You are on page 1of 23

OFICINA DE ESTUDOS CANA-DE-ACAR / GOIS FAEG

CONSIDERAES SOBRE CONTRATOS DE PARCERIA AGRICOLA ENTRE PRODUTORES RURAIS E AGROINDUSTRIA CANAVIEIRA
EDISON JOS USTULIN Presidente da Comisso Nacional de Cana-de-Acar

1. A Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil aconselha os fornecedores de cana a produzirem e administrarem a sua prpria produo de cana-de-acar pelos motivos expostos abaixo: Probabilidade de obterem lucro maior por rea utilizada;

Aproveitamento racional da infra-estrutura de veculos, mquinas e equipamentos existentes; Aproveitamento da mo-de-obra familiar e de empregados efetivos e formalizados; Possibilidade de agregar receitas com rotao de oleaginosas; Possibilidade de operar no mercado spot; Liquidez imediata no caso de venda da propriedade por preos reais de mercado; Possibilidade de mudana de cultura em caso de frustraes de preos; Pulverizao das compras de insumos e produtos em geral no comrcio local e regional Contribuio para reduo da concentrao de renda; Participao ativa no processo de evoluo do setor em todos os aspectos; Socialmente correto;

2. FORMAS DE PARCERIA AGRCOLA preciso esclarecer que na parceria agrcola, o parceiro proprietrio importante para o Agroindustrial e vice-versa e que em princpio, esse relacionamento deve ser de longo prazo, portanto, as negociaes devem ser transparentes, respeitosas, seguras, racionais, recprocas, flexveis, que satisfaa as partes e que aps concludas devem ser irretratvel e irrevogvel. Cada caso um caso, cada contrato um contrato, cada Usina uma Usina, variando tambm de regio para regio e de Estado para Estado, portanto vamos descrever de uma maneira genrica como funcionam. Os contratos so complexos, individuais, particulares, peculiares, distintos e secretos, cabendo as partes seu cumprimento. O mais usual o de parceria agrcola._ Recebimento pelo CONSECANA. Normalmente utiliza-se o numero de ATR da cana padro, ou seja, 121,96Kg/ATR/Ton. Utiliza-se mais ndices fsicos fixo por unidade de rea.

Exemplo: x ton/ha. - Recebimento: usa-se mais recebimento mensal; - No responder, o proprietrio, por emprstimo de qualquer espcie, aval, hipoteca, etc; - Prazo, normalmente de 6 a 7 safras, podendo ser tambm de 12 a 14 safras; - O recebimento passa a valer no ms subseqente a assinatura do contrato em data previamente ajustada; - Normalmente carreadores, estradas, etc, fazem parte da rea til a ser explorada, objeto do contato; - Vencimento do contrato: normalmente o proprietrio comunica a Usina com 6 meses de antecedncia ao termino do contrato, caso no haja mais interesse em arrendar; - Em caso de venda da rea objeto da parceria, a unidade industrial tem preferncia na compra. A manifestao da desistncia da compra deve ser por escrito. O novo proprietrio, por fora do contrato, deve ser fiel ao mesmo; - Iseno de responsabilidade e nus sobre incndios controlados, acidentais, criminosos e de suas conseqncias em relao ao meio ambiente, terceiros, e a quebra de produo. - Iseno de responsabilidade e nus sobre encargos trabalhistas, previdencirios, sociais, etc; - Pode-se constar que a explorao deve ser dentro dos aspectos tecnolgicos modernos, evitando-se eroses, respeitando-se o meio ambiente, reas e vegetao de vizinhos, volatividade de defensivos, contaminao de audes, rios, etc.

3. OS VALORES DE ARRENDAMENTO BASEIAM-E NO SEGUINTE: _ Necessidade de cana; _ Distncia da Usina; _ Topografia; _ Tipo de estrada; _ Distncia da rea estrada municipal, asfalto, etc. _ Tipo de vegetao existente. _ Numero de anos a explorar no contrato. _ Tipo de solo. _ Infra-estrutura de apoio prximo, ou seja, cidade, vila, etc, que possa contar com a mo de obra. _ Recurso de gua para irrigao. _ Tamanho da rea. _ Formato e distribuio da rea. _ Prximo de cidades, reservas florestais, redes de alta tenso, etc. _ Relacionamento proprietrio da Terra/Usina. _ Proximidade de outra Usina. _ Falta de terra disponvel ou no, etc.

