de conhecimento, mas esta no foi cumprida de maneira voluntaria pela parte r, ento inicia-se a fase de execuo, caso passados o prazo para recurso a parte sucumbente no recorrer.
Art. 475-I. O cumprimento da sentena far-se- conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigao por quantia certa, por execuo, nos termos dos demais artigos deste Captulo. 1o definitiva a execuo da sentena transitada em julgado e provisria quando se tratar de sentena impugnada mediante recurso ao qual no foi atribudo efeito suspensivo. 2o Quando na sentena houver uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito promover simultaneamente a execuo daquela e, em autos apartados, a liquidao desta.

2. ESPECFICA: Est relacionado a obrigaes de Fazer / No Fazer / Dar (coisa).

A diferena para as imediatas que so sentenas mandamentais no qual o juiz determina a obrigao e caso ela no seja cumprida haver uma penalidade. Exemplo: Determinao Judicial da construo de 1 casa em 180 dias, seu descumprimento gerar multa diria de R$100.000,00 e independente do credor informar ou no ao juiz do inadimplemento da obrigao a multa correr sem prejuzo.
Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. 1o A obrigao somente se converter em perdas e danos se o autor o requerer ou se impossvel a tutela especfica ou a obteno do resultado prtico correspondente. 2o A indenizao por perdas e danos dar-se- sem prejuzo da multa 3o Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, lcito ao juiz conceder a tutela liminarmente ou mediante justificao prvia, citado o ru. A medida liminar poder ser revogada ou modificada, a qualquer tempo, em deciso fundamentada. 4o O juiz poder, na hiptese do pargrafo anterior ou na sentena, impor multa diria ao ru, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatvel com a obrigao, fixando-lhe prazo razovel para o cumprimento do preceito. 5o Para a efetivao da tutela especfica ou a obteno do resultado prtico equivalente, poder o juiz, de ofcio ou a requerimento, determinar as medidas necessrias, tais como a imposio de multa por tempo de atraso, busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessrio com requisio de fora policial. 6o O juiz poder, de ofcio, modificar o valor ou a periodicidade da multa, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva.

E se no executar a obrigao e nem pagar? Ambas sero executadas aps a converso em perdas e danos, logo deixar de ser uma obrigao especifica e se tornar uma obrigao de pagar, esta necessria, pois no se pode executar uma obrigao de fazer em alguns casos.
Art. 461-A. Na ao que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela especfica, fixar o prazo para o cumprimento da obrigao. 1o Tratando-se de entrega de coisa determinada pelo gnero e quantidade, o credor a individualizar na petio inicial, se lhe couber

a escolha; cabendo ao devedor escolher, este a entregar individualizada, no prazo fixado pelo juiz. 2o No cumprida a obrigao no prazo estabelecido, expedir-se- em favor do credor mandado de busca e apreenso ou de imisso na posse, conforme se tratar de coisa mvel ou imvel. 3o Aplica-se ao prevista neste artigo o disposto nos 1o a 6o do art. 461.

3. PROVISRIA: SENTENA APELAO EFEITO DEVOLUTIVO

A regra que a apelao seja recebida no duplo efeito (suspensivo + devolutivo) s que para este caso especifico ser recebido apenas no efeito devolutivo, pois a execuo continua, mas ser uma execuo de carter provisrio, uma vez que, com o recurso de apelao a sentena seja modificada e o apelante tenha que reparar os danos sofridos ao apelado na execuo. 4. DEFINITIVA: J se sabe quem o credor, quem o devedor e qual o valor da obrigao e nesses casos a sentena no poder ser modificada. Exemplo: sentena penal condenatria transitada em julgado. 5. POR TITULO JUDICIAL: Tenho por base um titulo que foi emanado de uma sentena judicial. (nem sempre essa sentena se dar em fase executiva)
Art.475-P. O cumprimento da sentena efetuarse- perante: I - os tribunais, nas causas de sua competncia originria; II - o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio; III - o juzo cvel competente, quando se tratar de sentena penal condenatria, de sentena arbitral ou de sentena estrangeira. Pargrafo nico. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exequente poder optar pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do atual domiclio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo ser solicitada ao juzo de origem.

