You are on page 1of 4

Biografia e ideias de Scrates Scrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores daGrcia

Antiga. Podemos afirmar que Scrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filsofo grego: Anaxgoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essncia da natureza da alma humana. Scrates era considerado pelos seus contemporneos um dos homens mais sbios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidados gregos. Seu mtodo de transmisso de conhecimentos e sabedoria era o dilogo. Atravs da palavra, o filsofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Conhecemos seus pensamentos e ideias atravs das obras de dois de seus discpulos: Plato e Xenofontes. Infelizmente, Scrates no deixou por escrito seus pensamentos. Scrates no foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrrias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradies, crenas religiosas e costumes no ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidados gregos. Em funo de suas ideias inovadoras para a sociedade, comea a atrair a ateno de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligncia, tambm colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudana na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas comea a encarar Scrates como um inimigo pblico e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanas na religio grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC. Algumas frases e pensamentos atribudos ao filsofo Scrates:
- A vida que no passamos em revista no vale a pena viver. - A palavra o fio de ouro do pensamento. - Sbio aquele que conhece os limites da prpria ignorncia.

- melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal. - Alcanar o sucesso pelos prprios mritos. Vitoriosos os que assim procedem. - A ociosidade que envelhece, no o trabalho. - O incio da sabedoria a admisso da prpria ignorncia. - Chamo de preguioso o homem que podia estar melhor empregado. - H sabedoria em no crer saber aquilo que tu no sabes. - No penses mal dos que procedem mal; pense somente que esto equivocados. - O amor filho de dois deuses, a carncia e a astcia. - A verdade no est com os homens, mas entre os homens. - Quatro caractersticas deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente. - Quem melhor conhece a verdade mais capaz de mentir. - Sob a direo de um forte general, no haver jamais soldados fracos. - Todo o meu saber consiste em saber que nada sei. - Conhece-te a ti mesmo e conhecers o Universo de Deus.

Biografia Este importante filsofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas idias baseiam-se na diferenciao do mundo entre as coisas sensveis (mundo das idias e a inteligncia) e as coisas visveis (seres vivos e a matria). Filho de uma famlia de aristocratas, comeou seus trabalhos filosficos aps estabelecer contato com outro importante pensador grego: Scrates. Plato torna-se seguidor e discpulo de Scrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propsito de recuperar e desenvolver as idias e pensamentos socrticos. Convidado pelo rei Dionsio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte. Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas reas do conhecimento: cincias, matemtica, retrica (arte de falar em pblico), alm da filosofia. Suas obras mais importantes e conhecidas so: Apologia de Scrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialtica; e A Repblica, em que analisa a polticagrega, a tica, o funcionamento das cidades, a cidadania e questes sobre a imortalidade da alma. Idias de Plato para a educao Plato valorizava os mtodos de debate e conversao como formas de alcanar o conhecimento. De acordo com Plato, os

alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educao deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educao deveria dedicar esforos para o desenvolvimento intelectual e fsico dos alunos. Aulas de retrica, debates, educao musical, geometria,astronomia e educao militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Plato dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava tambm que a educao da mulher deveria ser a mesma educao aplicada aos homens. Frases de Plato "O belo o esplendor da verdade". "O que mais vale no viver, mas viver bem". "Vencer a si prprio a maior de todas as vitrias". "O amor uma perigosa doena mental". "Praticar injustias pior que sofr-las". "A harmonia se consegue atravs da virtude". "Teme a velhice, pois ela nunca vem s". "A educao deve possibitar ao corpo e alma toda a perfeio e a beleza que podem ter".

Aristteles
Resumo do Livro por:lionessantos (179 Avaliaes) Visitas : 28394 Palavras:600 Comentrios : 1
Summary rati ng: 3 stars

Autor : filosofolionessantos

nasceu em 384 a.C. em Estagira (Macednia) e morreu no ano 322 a.C. em Clcis (Eubia). Aristteles foi discpulo de Plato, mas seguiu o prprio caminho, com uma filosofia bem diferente do mestre. Quanto ao mtodo de exposio da filosofia, enquanto Plato utilizara os dilogos, Aristteles foi um sistematizador. Embora ele tambm tenha escrito dilogos, o que chegou at ns foi apenas uma parte das suas obras produzidas em forma descritiva e ordenada. Aristteles sistematizou todo o conhecimento filosfico e cientfico produzido at sua poca. Sua vida: Aristteles foi

preceptor de Alexandre Magno, na corte de Pela, e isso facilitou suas pesquisas pois, quando Alexandre expandiu o imprio Macednico, o filsofo teve mais acesso s informaes sobre formas de governo e sobre o mundo natural (do qual Aristteles fez uma das primeiras classificaes conhecidas). Quando Alexandre sobe ao trono na Macednia, Aristteles deixa a corte de Pela e volta para Atenas, onde funda sua prpria escola de filosofia, prxima ao templo de Apolo Liceano (por isso passa a se chamar Liceu), seguindo uma orientao que rivaliza com a Academia de Plato que, nesse tempo, dirigida por Xencrates. A Academia era mais voltada para as Matemticas e Filosofia, enquanto o Liceu se dedicava principalmente s Cincias Naturais. Sua principal Obra: Metafsica/rganon: A obra de Aristteles corpus aristotelicum foi organizada por Andrnico de Rodes, que dirigiu o Liceu no sculo I a.C. Na sua Metafsica, Aristteles ensina sobre o Ente, que tudo aquilo que , que tem Ser. a noo mais abrangente de todas. Aristteles cria a teoria das quatro causas do ser: material, formal, eficiente e final. Para Aristteles, a permanncia e o movimento necessitam dessa teoria para que possam ser explicados: a teoria das causas do Ser. H causas que so: a) Intrnsecas (estticas explicam o ser) 1. Material: responde pergunta do que feita alguma coisa. 2. Formal: responde pergunta como uma coisa feita? o ato ou perfeio pelo qual uma coisa o que . Pode-se chamar tambm de essncia. b) Extrnsecas (dinmicas explicam o vir a ser ou devir) 1. Eficiente: responde pergunta quem fez? Trata-se do agente ou princpio do qual resulta a coisa. 2. Final: responde pergunta para que feita? Trata-se do objetivo que move o agente a atuar sobre tal coisa. Por exemplo: uma mesa feita de madeira (causa material), com um lugar para colocar os livros (causa formal), feita pelo marceneiro (causa eficiente) para servir ao estudo dos alunos (causa final). Inteligncia Divina na filosofia de Aristteles: atrao do ser. Para Aristteles, h uma substncia supra-sensvel que a Inteligncia Divina (1 motor imvel ato puro) que pensa a si mesma e atua como Causa Final (por atrao) e no como causa eficiente (pois, segundo ele, o Universo sempre teria existido). Lema de Aristteles: "O homem que no precisa da sociedade, ou um Deus ou uma besta".
Fonte:http://pt.shvoong.com/humanities/793011-arist%C3%B3teles/#ixzz1rT2a8O7f

You might also like