4. MODALIDADES DE PARCERIA AGRICOLA. 4.1. PARCERIA POR TONELADA DE CANA O proprietrio da Terra deve insistir pela modalidade de Parceria Agrcola e no arrendamento. O recebimento pelo valor do kg de ATR mdio ponderado da Unidade Industrial, do grupo ou do Estado (depende da Usina), acumulado da safra. Supondo-se que o numero de quilograma de ATR por tonelada de cana mdia ponderada da safra seja de 149,00 kg/ATR/ton. Conclui-se que 121,96kg/ATR/ton equivale a 81,85% de 149,00kg/ATR/ton. Portanto, ao fazer a Parceria Agrcola, tem-se que levar em considerao que estar recebendo, em mdia, em torno de 18% a menos que o preo normal de mercado. O Parceiro Proprietrio, ao negociar suas terras,deve acrescentar no nmero de toneladas por hectares esses 18% a mais, conforme o exemplo acima formulado. Se o Parceiro Proprietrio achar que suas terras valem 17ton/ha e na verdade ira receber, em mdia 18% a menos, dever forar essa parceria para 18% a mais por hectare, ou seja, em torno de 17+18%= 20ton/ha.

Os nmeros que normalmente pagam, a no ser que haja acordos de adiantamento de dinheiro ou outros acordos, so os seguintes: De 10 ton/ha a 30 ton/ha, ficando a mdia em mais ou menos 15/20/ton/ha, fundamentado em n variveis conforme relatado. A vantagem do CONSECANA que ele acompanha os preos do mercado e a incorporao de produtos e subprodutos que acarretaro alteraes nas formulas futuras de recebimento. O CONSECANA/SP considera em mdia 16,5ton/ha o custo de arrendamento. Como o preo da terra alto, se no remunerar o capital adequadamente, ningum ir fazer parceria, da tambm a responsabilidade de ter um preo timo pela cana. Geralmente descontado na fonte, dos valores a serem recebidos pelos parceiros proprietrios, as taxas e impostos de lei, ou seja: INSS= 2,3% Lei 4870/65= 1% artigo 36 e 1,5% artigo 64.

Taxas para manuteno do Departamento tcnico e CONSECANA, definida pela AGE. Taxas de Cooperativas Agropecurias ou outras taxas quando previamente negociado com Usinas, respaldadas por AGE. O Imposto de Renda, ITR, Contribuio Sindical so pagos diretamente pelo proprietrio rural. H Usinas que negociam nmero de kg/ATR/ton diferente, ou seja: - 109,19 kg/ATR/ton= no aceitvel. - 121,96 kg/ATR/ton= aceitvel. - 124,00 kg/ATR/ton= correto. - Valor cheio, ou seja, pelo numero ponderado do fechamento da safra da Usina ou Estado (numero/kg/ATR/ton/final), o que tambm correto, e o mais recomendvel pela CNA. Esse sistema pode variar de safra para safra, porm tem a vantagem de acompanhar a evoluo tecnolgica da cana em termos da sua riqueza em acar por tonelada. Estamos usando nos exemplos 149 kg/ATR/ton, sendo que a curto/mdio prazo podemos atingir 170 kg/ATR/ton, em media acumulado da safra.

4.2 PARCERIA AGRCOLA POR PORCENTUAL DE PRODUO.

Alguns proprietrios de terras aceitam ou exigem que seja por produo sobre a rea objeto da parceria. Os riscos residem na adversidade climtica e na no utilizao de tecnologia de ponta e manejo correto pela Unidade Industrial, comprometendo a qualidade da matria prima, reduzindo o numero de kg/ATR/ton, reduzindo tambm a produtividade e conseqentemente a produo. Os indicadores nessa modalidade podem variar muito, mas tem sido feito, de acordo com as caractersticas da propriedade em torno de 20/25% da produo.

4.3. PARCERIA POR VALOR FIXO POR HECTARE CORRIGIDO PELA INFLAO. No normal esse tipo de negcio. Numa flutuao grande de preos, tanto da terra como do produto negociado, cana de acar, poder haver um grande descompasso.