6. POR TITULO EXTRAJUDICIAL Processo de execuo autnomo.


Art. 585. So ttulos executivos extrajudiciais: I - a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque; II - a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores; III - os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, bem como os de seguro de vida; IV - o crdito decorrente de foro e laudmio; V - o crdito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio; VI - o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial; VII - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; VIII - todos os demais ttulos a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva.

PROCESSO DE EXECUO: 1. FASE DE CUMPRIMENTO DA SENTENA: o mesmo que fase executiva dentro do processo sincrtico, esta se d em uma extenso processual atravs de provocao do judicirio, esta provocao se d mediante um simples requerimento chamado de petio intermediaria, pois a petio inicial convencional utilizada apenas nas 4 hipteses citadas abaixo: I. Sentena arbitral II. Sentena penal condenatria transitada em julgado III. Sentenas estrangeiras homologadas pelo STJ IV. Titulo extrajudicial

A sentena proferida neste caso ser uma Sentena Mandamental16 com natureza de uma obrigao de Fazer / No Fazer / Dar (coisa). Caso esta no seja executada far-se- ento a converso desta em perdas e danos para beneficio do credor, uma vez que, se busca na execuo a satisfao deste. Os requesitos para a fase de cumprimento de sentena so: Liquidez Inadimplemento do devedor Presena de um titulo, cuja obrigao nele constante seja liquida, certa e exigvel. OBS.: caso no seja Liquida esta prescindir de uma fase de liquidao.

Existem 2 formas de liquidao: a. Por arbitramento17


Art. 475-C. Far-se- a liquidao por arbitramento quando: I - determinado pela sentena ou convencionado pelas partes; II - o exigir a natureza do objeto da liquidao. Art. 475-D. Requerida a liquidao por arbitramento, o juiz nomear o perito e fixar o prazo para a entrega do laudo. Pargrafo nico. Apresentado o laudo, sobre o qual podero as partes manifestar-se no prazo de dez dias, o juiz proferir deciso ou designar, se necessrio, audincia.

b. Por artigo18
Art. 475-E. Far-se- a liquidao por artigos, quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo. Art. 475-F. Na liquidao por artigos, observarse-, no que couber, o procedimento comum (art. 272).

16 17

Contm uma ordem expedida para que alguma das partes cumpra um fazer ou um no fazer. A liquidao por arbitramento realizada por um perito, nomeado pelo juiz que ir fixar prazo para a entrega do laudo, no caber produo de prova via sustentao oral, eventualmente ser admitida prova documental, se esta estiver relacionada com a avaliao. Uma vez iniciada esta modalidade de liquidao o ru citado na pessoa de seu advogado, poder apenas acompanhar a prova pericial, mas no poder apresentar contestao. Se houver a necessidade de se ouvir o perito o juiz requisitar audincia de instruo e julgamento. 18 A liquidao por artigos aquela cuja obrigatoriedade justifica-se pela necessidade de se provar fato novo, pouco importando a natureza da obrigao.

EXECUO PROVISRIA:
Art. 475-O. A execuo provisria da sentena far-se-, no que couber, do mesmo modo que a definitiva, observadas as seguintes normas: I - corre por iniciativa, conta e responsabilidade do exequente, que se obriga, se a sentena for reformada, a reparar os danos que o executado haja sofrido; II - fica sem efeito, sobrevindo acrdo que modifique ou anule a sentena objeto da execuo, restituindo-se as partes ao estado anterior e liquidados eventuais prejuzos nos mesmos autos, por arbitramento; III - o levantamento de depsito em dinheiro e a prtica de atos que importem alienao de propriedade ou dos quais possa resultar grave dano ao executado dependem de cauo suficiente e idnea, arbitrada de plano pelo juiz e prestada nos prprios autos.

