You are on page 1of 2

TEXTO 1

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

S um tapinha di Uma das melhores maneiras de se entender uma sociedade analisar suas manifestaes artsticas, em especial aquelas "pop". Sempre achei que se apreende muito mais da mentalidade dos estadunidenses, por exemplo, assistindo aos seus filmes de ao que a seus filmes "pescoudos". Na msica, a mais fluida, imaterial e democrtica das artes, a coisa no diferente. nela que encontramos as maiores obras de arte (no sentido de sntese de valores, crenas, significados, e, claro, problemas e contradies). Me permitindo um chavo, a msica retrata, melhor que qualquer outra arte, a alma de uma sociedade. Ao menos desde "Amlia", a mulher de verdade, a nossa cultura machista vem nos presenteando com prolas que reforam situaes de preconceito e violncia contra as mulheres. No digo, com isso, que seus compositores so machistas ou preconceituosos, muito menos que estimulam a violncia sexual, de gnero, apenas que as letras captam algo presente na sociedade e amplificam essas vozes. Assim, num pas cuja cultura altamente machista e segregada, vem muito bem a calhar a iniciativa da Assembleia Legislativa da Bahia de proibir que msicas "cujas as letras veiculem atentados contra a dignidade da mulher" sejam tocadas em eventos patrocinados pelos rgos do Estado da Bahia. Antes que ouamos berreiros e gritos histricos contra uma "censura" (que at compreensvel, dado o nosso passado ditatorial), a Assembleia Legislativa no proibiu a execuo pblica das msicas preconceituosas e machistas, ela apenas probe que, com dinheiro pblico, em eventos cujos contratantes so rgos ligados ao governo do Estado, sejam tocadas msicas cujas letras humilhem, degradem, pratiquem a violncia simblica contra a mulher. Quanto aos eventos privados, eles podem ser machistas vontade. Ou seja, com dinheiro pblico no se patrocina discriminao e preconceitos. Afinal de contas, a cultura machista, entranhada numa sociedade autoritria, no precisa de estmulos para crescer. O dinheiro pblico (o meu, o seu) no vai encher bolsos de artistas que atentem contra a dignidade feminina. Afinal, pra quem j apanha todo dia, simbolicamente ou de fato, um tapinha di sim. E muito.
Por Walter Hupsel | On The Rocks 28/03/2012 s 22:36

Questo 41 Aps a leitura do texto 1, podemos afirmar que: a) O principal argumento usado pelo autor para defender sua tese foi o de que a msica o melhor meio para se disseminar um comportamento na sociedade. b) A tese deste texto est centrada no 5 pargrafo, em que Huspel apoia todos os movimentos anticensura. c) A imagem de divulgao colocada antes do texto apresenta informaes que ajudam a compreender e a justificar o uso de uma variante prxima do cotidiano. d) O pblico-alvo pretendido pelo autor pode ser caracterizado a partir do assunto do texto, pois se trata de um texto argumentativo sobre deliberaes da Assembleia Legislativa do governo do Estado da Bahia.

Questo 42 Com base nas informaes do texto 1 e seus conhecimentos gramaticais, marque a alternativa correta: a) Na linha 3, a expresso registrada entre aspas deve ser suprimida, pois afeta a proposta apresentada pelo autor que consiste em debater um novo parmetro na legislatura bahiana. b) A posio procltica do pronome pessoal oblquo, na linha 6, segue o padro coloquial do portugus brasileiro, ocorrncia que transgride a norma padro vigente. c) No que tange ao uso do pronome relativo (linha 13), sequncia de pronome + artigo ser mantida em virtude das aspas, que separa uma citao indireta. d) Todas as alternativas acima contribuem para aproximar a variedade empregada no texto padro, restando apenas a reescrita da linha 11, em que a elipse do verbo digo quebra a clareza textual recomendada a redaes com este perfil. Questo 43 Sobre o perodo iniciado na linha 2, marque a alternativa correta: a) O segundo uso do artigo definido masculino plural pode ser suprimido, devido presena de um pronome possessivo que se refere ao mesmo substantivo. b) o verbo apreende no tem uso justificado, poderia ser substitudo por compreende sem alterao de sentido. c) a palavra entre aspas poderia ser substituda por qualquer outra de igual sentido, mas que estivesse dentro padro gramatical do portugus, mesmo que se levasse em conta o suporte de divulgao do texto e/ou o pblico-alvo. d) o registro do verbo achar na 1 pessoa uma caracterstica recorrente no gnero Informativo. Questo 44 Nas duas primeiras dcadas de nosso sculo, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, to diferentes entre si, tm como elemento comum: a) A inteno de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante. b) A adoo da linguagem coloquial das camadas populares do serto. c) A expresso de aspectos at ento negligenciados da realidade brasileira. d) A prtica de um experimentalismo lingustico radical. Questo 45 Em Os Sertes, de Euclides da Cunha, a natureza: a) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepes do determinismo cientifico de fins do sculo XIX; b) objeto de uma descrio romntica impregnada dos sentimentos humanos do autor; c) funciona como contraponto narrao, ressaltando o contaste entre o meio inerte e o homem agressivo; d) o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas no funciona como elemento determinante da ao.

Gabarito: 41. C 42.B 43. A 44.C 45. A

You might also like