You are on page 1of 5

Cuidados de Enfermagem no Ps Operatrio Imediato de Revascularizao do Miocrdio no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) Itabuna Ba.

Larissa Nunes* INTRODUO O ps operatrio (PO) de Cirurgia Cardaca concentra, nas primeiras 12 horas, os momentos mais crticos onde o cliente estar sujeito a possveis alteraes clnicas, exigindo medidas eficazes para a estabilizao hemodinmica. A admisso de cliente em PO de Revascularizao do Miocrdio (RVM) norteada por protocolos que so seguidos, sistematicamente, pelo enfermeiro responsvel pela admisso, e este deve implementar cuidados desde controle de dbitos e monitorizao dos parmetros vitais at aes frente intercorrncias. OBJETIVOS Descrever a experincia do enfermeiro na admisso de cliente em POI de RVM Analisar condutas institudas pelo enfermeiro nas primeiras horas de cuidados intensivos Complementar o protocolo de admisso existente no HCMF com cuidados de enfermagem relevantes. MATERIAL E MTODOS Realizada pesquisa bibliogrfica, utilizou-se ainda o mtodo descritivo como anlise e interpretao, com nfase sobre importncia da assistncia do enfermeiro no POI de RVM. RESULTADOS A assistncia de enfermagem no POI crucial para o atendimento multidisciplinar ao paciente grave. Alm dos cuidados de enfermagem que visam promover o conforto, o enfermeiro deve ter amplo conhecimento das alteraes fisiolgicas induzidas pela cirurgia, estando apto a detectar precocemente alteraes que comprometam a recuperao, comunicando e discutindo o quadro clnico com a equipe, para que aes imediatas sejam tomadas. Baseado no protocolo e no processo de enfermagem, o enfermeiro elabora planos de cuidados para reabilitar, restaurar e manter a sade tima e evitar complicaes no cardiopata cirrgico. CONCLUSO O cuidado de paciente POI de RVM um desafio, dada diversidade das alteraes homeostticas decorrentes. Portanto, a aplicao de cuidados de enfermagem sistematizados norteia e favorece a assistncia, alm de aperfeioar o tempo e reduzir complicaes.

REFERNCIAS
AULER, Jos Otvio Costa, OLIVEIRA, Srgio Almeida (et al). Ps Operatrio de Cirurgia Torcica e Cardiovascular, Ed. Artmed. Porto Alegre, 2004. BRUNNER, Smeltzer, SUDDARTH Suzanne C. Tratado De Enfermagem Mdico Cirrgica, Ed. Guanabara Koogan, 10 edio. Rio de Janeiro 2005. NICOLAU, Jose Carlos (et al). Condutas Prticas Em Cardiologia, Ed Manole. So Paulo 2010. SILVA, Daiana Monici, MAGALHES, Snia Martins, BRASILEIRO, Marislei Espndula. Os Cuidados De Enfermagem No Ps Operatrio Imediato De Cirurgia Cardaca Em Neonatos. Revista Eletrnica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrio 2009. Disponvel no site: http://www.ceen.com.br/revista eletrnica. Acesso dia 23 set. 2011.

Enfermeira Intensivista e Ps Graduanda em Cardiologia para Enfermeiro pela Universidade Gama Filho

Fig 1. Tcnica de enfermagem na diluio de medicaes conforme protocolo.

Fig2. Carro de auxlio que contm matrias e equipamentos necessrios para a admisso

Fig3. Monitorizao de parmetros vitais e controle rigoroso a cada hora.

Fig. 4 Controle rigoroso de dbitos

Fig. 5 Anamnese e exame fsico criterioso

Fig. 6 Controle de sinais vitais

You might also like