4.4. PARCERIA PARA RECEBIMENTO EM EQUIVALENCIA PRODUTO QUE NO A CANA- DE- ACAR. Existe casos isolados desse tipo de negociao, para recebimento em equivalncia produto de soja, arroba de boi, caixa de laranja, etc.

5. FORMAS DE PAGAMENTO PELA PARCERIA A forma de pagamento pela cana no consta do CONSECANA , portanto, a negociao livre entre as partes, porm convencionou-se a pagar da seguinte forma, o que seguido por um numero considervel de Usinas: -Paga-se 80% como adiantamento, descontando-se as taxas. -No dia 15 de dezembro faz-se um ajuste fundamentado no valor do kg do ATR do ms de novembro, pagando-se os 85% corrigidos. -Em 15 de janeiro paga-se 90% corrigido pelo valor do kg/ATR do ms de dezembro. -Em 15 de fevereiro paga-se 95% corrigido pelo valor do kg/ATR do ms de janeiro . - Em 15 de maro paga-se 100% corrigido pelo valor do kg/ATR do ms de fevereiro. - E em 15 de abril paga-se o remanescente corrigido pelo valor do kg/ATR do ms de maro. - Isto vale para parceiros que assim optarem e para fornecedores de cana propriamente dito.

6. PARCERIAS COM OPCO PARA RECEBER EM ACAR E/OU LCOOL ANIDRO E/OU LCOOL HIDRATADO

ART- Acar Recupervel Total A qualidade ou riqueza em acares contidos na cana, ou seja, todos os acares contidos na cana, sacarose e aucares redutores (glicose e frutose) denomina-se ART, conforme estabeleceu o CONSECANA/SP, Conselho dos Produtores de Cana- de Acar, Acar e lcool do Estado de So Paulo ATR- Acar Total Recupervel So todos os acares contidos na cana (sacarose, glicose e frutose) e que so passveis de serem recuperados no processo normal da Indstria, portanto, so os acares efetivamente recuperado. A diferena entre o ART entrado e ATR sado so as perdas industriais que ocorreram no processo e que para o Estado de So Paulo acordou-se como sendo de 9,5%.

6.1 LCOOL HIDRATADO Supondo-se que a mdia ponderada de ATR entregue na safra foi de 149,00 quilogramas de ATR por tonelada de cana. Estabeleceu-se, atravs de frmulas, que para produzir um litro de lcool hidratado precisa-se de 1,6913 kg/ATR, portanto: 149,001,6913= 88,09 litros de lcool hidratado por tonelada de cana.

Estabeleceu-se, fundamentado nos custos agrcolas e industriais que a participao mdia da matria prima (cana- de- acar) nos custos finais de produo de lcool igual a 62,10%. Portanto: 88,09x62,10%= 54,70 litros de lcool hidratado por tonelada de cana, em mdia, que o custo equivalncia produto da matria prima. A diferena de 88,09-54,70= 33,39 litros de lcool hidratado que o custo de processamento de 1 ton de matria prima. 100,00%-62,10%= 37,90%

Como exemplo, um Fornecedor de Cana que entregou a cana com 149,00 kg/ATR/ton, se fosse receber em equivalncia produto de lcool hidratado receberia 54,70 litros. As perdas industriais ao nvel de 9,5% e os custos industriais nesse processo ao nvel de 37,90%, em mdia, no retrata isso nas Usinas/Destilarias modernas. Portanto, possvel considerar a participao da matria prima em uma Unidade Industrial moderna ao nvel de dois teros ou 66% a 70%. Nesse caso o fornecedor de cana receberia 88,09x70%= 61,66 litros/ton. Supondo-se que o Parceiro Proprietrio, em media, recebesse 20/25% da produo, em equivalncia produto ou em produto, temos: 88,09x20%= 17,62 litros/ton/cana ; 88,09x25%= 22,02 litros/ton/cana Se em sua terra possvel conseguir uma produtividade mdia de 85 ton/ha, teramos: 17,62x85= 1.497,70 litros/ha ; 22,02x 85= 1.871,70 litros/ha Outro raciocnio seria: 85ton/ha x 88,09= 7.487,65 litros/ha 7.487,65 x 25%= 1871,70 litros/h possvel que o parceiro proprietrio receba 30% da produo? Sim, em negociao tudo possvel para mais ou para menos.

