You are on page 1of 1

ab

Segunda-Feira, 2 de abril de 2012

HHH

opinio a3

Os artigos publicados com assinatura no traduzem a opinio do jornal. Sua publicao obedece ao propsito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendncias do pensamento contemporneo

TENDNCIAS / DEBATES

debates@uol.com.br

twitter.com/Folhadebate

A seo recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Baro de Limeira, 425, So Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

PAINEL DO LEITOR
Congresso Acupuntura

O ASSUNTO a argentina segundo os argentinos

Aos EUA, as nossas lies sobre decadncia


GABRIEL SAEZ

Que vergonha, deputado Stepan Nercessian, do PPS. Recebeu R$ 175 mil de Cachoeira, igual ao pessoal do DEM. Uma lstima.
Carlos roberto dos santos (Rio de Janeiro, RJ)

Tony Soprano: bom fazer parte de algo desde o comeo. Cheguei tarde para isso, eu sei. Mas ultimamente sinto a sensao de que cheguei no fim. A melhor parte j terminou. Dra. Melfi: Acho que muitos americanos tm essa sensao. Por mais de uma dcada eu tinha ouvido falar sobre como a srie americana Famlia Soprano (The Sopranos, no original) era tima. Ento finalmente decidi experimentar. Fiqueichocadoquando,apsquatro minutos de episdio piloto, o dilogo acima aconteceu. Soou to familiar... Afinal, um sujeito de origem italiana reclamando que o presente, apesar de ser mais rico e confortvel, pior que o passado. Era a encarnao do esprito argentino. Crescer na Argentina implica continuamente praticar o revisionismo histrico e ceder nostalgia de nossa grandeza passada. Na realidade, uma nostalgia da grandeza qual sentimos ter direito, mas da qual, por alguma razo, fomos privados. A psique argentina reside na terra do deveria, teria, poderia ter. Se o Brasil o eterno pas do futuro, a Argentina o pas do passado perenemente dourado. Ns somos obcecados em olhar para trs, para um tempo (h um sculo, digamos) em que nosso PIB era comparvel ao das potncias europeias. Coamos nossas cabeas tentando entender como pudemos fazer tudo errado desde ento. Ah, se... A Argentina a decana do clube de naes totalmente obcecadas por seu declnio. Logo, um grande prazer para ns receber os Estados Unidos em nossa irmandade mal-humorada. Isso mesmo, podem ocupar seu lugar ali ao lado da Frana. Sejam bem-vindos, mas se preparem para muitos comentrios sarcsticos. Pessoalmente, estou farto de ouvir que o Japo um exemplo do quanto possvel fazer com to pouco; a Argentina o contrrio. H o igualmente irritante a Austrlia o que a Argentina poderia ter sido. Os brasileiros me do aflio com o seu convite sutil para que a Argentina se torne o seu Canad. Mas os tempos globais difceis fazem a nossa experincia parecer relevante. Por isso, nossa presidente aproveita toda oportunidade para pregar sobre o modelo argentino. No um modelo de desenvolvimento. um modelo de resilincia. Sabe por que? Quando olhamos a Grcia, sorrimos. Sabemos imediata e instintivamente o que aquela confuso toda. Vemos os indignados espanhis como irmos. Ocupe Wall Street nos parece ser a verso de Hollywood de Que se vayan todos, movimento que afastou o presidente De La Ra, h uma dcada, e nos permitiu o privilgio raro de ter cinco presidentes em uma semana. T vendo, Amrica? Vocs ainda tm muito cho pela frente. No se preocupem: um declnio

Alarco

H
Se o senador Demstenes Torres, que no tinha papas na lngua para denunciar o malfeito na poltica nacional, foi pego com a boca na botija, imaginem aqueles que se calam?
beatriz Campos (So Paulo, SP)

Sobre o artigo de Hlio Schwartsman (Opinio, ontem), gostaria de mencionar um fato importante. Os remdios tambm tm o efeito placebo, ou seja, os pacientes tambm se beneficiam da magia que uma medicao traz.
Geraldo siffert Jr (Rio de Janeiro, RJ)

H
No acredito que um acupunturista srio diga que a milenar tcnica chinesa recomendada para tudo, de daltonismo a AVC. A acupuntura tem limites e sabe e divulga isso. Sua caracterizao como cincia ou a tentativa de faz-lo a partir de padres ocidentais ignorncia ou m-f. O que os mdicos da nossa cultura faro com um diagnstico conseguido por meio da consulta ao pulso e lngua? Provavelmente pediro uns exames e receitaro remdios que conhecemos bem em suas ineficcias e efeitos colaterais.
aGostinHo J. soares (Paraispolis, MG)

No pas da corrupo, onde sempre sobra para o mais fraco o motorista, o empregado, o assessor, a coluna de Carlos Heitor Cony (Opinio, ontem) mostra o retrato falado e escrito do poder poltico brasileiro.
marCos barbosa (Casa Branca, SP)

