You are on page 1of 6

ARTES PLSTICAS OBJETIVO 1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitaes. 2.

Desenvolver habilidades e formas prprias desenhando, pintando, construindo e modelando. 3. Desenvolver o domnio de tcnicas, instrumentos e procedimentos expressivos. 4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimenso, espao, harmonia. CONTEDO Desenho. Pintura. Impresso. Recorte. Alinhavo. Tapearia. Colagem. Modelagem. Dobradura. Montagem. Construo.

ESTRATGIA Atividades grficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores. Revista, jornal e sucata. Barbante, l, linhas, madeira, argila, algodo, gesso, garrafa, etc. AVALIAO Avaliao ser continua e diria atravs dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, ateno, curiosidade, raciocnio, cooperao, companheirismo e a motivao.

OBJETIVO 1. Desenvolver percepo visual, auditiva, coordenao viso-motora. 2. Desenvolver Orientao temporal (comeo, meio e fim). 3. Desenvolver Orientao espacial. CONTEDO Coordenao viso-motora: 1. Desenho livre. 2. Labirinto.

3. Pintura. 4. Recorte e colagem. 5. Traado de linhas com movimentos livres e dirigidos. Percepo visual: 1. Cor. 2. Forma. 3. Tamanho 4. Detalhes. 5. Complementao de figuras. 6. Letras (a, e, i, o, u). Orientao temporal: comeo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e ltimo. Orientao espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrs, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe. ESTRATGIA Folhas que promovam o interesse da criana. Pode-se tambm trabalhar as vogais com msicas. Trabalhar as noes do contedo no dia-a-dia da criana, explicando-a sempre que ocorrer dvidas. Pode-se trabalhar tambm com jogos, brincadeira, histrias e msicas. AVALIAO Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e

com a professora. O instrumento de avaliao uma ficha de observaes que ser entregue aos pais todo Bimestre. MATEMTICA OBJETIVO Estimular o raciocnio lgico, estabelecendo relaes entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. Desenvolver o conceito numrico atravs da expresso verbal e grfica. Desenvolver a noo de diferente medidas em relao aos objetos e ao tempo. CONTEDO Estruturas lgicas: 1. Discriminao (semelhanas e diferenas). 2. Comparao. 3. Identificao. 4. Conjuntos. 5. Correspondncia. 6. Cores. Tamanho e formas (crculo, tringulo, quadrado, retngulo). Nmero de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).

Medidas: 1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino). 2. Distncia entre os objetos (longe, perto). 3. Velocidade (rpido, lento, devagar, depressa). 4. Massa (leve, pesado). 5. Temperatura (quente, frio). 6. Som (alto, baixo).

ARTES OBJETIVO Incentivar e desenvolver o hbito de desenho, estimulando assim a fantasia da criana. Estimulao de confeco de brinquedos atravs da sucata. Estimular a coordenao da criana e a criatividade com o uso da argila e massinha. CONTEDO Artes: desenho livre e pintura. Sucata. Argila e massinha. ESTRATGIA

Utilizao de lpis, pincis, cola com muito incentivo, estimulando a criana atravs de elogios. Material de sucata e criatividade do professor. Apresentao de argila e massinha. AVALIAO Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliao uma ficha de observaes que ser entregue aos pais todo Bimestre. OBJETIVOS SCIO-EMOCIONAIS Desenvolve hbitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mos, limpar o nariz, etc. Habitua-lo a usar os clichs sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licena, etc. Permitir que a criana seja independente. Deixa-la explorar ao mximo os objetos e brinquedos. Levar a criana a brincar com os outros do grupo. Fazer com que a criana no fixe em um nico colega. Mante-la ocupada. Levar a criana a participar das atividades de

You might also like