You are on page 1of 6

Histologia e Embriologia

Analise de Hemograma O hemograma um exame que analisa as variaes quantitativas e morfolgicas dos elementos figurados do sangue. Os mdicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evoluo de uma doena como anemia e infeces de diversos tipos Geralmente a primeira parte do Hemograma a srie vermelha (Eritrograma) onde so avaliados os nmeros de hemcias e a concentrao de hemoglobina

Serie vermelha Hemacias So os glbulos vermelhos, os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade Valores baixos de hemcias podem indicar um caso de anemia normoctica valores altos so chamados de eritrocitose e podem indicar policitemia (oposto da amenia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulao).

Hemoglobina uma protena presente nas hemcias. um pigmento que d a cor vermelha ao sangue e responsvel pelo transporte de oxignio no corpo. A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente, e falta de oxignio em todos os rgos

Hematcrito a porcentagem da massa de hemcia em relao ao volume sanguneo. Valores baixos podem indicar uma provvel anemia e um valor alto tambm pode ser um caso de policitemia. VCM (Volume Corpuscular Mdio): Ajuda na observao do tamanho das hemcias e no diagnstico da anemia. No exame pode vir escrito: microcticas (indica hemcias muito pequenas), macrocticas (hemcias grandes). Todas essas alteraes indicam que algo est errado. HCM (Hemoglobina Corpuscular Mdia): o peso da hemoglobina dentro das hemcias. Tambm ajudam a decifrar casos diferentes de anemias. CHCM (concentrao de hemoglobina corpuscular mdia): a concentrao da hemoglobina dentro de uma hemcia. Pode vir escrito: hipocrmica (pouco hemoglobina na hemcia), hipercrmica (quantidade de hemoglobina alm do normal).

Series Brancas A segunda parte do hemograma a srie branca (leucograma) constituda pelos glbulos brancos. Nesta parte, acontece a avaliao do nmero de leuccitos, alm disso, feita a diferenciao celular Leuccitos: o valor total dos leuccitos no sangue. Valores altos, chamado leucocitose e assinala, principalmente, uma infeco. Claro, mas tambm pode indicar outras doenas. Quando essa contagem d mais baixa que o normal (leucopenia) indica depresso da medula ssea, resultado de infeces virais ou de reaes txicas. Os leuccitos so diferenciados em cinco tipos no hemograma. Seus valores colaboram para esclarecer e diagnosticar doenas infecciosas e hematolgicas.

Basfilos: Em um indivduo normal, s encontrado at 1%, alm desse valor indica processos alrgicos.

Eosinfilos: Seu nmero alm do normal, indica casos de processos alrgicos ou parasitoses.

Neutrfilos: a clula mais encontrada em adultos. Seu aumento pode indicar infeco bacteriana,mas pode estar aumentada em infeco viral.

Linfcitos: a clula predominante nas crianas. Em adultos, seu aumento pode ser indcio de infeco viral ou, mais raramente, leucemia.

Moncitos: Quando esto aumentados indica infeces virais. Os valores so alterados tambm, aps quimioterapia.

Contagem de Plaquetas: As plaquetas so componentes do sangue fabricados pela medula ssea responsveis pela coagulao do nosso sangue. por isso que a queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrgica. As plaquetas sanguneas ou trombcitosso fragmentos de clulas presentes no sangue e que so formados na medulassea, a partir de megacaricitos que sefragmentam No hemograma tambm possvel detectar a taxa de glicose, triglicrides, colesterol,

colesterol HDL, colesterol LDL. No hemograma presente observou-se alterao na taxa de triglicrides normal, 150mg/ dL onde apresentava 465mg/ dL. Nos demos no ouve alteraes. Os triglicerdeos so a principal gordura originria da alimentao, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos nveis de triglicerdeos (acima de 200) associam-se maior ocorrncia de doena coronariana, muito embora altos nveis de triglicerdeos costumem acompanhar-se de baixos nveis de HDL, sendo, portanto difcil apontar o verdadeiro vilo: se o triglicerdeo alto ou se o HDL baixo. Concluso Com base nos dados adquiridos foi possvel observar que a partir do hemograma completo, possvel obter um resultado dos componentes que circulam no sangue, O Hemograma no um exame do qual se possa concluir a existncia exata de algumas patologias, ajuda sim no complemento do seu diagnstico. um exame bsico em anlises clnicas.

You might also like