Tomografia do poder

H
Carlos Heitor Cony escreveu ontem quem paga tudo so os gansos, que somos todos ns. Leia-se: quem paga tudo so os patos, que somos alguns de ns.
Henry Caropreso (So Jos dos Campos, SP)

A coluna de Janio de Freitas sobre a Lei Seca (Poder, ontem) desconsidera as milhares de mortes, por ano, relacionadas mistura lcool e direo. Motoristas bbados so muitas vezes os agentes das mortes, e no as vtimas.
osias baptista neto (Belo Horizonte, MG)

Lei Seca

A reportagem Indstria influencia manual de psiquiatria (Sade, 31/3) nos faz prever que a atual e avassaladora prescrio de medicamentos psiquitricos para pessoas que no necessitam deles vai se tornar ainda maior no futuro. Como mdico psiquiatra, sinto vergonha de ver instaurada tal situao dentro da minha especialidade. O Brasil precisa acordar, pois alguns profissionais esto transformando pacientes em dependentes de drogas legais.
Jos elias aiex neto, ex-presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria (Foz do Iguau, PR)

Psiquiatria e indstria

Bem-vindos ao clube! Sentem-se ali junto Frana. Decair no to ruim: vende-se mais vinho, taxistas viram filsofos. Vai que surge um tango no Kansas?
obsessivo no de todo ruim. uma ddiva para livreiros, psicanalistas e analistas polticos pessimistas. Converte taxistas em filsofos. Parece fazer maravilhas tambm pelo consumo de carne vermelha e vinho, sem falar nas conversas de caf de final de noite, cheias de angstia existencial. Buenos Aires curte final de noite e angstia existencial como ningum. Quem sabe o Kansas assista ao surgimento de sua prpria dana melanclica que lembre o tango. Mas, para que vocs americanos possam entrar para o clube das naes em declnio obsessivo, ainda h algoqueprecisamfazer.Guerrassem sentido, poltica fiscal insensata e decadncia cultural no bastam. Vocs tambm precisam se livrar da sua f na possibilidade de reinveno. Sim, precisam desistir daquilo que Mangabeira Unger e Cornel West descreveram como a religio americana da possibilidade. A ordem natural das coisas que

a democracia realize um ideal e que os prprios indivduos se realizem? Esqueam. Isso um obstculo ao gozoplenododeclnio,sempreacompanhado de fatalismo resignado. A religio americana da possibilidade o que ns, de outras partes domundo,maisadmiramosnosEUA ao longo da histria. Ns, argentinos, estamos to envolvidos em nosso drama histrico que difcil perceber quo grandes fomos de fato. Mas pessoas de todo o mundo vieram para c, sim, em busca de felicidade e realizao. A maioria dos filhos delas ainda ama esta terra. Nossos vizinhos gostam de ns mais do que se dispem a admitir. Quem sabe algum dia ainda possamos conquistar a grandeza ou ao menos um ponto de equilbrio entre humor e angstia existencial, tornando os nossos poderamos-ter-sidos mais folclricos e menos dolorosos. No seria exatamente reinventar a noo de reinveno, algo que ainda pode estar ao alcance dos EUA, mas pode ser o suficiente para fazer com que o Tony Soprano que existe em ns se sinta um pouco melhor.
GABRIEL SAEZ, 38, mestre em relaes internacionais pela Faculdade Latinoamericana de Cincias Sociais (Argentina), assessor na Cmara dos Deputados do pas Traduo de CLARA ALLAIN

Enquanto os dignssimos do STJ do alto dos seus polpudos salrios, ambientes de trabalho refrigerados e carros com motoristas ficam filosofando se bbados no volante de carros devem ou no ser punidos, a sociedade, que lhes paga as benesses, continua sendo vtima deles.
paulo ribeiro de CarvalHo Jr (So Paulo, SP)

Estarrecedora a nica palavra para a opinio do advogado que afirma que uma criana de 12 anos, levada prostituio por pobreza e desigualdade, perdeu a pureza, a inocncia, a inexperincia que a lei protege. Eu pensava que a lei protegesse crianas e pessoas e descubro que, na cabea de certos indivduos supostamente envolvidos com a Justia, algumas crianas so consideradas experientes e impuras.
zenon lotufo Jr. (So Paulo, SP)

Justia polmica

Fui surpreendido com a notcia do fechamento do Bar Lo (Cotidiano, 31/3). A ltima vez que ali estive faz quase um ano. Foi com emoo que reencontrei Luizinho, figura antiga do estabelecimento. Falamos sobre Hermes da Rosa, exproprietrio, j falecido. Tenho certeza que se vivo fosse, tal fraude jamais teria acontecido.
Jos Carlos de mello (So Paulo, SP)