RISCO EM FIXAR PARCERIA EM LCOOL:

Dentro de poucos anos, com a produo do lcool celulsico ou hidrolise do bagao, da palha e da ponta, variedades transgnicas, incorporao de subprodutos como o bagao na cogerao de energia, irrigao, avanos tecnolgicos na rea agrcola e industrial, podemos chegar a produzir 15.000/20.000/30.000 litros de lcool/ha. Da que as parcerias devem ser curtas, 6/7 safras.

6.2. LCOOL ANIDRO Supondo-se que a mdia ponderada de ATR entregue na safra foi de 149,00 kg/ATR/ton. Estabeleceu-se, atravs de frmula, que para produzir 1 litro de lcool anidro precisa-se de 1,7651 kg de ATR, portanto: 149,001,7651= 84,41 litros de lcool anidro por tonelada de cana. Participao mdia da matria prima nos custos finais de produo de lcool igual a 62,10%. Portanto 84,41 x 62,10= 52,42 litros de lcool anidro por ton de cana (equivalncia produto), em media. A diferena de 84,41-54,42= 31,99 litros de lcool anidro que o custo de processamento da matria prima. 100,00%-62,10%= 37,90% Supondo-se que o Parceiro Proprietrio negociou a 25% em media, em equivalncia produto, temos: 84,41 x 25%= 21,10 litros/ton/cana 85 ton/ha x 21,10 litros/ton= 1.793,50 litros /ha

6.3. ACAR CRISTAL Supondo-se que a media ponderada de ATR entregue na safra foi de 149,00 kg/ATR/ton. Estabeleceu-se, atravs de frmulas, que para produzir 1 kg de acar cristal precisa-se de 1,0495 kg/ATR. Portanto: 149,001,0495= 141,97 kg de acar cristal por tonelada de cana. Participao media da matria prima nos custos finais de produo de acar cristal = 59,5%. Portanto: 141,97 x 59,5%= 84,47 kg de acar cristal por ton/cana que o custo equivalncia produto da matria prima. A diferena de 141,97 84,47= 57,50 kg de acar cristal o custo de processamento de 1 ton de matria prima. 100,00% - 59,50= 40,50% Supondo-se que o parceiro proprietrio negociou, em media, a 25% da produo, temos: 141,97 x 25%= 35,49 kg/ton Supondo-se que suas terras produzam 85 ton/ha, em media, para 5 cortes, temos: 85 ton/ha x 35,49 kg/ton= 3.016,66 kg/ha 3.016,6650 kg/saca= 60,33 sacas/ha

7. VALOR A RECEBER PELA CANA, PELO LCOOL E ACAR feita uma ponderao pelos preos praticados no mercado interno e externo, deduzindo-se os impostos, pelo MIX de produto produzido pela Unidade Industrial, pela curva de comercializao desses produtos e pela qualidade da matria prima entregue. Para o Parceiro Proprietrio que negociou em equivalncia produto, j houve a fixao previamente, portanto, a matria prima no entra no clculo.

AES E CONQUISTAS DA COMISSO NACIONAL DE CANA-DE-ACAR DA CNA

CONQUISTAS DA COMISSO

1)

