You are on page 1of 22

Universidade Federal de So Carlos campus Sorocaba Engenharia Florestal Disciplina de Unidades de Conservao

Protocolo de Avaliao de reas para Criao de Unidades de Conservao Parque Natural Ouro Fino e Parque Maestro Nilson Lombardi Sorocaba, SP

Prof. Dra. Eliana Cardoso Leite Ana Carolina Devides Castello Jssica Ferreira de Lacerda Jssika Luane Silva Larissa Campos Ferreira Lvia Lanzi Al Rafael Costa Pinheiro

Sorocaba, Novembro 2010.

1. Introduo
Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) as unidades de conservao so definidas como espaos territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com as caractersticas naturais relevantes, legalmente institudos pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo. As unidades de conservao podem ser classificadas em dois tipos: Proteo Integral (UCPI) e de Uso Sustentvel (UCUS). As UCPI visam manuteno de ecossistemas livres de alteraes causadas por interferncia humana, admitindo apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. Por sua vez, as UCUS visam explorao do ambiente de maneira e garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel (SNUC, 2000). A identificao de aes e reas prioritrias para a conservao da biodiversidade tem-se mostrado um importante instrumento de proteo no Brasil e no mundo. No entanto a indicao de reas e aes prioritrias para a preservao requer estudo e metodologia especfica de cada rea (SOS MATA ATLNTICA, 2004). Por meio da Portaria 126, de 27 de maio de 2004, o Ministrio do Meio Ambiente estabeleceu que para a formulao e implantao de polticas pblicas, projetos, programas e atividades do Governo Federal, as denominadas reas prioritrias para a conservao, devem ser reas voltadas : conservao in situ, pesquisa e inventrios da biodiversidade; utilizao sustentvel de seus componentes; repartio de benefcios resultantes do acesso a recursos genticos e ao conhecimento tradicional associado; recuperao de reas degradadas e de espcies ameaadas de extino; e valorizao econmica da biodiversidade. Neste contexto, a regio de Sorocaba possui reas recobertas por remanescentes florestais, as quais encontram-se, em sua maioria, localizadas em propriedades particulares ou em Unidades de Conservao de Uso Sustentvel, como na APA de Jundia e de Cabreva, na APA de Tiet, da APA de Corumbata/Botucatu/Tejup, da APA da Represa de Itupararanga e da Floresta Nacional de Ipanema. Considera-se que nesta regio h poucas Unidades de Conservao de Proteo Integral, a despeito de alguns autores j terem recomendado, por exemplo, a criao de Parques Estaduais (CARDOSO-LEITE 2000, CARDOSO-LEITE et al. 2005).

Segundo KRONKA et. al (2003), a regio administrativa de Sorocaba, composta por 79 municpios, considerada como a segunda em rea de fragmentos florestais remanescentes no Estado, perdendo apenas para a regio do Litoral. Contextualizando, o objetivo do presente trabalho foi aplicar um Protocolo de Avaliao de reas para Criao de Unidades de Conservao no Parque Natural Ouro Fino e Parque Maestro Nilson Lombardi, localizados no municpio de Sorocaba, visando verificar se tais parques podem ser considerados como reas prioritrias para a criao de unidades de conservao.

2. Material e Mtodos
O estudo foi realizado a partir de visitao, diagnstico e aplicao do Protocolo de Avaliao de reas para a Criao de Unidades de Conservao nas reas do Parque Natural Ouro Fino e do Parque Maestro Nilson Lombardi, localizados no municpio de Sorocaba, SP.

2.1. Caracterizao das reas de Estudo 2.1.1. Caracterizao do municpio Segundo a classificao de Koeppen, Sorocaba possui clima classificado como do tipo "Cfa" (subtropical quente), tendo como temperatura mdia anual 21,4C, mxima de vero 30,1C e mnima de inverno 12,2C e ainda 1.285 mm de altura pluviomtrica anual (SILVA, 2007). A vegetao da regio caracterstica de transio entre Floresta Ombrfila Densa (FOD) para Floresta Estacional Semidecidual (FES), apresentando ainda FES tpica nos morros e cuestas, Matas Ciliares (Floresta Estacional Semidecidual Aluvial FESA) e grandes pores de Cerrado (FAVERO et al. 2004).