Bar Lo

Mais um brilhante texto de Tosto (Esporte, ontem). Como analisar o futebol separadamente da sociedade? Como nos adaptamos to facilmente a novos discursos como se nunca tivssemos defendido o contrrio?
edson Clemente (Sao Paulo, SP)

Violncia no futebol

H
Lamentvel a afirmao do advogado Tales Castelo Branco, ao concordar com a deciso do STJ, que absolveu o estuprador das menores de 14 anos, sob a justificativa de que voc no corrompe quem j est corrompido. Ento, a mulher que no mais virgem, ou pura, como o advogado afirma, pode ser obrigada a uma relao sexual forada, no consentida? Uma prostituta maior de idade pode ser estuprada, pois no inocente?
ana maria o. simes (So Paulo, SP)

Como pudemos acreditar que o Brasil, pas dominado pela corrupo, poderia realizar uma Copa do Mundo livre de suspeitas?
riCardo C. siqueira (Niteri, RJ)

Copa 2014

Malvinas: enclave colonial no Atlntico Sul


LuIS MARA KREcKLER

Hoje, completam-se 30 anos do conflito no Atlntico Sul. A Argentina toda homenageia com dor a memria dos cados no enfrentamento e a usurpao sofrida j h 180 anos por parte de uma potncia colonial extrarregional. A presena dessa potncia no s fere a integridade territorial argentina, mas tambm a identidade da Amrica Latina. A recuperao das ilhas Malvinas mais do que um anseio, um dever irrenuncivel, uma poltica do Estado argentino, plasmada na Constituio Nacional e prioridade do governo da presidenta Cristina Fernndez de Kirchner. No ser encontrado um nico argentino, de qualquer ideologia ou posio poltica, que no concorde, de corao, que somente quando as ilhas Malvinas sejam restitudas Argentina, nosso territrio estar completo. Tampoucoser encontrado argentino algum que no esteja convicto

O territrio argentino s estar completo quando as Malvinas nos forem restitudas; potncias de outrora ainda agem como se o mundo no tivesse mudado
de que sua recuperao somente ser conseguida por meio da paz. O Brasil, desde 1833, acompanha a Argentina em sua reclamao de soberania. O governo e o povo argentino reconhecem o apoio incondicional que este pas nos presta. O Brasil conhece as ambies estrangeiras sobre seus recursos naturais. Todos os pases da regio latino-americana compartilhamos a convico de que os recursos de nossos espaos martimos constituem um elemento vital para assegurar o desenvolvimento dos nossos povos. Hoje temos uma base militar extrarregional no extremo do Atlntico Sul, promovendo a depredao

pesqueira e a explorao ilegal de hidrocarbonetos. Se tem uma coisa que aprendemos na Amrica do Sul que podemos ter muitas diferenas, mas temos um destino comum. As declaraes do Brasil, o apoio que tem cada ocasio oferecem as autoridades brasileiras, a preocupao e a nfase que pe seu governo nos confirma, a cada dia, que estamos no caminho certo da integrao. Ns estamos entendendo que somos donos do nosso destino, que temos que caminhar juntos e que neste projeto no cabe que potncias coloniais de outrora continuem atuando como se o mundo no tivesse mudado nestes ltimos sculos. Com vocao de paz, a Argentina apela ao dilogo para a reparao desta dvida histrica, que fere o meu pas e a Amrica Latina toda.
LUIS MARA KRECKLER, 57, socilogo pela Universidade Nacional de Buenos Aires, embaixador da Argentina no Brasil

Contedo denso, matrias concisas, resumidas, mas com essncia. Tudo em pouco tempo. Mas necessrio que haja uma reprise, s segundas-feiras noite, porque, s vezes, o incio do programa acaba coincidindo com o fim do futebol no domingo.
andr franCo (Rio de Janeiro, RJ)

TV Folha

Seria bom se o governador proibisse os secretrios de sarem a passeio enquanto houver problemas nas ferrovias e nos metrs da cidade de So Paulo.
ronald Colombini martins(So Paulo, SP)

Trens em SP

Lembro-me de uma frase feliz do Millr: Os que morrem depois de ns so imortais.


emil barbour (So Paulo, SP)

Millr

LEIA MAIS CARTAS NA FOLHA.COM - www.folha.com.br/paineldoleitor SERVIOS DE ATENDIMENTO AO ASSINANTE: saa@grupofolha.com.br OMBUDSMAN: ombudsman@uol.com.br
0800-775-8080 Grande So Paulo: 0/xx/11/3224-3090 0800-015-9000

ERRAMOS
SADE (29.mar, PG. C10) Diferentemente do informado em Casos de infeco por superbactria KPC

erramos@uol.com.br

crescem no pas, no h dados sobre mortes relacionadas superbactria no Distrito Federal.

You might also like