Avaliao e acompanhamento de preos e produo da safra de cana-de-acar pela Comisso. A divulgao e as discusses na Comisso referncia para os rgos do executivo para dimensionar suas polticas para setor sucroalcooleiro. Fortalecimento do modelo de autogesto do setor e das formas de remunerao do produtor de cana. As reunies e encontros que a Comisso Nacional de Cana-de-acar realizou com as entidades governamentais e empresariais teve resultados no fortalecimento do Conselho de Produtores de Cana, Acar e lcool CONSECANA, bem como, na sua atualizao, ou seja, na mudana da frmula de remunerao da tonelada da cana em ATR, no ano de 2006; A participao na Cmara Setorial da Cadeia Produtiva do Acar e do lcool do Ministrio da agricultura, Pecuria e Abastecimento. A participao da Comisso no Grupo Tcnico da Cana da Cmara tem fortalecido a posio do setor produtivo dentro da cadeia para criao de polticas pblicas para o setor. Aumento do crdito de custeio de R$ 100 mil para R$ 200 mil: O aumento de recursos para custeio de safra de cana vai refletir diretamente no aumento da rea de cana-de-acar e tambm no nmero de produtores beneficiados. De acordo com perfil dos produtores de cana, na regio Centro-Su, tais valores vo beneficiar, cerca de 91% dos produtores da cana, principalmente os pequenos e mdios produtores de cana. Na regio Norte-Nordeste, os valores beneficiaro, da mesma forma, 98,5% do total de produtores, formados por pequenos e mdios produtores. No Brasil, estes recursos vo beneficiar mais de 90 % do total dos produtores independentes e cerca de 40% da produo de cana dos produtores independentes.

2)

3)

4)

CONQUISTAS DA COMISSO
5) Cana-de-acar foi includa no programa de seguro agrcola governamental com o percentual de subveno ao prmio de 30%, at o limite de R$ 32 mil: A produo de cana-de-acar nunca foi alvo de interesse das empresas seguradoras. Contudo, alguns fatos tm ocorrido recentemente na produo que tornaram necessrios a utilizao mecanismo de proteo contra perdas. Podemos citar no caso o Estado de So Paulo com os sinistros ocorridos devido a incndio criminoso e acidental. Em outras regies como a do Nordeste existe a necessidade de tal preveno em funo das mudanas climticas que vem provocando sucessivas secas e conseqentemente perdas econmicas na atividade canavieira. 6) Autorizao para o financiamento de unidades industriais de lcool, acar, biodiesel para produtores de cana em cooperativas pelo Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregao de Valor Produo Agropecuria (PRODECOOP). Tal reivindicao j foi autorizada pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN) est aguardando regulamentao pelo BNDES. O objetivo do programa fortalecimento da atividade canavieira do produtor independente com a implementao de aes que permitam alavancar e agregar valor produo de cana-de-acar, onde fornecedores em cooperativas possam instituir destilaria de lcool, em resposta ao aumento potencial da demanda de lcool tanto no mercado interno como no externo. 7) Autorizao para operaes de investimento em implantao de lavoura de cana-de-acar pela linha de financiamento BNDES Automtico. Apesar de da reivindicao no aparecer no Plano Agrcola e Pecurio 2006/2007, ser atendida nesta safra. O BNDES, por solicitao da Comisso, j est financiando a fundao de lavoura de cana pelo modelo do BNDES automtico para o produtor independente com contratos pr-estabelecidos de fornecimento de cana para novas unidades industriais e tambm para as que comprovadamente estiverem com capacidade ociosas de moagem.

AES DA COMISSO PARA 2007 CRDITO: INVESTIMENTO


1) Na avaliao de emprstimos do BNDES para novas unidades industriais de lcool e de acar leve-se em conta a participao de produtores independentes de cana-de-acar no fornecimento de matria-prima para o processo produtivo do lcool e do acar.

COMERCIALIZAO/TREINAMENTO E CAPACITAO
2) CPR de lcool para fornecedor de cana-de-acar com taxa de juros equalizveis com recursos da Contribuio de Interveno do Domnio Econmico (CIDE) 3) Reduo do IPI para acar 4) Elaborao de cartilha contendo informaes para o produtor de cana-de-acar sobre contratos do Consecana; Contratos de Arrendamento, parceria e trabalhista. 5) Tornar obrigatria os descontos e repasse das taxas Conveniadas e Assistncia Tcnicas das Associaes de Cana-de-Acar 6) Regulamentao do setor. 7) Estudo sobre acompanhamento dos custos e preos Consecana pela FGV Brasil. 8) Parceria com Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT/Finep) para estudar a viabilidade tcnica e econmica de microdestilarias.

OBRIGADO !
ENDEREO: SGAN QUADRA 601 LOTE K BRASLIA DF BRASIL CEP: 70.830-903 TEL: (55.61) 21091400 WWW.CNA.ORG.BR E-mail jose.severo@cna.org.br

You might also like