You are on page 1of 26

KM-2810/KM-2820 Guia Rpido

Sobre este Guia


Este Guia foi feito para ajud-lo a utilizar a mquina corretamente, fazer manuteno de rotina e realizar uma simples deteco e resoluo de problemas quando necessrio, para que sua mquina esteja sempre em boas condies. Mantenha este guia no bolso do lado direito.

A atividade a seguir pode ser realizada por esta mquina. Para tirar cpias Procedimentos bsicos de cpia Modo Combinado Modo Duplex EcoPrint Modo Anular Prioridade Para enviar documentos Enviar como E-mail Enviar para Pasta (SMB) Para enviar um FAX Uso das Teclas Um-Toque Relatrio sobre a Atividade da Impresso Encaminhamento de Memria Transmisso Atrasada Transmisso Difundida FAX de Rede Para imprimir Imprimir Documentos Armazenados em Memria USB Funo do Programa Registro das Funes do Programa Uso das Funes do Programa

ndice
1 Preparativos .......................................................3 2 Operao.............................................................7 3 Soluo de problemas.....................................15 4 Desobstruo dos atolamentos de papel ......17 5 Limpeza.............................................................23

1 Preparativos
Energia Ligada/Desligada
Quando o indicador da energia principal est aceso... Pressione Energia.

Quando o indicador da energia principal est desligado... Abra a tampa da chave de energia principal e ligue a chave de energia principal.

Painel de Operaes
Lado Esquerdo
1 2 3 4 5

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

6 8 7 Tecla Menu de Sistema/Contador Tecla Caixa de Documentos Tecla Copiar Tecla Agenda Visor de Mensagens Tecla Enviar Tecla FAX Teclas Um-Toque Tecla Selecionar Esquerda Tecla Selecionar Direita 11 12 13 14 15 16

10

Lado Direito
17

18

19

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

Tecla Seta Tecla Menu funo Teclas Numricas Tecla Limpar Tecla Parar Teclas Programa Tecla Energia Tecla OK Tecla Iniciar

Visor de Mensagens
Os exemplos a seguir explicam as mensagens e cones usados no visor de mensagens.

Tela da Copiadora
1 2 3 4 5 Pronto para copiar. A4q 100% Zoom s VX ] [ Cpias: A4a 1 6 7

Tela de Envio
1 9 4 5 Pronto para enviar. Dest.: 3 p :qwerty@as01.net A4 Desativado [ TamEnvio ] [ Assunto ] 8

Nmero Significado 1 Indica o estado atual da mquina. Tambm exibe o ttulo do menu atual, quando o painel de operao estiver sendo usado. Exibe um cone que indica a fonte de alimentao do papel selecionada no momento. Exibe o tamanho do(s) original(is). Exibe a configurao atual quando existe um menu correspondente que pode ser selecionado usando as teclas de Seleo da esquerda ou da direita. Exibe o ttulo do menu correspondente que pode ser selecionado usando [Selecionar Esquerda] ou [Selecionar Direita]. Exibe o nmero de cpias. Exibe o tamanho do papel a ser copiado. Exibe o nmero de destinatrios. Exibe o destino.

3 4

6 7 8 9

Acesso aos Itens do Menu


Quando voc configurar a mquina, acesse o item do menu e configure utilizando-o. Segue abaixo um exemplo de um mapa de rota e seu significado. 1. Pressione [Copiar]. A tela bsica aparece. Pronto para copiar. A4q 100% Zoom s VX ] [ Cpias: A4a 1

2. Pressione [Menu funo]. A tela Menu de Funes aparece. 3. Pressione a tecla para subir ( ) ou para descer ( para selecionar o Tamanho Original. Menu de Funes: a b 4 Zoom 5 Combinar 6 Tamanho Original [ Sair ] 4. Pressione [OK]. A tela Tamanho Original aparece. 5. Pressione ou para selecionar o tamanho original. Tamanho Original: 1 *A4q 2 A5q 3 A6q [ a b

Sair

6. Pressione [OK]. O visor exibe Concludo e retorna tela bsica.

2 Operao
Funes de Copia
Procedimentos bsicos de cpia
Siga as etapas abaixo para o procedimento bsico de cpia. 1. Pressione [Copiar]. NOTA: Se o painel estiver desligado, pressione a tecla [Energia] e aguarde para que a mquina se aquea. Pronto para copiar. A4q 100% Zoom s VX ] [ Cpias: A4a 1

2. Coloque os originais no vidro de exposio ou no processador de documentos opcional. 3. Use as teclas numricas para inserir a quantidade de cpias. Especifique o nmero desejado at 999. 4. Pressione [Iniciar]. D-se incio atividade de cpia. 5. Remova as cpias concludas da bandeja superior.