2.1.2. Parque Natural Ouro Fino O Parque Natural Ouro Fino (Figura 1) localiza-se nas coordenadas 232951,28 S e 473006.44 W, na Rua Alexandre Caldini, nmero 110, Bairro Parque Ouro Fino, em uma rea de fundo de vale e possui 96.800 m. Esta rea foi transformada em Parque devido sua riqueza natural representada pelas matas ciliares, alm das atividades de lazer potenciais proporcionadas pelas trilhas. O parque ainda possui infraestrutura composta por campos de futebol, playground e mesas para piqueniques (PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA).

Figura 1: Entrada do Parque Natural Ouro fino

2.1.3. Parque Maestro Nilson Lombardi O Parque Maestro Nilson Lombardi (Figura 2) localiza-se na confluncia das avenidas Amrico Figueiredo e Elias Maluf, nas coordenadas 233002.42 S e 473025.48 W, em uma rea urbana do municpio e possui uma rea aproximada de 70.000 m. Possui um teatro de arena para 1.200 pessoas, pista de skate, pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas, espaos para alongamento e exerccios fsicos e playground (PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA).

Figura 2: Placa de identificao do Parque Maestro Nilson Lombardi

3. Resultados e Discusses
3.1. Diagnstico 3.1.1. Parque Natural Ouro Fino Prtica e Uso do Entorno O Parque cercado por rea urbana consolidada (Figura 3), sendo delimitado por cercas de arame farpado.

Figura 3: Uso do entorno e delimitao da rea do Parque Natural Ouro Fino

Cobertura Vegetal Arbrea Existem no Parque reas com cobertura vegetal arbrea, tanto de espcies

nativas quanto de exticas, e reas de solo desnudo ou coberto por gramneas invasoras, como mostra a Figura 4. A vegetao arbrea corresponde a 45% da rea e o solo desnudo a 55%, aproximadamente.

Figura 4: Cobertura vegetal arbrea na rea do Parque Natural Ouro Fino

Composio Florstica A vegetao do parque composta por espcies nativas como Copaifera

langsdorffii, Endlicheria paniculata, entre outras, e por espcies exticas como Tipuana tipu, Leucaena leucocephala, etc. Estudos sobre sua composio florstica esto sendo realizados pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC, como indicado em plaquetas fixadas em algumas das rvores (Figura 4B). No entanto, no foram encontrados artigos publicados sobre os resultados de tais estudos at o momento.

A A
Figura 4: Composio florstica (A) e levantamento florstico realizado (B) no Parque Natural Ouro Fino

BB

Estado de Conservao da Vegetao A vegetao do Parque (Figura 5) possui fisionomia arbrea, com elementos

arbustivos e herbceos, entretanto no possui uma estratificao bem diferenciada. A distribuio diamtrica apresenta uma amplitude significativa, com alguns indivduos de dimetro pequeno e outros de dimetro relativamente grande. Observou-se em alguns pontos a presena de serrapilheira, o que caracteriza uma vegetao em estdio mdio de conservao, segundo a Resoluo n 10 de 01 de outubro de 1993 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Figura 5: Estado de Conservao da vegetao na rea do Parque Natural Ouro Fino

Em alguns locais do Parque foram encontrados plantios de mudas, indicando aes de recuperao das reas degradadas e enriquecimento do sub-bosque (Figura 6). Existem ainda algumas reas em que o solo encontra-se totalmente desnudo, como a rea destinada instalao de um campo de futebol de areia, o qual aparentemente est inadequado para a prtica (Figura 7).

