You are on page 1of 6

18 dicas essenciais para apresentao do seu TCC/PREX

A apresentao do TCC em algumas instituies chamado de PREX (Projeto Experimental) o momento inesquecivel na vida de estudantes de Publicidade & Propaganda, Multimdia, Artes Visuais, Cinema, Design entre outras vertentes, pois ser ele o responsvel por abrir portas e gerar oportunidades de trabalho ao longo da carreira e por mais que o projeto seja criativo ou inteligente, no basta o projeto ser bom, preciso tambm que ele parea bom, e estar preparado para o antes, durante e o ps apresentao ser fundamental para que isto acontea, abaixo 18 dicas essenciais para se fazer uma boa apresentao de TCC/PREX em Publicidade e Propaganda.

1. PREPARARANDO UMA BOA APRESENTAO Faa um check-list de todas as etapas, para que seja verificada todas as pendncias.

2. REVISO Faa uma reviso antes dos ensaios de apresentao e entrega do book. necessrio que seja feita uma criteriosa reviso gramatical. De preferncia feita por algum professor de portugus, que no esteja envolvido no projeto. Este um cuidado essencial e indispensvel, pois um projeto com muitos erros gramaticais e de concordncia, dificilmente obter boas notas. As peas que sero apresentadas e slides do Power Point tambm devem passar por esta criteriosa reviso, tendo em vista que estas ainda tero maior visibilidade, pois sero projetadas para o pblico presente e os erros ficaro ainda mais evidentes.

3. SCRIPT DE APRESENTAO Faa o seu script de apresentao de acordo com o tempo que ter para exposio. Ou seja, a princpio escreva tudo o que dever ser falado, para que voc possa cronometrar e verificar se pode se estender em algum ponto ou deve enxugar seu texto. O ideal que seja lido apenas os textos das peas de criao, o restante da apresentao melhor que seja explicada pelo apresentador sem ajuda de papel. O apresentador pode orientar-se pela tela do Power Point, porm sem ler demais.

4. ENSAIO DE APRESENTAO Ensaie uma, duas, trs, dez vezes, ou quantas forem necessrias at adquirir a segurana e a naturalidade necessrias. importante tambm que sejam treinados apresentadores suplentes, para que caso ocorra algum imprevisto com um dos apresentador haja um substituto imediato altura.

5. POSTURA Para corrigir a si mesmo, interessante que seja feito ensaios em frente ao espelho, pois assim voc mesmo poder corrigir sua postura durante a apresentao. Aqueles que tiverem condies de gravar os ensaios, tambm podem usar o vdeo com esta finalidade. Para conter o nervosismo tambm interessante ter um amuleto. Ou seja, algo em mos durante a apresentao, assim voc poder conter toda a sua ansiedade e nervosismo naquela pea e ter mais tranqilidade para apresentar seu trabalho.

6. CRONMETRO Durante os ensaios, cronometre sua apresentao. Os demais integrantes do grupo devem colaborar neste sentido. Observando a clareza das informaes transmitidas, ou seja, se o ritmo da apresentao no est muito lento, que no permita passar dentro do prazo estipulado todas as informaes necessrias ou se est muito rpida que no permita assimil-las.

7. CREDIBILIDADE Procure transmitir credibilidade s informaes passadas. importante ter em mente que as idias propostas no devem ser apenas apresentadas, mas sim vendidas para a banca examinadora, como a melhor soluo para os problemas identificados para aquele cliente.

8. ELABORAO DOS SLIDES Nunca faa slides com blocos de texto. O correto trabalhar com tpicos.Utilize tambm grficos, planilhas e tabelas que possam elucidar com maior clareza as informaes que se pretende transmitir. A ordem do contedo da apresentao a mesma do seu book, ou seja, comea pela apresentao da agncia, cliente (Histrico da Empresa produto, etc.) A sugesto que seja feita realmente na ordem do book, entretanto para tomar

a apresentao mais dinmica, pode ser intercalada a apresentao das peas de criao, com a mdia utilizada, pois isso dar maior dinamismo e tornar a apresentao mais interessante, pois saberemos claramente onde aquelas peas que esto sendo apresentadas sero veiculada.

9. IDENTIDADE VISUAL DA AGNCIA O que est sendo vendido para banca examinadora ou para o cliente o trabalho de sua agncia. importante que ele tenha este nome memorizado, por isso inclua nas telas dos slides o logo de sua agncia e o do seu cliente. Apesar de no ser obrigatria, uma vinheta, criada em Flash, ou mesmo em vdeo, com uma trilha impactante onde apresentada a logomarca da agncia em animao pode criar o primeiro impacto positivo que sua agncia deve causar.

10. ENSAIO GERAL Faa um ensaio completo com toda agncia, se possvel operando os equipamentos que sero utilizados no dia da apresentao, isso possibilitar verificar eventuais falha em tempo de serem corrigidas. Defina quem ir operar os equipamentos de informtica, de vdeo. Quem ir fazer a entrega das peas para a banca e quem ir fazer a entrega dos brindes ou degustaes, se houver. importante, tambm, definir quem ir responder as perguntas da banca examinadora. Normalmente o responsvel pela rea questionada que responde. Mas todos devem estar preparados para responder perguntas de quaisquer reas!

11. EQUIPAMENTOS / SOFTWARES necessrio tambm checar previamente a compatibilidade do equipamento disponibilizado no local, com os seus arquivos, pois no dia das apresentaes no srio aceitas justificativas tais como o computador no leu meu pen-drive ou CD, ou o computador do local muito lento e no tem a verso mais nova do programa. Tais questes devem ser vistas antecipadamente pois no dia so mais difceis de serem solucionadas. Se possvel leve seus prprios equipamentos (notebook, datashow)

12. TESTE SUA APRESENTAO Procure a opinio de outras pessoas no envolvidas com o projeto e pea que elas observem os seguintes aspectos: Postura: Como o apresentador se coloca diante do pblico. Segurana: Conseguiu convencer o pblico coin seus argumentos? Clareza: As informaes foram claras o suficiente para que quem no leu o trabalho consiga compreend-lo? Tempo: Observar sempre se o tempo previsto para apresentao est sendo respeitado.