Modo Combinado
Este modo permite que voc copie 2 ou 4 originais combinados em uma nica pgina. 1. Pressione [Copiar]. 2. Coloque os originais. 3. Pressione [Menu funo]. 4. Pressione ou para selecionar Combinar e pressione [OK]. 5. Pressione ou para selecionar 2 em 1 ou 4 em 1 e pressione [Selecionar Direita] (Detalhe). 6. Pressione ou para selecionar a direo do layout e pressione [OK]. 7. Pressione ou para selecionar o limite e [OK]. 8. Pressione ou para selecionar a orientao do original e pressione [OK]. 9. Pressione [Iniciar]. D-se incio atividade de cpia.

Copiar Duplex
Com o processador de documento, voc consegue imprimir automaticamente nos dois lados do papel. 1. Pressione [Copiar]. 2. Coloque os originais.
7

3. Pressione [Menu funo]. 4. Pressione ou para selecionar Duplex e pressione [OK]. 5. Pressione ou para selecionar o modo de impresso duplex e pressione [Selecionar Direita] (Detalhe). 6. Pressione ou para selecionar a opo juntar e pressione [OK]. 7. Pressione ou para selecionar a orientao do original e pressione [OK]. 8. Pressione [Iniciar]. D-se incio atividade de cpia.

EcoPrint
Use o EcoPrint para economizar toner ao imprimir. Use esta funo para testar cpias ou qualquer outra situao onde no seja necessria a impresso de alta qualidade. 1. Pressione [Copiar]. 2. Coloque os originais. 3. Pressione [Menu funo]. 4. Pressione ou para selecionar EcoPrint e pressione [OK]. 5. Pressione ou para selecionar Ativado e pressione [OK]. 6. Pressione [Iniciar]. D-se incio atividade de cpia.

Modo Anular Prioridade


O modo anular prioridade, permite que o trabalho atual seja interrompido para realizar cpias de trabalhos mais urgentes. Aps concluir o processamento do anulamento de prioridade, o trabalho interrompido ser retomado. 1. Pressione [Copiar]. 2. Pressione [Menu funo]. 3. Pressione ou para selecionar Anular priorid. e pressione [OK]. 4. Pressione ou para selecionar Ativado e pressione [OK]. 5. Pressione [Selecionar Direita] (Sair). 6. Programe as funes como requisitadas e use teclas numricas para inserir a quantidade de cpias necessrias. 7. Coloque o original. 8. Pressione [Iniciar]. D-se incio atividade de cpia.

Funes de Scan
Enviar como E-mail
Envia uma imagem original digitalizada como um anexo de E-mail. 1. Pressione [Enviar]. 2. Pressione ou para selecionar E-Mail. 3. Pressione [OK]. 4. Insira o endereo de email com as teclas numricas. 5. Pressione [OK]. 6. Programe a configurao como requerido em [Menu funo]. 7. Coloque os originais. 8. Pressione [Iniciar]. A imagem digitalizada enviada para o endereo de email de destino como um anexo.

Enviar para Pasta (SMB)


Armazena um arquivo de imagem original digitalizada na pasta compartilhada especificada de qualquer PC. 1. Pressione [Enviar]. 2. Pressione ou para selecionar Pasta(SMB) e pressione [OK]. 3. Insira o Nome do Host com teclas numricas e pressione [OK]. 4. Insira o Caminho com teclas numricas e pressione [OK]. 5. Insira o Nome do Usurio do Login com teclas numricas e pressione [OK]. 6. Insira a Senha de Login com teclas numricas e pressione [OK]. 7. Pressione [Selecionar Direita] (Sim). D-se incio conexo. Quando a conexo bem sucedida, a tela exibe Concludo. NOTA: Se a conexo falhar, a tela exibe No foi possvel conectar. Pressione [Selecionar Direita] (OK). Retorne etapa 3. Confirme o destinatrio e insirao novamente. 8. Pressione [Selecionar Direita] (OK). O visor exibe Concludo e retorna tela bsica. 9. Coloque os originais. 10. Pressione [Iniciar]. A imagem digitalizada enviada pasta de destino.