Figura 6: reas de recuperao com mudas no Parque Natural Ouro Fino

Figura 7: reas com solo completamente desnudo no Parque Natural Ouro Fino

Proteo das Nascentes Foram localizadas nos limites do Parque quatro nascentes, das quais duas

encontravam-se identificadas com placas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) (Figura 8) e uma canalizada artificialmente. Tais cursos dgua parecem desembocar em um pequeno crrego que atravessa o Parque. Em relao s reas de Preservao Permanente (APP), foi possvel observar que uma das nascentes, apesar de ter parte de sua margem protegida por alguns indivduos arbreos, possui um ponto com indcios de intenso processo erosivo e presena de grande quantidade de lixo, inclusive de construo civil, alm de sinais de assoreamento ao longo de seu curso, o qual encontrava-se com baixo volume dgua, certamente em conseqncia de tal degradao. Os cursos de gua das demais nascentes encontravam-se em melhor estado de conservao, sendo que suas APPs possuem maior cobertura vegetal, no atingindo, no entanto, o raio de 50 metros previstos em Lei, o que permite classific-las como perturbadas.

Figura 8: Nascentes do Parque Natural Ouro Fino

Conservao do Solo Em relao conservao do solo do Parque, foi possvel observar vrios locais

com eroso em estgio avanado, principalmente do tipo sulco (Figura 9), o que acaba por empobrecer o solo e dificultar o seu manejo e recuperao. Foi observada a existncia de solos desprotegidos, sem qualquer tipo de cobertura vegetal, estando assim mais propensos perda de fertilidade e maior risco de eroso. Dessa forma, medidas corretivas tornam-se essenciais para melhoria da qualidade do solo e capacidade de uso, sendo a restaurao florestal ou construo de reas de lazer algumas alternativas. As reas cobertas pela vegetao apresentam solo com maior quantidade de serrapilheira, permitindo assim, maior deposio de matria orgnica e,

consequentemente, aumento da ciclagem dos nutrientes e reduo do impacto das chuvas no solo, auxiliando na percolao e absoro da gua, importantes para a manuteno dos recursos hdricos da rea e conservao do solo. O estabelecimento dessa dinmica vegetao versus solo favorece o desenvolvimento de espcies regenerantes e reduz o risco de eroses.

Figura 9: reas com solo desnudo e erodido no Parque Natural Ouro Fino

Relevo O relevo do Parque bastante declivoso e acidentado, havendo poucas reas

planas (Figura 10). Deste modo, considera-se necessria a implantao de degraus e/ou corrimes ao longo das reas de transito de pedestres, como nas trilhas existentes em seu interior, para garantia de maior segurana aos visitantes. Em alguns pontos tais estruturas j existem.

Figura 10: Relevo nas reas do Parque Natural Ouro Fino

Impactos Antrpicos Pde observar a presena de atividade humana impactante dentro dos limites do

Parque, como mostrado na Figura 11A, devido grande quantidade de lixo jogada em uma de suas reas, localizada prxima cerca de divisa com a rua do bairro residencial

vizinho. Esta rea atingida , inclusive, um ponto de afloramento de uma das cabeceiras de drenagem encontradas. Nos cursos dgua e trilhas tambm foi observada a deposio de lixo, tais como latas de alumnio e embalagens de produtos variados (Figura 11B), necessitando, portanto, do desenvolvimento de um programa de conscientizao dos visitantes do parque e moradores do entorno quanto responsabilidade ambiental de deposio correta dos lixos e resduos domsticos. A B

Figura 11: Lixo encontrado nas trilhas (A) e corpos dgua no Parque Natural Ouro Fino (B)

Alm disso, outro vestgio da presena antrpica na rea so as chamadas artes nas rvores, representadas por pichaes ou escoriaes feitas nos troncos das espcies arbreas de grande porte (Figura 12).

Figura 12: Arte nas rvores do Parque Natural Ouro Fino.

Observou-se ainda, com menor freqncia deposio de lixo, alguns focos de queimadas em pontos dispersos do Parque, principalmente prximos ao seu limite com

a rea urbana. As marcas de fogo tanto no solo, como na base dos troncos das rvores podem ser visualizadas na Figura 13.