Executar a sentena significa pedir justia que force quem perdeu a pagar o que deve. Mas, como dito, ainda era possvel recurso (ainda no havia trnsito em julgado). Em outras palavras, eles pediram justia que forasse o pagamento da dvida embora quem perdeu ainda pudesse recorrer. por isso que chamada de execuo provisria. Exemplos: SENTENA LIQUIDA: pode ocorrer a execuo provisria SENTENA ILIQUIDA: no pode ocorrer a execuo provisria. SENTENA COM PARTE LIQUIDA + PARTE ILIQUIDA.

EXECUO PROVIORIA

FASE DE LIQUIDAO

Efeito devolutivo

Efeito Devolutivo e Suspensivo

Obs: enquanto no houver um parecer definitivo do juiz com relao ao recurso, o credor no poder se satisfazer.

LEGITIMIDADE PARA A FASE DE CUMPRIMENTO DA SENTENA: Legitimidade ad causan19 = condio da ao

A ausncia da legitimidade20 enceja a extino do processo sem resoluo de mrito.


Art. 267. Extingue-se o processo, sem julgamento do mrito: Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual;

A ausncia de legitimidade importa a ineficcia do ato, no se confundindo invalidade com ineficcia (...). Consequentemente, a legitimidade o pressuposto especfico da eficcia do ato jurdico, posto que essa mesma ineficcia possa emergir da carncia de outro pressuposto de validade do ato jurdico, que a capacidade.
Art. 6: Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei.

A parte que dar inicio a esta fase de cumprimento tem por obrigao ser a parte legitima, no caso Credor (polo ativo) ou Devedor (polo passivo), pois somente estes fazem parte da relao jurdica estabelecida. Legitimados Ordinariamente: REGRA Credor: Exequente Devedor: Executado Denomina-se ordinria a legitimidade quando h uma coincidncia entre o titular do afirmado direito e aquele que est em juzo, seja no polo ativo seja no passivo, defendendo (pleiteando) essa afirmao de direito.

19

A possibilidade de aquele que faz uma afirmao de direito (lide) ou contra quem ela feita ser efetivamente o titular desta afirmao. 20 A legitimidade de parte uma das condies da ao. Via de regra, ningum pode ir a juzo, em nome prprio, para defender direito alheio, sob pena de carncia da ao por ilegitimidade de parte. Assim, aquele que alega ser titular de um direito, pode ir a juzo, em nome prprio, para postul-lo e defend-lo. Trata-se, portanto, de legitimidade ordinria, em que os sujeitos vo a juzo, em nome prprio, para litigar sobre os seus direitos.

Legitimados Extraordinariamente: EXCEO Terceiros Herdeiros Sucessores Enquanto a legitimidade ordinria a regra, a extraordinria exceo, restringindo-se s hipteses expressamente previstas em lei (art. 6 do CPC). O que caracteriza a legitimidade extraordinria a possibilidade de a deciso, proferida em processo do qual participou o legitimado extraordinrio, atingir a esfera patrimonial alheia. A legitimidade extraordinria no requer a coincidncia entre a situao jurdica do sujeito no processo (parte) e a situao legitimante. O legitimado extraordinrio est em juzo no para defender afirmao de direito sua, mas alheia. LIQUIDAO DA SENTENA: Para que s inicie uma fase executiva necessrio que a sentena seja Liquida, Certa e Exigvel, ou seja, por obrigao o titulo dever ser liquido.
Art. 586. A execuo para cobrana de crdito fundar-se- sempre em ttulo de obrigao certa, lquida e exigvel.

Podem participar no polo ativo ou passivo

Quando no ser necessria esta fase? Quando o titulo j possui valor exato da obrigao apto para que o autor o execute. Quando falamos em liquidao de sentena, presume-se que a sentena que foi proferida uma Sentena Genrica, ou seja, o juiz deixa de mensurar, naquele momento, o quantum debeatur21 e quando esta for proferida necessria a liquidao da mesma, aps esta liquidao passar-se- a fase executiva.
Art. 475-A. Quando a sentena no determinar o valor devido, procede-se sua liquidao.