Funes de FAX
Uso das Teclas Um-Toque
Ao registrar os destinatrios em teclas Um-Toque, voc pode inserir o destinatrio pressionando a tecla UmToque adequada. Registro de uma Nova Tecla Um-Toque 1. Na tela bsica, pressione e segure a tecla [UmToque] que registra, por pelo menos dois segundos. A Tela Sel # cdigo aparece. 2. Pressione ou para selecionar o nmero da tecla na qual voc deseja registrar o destino. 3. Pressione [OK]. A tela Agenda aparece. 4. Pressione ou para selecionar o destino (contato ou grupo) que voc deseja registrar. 5. Pressione [OK]. O destino selecionado est registrado na tecla Um-Toque. O visor exibe Registrado. e retorna tela bsica. Selecionar um Destino utilizando a Tecla UmToque 1. Na Entrada de Endereos, pressione [Um-Toque] onde o destinatrio desejado ser registrado. Rediscagem utilizando as Teclas Um-Toque de 1 11 Pressione [Um-Toque] onde o destinatrio registrado. Rediscagem utilizando as Teclas Um-Toque de 12 22 Pressione [Shift Lock] para acender a luz prxima s teclas, e depois pressione [Um-Toque] onde o destinatrio registrado. 2. O destinatrio registrado na tecla um-toque recuperado e inserido automaticamente na tela.

Relatrio sobre a Atividade da Impresso


Os ltimos 50 dados de fax recebidos ou enviados so impressos em forma de relatrio. 1. Pressione [Status/Cancelamento Trabalho]. 2. Pressione ou para selecionar FAX e pressione [OK]. 3. Pressione ou para selecionar Relat Sada FAX (Relatrio de Sada de FAX) ou Relat FAX Entrad (Relatrio de Entrada de FAX) e depois pressione [OK]. 4. Pressione [Selecionar Esquerda] (Sim). A mensagem Aceito. aparece e um relatrio impresso.
10

Transmisso Atrasada
Depois que voc configurar um tempo de incio de transmisso, esta funo automaticamente envia originais no tempo predefinido. Voc pode usar a transmisso atrasada junto funo de transmisso difundida, etc. 1. Pressione [FAX]. 2. Coloque os originais. 3. Pressione [Menu funo]. 4. Pressione ou para selecionar Transm FAX atras e pressione [OK]. 5. Pressione ou para selecionar Ativado e pressione [OK]. 6. Para configurar o tempo, pressione ou em cada campo quantas vezes for necessrio at exibir o valor correto, depois pressione para avanar para o prximo campo. 7. Pressione [OK]. 8. Configure o destinatrio e pressione [Iniciar]. Os originais so digitalizados, e a transmisso inicia-se no tempo predefinido.

Transmisso Difundida
Esta funo permite que voc envie os mesmos originais para diversos destinatrios em uma operao. A mquina armazena na memria (memoriza) os originais a serem enviados temporariamente, e logo depois automaticamente repete a discagem e transmisso para o destino configurado. 1. Pressione [FAX]. 2. Coloque os originais. 3. Selecione a lista de destinos. Voc pode selecionar destinos usando uma combinao de entradas diretas, agenda e teclas Um-Toque. Insira o nmero de fax Insira o nmero do fax usando teclas numricas e pressione [OK]. Selecione o destino utilizando a Agenda de Endereos Pressione [Agenda], pressione ou para selecionar o destinatrio e pressione [OK]. Selecione o destinatrio usando as teclas UmToque Pressione todas as teclas [Um-Toque] nas quais os destinatrios necessrios esto registrados. 4. Aps selecionar todos os destinatrios, pressione [Iniciar]. D-se incio Transmisso.
11

FAX de Rede
O Network FAX Driver deve ser instalado a partir do computador onde voc deseja enviar os documentos. Para obter mais informaes, consulte o Network FAX Driver Operation Guide contido no CD-ROM incluso. 1. Use uma aplicao no seu computador para criar os documentos a serem enviados. 2. Selecione Imprimir a partir do menu de Arquivo. A caixa de dilogo de impresso para a aplicao que voc est utilizando, aparecer. 3. Use o menu suspenso no campo Nome para selecionar o nome da mquina a ser usada como FAX de Rede. 4. Insira o nmero de pginas, etc., a ser enviado. 5. Clique em Propriedades para acessar a janela de Propriedades. 6. Especifique todas as configuraes desejadas sob a aba Configuraes de FAX, tal como o tamanho original, e depois clique em OK. 7. A caixa de dilogos de impresso para a aplicao que voc est utilizando, ser exibida novamente. Clique em OK. A caixa de dilogos Configuraes de transmisso aparecer. 8. Use o teclado para inserir o nmero de fax do destino. 9. Clique em Adicionar lista de destinos. As informaes do destinatrio inseridas, sero exibidas na rea Lista de destinatrios. Para enviar os mesmos documentos para mais de um destinatrio, repita as etapas 9 e 10. 10. Clique em Enviar para iniciar a operao de transmisso de fax.