Figura 13: reas com presena de fogo no Parque Natural Ouro Fino

Atrativos Potenciais O Parque Ouro Fino possui uma estrutura com altssimo potencial, principalmente

quando se diz respeito a lazer. Dentro de seus limites, existem um campo de areia e uma quadra de cimento, que atualmente encontram-se abandonados e em condies precrias, sendo excelentes alternativas para a prtica de esportes pelos seus visitantes e moradores da regio, caso sejam recuperados e mantidos. As reas de playground e de mesas para piqueniques tambm apresentam necessidade de manuteno e organizao, de forma a ficarem mais atrativas e seguras para usufruto dos visitantes. Nestas reas, pode haver uma melhoria a partir do aplainamento da superfcie do solo que acidentada em certas partes e com instalao de lixeiras e bebedouros para uso pblico. Contudo, as trilhas podem ser consideradas como o maior potencial do Parque, visto que proporcionam aos visitantes um contato com a natureza, alm de possibilitar a prtica de caminhada e educao ambiental. Tais trilhas encontram-se traadas por todo o Parque, sendo que em alguns trechos no existem boas condies de segurana, no estando demarcadas adequadamente. Isso leva necessidade de implantao do manejo de trilhas e melhorias, como por exemplo, com a colocao de placas informativas sobre o trajeto e a distncia das trilhas, deposio correta de lixos e construo de degraus e corrimos em locais onde o acesso perigoso devido ao terreno declivoso.

Enfim, com investimento e manuteno nas reas potencialmente atrativas do Parque (Figura 14), este poder contar com infraestrutura adequada para recebimento da populao visitante integrada conservao da natureza.

Figura 14: reas potenciais para visitao no Parque Natural Ouro Fino

3.1.2. Parque Maestro Nilson Lombardi Prtica e Uso do Entorno O entorno do Parque Maestro Nilson Lombardi caracterizado por rea urbana consolidada, havendo tanto bairros residenciais como estabelecimentos comerciais (Figura 15).

Figura 15: Uso do solo do entorno do Parque Maestro Nilson Lombardi

Cobertura Vegetal Arbrea e Composio Florstica A vegetao do parque composta por 370 mudas de rvores nativas e 115

palmeiras (VIVA CIDADE), alm de um grande e antigo eucalipto em sua regio central (Figura 16).

Figura 16: Vegetao arbrea e Composio Florstica do Parque Maestro Nilson Lombardi

Estado de Conservao da Vegetao Por no haver cobertura arbrea significativa na rea do parque, o critrio de

estado de conservao da vegetao no foi utilizado.

Proteo das Nascentes O Parque no possui nascentes em sua rea. Alm disso, no foi visualizada

nenhuma fonte de gua para uso pblico.

Conservao do Solo O solo do Parque no apresenta sinais intensos de eroso, mas encontra-se

compactado devido ao intenso fluxo de pessoas, sendo em sua maioria coberto por gramneas.

Relevo O relevo do Parque predominantemente plano, com apenas alguns pontos

pouco acidentados.

Impactos Antrpicos No Parque foram observados diversos de tipos de lixo espalhados pelo cho, como

bitucas de cigarro, embalagens plsticas, latas de alumnio, papis, etc (Figura 17). O Parque no possui nenhuma lixeira em sua extenso, o que pode gerar e impulsionar a prtica de jogar lixo no cho. Assim, torna-se necessria a instalao de lixeiras espalhadas por locais estratgicos no Parque. Alm disso, observou-se arte nas rvores, presente no nico indivduo arbreo de grande porte do Parque (Figura 16). Pichaes em pedras e estruturas de concreto pertencentes ao Parque tambm foram observadas.

