You are on page 1of 9

Trombose Venosa Profunda

O que trombose venosa profunda ? Trombose venosa profunda (TVP), a formao de um cogulo sanguneo ("trombo") em uma veia profunda. Geralmente afeta as veias da perna, como a veia femoral e a veia popltea ou veias profundas da pelve. Quando afeta as veias dos braos chamada de doena de Paget-Schroetter (veia axilar ou veia subclvia).

O desenvolvimento da TVP complexo, podendo estar relacionado a um ou mais dos trs fatores abaixo: Estase venosa: situaes em que h diminuio da velocidade da circulao do sangue. Por exemplo: pessoas acamadas, cirurgias prolongadas, posio sentada por muito tempo (viagens longas em espaos reduzidos - avio, nibus). Leso do vaso: o vaso sanguneo normal possui paredes internas lisas por onde o sangue passa sem coagular (como uma mangueira por onde flui a gua). Leses, rupturas na parede interna do vaso propiciam a formao de trombos, como, por exemplo, em traumas, infeces, medicaes endovenosas. Hipercoagulabilidade: situaes em que o sangue fica mais suscetvel formao de cogulos espontneos, como por exemplo, tumores, gravidez, uso de anticoncepcionais, diabete, doenas do sangue. Embora possa acometer vasos de qualquer segmento do organismo, a TVP acomete principalmente as extremidades inferiores (coxas e pernas). Algumas pessoas esto sob maior risco de desenvolver TVP quais sejam: histria de TVP anterior ou embolia pulmonar, varizes, paralisia, anestesias gerais prolongadas, cirurgias ortopdicas, fraturas, obesidade, quimioterapia, imobilizao prolongada (sndrome da classe econmica), uso de anticoncepcionais, gravidez, queimaduras, entre outros.

O que causa?

Como previnir
O fato de a TVP ocorrer em pacientes hospitalizados que ficam muito tempo acamados ou em cirurgias grandes faz com que a preveno seja necessria. Portanto, nestes casos, utilizam-se medicaes anticoagulantes em baixas doses para prevenir a TVP. J para pessoas em geral o simples fato de caminhar j uma forma de preveno. Ficar muito tempo parado, sentado propicia o aparecimento de TVP. Portanto, sempre que possvel, no ficar muito tempo com as pernas na mesma posio. Para os que j tem insuficincia venosa e, por conseguinte, maior risco de trombose, o uso de meias elsticas recomendado.

Formas de Tratamento
Os principais objetivos do tratamento para trombose venosa profunda so: * Interromper o crescimento do cogulo sanguneo. * Prevenir o cogulo sanguneo de quebrar e mover para os pulmes. * Reduzir as chances de ter outro cogulo sanguneo. Anticoagulantes so os medicamentos mais comuns para tratamento de trombose venosa profunda. Eles diminuem a capacidade do sangue coagular e interrompem o crescimento dos cogulos j existentes. Entretanto, anticoagulantes podem quebrar os cogulos j formados. O tratamento para trombose venosa profunda.com anticoagulantes geralmente dura de 3 a 6 meses. O efeito colateral mais comum dos anticoagulantes sangramento. Isso acontece se o medicamento afinar demais o sangue. Pessoas tratadas com anticoagulantes geralmente fazem teste de sangue regularmente para medir a capacidade de coagulao.

O que mais preocupa na trombose venosa profunda so suas complicaes aguda e crnica: O que estado crnico? A alterao crnica a sndrome ps-trombtica. Acontece porque, em boa parte dos pacientes, as veias nunca mais se desobstruem ou ficam danificadas com a alterao em suas paredes e vlvulas. Ela provoca uma presso alta nas veias no tero distal da perna e no tornozelo e, algum tempo depois da trombose, pode surgir inchao, escurecimento e endurecimento da pele e at feridas (lceras) de difcil cicatrizao. O que estado agudo? A complicao aguda, que sria e pode ser mortal, chama-se embolia pulmonar (EP). Ocorre quando um pedao do trombo, ou mesmo o trombo inteiro (mbolo), se solta e vai para a circulao do pulmo. Pode causar alteraes na respirao e na circulao, chegando mesmo parada cardaca.