Funes de Impresso
Imprimir Documentos Armazenados em Memria USB
Conectar memria USB diretamente mquina faz com que voc imprima rpido e facilmente os arquivos armazenados na memria USB sem ter de usar um computador. 1. Conecte a memria USB diretamente no slot de memria USB. 2. Pressione [Caixa de Documentos]. 3. Pressione ou para selecionar Memria USB e pressione [OK]. 4. Pressione ou para selecionar o arquivo que voc deseja imprimir e pressione [Selecionar Direita]. Se existir 3 ou mais arquivos na pasta,
12

5. 6. 7.

8. 9.

10.

pressione ou repetidamente para subir ou descer a barra de rolamento da lista. Para imprimir outras pastas, repita a etapa 4. Pressione [OK]. Pressione ou para selecionar Imprimir e pressione [OK]. Para imprimir 2 ou mais cpias, use as teclas numricas para configurar o nmero de cpias a serem impressas. Pressione [OK]. Pressione ou para selecionar a bandeja contendo o papel que voc deseja utilizar e Pressione [OK]. Pressione [Iniciar]. D-se incio impresso.

Funes do Sistema
Registro das Funes do Programa
possvel registrar at quatro combinaes de cpias ou modos de opo de envio e funes exibidas no painel de operaes como um nico programa. 1. Selecione a cpia ou opes de envio a serem registradas (por exemplo: 5 cpias, tamanho Original A4, Cassete 1). 2. Pressione e segure a tecla [Programa] (de 1 4) por pelo menos dois segundos para registrar. O programa registrado. IMPORTANTE: Depois de registrar o programa, pressione ou para selecionar Sobregravar, e pressione [OK]. A mensagem Substituir. Voc tem certeza? exibida. Pressione [Selecionar Esquerda] (Sim), o programa registrado.

Uso das Funes do Programa


1. Pressione [Programa]. A tela exibe Nova Chamada e o programa carregado. 2. Coloque os originais e pressione [Iniciar] . As funes Copiar ou Enviar trabalhos, so realizadas usando as configuraes registradas no programa.

13

14

3 Soluo de problemas
Soluo de erros de funcionamento
A tabela abaixo oferece solues bsicas para problemas que possam ocorrer com a impressora. Recomendamos que voc consulte essa tabela para pesquisar defeitos antes de ligar para o servio tcnico. Sintoma Baixa qualidade de impresso. Mesmo com a impressora ligada, o painel de operao no se ilumina e o ventilador no faz barulho. No se produzem cpias ao pressionar a tecla [Iniciar]. Aes Corretivas Consulte a seo Soluo de problemas - Soluo de Erros de Funcionamento em Guia de Operao. Desligue a mquina, conecte o cabo de alimentao com firmeza e tente ligar a mquina novamente. Coloque o interruptor na posio On.

Determine a resposta apropriada para a mensagem e responda adequadamente. Pressione a tecla [Energia] para restabelecer a mquina do modo de Espera. A mquina estar pronta para copiar dentro de 15 segundos. Conecte com firmeza as duas extremidades do cabo da impressora. Tente substituir o cabo da impressora ou da interface. Tente imprimir outro arquivo ou use outro comando de impresso. Se o problema ocorrer somente com um arquivo ou aplicativo especfico, verifique as configuraes do driver da impressora para esse aplicativo.

A mquina imprime uma cpia, mas no imprime trabalhos do computador.

No possvel Conecte com firmeza as duas enviar fax. extremidades do cabo modular. Tente substituir o cabo modular. Consulte a seo Soluo de problemas em Guia de Operao do FAX.

15

Dicas
Os problemas da mquina podem ser facilmente solucionados seguindo as dicas abaixo. Ao deparar-se com um problema que no possa ser resolvido conforme as instrues acima, tente fazer o seguinte: Desligue a mquina e espere alguns segundos. Em seguida, ligue a mquina. Reinicie o computador que envia os trabalhos de impresso mquina. Use a verso mais recente do driver da impressora. As verses mais recentes dos drivers e funes da impressora esto disponveis em http://www.kyoceramita.com/download/. Certifique-se de que os procedimentos de impresso so corretamente seguidos no software aplicativo. Consulte a documentao fornecida com o software aplicativo. Se a mensagem Cham. assist. tcn. ou Ocorreu um erro. for exibida, desligue a mquina e ligue-a novamente para verificar se a mquina voltou a funcionar. Se isso no ocorreu, desligue a mquina, desconecte o cabo de alimentao e entre em contato com um representante tcnico ou com um centro de atendimento autorizado.