Figura 17: Presena de lixo espalhado pelo Parque Maestro Nilson Lombardi

Atrativos Potenciais O Parque Maestro Nilson Lombardi dispe de uma infraestrutura com grande

potencial de atrao da populao, principalmente para a prtica de esportes. Conta com um pequeno estacionamento para visitantes, uma pequena pista de skate e patins, inclusive com rampas de concreto (Figura 18), um grande espao para playground, contendo brinquedos de diversos tipos para o lazer das crianas (Figura 19), uma rea reservada para um teatro de arena com 1.200 lugares (Figura 20), alm de quadras de cimento poliesportivas cercadas e um ptio elevado de onde se tem uma ampla viso da

cidade de Sorocaba (Figura 21). Uma grande quantidade de bancos, pista de caminhada pavimentada e postes de iluminao pblica tambm so fatores que atraem um maior nmero de visitantes. Entretanto, a arborizao do Parque mnima, e poderia ser ampliada, proporcionando maior bem estar e contato dos visitantes com a natureza.

Figura 18: Estacionamento e pista de skate e patins do Parque Maestro Nilson Lombardi

Figura 19: Espao de playground do Parque Maestro Nilson Lombardi

Figura 20: Teatro de arena do Parque Maestro Nilson Lombardi

Figura 21: Ptio mais elevado e quadras poliesportivas do Parque Maestro Nilson Lombardi

3.2. Protocolo 3.2.1. Parque Natural Ouro Fino A pontuao mxima do protocolo para as caractersticas analisadas neste Parque de 185 pontos (100%), somando-se todos os indicadores utilizados. A aplicao do protocolo resultou em uma pontuao de 96 (51,89%). Desta forma, o Parque Natural Ouro Fino no pode ser considerado uma rea prioritria para criao de unidade de conservao, uma vez que apresentou menos de 70% da pontuao para ser considerado uma rea prioritria.

3.2.2. Parque Maestro Nilson Lombardi A pontuao mxima do protocolo para as caractersticas analisadas neste Parque 165 pontos (100%), somando-se todos os indicadores utilizados. Com sua aplicao, obteve-se uma pontuao de 50,5 (30,6%). Desta forma, o Parque Maestro Nilson Lombardi tambm no pode ser considerado como uma rea prioritria para criao de unidades de conservao, por apresentar pontuao muito abaixo de 70%.

4. Concluses
A aplicao do Protocolo de Avaliao de reas para a Criao de Unidades de Conservao possibilitou a anlise das condies atuais de conservao e infraestrutura dos Parques, disponibilizando informaes importantes para a melhoria e o bom funcionamento dos mesmos, assim como para alcance de seu objetivo de conservao atrelada ao uso pblico.

Como resultado de sua aplicao, com base em diversos indicadores, concluiu-se que os dois Parques no so considerados como reas prioritrias criao de unidades de conservao, uma vez que apresentaram valores bem abaixo de 70%. Sendo assim, evidente a necessidade de organizao, recuperao e aplicao de medidas corretivas em ambos os Parques, para que haja boas condies de recepo aos visitantes e conservao dos recursos naturais existentes na rea, visto que as mesmas apresentam potencial atrativo. Vale ressaltar que nos limites do Parque Ouro Fino encontram-se quatro nascentes, e apesar de no ser considerada uma rea prioritria criao de unidade de conservao, essa caracterstica o torna uma rea de relevante interesse para o municpio, e desta forma, devem ser tomadas medidas para sua recuperao, preservao e manuteno. Com a realizao do trabalho concluiu-se que o Protocolo de Avaliao de reas para a Criao de Unidades de Conservao uma ferramenta importante e de grande auxlio na determinao de reas prioritrias para a conservao da biodiversidade.

Referncias Bibliogrficas
CARDOSO-LEITE, E. A vegetao de uma Reserva Biolgica Municipal: contribuio ao manejo e conservao da Serra do Japi, Jundia, SP. Tese de doutorado. IB. Unicamp. Campinas. 2000.

