You are on page 1of 3

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS CURSO DE FORMAO DE OFICIAL DE NUTICA DA MARINHA MERCANTE DISCIPLINA: TRIGONOMETRIA ESFRICA E ORTODROMIA

SIGLA: TEO-1 SUMRIO 1) OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA Proporcionar ao aluno conhecimentos para resolver problemas de trigonometria esfrica para executar a navegao astronmica e ortodrmica. 2) LISTA E PROPSITOS DAS UNIDADES DE ENSINO 1. CONCEITOS PRELIMINARES INDISPENSVEIS PARA O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA........................................................................................................06 HORAS Analisar a evoluo histrica da trigonometria esfrica e sua utilizao at os dias atuais; 1.2 identificar os principais conceitos da trigonometria plana que serviro de base para a trigonometria esfrica; e 1.3 identificar os conceitos da geometria esfrica relacionando, inclusive, os elementos de um tringulo esfrico com os elementos do triedo correspondente. 2. A LEI DOS CO-SENOS (FRMULA FUNDAMENTAL DA TRIGONOMETRIA ESFRICA).....................................................................................................................08 HORAS Deduzir a lei dos co-senos utilizando a relao entre o tringulo esfrico e o triedro correspondente; e 2.2 construir grficos que permitam a plotagem das coordenadas geogrficas de portos, a fim de resolver problemas sobre distncias ortodrmicas. 3. O TRINGULO SUPLEMENTAR POLAR E AS PROPRIEDADES DOS TRINGULOS ESFRICOS....................................................................................................................06 HORAS 3.1 3.2 3.3 Identificar os tringulos suplementares polares definindo claramente sua construo peculiar; deduzir a relao entre um lado e trs ngulos a partir da lei dos co-senos; e conceituar as propriedades dos tringulos esfricos. 2.1 1.1 DEZ/2008 CARGA HORRIA: 70 HORAS

4 . A LEI DAS CO-TANGENTES................................................................................... 08 HORAS Definir a lei dos senos utilizando a relao entre o tringulo esfrico e o triedro correspondente; 3.2 analisar a Lei das Co-tangentes (frmula dos quatro elementos consecutivos) a partir da Lei dos Co-senos e da Lei dos Senos; e 3.3 distinguir rumo ortodrmico, rumo verdadeiro e rumo quadrantal para aplicao da Lei das Co-tangentes. 1 3.1 -

5. TRINGULO RETNGULO ESFRICO E TRINGULO ESFRICO RETILTERO...............................................................................................................08 HORAS 5.1 Utilizar a reduo das frmulas do tringulo retngulo esfrico e do tringulo esfrico retiltero; 5.2 apresentar as regras prticas de Neper utilizando o pentgono de Neper; e 5.3 identificar as propriedades dos tringulos retngulos esfricos e dos tringulos retilteros.

6. CONCEITOS PRELIMINARES INDISPENSVEIS AO ESTUDOS DAS DERROTAS ORTODRMICAS.......................................................................................................06 HORAS 6.1 6.2 6.3 6.4 6.5 Identificar a importncia da cartografia nas tcnicas de navegao; conceituar a derrota ortodrmica identificando suas vantagens e desvantagens; analisar a carta gnomnica e sua utilizao nas derrotas ortodrmicas; conceituar derrota mista, aplicando seus clculos; e descrever a conveno de sinais adotada na navegao.

7. A FRMULA PRTICA PARA O CLCULO DE RUMO INICIAL NA DERROTA ORTODRMICA (ABC DE NORIE)............................................................................10 HORAS 7.1 7.2 7.3 7.4 8.18.2 8.38.48.5Identificar o tringulo da navegao ortodrmica; calcular a distncia ortodrmica sem recursos grficos; definir as derrotas ortodrmicas executadas por rumos iniciais; e aplicar a deduo da frmula ABC DE NORIE. Identificar as frmulas para obteno das constantes do crculo mximo ( ); definir o rumo de corte e sua relao com ; determinar os vrtices de uma derrota ortodrmica; identificar as derrotas ortodrmicas executadas por pontos waypoints; e calcular as coordenadas dos waypoints de uma derrota ortodrmica.

8. OS ELEMENTOS DE UMA DERROTA ORTODRMICA.......................................14 HORAS

3) DIRETRIZES ESPECFICAS a) b) c) d) e) As unidades de ensino foram definidas de forma a atender ao que estabelecido no Captulo II, Tabela A-II/1 da STCW-78, com as emendas de 1995; as aulas expositivas sempre que possvel devero conter exemplos prticos sobre os contedos abordados; dever ser estimulado o trabalho de pesquisa por parte dos alunos, preferencialmente em grupos de forma que haja o aprofundamento dos contedos propostos para o estudo; ecomenda-se que os assuntos ministrados sejam relacionados, no que couber, s diretrizes estabelecidas na SOLAS, MARPOL e na STCW-78, com as emendas de 1995; e dever ser estimulada a aplicao da lngua inglesa na leitura, interpretao e traduo de texto sobre navegao.

4) AVALIAO DA APRENDIZAGEM a) Ser realizada por meio de duas provas escritas, de acordo com a seguinte distribuio: 1 Prova - UE de 1.0 e 5.0 2 Prova todas as UE. 2

b) sero destinados quatro tempos-aula para avaliao, sendo dois tempos-aula para cada prova; e c) o resultado final ser obtido por meio da mdia aritmtica das provas realizadas.

4) RECURSOS INSTRUCIONAIS a) b) c) d) Conjunto de multimdia; diedro em cartolina, triedro em cartolina ou madeira e triedro; esfera de madeira ou outro material; e outros a critrio do professor.

4) REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS a) AYRES Jr. Frank. Trigonometria-plana e esfrica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 35lp. il (Coleo Schaum). 1974. b) BRASIL. Ministrio da Marinha. Diretoria de Portos e Costas. Trigonometria esfrica terica e pratica. Rio de Janeiro: CIAGA, 62p. 1979. c) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. Articles, protocol, annexes unified interpretations of International Convention for Prevention of Pollution from Sheps, 1973, as modifies by protocol of 1978. Consolidated edition 1997, MARPOL 73/78. London: IMO, 2002. d) CONVENO INTERNACIONAL SOBRE NORMAS DE TREINAMENTO DE MARTIMOS, EXPEDIO DE CERTIFICADOS E SERVIO DE QUARTO STCW 78 Consolidada 1995. Edio em Portugus: Rio de Janeiro: DPC, 1996. e) CONVENO INTERNACIONAL PARA SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA NO MAR - SOLAS - 74/78. Consolidada 1998. Edio em Portugus. Brasil, Rio de Janeiro, 2001. f) MIGUENS, A.P. Navegao: a cincia e a arte, vol I e II, Rio de Janeiro: DHN, 1996. g) CAMINHA GOMES, C.R. A prtica da navegao. vol I: Rio de Janeiro: SINDMAR, 1979.

LUIZ ANTONIO MONCLARO DE MALAFAIA Contra-Almirante (RM1) Superintendente do Ensino Profissional Martimo

You might also like