16

4 Desobstruo dos atolamentos de papel


Cassete/Alimentador de Papel
1. Puxe o cassete ou o alimentador de papel opcional. 2. Remova os papis que estiverem atolados.

3. Empurre o cassete de volta com firmeza. A mquina comear o aquecimento e retomar a impresso.

Duplex
1. Puxe totalmente o cassete de papel da impressora. 2. Abra a tampa do duplex na parte dianteira da impressora e remova qualquer papel atolado.

3. Abra a tampa do duplex na parte traseira da impressora e remova qualquer papel atolado.

4. Empurre o cassete de volta com firmeza e abra e feche a tampa frontal para reparar o erro.

17

A mquina comear o aquecimento e retomar a impresso.

Dentro da Mquina
1. Puxe totalmente o cassete de papel da impressora. Remova os papis que estiverem atolados.

2. Abra a tampa frontal e levante a unidade do revelador juntamente com o frasco de toner para fora da impressora.

3. Remova a unidade do cilindro da impressora segurando as alavancas verdes com as duas mos. IMPORTANTE: O cilindro sensvel luz. No deve se expor a unidade de processamento luz por mais de cinco minutos.

18

4. Se o papel atolado parecer ter sido amassado pelos rolos, puxe-o no mesmo sentido em que ele alimentado.

5. Retorne o cilindro sua posio, alinhando as guias nas duas extremidades com as fendas da impressora.

4
6. Insira o revelador e o frasco de toner de volta mquina.

7. Feche a tampa frontal. A mquina comear o aquecimento e retomar a impresso.

19

Tampa traseira
1. Abra a tampa traseira e remova o papel atolado puxando-o.

2. Se o papel estiver atolado dentro da unidade do fusor, abra a tampa do fusor e remova o papel puxando-o. CUIDADO: A unidade do fusor localizada dentro da impressora quente. No toque nessa unidade para evitar riscos de queimaduras.

3. Feche a tampa traseira, e abra e feche a tampa frontal para reparar o erro. A mquina comear o aquecimento e retomar a impresso.

20

Processador de Documentos Opcional


1. Remova todos os originais da bandeja de alimentao de documento.

2. Abra a tampa do processador de documentos.

4
3. Remova o original atolado. Se o original prender nos rolamentos ou se for difcil de ser removido, avance para a prxima etapa.

4. Abra o processador de documentos.

21

5. Remova o original atolado. Se o original rasgar, remova todos os pedaos de dentro da mquina.

6. Feche o processador de documentos. 7. Coloque os originais.

22

5 Limpeza
Limpe a mquina regularmente para garantir resultados de tima qualidade. CUIDADO: Por razes de segurana, retire sempre o cabo de alimentao da tomada antes de limpar a mquina.

Tampa do Original / Vidro de Exposio


Limpe a parte de trs da tampa de originais, a parte interna do processador de documentos e o vidro de exposio com um pano macio umedecido com lcool ou detergente suave.

Limpeza da Mquina
Para evitar problemas de impresso, a parte interna da impressora deve ser limpa a cada substituio do frasco de toner. 1. Abra a tampa frontal.

23

2. Suspenda o revelador e o frasco de toner e retire-os da impressora.

3. Remova a unidade do cilindro da impressora segurando as alavancas verdes com as duas mos. NOTA: O cilindro sensvel luz. No se deve expor o revelador luz por mais de cinco minutos.

4. Coloque a parte plana do cilindro sobre uma superfcie plana e limpa. No coloque o cilindro sobre a extremidade.

5. Use um pano limpo para retirar poeira e sujeira do rolo de registro metlico.

24

IMPORTANTE: Tome cuidado para no tocar no Rolo de transferncia (preto) durante a limpeza.

6. Na unidade do cilindro, deslize o limpador do carregador (verde) para a frente e para trs 2 ou 3 vezes para limpar o cabo do carregador e ento retorne-o sua posio original (CLEANER HOME POSITION ). IMPORTANTE: Remova a fita de fixao no limpador do carregador no caso da primeira limpeza. Aps a limpeza, certifique-se de retornar o limpador do carregador sua posio inicial.

7. Quando a limpeza estiver concluda, retorne o cilindro posio original.

8. Retorne a unidade do revelador sua posio, alinhando as guias nas duas extremidades com as

25

fendas da impressora. Depois, feche a tampa frontal.

Primeira edio 2009.6

You might also like