CARDOSO-LEITE, E. ; PAGANI, M. I.; MONTEIRO, R.; HAMBURGER, D. S. Ecologia da paisagem em Jundia, SP: mapeamento da vegetao da Reserva Biolgica da Serra do Japi. Acta Botnica Brasilica, So Paulo-sP, v. 19, n. 2, p. 233-243, 2005.

KRONKA, J.N.F. et al. Levantamento da vegetao natural e caracterizao do uso do solo no Estado de So Paulo. Anais do XI SBSR, Belo Horizonte, Brasil, 05-10 abril 2003, INPE, p. 2779-2785. 2003.

PORTARIA 126, de 27 de maio de 2004, o Ministrio do Meio Ambiente. Disponvel em:< http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/port126.pdf> Acesso em: 9 nov. 2010.

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

SOROCABA.

Disponvel

em:

<http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/conhecendoCidade?op=viewForm&coC onteudo=26799&coSeqEstrutura=2482&coEstruturaPai=12>. Acesso em: 07 nov. 2010. SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza. Lei n 9985/2000. SOS MATA ATLNTICA, 2004. Disponvel em:

<http://www.sosmatatlantica.org.br/>Acesso em: 09 nov. 2010.

VIVA

CIDADADE

SOROCABA

SP.

Disponvel

em:

<

http://www.vivacidade.com.br/gv_pontos_turisticos_interno.php?id_turistico=406>. Acesso em: 09 nov. 2010.

Anexos
Anexo 1: Protocolo de avaliao de reas para criao de unidades de conservao aplicado no Parque Natural Ouro Fino
Indicador Peso Descritor Menor de 2 hectares (20.000 m) rea do fragmento 3 Entre 2 e 7,5 hect (20.000 e 75.000m) Entre 7,6 e 15 hect (76.000 - 150.00 m) Maior que 15 hect (150.000 m) Alongada Forma 3 Intermediria (outras formas) Prxima forma circular Nenhum outro fragmento em um raio de 250m Conectividade 3 Outros fragmentos prximos, no conectados, a menos de 200m Outros fragmentos prximos, conectados atravs de corredores, a menos de 200m rea industrial Prtica de Uso do Solo Entorno (raio de 1000m) 2 rea urbana consolidada (construda) rea com avenidas ou estradas rea livre, (sem ocupao urbana) ou com silvicultura at30% Porcentagem de Cobertura Vegetal arbrea 3 de 30% a 60% de 60% a 90% acima de 90% Valor 1.25 2.5 3.75 (X) 5 1 3 (X) 5 0 3 5 (X) 0 1 (X) 3 5 1.25 2.5 (X) 3.75 5

Exticas invasoras (gramneas, arb. Invasoras) Composio florstica 3 Exticas plantadas (ornamentais, silviculturais) + nativas Nativas

1 3 (X) 5

Estado de conservao da vegetao (Res. Conama 01/94)

Florestal, em estgio regenerao inicial Florestal, em estgio regenerao mdio Florestal, em estgio regenerao avanado Sem nascentes

1 3 (X) 5 0 1 3 (X) 5 1.25 (X) 2.5 3.75 5

Proteo de nascentes

Com uma nascente Com 2 a 4 nascentes Mais de 5 nascentes 0,0000 a 0,500

Densidade de drenagem

0,500 a 1,000 1,00 a 1,500 1,500 ou mais

Continua...

Anexo 1: (Continuao) Protocolo de avaliao de reas para criao de unidades de conservao aplicado no Parque Natural Ouro Fino
Muito erodido (eroso em mais de 30% da rea) Conservao do Solo 3 Pouco erodido (eroso em menos de 30% da rea) Sem eroso, bem conservado argiloso/siltoso, relevo plano a leve// declivoso Solo/relevo 3 argiloso/siltoso, relevo declivoso (45 ou mais) arenoso, relevo plano a leve//e declivoso arenoso, relevo declivoso (45 ou mais) 1 (X) 3 5 1 3 (X) 3 5

Impactos Antrpicos (fogo, lixo, esgoto, animais domsticos)

