You are on page 1of 2

Abstinncia

Abstinncia uma atitude humana de deciso que caracteriza-se por abster-se de alguma coisa como uma bebida, um alimento ou at mesmo uma necessidade ou privar-se de fazer uma determinada ao. "A abstinncia a renncia voluntria satisfao de um desejo ou necessidade.(Lalande, 1993). Est, usualmente, ligada a reduo de uso de substncia txica, sendo quase sempre citada em relao a algum vcio como o alcoolismo ou a toxicodependncia. H vrios tipos de abstinncias comuns, como por exemplo: abstinncia alimentar, abstinncia sexual, abstinncia disciplinar, entre outras. A abstinncia sexual corresponde privao de relaes sexuais e costuma ser defendida como um recurso preventivo contra a AIDS e outras doenas sexualmente transmissveis, principalmente entre adolescentes. Sua adoo preconizada por determinadas denominaes religiosas que a consideram como uma virtude, estando ligada ao termo castidade.

Sndrome de abstinncia Entende-se como tal o "conjunto de modificaes orgnicas que se do em razo da suspenso brusca do consumo de droga geradora de dependncia fsica e psquica, como o lcool, a herona, o pio, a morfina, etc." (DINIZ, 2005). Caracteriza--se em geral por alucinaes e crises convulsivas. A sndrome de abstinncia apresenta sintomas como disforia, insnia, ansiedade, irritabilidade, nusea, agitao, taquicardia e hipertenso. muito importante, para seu correto tratamento, a identificao inicial do tipo de droga usada porque as complicaes diferem de acordo com a substncia. A crise de abstinncia do lcool tem incio a partir de 72h de interrupo e pode causar delirium tremens e convulses sendo mais severa em pacientes com episdios prvios. Apresenta sintomas especficos como distrbios tteis e visuais e convulses. No caso da sndrome de abstinncia de opiides, o incio do quadro depende da meia vida da

droga. Apresenta-se de forma semelhante a uma gripe severa, com dilatao pupilar, lacrimejamento, rinorria, bocejos, espirros, anorexia, nuseas, vmitos e diarria. No causa convulses nem delirium. Os estimulantes como a cocana e as anfetaminas apresentam como sintomas na abstinncia o sono, aumento do apetite, distrbios motores, sintomas depressivos, desiluses, pensamentos paranicos e comportamento compulsivo. Os sintomas de abstinncia podem ser confundidos porque a dependncia de lcool usualmente est associada ao uso de outras drogas. A Sndrome de abstinncia pode ser aguda (SAA) ou demorada (SAD). A aguda (SAA) corresponde aos sintomas fsicos/psicolgicos/sociais provocados pela falta da droga que ocorrem de 3 a 10 dias do ltimo uso. A Sndrome de abstinncia demorada (SAD) corresponde aos sintomas baseados na sobriedade que ocorrem a partir de meses ou anos aps o uso final da droga. Os sintomas, que esto ligados aos danos causados ao crebro, apresentam-se durante a sobriedade e podem ser descritos como mente confusa, problema de memria, reao emocional exagerada ou apatia, distrbio ou alteraes do sono, problemas de coordenao motora e sensibilidade ao stress. A Sndrome de Abstinncia Demorada pode ocasionar recada, com freqncia, porm seus sintomas so reversveis se houver tratamento adequado.

You might also like