13. AJUSTES FINAIS Agora o momento de se atentar aos detalhes. Verifique os ltimos itens que precisam ser ajustados em seu check list: - Correes de peas e materiais impressos (erratas, se houver); - Divulgao da apresentao: Faa convites impressos, para formalizar seu interesse em ter presentes pessoas que lhes so importantes. - Vestimenta do grupo: Alguns grupos costumam fazer uniforme para sua equipe. interessante pois marca a presena do grupo no espao onde ser realizada as apresentaes, contudo no obrigatrio. O importante que o apresentador (atendimento da agncia) esteja elegante e discretamente vestido. - Monte sempre que possvel um showroom, com os produtos de seu cliente; - Decore o Iocal com materiais promocionais que faam referncia ao produto do seu cliente e sua agncia; - Promova, se possvel, degustaes ou demonstraes na entrada do local de apresentao (No esquea de verificar a viabilidade para isso e solicitar as devidas autorizaes). No dia da apresentao chegue mais cedo para checar os equipamentos (verifique antecipadamente a partir de que horrio o local estar disponvel para o grupo); - Faa uma alimentao leve; - Procure estar calmo e relaxado. Acredite no seu trabalho e no seu potencial, sua carreira profissional comea a partir daqui. Normalmente so feitas antes do incio das apresentaes, algumas observaes que so proferidas pelo presidente da banca. Em seguida feita a apresentao da banca examinadora e passada a palavra ao grupo. A apresentao deve ser marcada pela clareza na exposio do raciocnio fundamental que levou a equipe a criar o que est sendo apresentado, alm de uma boa exposio fsica das peas (papel couch, impresso de qualidade, passpatour).

14. A APRESENTAO DO PROJETO Normalmente so feitas antes do incio das apresentaes, algumas observaes que so proferidas pelo presidente da banca. Em seguida feita a apresentao da banca examinadora e passada a palavra ao grupo. A apresentao deve ser marcada pela clareza na exposio do raciocnio fundamental que levou a equipe a criar o que est sendo apresentado, alm de uma boa exposio fsica das peas (papel couch, impresso de qualidade, passpatour).

15. IMPACTO INICIAL Normalmente entre a palavra final do professor ou coordenador e o incio das apresentaes gera-se um certo burburinho entre os presentes. Por isso o clip de sua agncia (se houver) ter duas funes: - A de fazer com que os presentes faam silncio e; - Causar a primeira boa impresso sobre o grupo, seja pelas imagens impactantes, seja pelo udio e a logomarca da agncia. Ao trmino do clip, inicie com o seu Boa Noite, se apresente, meu nome :

Fulano de tal, sou atendimento da agncia Cicrano, e vou apresentar para vocs a campanha desenvolvida para o produto XPTO do nosso cliente Beltrano. Continue com o Histrico da Empresa e siga o seu script. Outra dica deixar as peas o tempo todo vista da banca. Voc pode pegar o tema fundamental da campanha e fazer um cartaz ou um banner grande s com o tema, deixando-o todo tempo atrs de voc, e portanto, diante da banca. Enquanto voc expe seu raciocnio fundamental e as peas subsequentes, todos iro inevitavelmente e subconscien-temente absorvendo o conceito da campanha. Assim, fica bem mais fcil de vender sua idia.

16. ENCERRAMENTO O ltimo item a ser apresentado so os custos. Cuidado, no utilize a palavra despesa ou gasto em nenhum momento. Os que ser apresentado uma tabela com o total de investimentos necessrios para realizao da campanha apresentada. Caso tenha sobra de verba, justifique o porqu da sobra e em caso de estouro, a mesma coisa. Conclua dizendo: aqui se encerra a apresentao de nossa campanha e gostaria de fazer alguns agradecimentos. Faa estes agradecimentos de forma breve e objetiva (estes agradecimentos tambm podem ser projetados). Finalize passando a palavra banca examinadora: Esta a agncia Cicrano e estamos disposio para os questionamentos da Banca Examinadora.

17. RESPONDENDO AOS QUESTIONAMENTOS Mantenha a seriedade, afinal mesmo acreditando que seu trabalho est muito bom, a argio da banca fundamental (perguntas feitas pela banca e respostas do grupo). Na hora da arguio, se o responsvel pela rea respondeu satisfatoriamente, outro integrante pode pedir a palavra para complementar a resposta. Nas respostas no procure achar culpados para justificar falhas. O trabalho seu e por isso voc deve assumir a responsabilidade por suas qualidades e defeitos. D sempre respostas claras e objetivas e no tome as crticas como ataques pessoais.

18. FIM DA APRESENTAO Entregue os brindes para a banca examinadora (se houver). Os brindes so comuns neste tipo de apresentao de agncia para cliente e tambm uma tradio nestes tipos de apresentaes acadmicas. O brinde uma forma de agradecimento s orientaes, observaes proferidas sobre o trabalho e tambm uma forma de marcar presena e reforar a imagem do grupo ou agncia junto a banca examinadora ou cliente; caso haja outros grupos para se apresentaram posteriormente, retire seu material dos equipamentos rapidamente; aguarde o resultado final e boa sorte!

Desejamos sucesso a todos! Equipe Acervo Publicitrio www.acervopublicitario.com.br

You might also like