Mais de 3 impactos Dois ou mais impactos Um impacto Ausncia de impactos Sem nemhum atrativo

0 (X) 1 3 5 0 1 3 (X) 5 0 (X) 1 3 5

Atrativos Potenciais (educao/lazer)

Com altrativo para lazer (prtica esporte, lanchonete) Com atrativo para educao (trilhas, pontos de interpretao) Com atrativos para lazer e educao Inexistente (aspectos "feios" como lixo, esgoto, mau cheiro)

Beleza Cnica

Pouco significante (sem beleza atrativa) Significante (um aspecto de beleza- vegetao, fauna, gua) Muito significante (mais de um aspecto de beleza)

Anexo 2: Protocolo de avaliao de reas para criao de unidades de conservao aplicado no Parque Maestro Nilson Lombardi
Indicador Peso Descritor Menor de 2 hectares (20.000 m) rea do fragmento 3 Entre 2 e 7,5 hect (20.000 e 75.000m) Entre 7,6 e 15 hect (76.000 - 150.00 m) Maior que 15 hect (150.000 m) Alongada Forma 3 Intermediria (outras formas) Prxima forma circular Nenhum outro fragmento em um raio de 250m Conectividade 3 Outros fragmentos prximos, no conectados, a menos de 200m Outros fragmentos prximos, conectados atravs de corredores, a menos de 200m rea industrial Prtica de Uso do Solo Entorno (raio de 1000m) 2 rea urbana consolidada (construda) rea com avenidas ou estradas rea livre, (sem ocupao urbana) ou com silvicultura at30% Porcentagem de Cobertura Vegetal arbrea 3 de 30% a 60% de 60% a 90% acima de 90% Valor 1.25 2.5 (X) 3.75 5 1 3 5 (X) 0 (X) 3 5 0 1 (X) 3 5 1.25 (X) 2.5 3.75 5

Exticas invasoras (gramneas, arb. Invasoras) Composio florstica 3 Exticas plantadas (ornamentais, silviculturais) + nativas Nativas

1 (X) 3 5

Estado de conservao da vegetao (Res. Conama 01/94)

Florestal, em estgio regenerao inicial Florestal, em estgio regenerao mdio Florestal, em estgio regenerao avanado Sem nascentes

1 3 5 0 (X) 1 3 5 1.25 (X) 2.5 3.75 5

Proteo de nascentes

Com uma nascente Com 2 a 4 nascentes Mais de 5 nascentes 0,0000 a 0,500

Densidade de drenagem

0,500 a 1,000 1,00 a 1,500 1,500 ou mais

Continua...

Anexo 2: (Continuao) Protocolo de avaliao de reas para criao de unidades de conservao aplicado no Parque Maestro Nilson Lombardi
Muito erodido (eroso em mais de 30% da rea) Conservao do Solo 3 Pouco erodido (eroso em menos de 30% da rea) Sem eroso, bem conservado argiloso/siltoso, relevo plano a leve// declivoso Solo/relevo 3 argiloso/siltoso, relevo declivoso (45 ou mais) arenoso, relevo plano a leve//e declivoso arenoso, relevo declivoso (45 ou mais) 1 3 (X) 5 1 (X) 3 3 5

Impactos Antrpicos (fogo, lixo, esgoto, animais domsticos)

Mais de 3 impactos Dois ou mais impactos Um impacto Ausncia de impactos Sem nemhum atrativo

0 1 (X) 3 5 0 1 (X) 3 5 0 1 (X) 3 5

Atrativos Potenciais (educao/lazer)

Com altrativo para lazer (prtica esporte, lanchonete) Com atrativo para educao (trilhas, pontos de interpretao) Com atrativos para lazer e educao Inexistente (aspectos "feios" como lixo, esgoto, mau cheiro)

Beleza Cnica

Pouco significante (sem beleza atrativa) Significante (um aspecto de beleza- vegetao, fauna, gua) Muito significante (mais de um aspecto de beleza)

You might also like