Antes da lei 11.232 a liquidao era um processo autnomo. Se a sentena proferida pelo Juiz no fosse liquida, aps o fim do processo de conhecimento, com nova petio inicial dava-se inicio ao processo de liquidao para a identificao do valor da obrigao. Atualmente com a criao do processo sincrtico, com a extenso processual, a fase de liquidao apenas utilizada quando necessria, e no se fala mais em petio autnoma e sim intermediaria e nem citao e sim impugnao.
21

O quanto se deve.

Qual a finalidade da fase de liquidao? Para a determinao do quantum, pois tratamos a execuo com base em um valor, com este, buscase a satisfao do credor pelo no cumprimento da obrigao por parte do devedor.
VALOR DA INICIAL

CUSTAS

HONORRIOS ADVOCATICIOS

VALOR DA OBRIGAO

Obs. O valor dos honorrios advocatcios no ser mais cobrado levandose em conta que a fase de liquidao foi prescindida de uma fase de conhecimento e nesta foi efetuado este pagamento. Com base no valor da liquidao que o credor vai poder lanar mo (penhora de bens) dos bens do devedor para a satisfao da obrigao. NATUREZA JURIDICA:

Embora seja uma fase processual a natureza da ao de conhecimento, pois nele constitudo um valor de obrigao. O Juiz profere uma deciso e para esta no cabvel o recurso de Apelao e sim Agravo de Instrumento.
Art. 475-H. Da deciso de liquidao caber agravo de instrumento.

LIQUIDAO PROVISRIA22: Sentena Genrica Recurso


Recebimento no duplo Efeito efeito suspensivo e devolutivo no se pode dar inicio a execuo Inicia-se a liquidao provisoria pela atribuio do efeito suspensivo ao recurso. h possibilidade de modificao da sentena pelo efeito devolutivo

S se poder executar quando a sentena de liquidao for uma sentena definitiva, ou seja, aquela que transita em julgado.
22

Se for admitida liquidao na pendncia de recurso, ou seja, quando ainda no h coisa julgada material diante da sobrevivncia da lide em razo da possibilidade de reforma do julgamento por rgo hierarquicamente superior, por coerncia se admite a liquidao provisria, pois se tratando de fase processual (incidente) que declara a existncia, certeza e exigibilidade do ttulo executivo que ainda admite reforma, no seria possvel que a liquidao processada nessas circunstncias ostentasse natureza jurdica de incidente processual definitivo (liquidao definitiva).

Art. 475, I, 1: definitiva a execuo da sentena transitada em julgado e provisria quando se tratar de sentena impugnada mediante recurso ao qual no foi atribudo efeito suspensivo.

Efetuando a liquidao provisria tambm pode-se executar provisoriamente, mas se a deciso for modificada, poder gerar, por exemplo, reparao de danos ao devedor. Exemplo: Ao de reparao de danos: Joo (credor) Pedro (Devedor)

Sentena

Pedro condenado ao pagamento de R$ 100.000,00 a Joo Efeito suspensivo: Exec Prov. Apelao Efeito Devolutivo

Joo poder iniciar a execuo provisria, so que esta correr por conta e risco dele, pois o certo seria que a apelao fosse primeiramente apreciada e julgada definitivamente e logo aps iniciava-se a fase de cumprimento de sentena.
Art. 475-O. A execuo provisria da sentena far-se-, no que couber, do mesmo modo que a definitiva, observadas as seguintes normas: I - corre por iniciativa, conta e responsabilidade do exeqente, que se obriga, se a sentena for reformada, a reparar os danos que o executado haja sofrido; II - fica sem efeito, sobrevindo acrdo que modifique ou anule a sentena objeto da execuo, restituindo-se as partes ao estado anterior e liquidados eventuais prejuzos nos mesmos autos, por arbitramento;

III - o levantamento de depsito em dinheiro e a prtica de atos que importem alienao de propriedade ou dos quais possa resultar grave dano ao executado dependem de cauo suficiente e idnea, arbitrada de plano pelo juiz e prestada nos prprios autos.

You might also like