Estados crnico e agudo

Sinais e sintomas
O risco de trombose venosa profunda proporcional ao perodo de imobilidade, sendo mais significativo quando a durao da viagem superior a cinco horas. Alm disto, a doena mais frequente em viajantes que tenham fatores individuais de risco, como uso de anticoncepcionais, gestao, obesidade, idade superior a quarenta anos, infarto recente etc. A doena tromboemblica, relacionada com imobilidade prolongada foi descrita em Londres, durante a II Guerra Mundial, em pessoas que permaneciam sentadas por longos perodos de tempo em abrigos antiareos. Nos anos 50 foram registrados os primeiros episdios relacionados com viagens de avio e, na dcada de 70, com a popularizao dos vos internacionais, a doena passou a chamar a ateno notadamente pelos casos de embolia pulmonar que resultavam em mortes de passageiros, s vezes em pleno ar. Nos anos 90 passou-se a utilizar a expresso sndrome da classe econmica, numa aluso freqncia deste tipo de evento em passageiros submetidos a uma exiguidade de espao que dificultava a mobilidade durante as viagens areas. A expresso , contudo, imprecisa, uma vez que a ocorrncia de doena tromboemblica no uma exclusividade dos passageiros da classe econmica. Alm disto, a doena ocorre tambm em viajantes que utilizam outros meios de transporte, como carros e trens. Ainda que no exista um estudo conclusivo, inegvel que algumas peculiaridades das viagens areas sugerem uma provvel associao com doena tromboemblica, maior do que em outros meios de transporte.

A frequncia das escalas durante uma viagem area, quando elas ocorrem, ditada por motivos econmicos ou tcnicos e, naturalmente, no obedece a um padro regular. A disposio dos assentos, em mltiplas fileiras paralelas, inibe at eventuais idas ao toalete e, de resto, no aconselhvel, por motivos de segurana, que os passageiros fiquem andando durante o vo, o que facilita a imobilidade prolongada. Alm disto, o ambiente do interior das aeronaves, seco e com nveis baixos de presso atmosfrica e de oxignio, favorece a desidratao, que um dos fatores de risco para a doena tromboemblica. O risco de doena tromboemblica (trombose venosa profunda e embolia pulmonar) relativamente pequeno, considerando o nmero total de pessoas que viajam. Contudo, em razo da possvel ocorrncia de embolia pulmonar, que pode resultar em morte durante ou logo aps uma viagem, importante que sejam observadas medidas preventivas.

Principais consequncias curto e a longo prazo


Qual a principal conseqncia a curto prazo? chamada de Embolia Pulmonar. Ela ocorre quando um pedao do cogulo que se formou no interior das veias profundas da perna se solta e atinge os vasos sangneos dos pulmes. Dependendo do tamanho do cogulo que se desprendeu e da rea atingida, a pessoa pode at falecer.

Qual a principal consequncia a longo prazo? a chamada Sndrome Ps-Flebtica, que pode ocorrer alguns anos aps a TVP. Caracteriza-se por inchao da(s) perna(s), colorao escura e endurecimento da pele, eczema (alergia crnica da pele) e lceras (feridas) que so devidas s alteraes e cicatrizes deixadas pela TVP no sistema venoso.

Exames para a deteco


O mdico pode detectar uma tromboflebite superficial apenas baseado nos seus sintomas e examinando a veia afetada (sob a pele). No entanto, a TVP pode se apresentar com sintomas no to exuberantes, dificultando seu diagnstico. Para ter segurana, o mdico pode solicitar exames especiais como o Eco Color Dopper ou flebografia. H quem solicite um exame de sangue para dosagem de uma substncia, chamada Dmero D, que se apresenta em nveis elevados quando ocorre uma trombose aguda. Embora o teste do Dmero D seja muito sensvel, no muito conclusivo, visto que ele pode estar elevado em outras situaes.

Fontes de pesquisa
ABC da Sade http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?431 Trombose SBACV RJ http://www.trombose.med.br Wikipdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Trombose_venosa_profunda Trombose Venosa.com.br http://www.trombosevenosa.com.br/?gclid=CK3pnp7K4q4CFc-a7Qod2EbNZw

You might also like